TDT - Tópico Oficial

E atrevo-me a dizer que este (ou qualquer outro) modelo actual de TDT só existe porque ainda há quem proteste, reclame e pugne por melhor serviço, senão já tinham"acabado com isto". Os canais apenas vêm a TDT como custo obrigatório a manter, pelas licenças que os obriga.

Eu depreendo que digas que a SIC e a TVI estão a fazer caridade ao estar na TDT? O interesse da CMTV e outros canais que, como se sabe, até equacionaram ir para tribunal por acharem que foram lesados no concurso, é mesmo só para inglês ver?

É que o único país onde a TDT não singrou foi a Holanda onde os generalistas privados já há muito estão fora do sinal aberto... Tens uma TDT lá que é canais regionais + estatais, um pouco como acontece nos arquipélagos nacionais.

Pelo menos sou defensor da ocupação integral dos MUXs, ou seja, não havendo interessados em ocupa-los, que se desse a liberdade dos municípios de criarem um canal dentro do concelho por uma bagatela + canais regionais.

Doutra forma, a TDT está a comando do estado, vejamos a quantidade de canais estatais e dos privados...
(Mesmo achando que os canais privados em Portugal são como papel higiénico numa casa de banho).
 
Espanha Tem 516 canais na TDT
Vamos a contas :
26 a nível nacional
41 canais regionais
449 Canais Locais
19905213_897315913754366_254391718208378524_n.jpg



É caso para dizer, a nossa TDT é um sucesso.
 
Última edição:
quando um país tem estações locais de televisão dá nisso.
o nosso pais tinha infraestrutura para canais regionais mas nunca para locais. Cada cidade ter uma mão cheia de canais de TV só daquela cidade, mesmo que infraestruturados dentro dos canais nacionais (como faz a américa) era mito...
 
Se há infraestrutura para regionais também para há para locais , não esqueçamos da banda VHF essa podia ser utilizada para transmitir canais locais , mas é claro só fazia sentido nas cidades de concelho .
 
Seguindo analogia da TDT espanhola numero máximo de canais em Portugal seria de:
12 a nível nacional
20 regionais ( equivalente a numero de distritos e regiões autónomas )
193 locais (ficaram de fora os concelhos com menos de 10 mil habitantes )
no total Portugal poderia ter 225 canais
 
No tempo dos analógicos via os Locais de Badajoz e Mérida.

Infelizmente com a passagam para o digital deixei de poder ver esses canais, apesar de na altura ainda ter tido esperanças de ver os de Badajoz.

Neste momento, Locais e Regionais, só mesmo o Canal Extremadura.
 
Gosto de pensar que a compra que ocorreu ontem pode levar a que uma das contrapartidas é que a rede de TDT tem de ser vendida ou alienada.. Mas posso estar só a sonhar..
 
Gosto de pensar que a compra que ocorreu ontem pode levar a que uma das contrapartidas é que a rede de TDT tem de ser vendida ou alienada.. Mas posso estar só a sonhar..

O problema......é que a mesma só pode ser mantida por uma entidade que detenha profissionais e know-how sobre a matéria e, como sabemos, a rede TDT foi integrada na (vendida á) PT, após ter sido criada a TDP (Teledifusora de Portugal) que por sua vez era um sucedâneo de um departmento da RTP. Hoje, ou voltaria á RTP ou a uma entidade nova participada por todas as TVs, tipo SIBS na banca (mas interesse...? tá quieto).

Muitos poderão criticar a ideia, mas para existir futuro (e escala e economia de custos e....) na TDT, acho que poderia existir uma integração ou "mistura" de canais e emissores TDT a nivel Ibérico. Em territorio português receberiamos os mesmos canais espanhois e os portugueses seriam difundidos em territorio espanhol. Até a nivel logistico seria mais facil gerir interferencias, localizações de emissores e muxes, com beneficios para todos.

Pode parecer utopico, mas de outra forma, não creio que tenhamos capacidade nem recursos para poder vingar ou crescer nesta area com escala e qualidade.
No fundo tratar-se ia de implementar sinergias em vias de comunicações como se fazem com estradas, caminhos de ferrro, linhas de fibra optica, etc em interesses conjuntos.
 
Altice/Media Capital: Trabalhadores da RTP defendem nacionalização da rede TDT
alticetvi.jpg

A Comissão de Trabalhadores da RTP defendeu hoje que, a concretizar-se a compra da Media Capital pelo grupo Altice, "tem de ser revisto o modelo de distribuição" da televisão digital terrestre (TDT), passando pela sua nacionalização.

O grupo Altice, que comprou a PT Portugal há dois anos, anunciou hoje que chegou a acordo com a espanhola Prisa para a compra da Media Capital, dona da TVI, numa operação que avalia a empresa em 440 milhões de euros.

Em comunicado hoje divulgado, a Comissão de Trabalhadores (CT) da estação e rádio pública defende que, "a concretizar-se a compra da TVI pela Altice, tem de ser revisto o modelo de distribuição de TDT, cujo negócio significou uma transferência em massa de capital dos contribuintes portugueses para uma empresa que explorou um monopólio estatal, tornando o seu negócio mais lucrativo", "facto que ajuda a explicar por que é que o sinal de televisão digital terrestre é deficiente em zonas de fraca penetração de televisão por assinatura".

A rede da TDT é gerida pela Meo, da PT Portugal.

"Num país moderno e democrático, regido pela lei e pelas regras da concorrência, esta solução só pode passar pela nacionalização da rede de TDT e seu subsequente alargamento a todas as frequências de televisão e rádio públicas, incluindo as reivindicações da RTP Madeira e RTP Açores, bem como de privadas que queiram explorar a plataforma", afirma a CT.

A CT salienta ainda que "os contribuintes portugueses foram lesados quando os transmissores da RTP foram vendidos à PT por quase nada, foram lesados quando a TDT foi entregue à PT. Não nacionalizar a rede TDT significaria lesar os portugueses uma terceira vez".
Fonte:http://www.dn.pt/lusa/interior/alti...endem-nacionalizacao-da-rede-tdt-8637999.html
 
Gosto de pensar que a compra que ocorreu ontem pode levar a que uma das contrapartidas é que a rede de TDT tem de ser vendida ou alienada.. Mas posso estar só a sonhar..

Só um aparte: a TDT em si não pertence à Altice, o espectro pertence a todos nós, a TDT é gerida pela Anacom e o detentor da licença de utilização de frequência do Mux A neste momento é a PT. Isto pode mudar a qualquer momento, haja vontade. A lei não proíbe a criação de muxes alternativos, só limita os conteúdos que lá podem meter.

Em teoria, também acho que seria uma boa notícia a Altice alienar a distribuição da TDT. No entanto, alienar para quem? Nacionalizar não me parece uma boa opção, basta ver as borradas da Anacom mais a sua rede SFN que até a PT alertou que iria ter falhas. Os canais privados continuam a leste da questão, nunca manifestaram interesse em ter Muxes próprios. Por isso só estou a ver a distribuição passar para mãos de outros privados, o que é um risco e tanto pode ser melhor como pior do que agora temos.

Não é o ideal mas a única alternativa viável seria colocar a exploração nas mãos da RTP, como diz o @cenick. Logo a seguir teríamos a SIC e a TVI a guincharem a plenos pulmões e fazerem queixinha junto da União Europeia :D
 
Última edição:
Viram ontem a reportagem no jornal da noite da tvi?!? Não era sobre a TDT mas tinha muitas cenas da tv portuguesa e espanhola de à 20anos numa aldeia perto da fronteira de espanha.
Engraçado como confundiram muitas vez qualidade de imagem, com qualidade do sinal... tanto à 20 anos como agora...
 
Há alguns dias e pela primeira vez estou a usar a TDT numa TV em casa, em jeito de teste. TV que foi comprada há anos quando nas grandes superfícies diziam "compatível com a TDT". Ou seja, 10 anos? menos, mais? não sei.

Que coisa tão horrível. Tudo bem que é uma antena interior, mas as oscilações entre bom e péssimo (freezes, micro e macro-blocos) mostram que não é da antena, é mesmo o sinal que é uma porcaria.

E os canais? aqui no Funchal ARTV, RTP1, RTP Madeira, RTP2, RTP3, SIC e TVI. Sendo que RTP Madeira está grande parte do dia em simultâneo com a RTP3, assim que não se pense que é grande vantagem em relação ao resto nacional.

Que porcaria, que tristeza. Quem é que não vai investir nos operadores do cabo com esta realidade?

Como é que aquela criança da fronteira não vai dizer "eu non gosto de hablar portugués" enquanto passa o dia a ver bonecada espanhola em HD?

Não há palavras.
 
Eu diria antes que utilizar uma antena interior para captar a TDT e daí aferir a qualidade da mesma não é "tão horrível" :-):-) é pior... muito pior!
 
@José Alberto Não apanhas também a RTP Memória?
Para complementar o post do @cempsis, a TDT em Portugal está planeada para a utilização de antenas exteriores, com excepção de algumas zonas históricas que têm o sinal reforçado por não serem permitidas antenas nos telhados... Com antena interior, se não estiveres perto do retransmissor, é normal ter problemas de sinal.
 
Sim, também tenho a RTP Memória.
Supostamente tenho um emissor a 550 metros de casa, e para um teste não vou fazer mais do que uma antena interior.
qd a tv é mto boa e tendo um emissor por perto, até so o cabo ligado à tv, sem tar ligado a mais nada, basta... isso acontece na minha pana por ex.
Alias, eu com o cabo ligado para ter o RF da Vodafone, consigo tambem apanhar na boa os canais da TDT
 
Back
Topo