TDT - Tópico Oficial

Qual o objectivo? provavelmente a grelha de canais vai-se sobrepor. Não acredito que hajam canais por TDT que não hajam nos serviços normais por cabo...


Quanto à ideia de não haver muitos canais, é normal que assim seja porque não vamos querer estragar o negócio das operadoras já existentes :P há amigos que têm que comer ehe

Imagine que falha o sinal do MEO? esqueces de pagar e cortam-te o sinal? o router avaria? ficas sem TV.

Já que poderemos ter 2 box dava jeito 1 box fazer de receptor TDT e IPTV.

Até digo mais, bem que podia ter uma box IPTV e TDT universal (operator free)
 
As boxes vão dar pelo menos até aparecer o DVB-T4 com compressão MPEG18, o que deve acontecer daqui a uns quinze anos ;-)

Lol, não era a isso que me referia. Estava a dizer que não duravam para a vida toda porque nenhum equipamento electrónico dura toda a vida. Funciona até avariar, xD...

Cumps
 
Imagine que falha o sinal do MEO? esqueces de pagar e cortam-te o sinal? o router avaria? ficas sem TV.

Já que poderemos ter 2 box dava jeito 1 box fazer de receptor TDT e IPTV.

Até digo mais, bem que podia ter uma box IPTV e TDT universal (operator free)

na ar telecom se não pagares a factura não ficas sem tv,cortam o telefone a net e deixam 10 canais. portanto no meu caso estou com tv garantida.
 
Ninguém vai ter que pagar pelo que agora é grátis, parem de bater nessa tecla.
Acho que o que querem dizer é que com o switch-off quem não tem televisões compatíveis com a TDT Portuguesa vai ter que comprar boxes para continuar a ver televisão. Vão ter que gastar dinheiro para poder continuar a ver TV de "borla".



Já agora, a TV Cabo e afins também vão acabar com o serviço analógico?
 
Acho que o que querem dizer é que com o switch-off quem não tem televisões compatíveis com a TDT Portuguesa vai ter que comprar boxes para continuar a ver televisão. Vão ter que gastar dinheiro para poder continuar a ver TV de "borla".



Já agora, a TV Cabo e afins também vão acabar com o serviço analógico?

A ZON vai, mas não tem nada a ver com a TDT, já é um plano antigo.
 
Finalmente a TDT vai para a frente!

Parece que a minha zona estará coberta até Janeiro 2010.
Pena é que tão cedo não vou pagar para ter a dita box, portanto por enquanto acaba por ser-me indiferente.
 
Televisão analógica desliga-se em Abril de 2012


O Governo aprovou hoje uma resolução que define a metodologia e os prazos para a transição do actual sistema analógico de televisão para a nova televisão digital terrestre. A data fixada para o fim das emissões analógicas é 26 de Abril de 2012. Este será o limite para as emissões analógicas, embora o regulamento também defina um período mínimo de 12 meses de simulcast. Ou seja, emissões simultâneas de TV analógica e digital para minimizar o impacto da transição junto do consumidor.

O documento prevê ainda o desenvolvimento de "um conjunto de medidas e uma série de acções que permitam estimular uma migração voluntária maciça com o menor impacto possível nos consumidores".

À Anacom cabe liderar o processo. À PT implementar o sistema, enquanto entidade vencedora da licença. A empresa liderada por Zeinal Bava marcou para 29 de Abril o lançamento da TDT com as primeiras emissões numa dezena de localizações no continente e ilhas.

Quando detalhou os timings do projecto a empresa tinha até referido que queria assegurar capacidade para antecipar num ano o switch-off da TV analógica, uma possibilidade que pelos vistos o Governo não levou em linha de conta, pelo menos para já.
 
PT disponibiliza parâmetros técnicos da TDT para fabricantes de equipamentos

Lisboa, 2 de Março de 2009 – A Portugal Telecom disponibiliza a partir de hoje, aos fabricantes de equipamentos tecnológicos, as normas de sinalização da Televisão Digital Terrestre (TDT) que definem os parâmetros técnicos relevantes para o acesso ao serviço TDT em Portugal. Estas normas estão disponíveis no site http://tdt.telecom.pt.
A Televisão Digital Terrestre segue um conjunto de normas que permitem a compatibilidade entre os equipamentos (caixas descodificadoras e televisores) de vários fabricantes. No entanto, para que a comodidade dos espectadores seja a melhor possível, é necessário que as componentes opcionais destas normas sejam fixadas tendo em consideração a especificidade da TDT em Portugal.
O presente documento descreve as normas a implementar para a TDT e o comportamento dos receptores face às mesmas.
O que é a TDT?
A TDT – Televisão digital é a designação atribuída ao processo de transmissão de vídeo, áudio e dados, através da utilização de sinais digitais, por oposição aos sinais analógicos utilizados pelos sistemas tradicionais de televisão (analógica), oferecendo consideravelmente melhor qualidade.
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento - da actual transmissão analógica. Em Portugal, o Governo estabeleceu que o desligamento deverá ocorrer até ao dia 26 de Abril de 2012.
Que equipamento é necessário para ter TDT?
Para ver televisão de acesso livre em formato digital é necessário ter um equipamento descodificador que será ligado ao televisor. Existem vários modelos e marcas de descodificadores que estarão disponíveis para venda no mercado, uns mais simples apenas com funções de recepção de sinal e outros com funcionalidades mais avançadas, como a Pausa TV ou a capacidade de Gravação.
Existem, também, equipamentos de televisão de última geração, já disponíveis em Portugal que estão preparados para a recepção de TDT, não sendo necessária a aquisição de qualquer descodificador.
Quer os descodificadores quer os equipamentos de televisão de última geração referidos acima têm de ser compatíveis com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264.
Quem tem televisão por subscrição nada terá que alterar pois estas modificações apenas se aplicam à televisão de acesso livre.
O que ganham os portugueses com a TDT?
Acima de tudo os portugueses vão beneficiar de uma melhor qualidade na recepção de programas de radiodifusão televisiva, mesmo para aqueles que vivem em zonas fora dos grandes centros populacionais.

  • A TDT permite a disponibilização de mais canais gratuitos, para além da RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), ao disponibilizar um 5º canal nacional e um canal em alta-definição (High Definition), partilhado pelos operadores;
  • A TDT poderá permitir também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos da programação (EPG), serviços avançados de informação, gravação, Pausa TV e outros serviços interactivos;
  • A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som Dolby Digital ™).

Fonte
 
Por acaso até há pouco tempo quem quisesse ver os 4 canais nacionais nas ilhas tinha de pagar a subscrição da TVCabo (a sério!). Mesmo assim, não sei se hoje em dia é preciso pagar alguma coisa.

Relativamente ao tema, acredito que o apagão seja adiado.

É mais ou menos isso.
O ano passado perguntei à tvcabo madeirense como que isso funcionava, porque aqui só há RTPM e RTP1, e foi-me dito que:
Com subsidio do governo regional eram 50€ (pensionistas\reformados)
Preço normal 150€
Isto dá direito a uma powerbox + parabolica*, igual ás que toda a gente tem, pode ser por cabo ou satélite, e um cartão capado. Este cartão tem a mesma aparencia dos cartões do serviço normal, mas só abre os canais nacionais e umas tretas sem jeito.

Dependendo de mim, assim que o TDT estiver no ar, corto a tvcabo. Só preciso mesmo dos canais nacionais, o resto tanto faz.


*depende da existencia ou não de cabo na zona do "cliente"
 
Será que com a TDT e o canal disponível para HD para as 3 operadoras, a RTP pelo menos já começa a emitir os eventos desportivos que tem em HD?
 
Será que com a TDT e o canal disponível para HD para as 3 operadoras, a RTP pelo menos já começa a emitir os eventos desportivos que tem em HD?

Como disse no outro tópico, a RTP tem planos para relançar a RTP HD. Em principio pelas minhas contas será para o ano, por causa do Mundial, visto que a RTP tem o exclusivo para Portugal.

Fica Bem.
 
Como disse no outro tópico, a RTP tem planos para relançar a RTP HD. Em principio pelas minhas contas será para o ano, por causa do Mundial, visto que a RTP tem o exclusivo para Portugal.

Fica Bem.
tinha! vendeu para sporttv no negocio dos jogos da 1 liga. a rtp só vais transmitir (sé deus quiser) os jogos da selecção portuguesa e os mais importantes.
 
tinha! vendeu para sporttv no negocio dos jogos da 1 liga. a rtp só vais transmitir (sé deus quiser) os jogos da selecção portuguesa e os mais importantes.

A RTP não vendeu. Fez apenas partilha de direitos. Se a RTP bem entender até pode passar todos os jogos do mundial em HD como operador exclusivo em HD. Se a RTP bem entender pode passar todos os jogos do Mundial na RTP HD aniquilando a SportTV como concorrente no mercado de televisão paga durante a altura do Mundial.

Fica Bem.
 
Como disse no outro tópico, a RTP tem planos para relançar a RTP HD. Em principio pelas minhas contas será para o ano
(...)

Para o ano não, será este ano. A RTP só está à espera de acertar alguns detalhes técnicos e tenciona lançar o canal HD a meio deste ano. E quando for lançado será permanente.
 
Para o ano não, será este ano. A RTP só está à espera de acertar alguns detalhes técnicos e tenciona lançar o canal HD a meio deste ano. E quando for lançado será permanente.

Espero que sim. Quero ver os jogos da Liga Sagres e o ESC 2009 em HD á borliu. Com a abertura permanente da RTP HD era giro a RTP SD começar a emitir em 16:9 (por causa da produção dos conteúdos in-house e de certas séries que curtia ver em HD ou 16:9).

Fica Bem.
 
Para o ano não, será este ano. A RTP só está à espera de acertar alguns detalhes técnicos e tenciona lançar o canal HD a meio deste ano. E quando for lançado será permanente.

E nada melhor para tal que o mês de Maio com as finais dos grandes jogos de futebol. E para além das operadoras pagas, tem também o canal em time-sharing TDT para as emissões, que eu duvido que a SIC ou a TVI façam grande proveito, a não ser em ocasiões especiais para eventos internacionais.
 
Back
Topo