TDT - Tópico Oficial

Palmela emite nas duas frequências. O 56 tem os 750W com o sinal apontado a sul. Os 8.71kW do 45 estão apontados para servir a zona ribeirinha oriental de Lisboa/Lezíra.
 
Como posso saber a frequência correcta e escolher?

mapa.png



33 do Muro, 46 Bornes e 34 Castelo Branco ainda não estão a funcionar
43 Fóia e 47 São Miguel devem estar para breve o seu início...
 
Sim, obrigado pela informação, mas a minha questão é onde como se sintoniza dessa forma? É directamente na TV?

Eu pus aquilo a sintonizar automaticamente e não encontrou nada, e inicialmente apanhava.
 
Sim, obrigado pela informação, mas a minha questão é onde como se sintoniza dessa forma? É directamente na TV?

Conforme. Se a televisão for das "antigas" terás de ter a "box" conversora. Se for das novas (até 5 anos(?) deverás conseguir sintonizar directamente. Se tiveres possibilidade liga uma antena interior à televisão e coloca-a (a antena e se necessário a televisão) junto a uma janela/varanda e faz um scan.
 
Última edição:
Dar um mapa que ainda não é a realidade, não me parece boa ideia.

http://tdt.telecom.pt/#lnkPasso2 Aqui tens o mapa com localização dos emissores. http://tdt.telecom.pt/lista_emissores/ aqui a lista e as frequências.

De notar que no mapa não indica duas frequências. Por exemplo o Monte da Virgem emite no canal 42 e 56, mas o mapa só mostra a 56. De notar também que o mapa dá uma cobertura geral e não uma cobertura por emissor (imagina que dava para clicar num emissor e mostrava só a cobertura desse emissor). Se tivesse isso, dava para perceber aqueles que o sinal só é emitido em determinada direcção.
 
Dar um mapa que ainda não é a realidade, não me parece boa ideia.

http://tdt.telecom.pt/#lnkPasso2 Aqui tens o mapa com localização dos emissores. http://tdt.telecom.pt/lista_emissores/ aqui a lista e as frequências.

De notar que no mapa não indica duas frequências. Por exemplo o Monte da Virgem emite no canal 42 e 56, mas o mapa só mostra a 56. De notar também que o mapa dá uma cobertura geral e não uma cobertura por emissor (imagina que dava para clicar num emissor e mostrava só a cobertura desse emissor). Se tivesse isso, dava para perceber aqueles que o sinal só é emitido em determinada direcção.

A pergunta era sobre qual a frequência correcta a escolher da rede MFN.
Tive o cuidado no fim de avisar sobre as frequências que ainda não estão activas.

Dar uma lista dos emissores do canal 56 - a rede SFN que causou precisamente o problema e a busca por frequências alternativas - (e que vai acabar por ser desligada) é que me parece um pouco andar ao contrário.
 
O mapa que dei mostra só canal 56, é verdade, mas mostra também o que é importante: a localização dos emissores. Depois na lista mostra os emissores com as respectivas frequências.
 
Última edição:
Boas,

Antes demais informo que nunca tive TDT, mas andei a ler uns tópicos, e fiquei a perceber que há duas maneiras de ter TDT, por satélite, ou por antena UHF/VHF (estiver errado é porque percebi tudo mal :p).

Há uns dias o meu pai apareceu cá em casa e disse-me: "olha lá o que achei em cima do muro". Abri a caixa e era uma box do MEO, com manual, cabo hdmi, scart, comando e um cartão vermelho do MEO, cabo hdmi e scart ainda selados.

A minha questão, é se posso usar esta box ligada a uma parabólica que tenho da NOS (que ficou cá em casa esquecida, assim como duas box satélite) para apanhar algum satélite ou isto apenas serve para descodificar TDT e com um cartão do MEO?

Em suma, serve a box para alguma coisa, ou é apenas mais um mono?

A box é uma Samsung SMT-S5240.
 
Sim, se estiver activo funciona.
O Satelite é o mesmo da NOS

------------

Alguém sabe se o cartão está pareado com a BOX ou pode ser usado com outra box satelite?
 
Alguém sabe se o cartão está pareado com a BOX ou pode ser usado com outra box satelite?
Sim, está pareado com a box.

Boas,

Antes demais informo que nunca tive TDT, mas andei a ler uns tópicos, e fiquei a perceber que há duas maneiras de ter TDT, por satélite, ou por antena UHF/VHF (estiver errado é porque percebi tudo mal :p).

Há uns dias o meu pai apareceu cá em casa e disse-me: "olha lá o que achei em cima do muro". Abri a caixa e era uma box do MEO, com manual, cabo hdmi, scart, comando e um cartão vermelho do MEO, cabo hdmi e scart ainda selados.

A minha questão, é se posso usar esta box ligada a uma parabólica que tenho da NOS (que ficou cá em casa esquecida, assim como duas box satélite) para apanhar algum satélite ou isto apenas serve para descodificar TDT e com um cartão do MEO?

Em suma, serve a box para alguma coisa, ou é apenas mais um mono?

A box é uma Samsung SMT-S5240.

Sim podes ligar essa box a uma parabólica da NOS.
No entanto essa box/cartão é apenas para DTH (TDT por Satélite). Apenas apanha os canais da TDT.
 
Última edição:
Essa box não deve estar ativada...
Liga e experimenta.
Isso só dá para tdt e não dá para trocar o cartão. Vêm pareadas.
Pelos visto já incluem cabo hdmi na box tdt satélite, antes nem isso faziam... Só traziam cabo scart

Essa box que encontraste diz Meo ou Samsung na frente?
 
Última edição:
Essa box não deve estar ativada...
Liga e experimenta.
Isso só dá para tdt e não dá para trocar o cartão. Vêm pareadas.
Pelos visto já incluem cabo hdmi na box tdt satélite, antes nem isso faziam... Só traziam cabo scart
Troquei uma box DTH à poucas semanas e só trazia cabo scart.

Se o cartão não estiver activado é ligar para o número da TDT - 800 200 838.
 
Última edição:
Diz Samsung a frente HDTV HDMI Dolby Digital em cima, não tem referência nenhuma ao MEO, o cartão é vermelho e diz TV Satélite e tem o logótipo da PT Comunicações.

Penso que não perdes nada em experimentar a box, quase de certeza que é para os canais da TDT por sat, e como já tens a parabolica no sitio é uma questão de a ligares e ver no que dá
 
Falaram atrás "vem aí a DVB-T2"...
Vi uma promoção de uma ***** de uma TV compatível lg 32LH500D (rede em 2019)
Ja há alguma previsão ou será como (a vergonha) do TDT ?
 
Falaram atrás "vem aí a DVB-T2"...

Calmex. Neste momento os reguladores têm cerca de cinco meses para apresentar as recomendações para a expansão da TDT, o que inclui todo o tipo de questões técnicas como a atribuição de frequências, normas a usar, cobertura mínima até às questões burocráticas: quem pode operar os muxes, que conteúdos pode lá meter, se haverá ou não canais pagos, etc.

Uma coisa é certa, em termos de modulação é impossível agradar a todos. Se for DVB-T, é uma vergonha porque é uma norma desatualizada e limitada, se for DVB-T2 é uma vergonha porque estão a tentar matar a TDT ao usar uma norma que pouca gente tem em casa.
 
Penso que não devia haver esse estigma, até porque se todos os recursos que a TDT usa cabem em DVB-T nao faço ideia da necessidade de mudar para DVB-T2 a nao ser que mude o espectro de propagação, da mesma forma que as diferentes normas de wifi propagam de forma diferente...
 
Voltando ao topico TDT Terrestre já existe ordens de alterações dos emissores TDT , para colocar 2 novos canais.
TIve informação que ja estão equipas no terreno a fazer alterações devidas na rede , durante proximos dias os pids ja estarão no ar.
Existe tambem emissores que irão sofrer alterações ao nivel de paneis radiantes, e emissores da Gardunha, Foia e São Miguel irao começar emitir em MFN.
Ate agora nada .
 
Back
Topo