TDT - Tópico Oficial

O que se vê, é que por esta Europa fora com tecnologia mais atrasada que a nossa, eles a transmitirem em mpeg2 e nós em mpeg4, que é uma norma que permite mais codificação, eles conseguem transmitir mais canais que nós, onde a tecnologia tem a ver com a vontade de transmitir ao serviço do povo.
O Português é interessante. Acha que o facto de gastar mais dinheiro em tecnologia fica melhor serviço, para dizer ao estrangeiro que temos tecnologia de ponta instalada, mas depois ninguém vê o proveito.
 
E o que garante que depois do investimento feito, não continues a ver os mesmos canais, não esquecer que a PT tinha ganho o concurso para um grupo de canais, que depois desistiu.

Ninguém te pode garantir o quer que seja, nem sequer a existência a longo prazo dos canais que hoje estão no Mux A. Para o comum dos cidadãos o risco é perfeitamente negligenciável, no pior dos casos fica só a ver o Mux A.

para dizer ao estrangeiro que temos tecnologia de ponta instalada, mas depois ninguém vê o proveito.

A parte técnica é muito importante porque todos queremos mais canais mas o espaço para os encafuar é curto, sobretudo se os novos muxes tiverem muitos canais em HD. Recordo que foi a opção pela última norma de codificação (muito contestada por aqui) que nos vai permitir ter 8+1 canais no Mux A com boa qualidade. Já bastaram anos e anos de usar o argumento da falta de espaço para não meter mais canais.
 
Última edição:
Se os Mux estivessem todos ocupados, e quisessem meter mais canais, aí entendia mudar para uma melhor tecnologia que permitisse isso, mas havendo muito espaço, só faltam são os canais, e estarem a falar de nova tecnologia a ser implementada, só porque sim, desculpem mas isso para mim não faz qualquer sentido.
 
Se os Mux estivessem todos ocupados, e quisessem meter mais canais, aí entendia mudar para uma melhor tecnologia que permitisse isso, mas havendo muito espaço, só faltam são os canais, e estarem a falar de nova tecnologia a ser implementada, só porque sim, desculpem mas isso para mim não faz qualquer sentido.
Concordo plenamente.
 
Se os Mux estivessem todos ocupados, e quisessem meter mais canais, aí entendia mudar para uma melhor tecnologia que permitisse isso, mas havendo muito espaço, só faltam são os canais, e estarem a falar de nova tecnologia a ser implementada, só porque sim, desculpem mas isso para mim não faz qualquer sentido.
Não me parece que seja só porque sim, o que eu acho é que a ideia é a TDT ser tão boa, que fica caro ter os equipamentos para a ver e assim compensa mais ter tv por cabo.
 
Isso é tão à frente, mas tão à frente, que o pessoal a penar no Oitavo Círculo de Alighieri é teu fã.
Não é nada à frente, é até mais atrás, a ideia da TDT em portugal sempre foi essa, empurrar as pessoas para a televisão paga.
E caso estejam distraídos e não se tenham apercebido, resultou em cheio. Houve um enorme salto na televisão paga logo após ao apagão analógico, pois as operadoras ofereceram pacotes com os canais sem que para isso se tivesse de investir em novos equipamentos.
 
Quando um dos provedores de TV paga está tão relacionado à TDT (só mesmo neste país) o resultado não podia ter sido outro :smilliex:
 
Última edição:
Se os Mux estivessem todos ocupados, e quisessem meter mais canais, aí entendia mudar para uma melhor tecnologia que permitisse isso

Já sei que não é prática comum por cá mas e que tal fazer as coisas a pensar no futuro e não apenas no curto prazo?
E nota que não estamos a falar dum GRANDE investimento. Se mudarem para transmissão para DVB-T2 os custos são mínimos - na W*rten há uma adaptador desses por 22 euros. Achas muito?
Idealmente, o publico-alvo da expansão da TDT não é o mesmo do Mux A - esse foi criado sobretudo para quem não tem dinheiro ou dá pouca importância à TV, os novos podem ser uma concorrência direta à TV paga onde o número de canais e o HD contam e muito. Para isso é preciso espaço pelo que a parte técnica é relevante e deve ser pensada de forma a não ser um empecilho ao crescimento futuro.
 
Já sei que não é prática comum por cá mas e que tal fazer as coisas a pensar no futuro e não apenas no curto prazo?
E nota que não estamos a falar dum GRANDE investimento. Se mudarem para transmissão para DVB-T2 os custos são mínimos - na W*rten há uma adaptador desses por 22 euros. Achas muito?
Idealmente, o publico-alvo da expansão da TDT não é o mesmo do Mux A - esse foi criado sobretudo para quem não tem dinheiro ou dá pouca importância à TV, os novos podem ser uma concorrência direta à TV paga onde o número de canais e o HD contam e muito. Para isso é preciso espaço pelo que a parte técnica é relevante e deve ser pensada de forma a não ser um empecilho ao crescimento futuro.
A TDT paga foi metida na gaveta e fechada à chave à muito tempo. Esse concurso foi ganho pela PT, mas como a PT tinha a sua rede de fibra em implementação, não lhe convinha, mesmo nada, haver mais um concorrente, então apesar de ter ganho o concurso da parte paga da TDT, nunca o pôs em prática. Aliás, se não estou enganado já devolveu essas licenças à muitos anos. O que não se percebe (quer dizer percebe-se, porque estamos em Portugal) é porque razão não foi feito um novo concurso para a TDT paga.
A partir de então, até hoje não ouvi falar uma única vez na possibilidade de haver TDT paga em Portugal. Aí concordo contigo, era muito bom haver um serviço de TDT paga, mas os comentários que tenho feito, são sempre, tendo em consciência que essa possibilidade nunca esteve em "cima da mesa", como disse esteve e está bem fechada numa gaveta.
 
Já sei que não é prática comum por cá mas e que tal fazer as coisas a pensar no futuro e não apenas no curto prazo?
E nota que não estamos a falar dum GRANDE investimento. Se mudarem para transmissão para DVB-T2 os custos são mínimos - na W*rten há uma adaptador desses por 22 euros. Achas muito?
Idealmente, o publico-alvo da expansão da TDT não é o mesmo do Mux A - esse foi criado sobretudo para quem não tem dinheiro ou dá pouca importância à TV, os novos podem ser uma concorrência direta à TV paga onde o número de canais e o HD contam e muito. Para isso é preciso espaço pelo que a parte técnica é relevante e deve ser pensada de forma a não ser um empecilho ao crescimento futuro.
O problema é que em tecnologia o futuro já era, hoje já é ultrapassado, e não anda ao ritmo de Portugal, quando começassem a fazer uso da tecnologia para transmissões já se falaria na DVB-T3.
22€, quem tiver várias TVs em casa já é muito.
Eles querem acabar com a TDT, para libertar espectro para o G5, G6, e para a frente, mas no entretanto querem ir roubando mais um pouco aos portugueses, com investimentos que não levam a lado nenhum, e nem se tiram proveito deles.
 
Última edição:
A TDT paga não está mesmo em cima da mesa (que se saiba). Mas um serviço com 20 canais grátis relevantes, meia dúzia deles em HD, é uma alternativa à TV paga.
Como disse anteriormente, os comentários que faço é com base na realidade. Como sabemos a TDT está na mão da PT/meo, que não tem o mínimo interesse em que a TDT tenha um melhor serviço/canais, pois isso poderia representar uma saída de clientes que pagam para ter o serviço meo.
Por isso o que se pode contar, é com todos os entraves à entrada de novos canais. Vinte canais era espectacular, concordo contigo, mas a meu ver não é realista, é de lembrar que os canais para estarem presentes na TDT têm de pagar à PT/meo, ainda à um tempo a SIC e TVI queixavam-se de pagar muito.
Enquanto a TDT estiver nas mãos da PT/meo, não espero grandes evoluções.
Aliás basta ver a luta que foi para a TDT ter a RTP3 e a RTP memória, era suposto arrancarem dois novos canais, onde estão esses canais?
A meu ver nunca deveria ser possível o operador da TDT gratuita ter um serviço concorrente de televisão paga, mas como disse anteriormente, estamos em Portugal.
 
Enquanto a TDT estiver nas mãos da PT/meo, não espero grandes evoluções.
Aliás basta ver a luta que foi para a TDT ter a RTP3 e a RTP memória, era suposto arrancarem dois novos canais, onde estão esses canais?

A menos que surja um atraso, o concurso para os dois canais arranca até final do ano, como previsto.
A TDT não está nas mãos da PT (pelo menos da forma que dizes), caso contrário não haveria qualquer tipo de expansão da TDT. Aliás, recordo que foi a própria PT a dizer que havia espaço para mais 4 canais no Mux A (ao contrário da Anacom que dizia que só haveria para dois).

Quanto aos muxes adicionais, não está decidido que a exploração seja feita pela PT, ou sequer que ela esteja interessada nisso. Um dos objetivos do estudo encomendado pela Anacom é exatamente ver de que forma a exploração comercial decorreu nos países onde a TDT foi um sucesso.
 
22€, quem tiver várias TVs em casa já é muito.

Não é para quem deixar de pagar duas dezenas de euros por mês para ter cento e tal canais que não vê. Nota que esta é só a minha opinião, neste momento está tudo em aberto.

mas no entretanto querem ir roubando mais um pouco aos portugueses, com investimentos que não levam a lado nenhum, e nem se tiram proveito deles.

Se estiveres atento às notícias, "eles" querem ampliar a TDT, cumprindo a promessa eleitoral e respeitando o compromisso assumida pela dita "gerigonça". Tudo o resto são especulações, é para isso que estão a ser feitos estudos independentes.
Quanto aos operadores de telemóveis, agora vão ficar com a faixa dos 700Mhz, é natural que daqui uma dúzia de anos queiram mais mas até lá há muito tempo para termos uma boa oferta de TDT.
 
Se estiveres atento às notícias, "eles" querem ampliar a TDT....

"Eles" no inicio também venderam a TDT ao público como tendo mais canais, e já lá vão 7 anos desta miséria, de quantos anos serão precisos para ter uma boa TDT.
Em Itália que iniciou quase ao mesmo tempo que nós, começou com 15 canais.

Isto é Portugal:snatal::003::009::joker:
 
Bem lembrado e bem notado! Alguém pelo menos...faz algo.

Agora concordo que a gestão (técnica e económica) da plataforma da TDT não deveria estar nas mãos de uma empresa que tem interesses antagónicos da mesma.
Na altura da OPA á PT (há 11 anos) um dos remédios/consequência foi a imposição separação da exploração do "cabo" versus "cobre" lembram-se?
Hoje teria de ser igual, separação das plataformas de acesso gratuitas, das pagas.
A gratuita acaba por ser necessariamente "estrangulada" por todos os interesses e é isso que se verifica.
 
Última edição:
Alguém tem algum palpite caso realmente se abram 2 vagas para novos canais na TDT, de quem efetivamente poderia estar interessado em emitir na plataforma ?
 
@klaser TV Record e grupo Cofina (cmTV) já mostraram interesse numa consulta pública feita há algum tempo.
Existe também a possibilidade de SIC e TVI candidatarem-se a ter um segundo canal.
Também pode aparecer o interesse de algum grupo media europeu, embora seja menos provável as melhorias recentes na economia portuguesa poderá levar alguns a, pelo menos, estudar a hipotese.
 
Back
Topo