TDT - Tópico Oficial

Mas é livre até final de junho 2017.
Para quem não tem serviços de Cabo e Fibra 5.75€ por 40 canais HD até é um bom serviço.

E pareceu-me, pelo que li, que os codificados são apenas os canais privados. A oferta pública é em aberto.

Vejam aqui a oferta mista Livre/ Codificada:
https://www.freenet.tv/programme

Eu digo até que é uma solução interessante. Os privados fazem-se pagar por quem os quer ver, os públicos nós já pagamos quer pela taxa CAV, quer (no passado) pelos impostos.
Imaginem uma TDT Portuguesa com os canais todos da SIC e TVI, codificados, por um preço - diagamos 7€/ mês, e outro MUX, o público, com todos os canais Nacionais (incluindo rádios) e Regionais do operador público. Seria uma oferta equilibrada e aí é que se ia ver quem queria ver os privados e quem ficaca contente com apenas RTP.


Outra situação muitíssimo interessante:

- Vão utilizar a combinação DVB-T2 / H.265 (HEVC) !!!
 
Última edição:
O que eu sei é que isto está nossa situação da TDT é uma autêntica palhaçada, havia de haver uma entidade Europeia superior à Anacom, Meo e SIC, TVI e essa escumalha toda e que pusesse mão nisto e acabasse com esta merd* desta embrulhada de uma vez por todas...
 
Quase que nem vale a pena comentar, mas pensei que o Francisco Pinto Balsemão fosse mais inteligente que o pai.
Quando o pai mandava, se alguma vez deixou de mandar o mesmo dizia que a entrada de novos canais punha em causa a sustentabilidade económica dos restantes operadores na TDT e que a solução era emissão dos canais em HD num prazo a definir no MuxA. Teve a sorte de ter dois governos em conluio com as suas ideias até vir um novo governo dependente de uma minoria que é a favor do cidadão.

Não posso deixar de reconhecer o trabalho feito por o antigo ministro Miguel Poiares Maduro que alterou a Lei da Televisão e o "Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão da RTP" de modo a que fosse possivel alterar a tdt. Mas viu-se claramente que caso se mantivesse o anterior governo ele não iria fazer mais nada.

Na consulta pública que a ANACOM lançou até dia 21 de Outubro, eles(SIC/TVI) quase de certeza que vão alegar que a RTP irá ser beneficiada em relação aos privados, visto que serão 4 canais públicos contra 2 privados embora 4 só tenham publicidade institucional, e também que não vão poder num futuro próximo inserir os seus canais em HD.

Em resposta, o regulador de certeza que dirá que vai ser feito estudos em colaboração com a ERC para serem entregues ao governo, de modo a que o mesmo abra as licenças para dois canais privados. Se nessa consulta pedirem MUITO o HD pode ser que venha a abertura do MUX B para os senhores da SIC e TVI.

Depois disso dizem o quê, que afinal o mux B é muito caro e que não dá para emitir em 4K.

Só estou para ver o que se seguirá nesta novela chamada TDT.
 
Quase que nem vale a pena comentar, mas pensei que o Francisco Pinto Balsemão fosse mais inteligente que o pai.
Quando o pai mandava, se alguma vez deixou de mandar o mesmo dizia que a entrada de novos canais punha em causa a sustentabilidade económica dos restantes operadores na TDT e que a solução era emissão dos canais em HD num prazo a definir no MuxA. Teve a sorte de ter dois governos em conluio com as suas ideias até vir um novo governo dependente de uma minoria que é a favor do cidadão.

Não posso deixar de reconhecer o trabalho feito por o antigo ministro Miguel Poiares Maduro que alterou a Lei da Televisão e o "Contrato de Concessão do Serviço Público de Rádio e de Televisão da RTP" de modo a que fosse possivel alterar a tdt. Mas viu-se claramente que caso se mantivesse o anterior governo ele não iria fazer mais nada.

Na consulta pública que a ANACOM lançou até dia 21 de Outubro, eles(SIC/TVI) quase de certeza que vão alegar que a RTP irá ser beneficiada em relação aos privados, visto que serão 4 canais públicos contra 2 privados embora 4 só tenham publicidade institucional, e também que não vão poder num futuro próximo inserir os seus canais em HD.

Em resposta, o regulador de certeza que dirá que vai ser feito estudos em colaboração com a ERC para serem entregues ao governo, de modo a que o mesmo abra as licenças para dois canais privados. Se nessa consulta pedirem MUITO o HD pode ser que venha a abertura do MUX B para os senhores da SIC e TVI.

Depois disso dizem o quê, que afinal o mux B é muito caro e que não dá para emitir em 4K.

Só estou para ver o que se seguirá nesta novela chamada TDT.

Concordo com todo o teu comentário!
Só gostava de relembrar e reforçar, que se lhes (à SIC e TVI) deviam abrir a porta da rua do MUX A em 2023. Já não falta assim muito para os 15 anos. SIC e TVI não fazem cá falta nenhuma em FTA, dediquem-se ao cabo que se está a ver que é onde querem estar.
 
Quase que nem vale a pena comentar, mas pensei que o Francisco Pinto Balsemão fosse mais inteligente que o pai.

Não é. Ele andou anos a dizer que não queria os canais da RTP com publicidade na TDT para não lhe estragarem o negócio e amuou agora que o governo lhes fez a vontade. Bem pode recorrer aos tribunais que tem zero hipóteses de ter sucesso, só se apelarem às instâncias europeias, sabe-se lá com que argumentação. Ainda por cima anda a ladrar na árvore errada: a ameaça real na TDT não é a RTP são sim a CMTV, AXN, Hollywood, etc. Quando esses canais entrarem na TDT, aí sim tem motivos para preocupação.

O que chateia é que esta conversa de Calimero vem de quem dirige uma firma que se aguentou bem durante os anos de crise conseguindo manter-se nos lucros. Mara a esmagadora maioria das firmas nacionais poderem dizer o mesmo...
 
sector_d disse:
Concordo com todo o teu comentário!
Só gostava de relembrar e reforçar, que se lhes (à SIC e TVI) deviam abrir a porta da rua do MUX A em 2023. Já não falta assim muito para os 15 anos. SIC e TVI não fazem cá falta nenhuma em FTA, dediquem-se ao cabo que se está a ver que é onde querem estar.


Nunca vai acontecer, na minha opinião. Se calhar para mim ou para ti eles não fazem falta nenhuma, agora vamos fazer ver à malta mais velha que migrou da TV analógica para o SAT/ADSL e que pensa que não existe mais canais além daqueles que viam antes. Essas pessoas estão muito habituadas aos hábitos antigos do 1/2/3/4 e da programação linear.

Num grupo de 100 pessoas dos 50 aos 60 anos, numa aldeia ou até pequena cidade do distrito da Guarda é possivel que maioritariamente 80% nos digam que ontem assistiram à novela da noite da SIC/TVI, porquê? Talvez o que tenha dito anteriormente, ou falta de instrução( conhecimentos básicos e predisposição para conhecer outras culturas) ou então rejeição completa a novos conteúdos.

É dessas pessoas que as privadas vivem e que cada vez mais se vêem obrigadas a inventar novas soluções para obterem receitas, seja 760´s em força, novelas com 500 episódios onde os primeiros são explosivos e o resto é conversa de faca e alguidar, festas 760´s.

A Júlia Pinheiro explicou-se bem numa conversa com Rui Unas no MalucoBeleza sobre o tipo de target das generalistas. Agora se quiserem competir com a tv por subscrição são livres de o fazerem não se queixem é da morte dolorosa que iram ter e das audiências da RTP em sinal aberto.

É mais fácil manter uma rede aberta de 10/15 canais com eles incluídos, e obter bons rendimentos com o possivel incremento de audiências, visto que o FTA é gratuito(só paga antena/tv/box) contra 100 e tal canais numa rede fechada e a pagar mensalmente.

jorge.antunes disse:
O que chateia é que esta conversa de Calimero vem de quem dirige uma firma que se aguentou bem durante os anos de crise conseguindo manter-se nos lucros. Mara a esmagadora maioria das firmas nacionais poderem dizer o mesmo...

Quem está habituado a retirar receitas fáceis do esquema 1/2/3/4 e natural que fique com medo de um canal de arquivo e outro de variedades. Mas, se o produto deles é tão bom porquê tanto receio destes novos troianos, será que vai por em causa a qualidade dos seus produtos e com isso fazer com que as pessoas vejam outras variedades e recordem memórias.
 
Concordo com o que dizes. Quando migrei para fibra, com os canais RF incluidos, configurei-os na TV da minha mãe. Pois ela continua a ver só os 4 canais....
 
....mas a população que mora na fronteira (a maioria o tal público-alvo falado pela Dona Júlia no maluco) como que "abriu os olhos" com a TDT espanhola e se calhar não querem saber das "nossas" novelas ou dos enchidos misturados com pimba e 760. O quê terá acontecido :rolleyes: ?

Fácil: foi isso mesmo que coloquei: abriram os olhos. Viram que há mais mundo além da SIC e TVI.

A tal população dos "quatro-canais-que-emitem-linearmente-a-mesma-porcaria-todos-os-dias-à-mesma-hora" ÓBVIO que não vê mais nada se não tem mais nada para ver.

Os meus pais que o digam... minha mãe largou as novelas, e ela comia aquilo tudo!
 
Não se lembram da avó virinha ?
Pois esta senhora disse boas verdades a frente de uma das responsáveis pela programação da TVI , é isto que a SIC e TVI temem com a entrada da RTP 3 e RTP memoria na TDT .

 
Última edição:
Realmente bateu fundo , já andava a ler uns comentários sobre isso mas nunca pensei fossem tão reles quando vi quando liguei hoje a TV ,fazer isto com a TDT Portuguesa nem nos países do terceiro mundo , mas isto deve ser birra da SIC , para ver se as pessoas portestam a baixa da qualidade imagem , para pois para terem argumentos que não há espaço para mais dois canais na TDT , o que na realidade é falso , pois existe espectro radio eléctrico para abrir novos MUXs .
 
Se calhar quiseram começar a transmitir em HD na TDT para ocuparem todo o MUX, mas não sabiam que cada transmissão ocupa o máximo de 4MBit e isso para HD é curto e a imagem fica má.
 
Mas a ideia deles era ocupar todo o espaço do MUX com essa transmissão em HD, para dizerem que não havia espaço para mais, mas como cada transmissão tem barramento aos 4MBit o plano saiu-lhes furado.

Edit: Parece que a transmissão já está normalizada.
 
Já esta normal , andam em testes vamos ver qual sera o resultado final em termos de qualidade de imagem , li algures no facebook que alguém tinha visto a sic K no dito canal HD durante meia hora , talvez para próxima semana vejamos o espaço listado para a RTP 3 e RTP memoria .
 
Quiseram começar a emitir em HD? A emissão tava na resolução e bitrate habituais. Isso que dizes não faz qualquer sentido. E alias, não podiam começar a emitir em HD só porque lhes apetece e sem pedir autorização e sem dar satisfações a ninguém, porque se fizessem isso com certeza que dava uma boa multa. Eu acho que aquilo que aconteceu foi só incompetência. (ainda ninguém foi capaz de dizer se na televisão paga estava a acontecer a mesma coisa).
 
Mas alguma coisa que se tem passado na TDT é normal, não querem mais canais porque é mau para o negócio deles, isto só tem acontecido porque eles têm mandado na TDT.
Na TV paga a transmissão teve sempre normal.
 
Quiseram começar a emitir em HD? A emissão tava na resolução e bitrate habituais. Isso que dizes não faz qualquer sentido. E alias, não podiam começar a emitir em HD só porque lhes apetece e sem pedir autorização e sem dar satisfações a ninguém, porque se fizessem isso com certeza que dava uma boa multa. Eu acho que aquilo que aconteceu foi só incompetência. (ainda ninguém foi capaz de dizer se na televisão paga estava a acontecer a mesma coisa).
Quem emite na TDT não é a RTP,SIC ou TVI , quem emite os canais é a MEO " logo ilegal no meu ponto de vista " por isso a MEO faz coisas destas ilegais para testes , ou seja haje como fosse uma estação de televisão emite os programas RTP1,2,SIC,TVI, na realidade que deveria ter essa responsabilidade deveriam ser as estações nacionais e não a MEO , passo a explicar a logica , na era analógica a RTP teve a sua própria rede de distribuição de sinal de tv terrestre, depois a gestão passou para a PT , mas as licenças essas eram passadas por canal radio eléctrico , e não como agora é , são licenças de ocupação e não de transmissão ,sou sincero desconheço a lei de televisão no seu total mas é para passar minha interpretação do que esta acontecer com a TDT , que no meu ponto vista as licenças de transmissão e gestão deviam ser passada as estações nacionais e não a uma empresa de telecomunicações , se as estações "RTP,SIC,TVI"quisessem ai podiam pedir os serviços técnicos das operadoras de telecomunicações para gestão das suas redes , ou seja seria atribuído Muxs independentes a cada uma das estações nacionais RTP,SIC.TVI.
Mas a MEO já antes fez ilegalidades do mesmo gênero , no principio da TDT a MEO transmito o canal AXN HD , logo parante a lei uma ilegalidade , nada lhe aconteceu ficou impune parante a lei .
 
Última edição:
Quem emite na TDT não é a RTP,SIC ou TVI , quem emite os canais é a MEO " logo ilegal no meu ponto de vista

Que confusão que para aí vai. O PT foi o vencedor dum concurso público promovido pela Anacom tendo em vista a exploração comercial dum mux. Mux esse cujo conteúdo é definido pela Anacom, a PT não tem liberdade para decidir que canais transporta ou deixa de transportar. A única exceção foi quando emitiram o tal AXN HD para testes mas mesmo nessa fase tão verde da rede, onde poucos captavam o sinal, foram obrigados a acabar com a brincadeira pouco depois. Não teve repercussões legais porque era na fase de instalação e testes da rede, se o fizessem hoje seriam imediatamente processados.
 
Back
Topo