TDT - Tópico Oficial

Eu espero que os canais que já temos mantenham o bitrate que actualmente usam e sou totalmente contra que novos canais que entrarem tenham o mesmo bitrate da ARTV ou até mais baixo. Principalmente a RTP Memória que usando muita coisa de arquivo que já não é de boa qualidade, ter um bitrate baixo ainda vai piorar as coisas.
 
O Mux A tem perto de 20Mbps disponíveis. Se juntarmos aos 5 atuais mais os dois da RTP e um para TVI e SIC mesmo assim ficam com uma média de 2,2Mbps de bitrate - considerando que o Mux A vai usar multiplexagem estatística e o codec MPEG4 usado pela PT é excelente, é mais que suficiente para ter canais com qualidade superior a certos e determinados operadores :)

De qualquer das formas neste momento a qualidade de imagem não deve deve ser prioritário, o que importa é aumentar a oferta. Quando houver mais muxes aí sim poderão haver canais em HD e com qualidade comparável à TV paga.
 
O aumento da oferta deve ser acompanhada pela qualidade, se não for agora, pela boa maneira portuguesa nunca mais é.

Se formos por aí colocam os 4 generalistas em HD no Mux atual e acabou-se, não há espaço para mais. Tens de ver o tipo de pessoas que usam a TDT neste momento e nos tempos mais próximos: são sobretudo classes sociais mais baixas e/ou que não ligam peva à TV. E para esses é indiferente se a Júlia ou a Cristina Ferreira aparecem aos berros em 2.2Mbps em vez dos insanos 2.7Mbps atuais. Quando houver mais muxes, a qualidade pode estar em cima da mesa mas para isso é preciso haver canais com qualidade, neste momento as 3 grandes estações têm ZERO canais em HD na sua oferta.

Recordo ainda que pelo menos há um par de anos grande parte dos canais de cabo transmitido no Meo tinham bitrate abaixo dos 2Mbps. E isso não foi problema para o rápido crescimento do operador porque a esmagadora maioria das pessoas não ligam a isso.
 
Se formos por aí colocam os 4 generalistas em HD no Mux atual e acabou-se, não há espaço para mais. Tens de ver o tipo de pessoas que usam a TDT neste momento e nos tempos mais próximos: são sobretudo classes sociais mais baixas e/ou que não ligam peva à TV. E para esses é indiferente se a Júlia ou a Cristina Ferreira aparecem aos berros em 2.2Mbps em vez dos insanos 2.7Mbps atuais. Quando houver mais muxes, a qualidade pode estar em cima da mesa mas para isso é preciso haver canais com qualidade, neste momento as 3 grandes estações têm ZERO canais em HD na sua oferta.

Recordo ainda que pelo menos há um par de anos grande parte dos canais de cabo transmitido no Meo tinham bitrate abaixo dos 2Mbps. E isso não foi problema para o rápido crescimento do operador porque a esmagadora maioria das pessoas não ligam a isso.

Não é bem assim.

Baixem demasiado a qualidade e o povo mais "jovem" dessas classes baixas nota que a qualidade de imagem é má. Geralmente é quando a imagem da TV parece uma videochamada do skype que eles reclamam.

Depois, quer 2.2 quer 2.7 Mbps para a resolução em prática (960x572) é ridículamente insano. Podiam cortar estes valores em 1Mbps que ninguém dava por isso, salvo seja o pessoal com mega ecrãs, mas regra geral quem tem TDT não tem uma TV de 63 polegadas.

Finalmente, é conhecido e relatado que a Meo, desde a sua incepção, pratica oversharpness na imagem dos seus canais. Logo aí se nota a má qualidade dos canais. Nunca gostei da imagem do meo. Se ninguém nota é porque não têm amor aos olhos. Porque MEO vs the world nota-se bastante qual é a da meo...
 
Uma pequena dúvida a quem conseguir esclarecer:
Deste de que coloquei tv cabo em casa, a tv da sala (crt) que está ligada diretamente à antena da parede (sem box) a qualidade deixou de ser grande espingarda para o que era antes! A minha dúvida era se eu colocar um aparelho tdt ligado a esta tv a imagem melhora??

Cumps
 
Uma pequena dúvida a quem conseguir esclarecer:
Deste de que coloquei tv cabo em casa, a tv da sala (crt) que está ligada diretamente à antena da parede (sem box) a qualidade deixou de ser grande espingarda para o que era antes! A minha dúvida era se eu colocar um aparelho tdt ligado a esta tv a imagem melhora??

Cumps
Claro que melhora, não te esqueças que RGB > S-Video > CVBS > RF
 
Pessoalmente penso que só haja 1, pelo menos na caixa do elefante verde só há 1 modelo de uma marca chamada TVSTAR. Pessoalmente acho o sistema muito bom e vem preparado para emissões HD 1080...

Mas atenção: Ligar a caixa da TDT ao sinal da TVCabo não funciona. Pelo menos pelo que me foi dito.

O que podes fazer (e foi me dito que podes fazer) é nessa TV CRT da sala meter uma powerbox (sim ainda existem) e aí sim vais poder usufruir dos canais como se tivesses uma box normal, mas sem as features interativas ou a gravação.
 
Pessoalmente penso que só haja 1, pelo menos na caixa do elefante verde só há 1 modelo de uma marca chamada TVSTAR. Pessoalmente acho o sistema muito bom e vem preparado para emissões HD 1080...

Mas atenção: Ligar a caixa da TDT ao sinal da TVCabo não funciona. Pelo menos pelo que me foi dito.

O que podes fazer (e foi me dito que podes fazer) é nessa TV CRT da sala meter uma powerbox (sim ainda existem) e aí sim vais poder usufruir dos canais como se tivesses uma box normal, mas sem as features interativas ou a gravação.

Mas apenas pelo analógico não consigo apanhar na mesma aqueles 30 canais ou isso?
 
Boas. Nao consegui perceber bem a tua questao. Tens uma tomada de tv na parede por onde ves na televisao os canais analogicos do teu operador de cabo e querias colocar um aparelho de tdt?
Qual o teu operador e que zona do país tens a instalação?
 
Boas. Nao consegui perceber bem a tua questao. Tens uma tomada de tv na parede por onde ves na televisao os canais analogicos do teu operador de cabo e querias colocar um aparelho de tdt?
Qual o teu operador e que zona do país tens a instalação?

Queria melhorar a imagem que vem pelo analógico, já que a tv não tem box, e a minha dúvida é se o aparelho tdt resolve isso...
 
Queria melhorar a imagem que vem pelo analógico, já que a tv não tem box, e a minha dúvida é se o aparelho tdt resolve isso...
São sistemas completamente diferentes. Com o aparelho de TDT não apanhas canais analógicos, tal como a tua televisão não apanha canais digitais.

O que estás a apanhar agora são canais analógicos, não os verás com um aparelho de TDT. Além disso na NOS não conseguirás ver canais digitais sem uma box.

O melhor seria pores Vodafone Fibra, aí terias canais analógicos com boa qualidade (desde que a instalação esteja em bom estado) e também canais digitais que poderias ver com um aparelho TDT.
 
Mais uma vez a ANACOM a substituir-se ao papel que devia ser feito pelo gestor de rede.

A informação não é em tempo real mas espero que um dia seja, porque acho que é o que faria mais sentido. Do tipo "ah e tal parece que agora houve umas falhas no sinal, deixa lá ir ao site ver como está o sinal neste momento".

Aqui http://www.mce-anacom.pt/tdt/sondas_tecnica.php?#bookmark1 podem ver a distribuição das sondas por distrito e NUTS III. No mapa da ferramenta em si http://www.mce-anacom.pt/tdt/sondas_view.php?#bookmark1 , já se pode ver a localização das sondas. Mas não era suposto ser de localização secreta ao inicio?
 
Última edição:
Mais uma vez a ANACOM a substituir-se ao papel que devia ser feito pelo gestor de rede.

O gestor de rede? Quem? A PT? Os tais que sempre disseram que de acordo com as suas próprias medições está tudo bem com a sua rede?
Pelo contrário, a fiscalização é um papel fulcral dos reguladores como a Anacom, deviam ter prevista esta monitorização desde o arranque da TDT.
 
Última edição:
Eu sublinho na minha frase o "mais uma vez". Quando digo isso quero dizer que é mais uma de muitas coisas que devia ser obrigação da PT fazer. Ao longo dos anos fomos vendo várias coisas feitas pela ANACOM, o regulador como dizes e bem, mas que deviam ser feitas pela PT. Uma ANACOM com tomates no sitio devia obrigar a PT a fazer o trabalho que a ANACOM tem feito ao longo dos anos.
 
E a PT tem feito o trabalho, muito mal mas não se pode dizer que não fez. Todo o serviço devia ser feito pela ANACOM, que não tem parte interesse €€€€€ no serviço.
 
Back
Topo