TDT - Problema - Qualidade do sinal?

Bzaina

1st Folding then Sex
Boa noite.

Desde que foi desligado o sinal analógico, comprei um receptor tdt para ver no que isto dava... e não dá "em nada.

A imagem está sempre com paragens, artefactos e muitas vezes nem sequer imagem dá. Fui ao menu do receptor e dá-me informação de que a "intensidade do sinal" anda à volta dos 70% e, em baixo, a "qualidade de sinal" varia entre os 20% e os 50%. Está sempre a variar.

Sem saber o que fazer, fui ao pé da antena para a tentar direccionar de modo a melhorar estes valores. No entanto, ao ver que todos os meus vizinhos tinham as antenas deles viradas para o mesmo sítio, deixei ficar a minha e decidi abrir uma "caixinha" que está perto da antena. Aquilo tinha lá umas "rodinhas" (potenciómetros, talvez) e aumentei para o máximo nas 3 "saídas" que aquilo tem.

Os valores aumentaram (ambos) e a imagem ficou com muito menos paragens mas ainda não está como deve ser, não sendo constante a qualidade e ainda tento muitas situações com a imagem a parar e o som com "falhas".

Sendo assim:

- Que caixa é essa onde mexi? Sei que, além dessa, tenho outra caixa num armário, que não sei o que faça (mas quando a desligo da corrente fico sem qualquer imagem. Suponho que seja um amplificador. Sei que essa outra caixa do armário é nova (tem 1 ano/2) e as ligações também.

- Como é que posso resolver estes problemas de imagem para finalmente ficar com o sinal em condições?

Cumprimentos
 
A "peça" com os potenciómetros é um amplificador e a que está no armário, um alimentador.
Assim, sem mais dados, como a tua localização, o tipo de antena, o número de ligações, torna-se difícil ajudar.

De forma geral, se estiveres próximo de um transmissor e a antena for adequada nem precisas de amplificador e consequente alimentador.
O que eu sugeria em primeiro lugar seria anular esses dois elementos. Ou seja ligar a antena directamente ao repartidor que faz a distribuição para as tvs.
 
O que faz o alimentador então?

Estou em Vieira de Leiria, Marinha Grande. Não sei se isso ajuda se não... Não faço ideia onde estará o transmissor mais próximo.

Como ligo a antena directamente ao repartidor que faz a distribuição para as tvs? Não sei o que é o repartidor para o identificar. Tenho apenas uma tv a funcionar neste momento.


Cumprimentos e obrigado.


edit-

Já vi no google o que é o repartidor (mais ou menos) mas não faço ideia onde esteja! ahaha.
 
Última edição:
A função do alimentador é fornecer corrente ao amplificador.
Ao anular o amplificador tens de desligar também o alimentador.
Como só tens uma tv ligada não tens repartidor.
O que precisas é de comprar umas uniões para ligar os cabos ou então comprar cabo novo para ligar a antena directamente à tv.

Se isso não resolver o teu problema, pode ser várias coisas:
-Antena incompatível com tdt
-Antena mal orientada
-Receptor tdt avariado.
 
A função do alimentador é fornecer corrente ao amplificador.
Ao anular o amplificador tens de desligar também o alimentador.
Como só tens uma tv ligada não tens repartidor.
O que precisas é de comprar umas uniões para ligar os cabos ou então comprar cabo novo para ligar a antena directamente à tv.

Se isso não resolver o teu problema, pode ser várias coisas:
-Antena incompatível com tdt
-Antena mal orientada
-Receptor tdt avariado.

Atenção, eu se calhar expliquei-me mal. Tenho 2 televisões ligadas à antena (e outra ligada ao meo, portanto exclui-se) mas apenas uma funciona, pois só tenho um receptor.

No entanto, tenho, pela casa, 7 tomadas de cabo de tv.

Antena incompatível com TDT não será, pois também tem 1 ano e foi comprada já com o propósito de ser compatível com TDT. Antena mal orientada também penso que não, uma vez que todos os meus vizinhos têm a antena virada para o mesmo lado e quando o técnico instalou a antena, lembro-me de estar com um aparelho a medir o sinal de recepção (agora se era de tdt ou não, não faço ideia).

Receptor também não é, que já o levei a casa de conhecidos e funciona na perfeição.
 
Assim sendo o problema só poderá estar nas ligações.
Pelo número de tomadas que tens, ou tens um repartidor à saída do alimentador ou então tens as tomadas em série (a passar de uma para outra).
Se tiveres um repartidor o melhor é tentares descobrir qual o cabo que vai para a tv com o receptor tdt e depois ligar esse cabo directamente à antena.
Se as tomadas estão em série, será mais difícil porque basta uma tomada incompatível, mal ligada ou enferrujada para todas as que estão a seguir não funcionar.
 
Viva.

Acontece uma coisa estranha. Fui a casa de familiares e trouxe os receptores deles para cá. Acontece que dois dos receptores que eles têm, funcionam na perfeição em minha casa, seja em que tv for! É normal haver variação assim de marca para marca? É que vou ao ***** e só encontro coisas com marcas esquesitas e assim até fico sem saber o que raio comprar.
 
Acontece e de que maneira.
Há meses que tento explicar isso ao pessoal aqui do fórum.
A maior parte dos aparelhos que ser vende nos hipers não prestam ao nível da sensibilidade de sinal.
Claro, que quem tem sinal forte, qualquer porcaria serve.
No teu caso que tens as ligações, "meias esquisitas" fez toda a diferença.
O que se passa é a correcção de erros que nesses aparelhos trabalha de forma deficiente.
Um bom receptor consegue "apresentar" uma imagem sem falhas mesmo com sinal fraco.
 
Acontece e de que maneira.
Há meses que tento explicar isso ao pessoal aqui do fórum.
A maior parte dos aparelhos que ser vende nos hipers não prestam ao nível da sensibilidade de sinal.
Claro, que quem tem sinal forte, qualquer porcaria serve.
No teu caso que tens as ligações, "meias esquisitas" fez toda a diferença.
O que se passa é a correcção de erros que nesses aparelhos trabalha de forma deficiente.
Um bom receptor consegue "apresentar" uma imagem sem falhas mesmo com sinal fraco.


Não sabia que era assim tão "sensível" a escolha de aparelhos. Ainda para mais, só vejo marcas "dos chineses" e então pensei mesmo que qualquer porcaria servisse. Vou tentar arranjar aparelhos em condições então.

Obrigado! :)
 
Desenterrando este tópico é normal haver periodos em que consigo ter TDT e periodos onde simplesmente nao dá para ver nada nessa televisao?

Obrigado
 
Back
Topo