TDT - Tópico Oficial

Depende do "codec" utilizado. É possível teres uma imagem muito melhor com 1,8Mb/s do que com 3,1Mb/s se o "codec" for pouco eficiente.

Depende é mais de não teres nabos a fazer o trabalho de Homens!
Eles estão a receberem banda C, convertem para ANALOGICO (sim, analógico) e digitalizam outra vez. É por isso que não importa o bit-rate, tens 2 conversões sucessivas D/A, A/D e a qualidade fica assim.

A RTP está a ser comida pela Arqiva...
 
Se tal acontece-se neste momento seria uma boa machadada na TDT , pois 90 % dos televisores e receptores em Portugal não tem a capacidade de receber emissões com o codec HEVC/H.265 , os únicos televisores poderão receber são os novos televisores 4k .
Talvez la para 2020 isso aconteça quando a nossa TDT passar para norma DVB-T2 .

Passar para H.265 ou DVB-T2 sim, mas nunca neste MUX. O que se fez em todo o lado é iniciar MUXs paralelos na nova norma, obviamente.
 
E abrir outros MUXs para alargar a oferta e haver ali uma certa competição para acabar com o monopólio da MEO é que está fora de questão!!!

Para mim era um MUX para a RTP (já tinha margem para HD) um para a SIC e outro para a TVI se tivessem interesse no HD e enviar ali os canais deles se assim quisessem, e outro para quem quisesse lá colocar os seus canais.

A minha previsão para o futuro da TDT:

O MUX actual mantém-se com a RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Mem, SIC, TVI e ARTV o resto da banda UHF será para o 4G, 5G e o que mais virá e a TDT morre assim, porque tenho a certeza que nem daqui a 10 anos vão disponibilizar outro MUX.

Não vai haver HD (gratuito) para ninguém, nem rádios, etc
Abertura de novos Muxs depende de decisão politica , quanto ao futuro da TDT ou mesmo da televisão terrestre na Europa a tv terrestre sempre existira agora as normas técnicas é que poderão ser alteradas , já se fala da norma iptv ser introduzida nas transmissões terrestre como via satélite , mas não acho que a banda restante seja ocupada pelas comunicações moveis .
 
Retransmitam em Portugal os canais da TDT espanhola e pronto....!
Acabam com Anacom na TDT, ERC na TDT e PT na TDT
Vinha mal ao mundo? Cerca de 20% do territorio Portugues ja os recebe e não podem fazer nada.
E o melhor era mesmo transmitir tudo quanto é canal de TDT de todos os paises da UE.
Não estamos na UE? não se vai acabar com o roaming nas comunicações?
 
Se a NETFLIX não pode ter um só serviço para toda a Europa, imagina só todas as entidades se entenderem em relação a direitos de autor, para a gente era bom mas é impossível.
 
Retransmitam em Portugal os canais da TDT espanhola e pronto....!
Acabam com Anacom na TDT, ERC na TDT e PT na TDT
Vinha mal ao mundo? Cerca de 20% do territorio Portugues ja os recebe e não podem fazer nada.
E o melhor era mesmo transmitir tudo quanto é canal de TDT de todos os paises da UE.
Não estamos na UE? não se vai acabar com o roaming nas comunicações?

Nem tudo esta na TDT espanhola é de bom exemplo principalmente os canais de cariz anglo-saxónico , pois retira publicidade aos canais nacionais , Portugal não deve seguir este exemplo da Espanha , deve sim seguir o exemplo onde as estações nacionais transmite todos os seus canais em sinal aberto, como também a existência de MUXs regionais e locais e ai se poderia incluir alguns canais internacionais que vão de interesse a população local , um exemplo , no Algarve como há comunidade grande de britânicos , poderia-se incluir um canal Britânico como a Sky News ou o canal de notícias da BBC num dos MUXs Regional ou Local .
A nível nacional poderia-se incluir a EuroNews com todas as suas opções linguísticas , actualmente ate existe espaço para transmitir a EuroNews na TDT nas no espaço ocupado pela ARtv , pois quando canal não emite o espaço la continua existir , nas horas que ARtv não tem qualquer emissão podia-se transmitir a EuroNews .
A cima de tudo deve-se dar prioridade a conteúdos nacionais , para preservar a nossa identidade , se quiseres aceder a outros canais da UE podes aceder via satélite.
 
Informação relativa aos padrões de qualidade audio segundo a União Europeia de Radiodifusão .

The European Broadcasting Union (EBU) Project Group on Multichannel Audio Evaluations
performed an extensive subjective assessment of the sound quality of 5.1 channel audio coders
for broadcast applications in 2007 [19]. The EBU tested about 20 different codecs using more
than 110 assessors from 8 laboratories. Of the codec and bit-rate combinations tested, an
average of "excellent" quality was found to be given by:
* Dolby Digital at 448 kbit/s
* AAC at 320 kbit/s
* HE-AAC at 160 kbit/s or192 kbit/s

Em Portugal :
"áudio, que passará de um débito médio de 128 kb it/s para 96 kb it/s por serviço de programas"

A ANACOM e a MEO afirmaram que a qualidade iria se manter , o codec da MEO deve ser mesmo revolucionário .
 
Informação relativa aos padrões de qualidade audio segundo a União Europeia de Radiodifusão .



Em Portugal :
"áudio, que passará de um débito médio de 128 kb it/s para 96 kb it/s por serviço de programas"

A ANACOM e a MEO afirmaram que a qualidade iria se manter , o codec da MEO deve ser mesmo revolucionário .
Ou devem de ser surdos e nem notarem a diferença.
Desculpa mas se eu, um comum mortal, tenho dificuldades em notar diferenças entre AAC a 128kbps e MP3 a 256kbps, acho que HE-AAC a 96kbps não deve ser mau de todo. Aliás, convido todos a ouvirem um MP3pro (chama-se mesmo assim o codec) a 96 ou mesmo 64kbps e vejam se não é qualidade mais do que suficiente.

O áudio moderno já é comprimido que s'a farta em estúdio de qualquer das formas....
 
@moonlight.chili , a questão aqui é se notas ou não a diferença , o problema esta nesta gente da ANACOM e MEO dizerem que a qualidade sera igual , o que não é verdade , como disse e volto dizer eles podiam aumentar os espaço do actual Mux sem diminuir qualidade dos actuais canais , as coisas devem evoluir para melhor e não para pior .
Devias assistir um concerto em blu-ray alguns tem bit-rate de audio que anda nos 5 M bit/s , a diferença é notória .
 
Não é que esteja a defender esta medida mas duvido muito que alguém vá notar a diferença entre 128 kbps e os 96 kbps no áudio. O codec he-aac é de alta eficiência será muito difícil notar artefactos mesmo estando ligado ao home cinema. Claro que era preferível que ao DD AC3 5.1. Talvez Portugal faça isso depois da próxima era glacial.
 
a questão aqui é se notas ou não a diferença , o problema esta nesta gente da ANACOM e MEO dizerem que a qualidade sera igual , o que não é verdade

Não sei se não será, afinal nestes anos todos os codecs foram melhorando, acredito plenamente que os 96Kbps de agora sejam equivalentes aos 128Kbps de 2007. Vai haver espaço no futuro para melhoramentos em imagem e som mas não neste mux, a prioridade foi, e bem, colocar conteúdos.
 
Mas serei eu o único que monitoriza o débito dos PIDs da TDT???
O audio dos canais na TDT está a 96 kbps há anos! De facto, nem me lembro de alguma vez ter estado a 128 kbps.


Sem discordar de muito de vós acerca do "ideal", não esqueçam que o óptimo é inimigo do bom, e que, objectivamente, não vai haver descida do débito real de áudio na TDT, que já é 96 kbps há imenso tempo.
 
Eu lembro-me que quando o mp3 começou a ser comum nos princípios, ouvir música em 128k era um tormento, principalmente os agudos tinham tantos artefactos que pareciam tipo metálicos de baixo de água. Mais para a frente às coisas foram melhorando, especialmente na altura do LAME começou a ficar cada vez melhor. Agora já quase nem se percebe a diferença para o CD e devem ser poucas as pessoas que conseguem notar a diferença numa prova cega, só mesmo quem saiba o que procurar. Por isso até acredito que melhor não será, é claro, mas não deve fazer grande diferença.

Agora claro que o melhor seria aumentar e não diminuir para espremer mais canais.

Outra coisa que acho estranho é, como é que em países que usam o mpeg-2 conseguem tantos canais num MUX e nós que usamos o H264 é preciso fazer tanto filme...
 
Outra coisa que acho estranho é, como é que em países que usam o mpeg-2 conseguem tantos canais num MUX e nós que usamos o H264 é preciso fazer tanto filme...
Nos outros países tem-se aumentado o espaço por MUX .
já tinha colocado a seguinte imagem :

Captura%20de%20ecr%C3%A3%20de%202016-08-28%2015%3A54%3A21.png

Podem ver que no Reino Unido houve uma verdadeira evolução no espaço disponível por Mux " canal radio eléctrico" no Mux A da BBC passou de 18 M Bit/s para 24 M bit/s , em Portugal o que se faz , continua-se com mesmo espaço total , é incompressível não terem melhorado o espaço disponível no Mux A , agora a nova tática é retirar qualidade de imagem e som a TDT como as potencialidades de terem melhorarias a nível do som ou outros serviços .
Mas desculpa deles é que vai ser utilizado uma nova versão do actual codec utilizado pela TDT e que a diminuição do bitrate não altera a qualidade .

ANACOM e a MEO são uns chicos espertos .
 
Última edição:
Pode ser que a fraca qualidade de transmissão, não tenha a ver com o nº de canais no MUX, mas sim com a fraca qualidade, com que os canais são produzidos.
E também sou-te franco, mesmo que a qualidade reduzisse estamos a falar de uma população que se contentava a ver 4:3 esticado para 16:9 e ainda achavam mal se fosse visto em letterbox na proporção correcta, com o nível de exigência que a maioria dos portugueses têm, acho que se metessem 30 canais num MUX com qualidade 144p do Youtube a 15 fps já ficavam todos contentes...
 
Back
Topo