TDT - Tópico Oficial

TDT custa 25 mil euros diários ao grupo RTP
Em 2017, acesso à rede detida pela Altice custou quase 9,2 milhões de euros à empresa pública.
img_757x498$2018_05_01_23_22_18_733635.jpg

No primeiro ano completo de emissões da RTP Memória e da RTP 3 na Televisão Digital Terrestre (TDT), que se juntaram à RTP 1, RTP 2, RTP Açores e RTP Madeira (estas duas apenas nos respetivos arquipélagos) os custos do grupo público com o aluguer desta rede de emissão disparou para os 9,167 milhões de euros. Um valor que representa um pagamento de 25 115 euros por dia à Altice, que ficou detentora desta rede após a compra da Portugal Telecom.

Recorde-se que a emissão da RTP Memória e da RTP 3 na TDT arrancou a 1 de dezembro de 2016, ano em que os custos com o aluguer da rede atingiram os 6,446 milhões de euros. No ano anterior, quando o grupo apenas emitia na TDT a RTP 1, a RTP 2 e os canais das regiões autónomas, os custos tinham sido de 6,2 milhões de euros.
Ou seja, entre 2015 e 2017, os encargos da empresa pública com a emissão na TDT subiram 48%, o que representa um aumento nos encargos anuais de quase três milhões de euros.

Tal como a RTP, a Media Capital e a Impresa também pagam à Altice para emitir, respetivamente, a TVI e a SIC na TDT. O relatório e contas da Media Capital revela que o custo com o acesso a esta rede no ano passado foi de 2,676 milhões, uma redução de 9,1% (menos 268 mil euros) face a 2016. A TVI e a SIC (que não revela o valor pago nas suas contas, mas que será próximo do da TVI) renegociaram os contratos de acesso à rede da Altice após a entrada dos novos canais da RTP na TDT.

Fonte: https://www.cmjornal.pt/tv-media/de...os-diarios-ao-grupo-rtp?ref=tv-media_destaque
 
Que luxo, quando a RTP podia ter usado a sua própria rede de transmissores, pelo menos, para negociar um preço inferior. A TDT deve, com urgência, voltar para o Estado. O canal "11" da federação deveria ser incluído na TDT nas horas vazias do canal dos parasitas (ARTV).

Obrigar os operadores nacionais (6h cada) a emitir num canal infanto-juvenil na TDT.

A RTP mudar a sua versão SD pela HD.

Medidas mínimas para salvar a TDT, doutra forma fechem o estaminé que quando tiver quotas de 10% é questionável a sua manutenção (mais vale ter FTA sobre satélite dos canais RTP)
 
Mais pagam os Portugueses aos operadores de telecomunicações para ver televisão , mas isso não interessa o correio da manhã divulgar , quando se matar o serviço publico o que vai restar é telenovelas reality shows tal shows pimbas , há coisas mal RTP e os políticos tem culpa no cartório a RTP2, RTP 3 e RTP memoria sem publicidade em sinal aberto , é uma anedota, a publicidade deveria ser exclusiva para os canais televisivos em sinal aberto , quem quer tv por cabo que pague por inteiro , não esqueçamos Portugal tem o numero mais alto de subscritores de serviços de tv na Europa , cerca de 85 % , é obra , enquanto em espanhã 85 % vê televisão em sinal aberto , isto diz muito do negocio em volta dos operadores de telecomunicações em Portugal .
 
Mais pagam os Portugueses aos operadores de telecomunicações para ver televisão , mas isso não interessa o correio da manhã divulgar , quando se matar o serviço publico o que vai restar é telenovelas reality shows tal shows pimbas , há coisas mal RTP e os políticos tem culpa no cartório a RTP2, RTP 3 e RTP memoria sem publicidade em sinal aberto , é uma anedota, a publicidade deveria ser exclusiva para os canais televisivos em sinal aberto , quem quer tv por cabo que pague por inteiro , não esqueçamos Portugal tem o numero mais alto de subscritores de serviços de tv na Europa , cerca de 85 % , é obra , enquanto em espanhã 85 % vê televisão em sinal aberto , isto diz muito do negocio em volta dos operadores de telecomunicações em Portugal .

Falando no meu caso, a NOWO inclui no pacote mais barato televisão digital com cerca de 90 canais. Sendo que hoje a Internet faz parte dos nossos dias, muitos ganharam o gosto a ter 10x mais canais que a TDT... Por isso a TDT só será considerada como opção para quem desconheça que pode pagar menos com 3p do que os preços tabela de alguns 2p ou Internet...

Agora juntas a isso, uma oferta anedótica e uma transição para a TDT desastrosa e tens o porquê dos números.
 
Frequência da TDT vai mudar a partir de setembro de 2019
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/frequencia-da-tdt-vai-mudar-a-partir-de-setembro-de-2019/
A partir de setembro do próximo ano a faixa de frequência da TDT vai mudar. A alteração, que resulta da libertação da faixa dos 700 MHz para o desenvolvimento do 5G, não terá custos para o consumidor obrigando apenas a uma sintonização da TDT para nova faixa. A mudança para a nova faixa vai ser gradual pelo país. A Anacom quer o processo concluído até 30 de junho de 2020. O roteiro nacional proposto pelo regulador “prevê a adoção do cenário mais simples de migração, através da manutenção da tecnologia atual e sem necessidade de qualquer período de transmissão simultânea. Este cenário implicará apenas uma sintonização da nova frequência, ou seja, não será necessário adquirir quaisquer equipamentos, nem reorientar as antenas”, frisa a Anacom.
 
Material da ARTV custa mais de 1,6 milhões de euros por ano

Parlamento compra, com carácter de urgência, 1440 cassetes betacam para arquivar emissões.

img_757x498%242018_07_02_22_42_13_753929.jpg


O equipamento da ARTV (Canal Parlamento) custa ao orçamento da Assembleia da República mais de 1,6 milhões de euros por ano.

De acordo com o Orçamento do Estado, para 2018, o material audiovisual do Parlamento (câmaras, microfones, régies e outros) deverá representar uma despesa de quase 1,65 milhões de euros. A este valor acresce a aquisição de consumíveis de gravação audiovisual, cujo orçamento aponta para um gasto na ordem dos 45 mil euros.

E é precisamente nesta rubrica que deverá entrar a compra de cassetes de vídeo para a gravação de sessões parlamentares. É que a Assembleia da República ainda utiliza o velho processo de gravação em betacam e lançou recentemente um concurso urgente para a compra de 1440 cassetes.

No entanto, este investimento terá um custo muito superior ao inscrito no orçamento: pelo menos, 79 200 euros, segunda a publicação feita em Diário da República.

Mas o objetivo da Secretaria-Geral da Assembleia da República (SGAR) é que, a médio prazo, deixe de ser necessária a aquisição destes consumíveis.

Até ao final de julho, está previsto o lançamento de um concurso público internacional para a digitalização do arquivo de vídeo. No entanto, segundo o SGAR, este concurso poderá demorar mais tempo do que o desejável. Até lá, as cassetes continuam a ser a solução.

De lembrar que o Parlamento paga ainda 420 mil euros/ano à Altice para ter a ARTV na Televisão Digital Terrestre (TDT).

Fonte:https://www.cmjornal.pt/tv-media/de...ilhoes-de-euros-por-ano?ref=tv-media_destaque
 
Vi isso na capa do i ontem. Ninguém lhes diga que os canais de tv usam e vão continuar a usar cassetes para armazenamento de programas por muitos e bons anos.

Falam como se fosse algo mau, pensando que são o mesmo tipo de cassetes para uso doméstico que nós tinhamos em casa no século passado. A comunicação social portuguesa é que vive num "velhinho processo" quando não sabe daquilo que fala. https://en.m.wikipedia.org/wiki/HDCAM
 
Gravação no sentido de quando estão a filmar? Por exemplo a série Odisseia foi filmada em cartões de memória, se a.... memória não me falha. E possivelmente o produto final para exibição entregue em cassete. Cassete não significa analógico. Ler o link que publiquei acima para cassetes HDCAM e HDCAM SR. Para o equivalente em audio podem procurar por cassetes DAT e DCC.
 
Última edição:
Em Portugal o que se verifica sempre é que para o cliente / publico / utente / consumidor
qualquer solução ou serviço fica sempre mais cara e/ou mais demorada e/ou obsoleta!

Por outro lado não pensamos, não organizamos e não projectamos, não somos eficientes, somos imobilistas.

Como consequência não inovamos, não somos competitivos e desperdiçamos recursos de forma inexplicável e escandalosa.

Nunca temos capacidade para corrigir um erro cometido ou desfazer algo que nunca deveria ter sido feito.
Achamos que as infraestruturas uma vez construidas, não têm mais custos e se auto-mantêem, não se degradam...

Somos um pais pobre (e nunca deixámos de o ser) e vivemos na doce ilusão que somos ricos e que por isso só vivemos bem
aparentando que somos capazes de pagar.
Achamos que auto-estradas sem fim pagas com portagem ou em PPP é sustentável (olhar para Espanha).

Somos os que mais pagamos para ter canais de TV e nenhum regulador tem coragem de separar as ofertas nem impor preços justos - ver o escândalo "do gozo" das operadoras com o fim das fidelizações.

Os exemplos são intermináveis.....

Do que nos queixamos? o que fazemos para que as coisas mudem efectivamente?
 
Pena que já não me lembro em que twitter vi, mas lembro-me de ver há 2 ou 3 anos um tweet com uma fotografia de uma cassete para ser entregue à BBC de algo que ia ser transmido nesse dia ou no dia seguinte. Se os jornais ingleses descobrem…
 
Mudança de faixa da TDT por causa do 5G preocupa Altice
Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal, diz ter sido surpreendido com a decisão da Anacom relativamente à libertação de frequências para o 5G.
img_817x460$2018_07_04_15_17_44_334419.jpg

A Altice Portugal admitiu esta quarta-feira, 4 de Julho, estar "muito preocupada" com a decisão da Anacom, anunciada na terça-feira, de mudar em 2019 a frequência usada nas transmissões da Televisão Digital Terrestre (TDT), por poder prejudicar utilizadores menos informados.

"As pessoas que usam a TDT sabemos que são pessoas que têm um nível etário, e do ponto de vista da utilização de tecnologia, que é limitado. E, nessa perspectiva, ficamos muito preocupados com medidas desta natureza", afirmou o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, à margem de uma demonstração em ambiente de rede comercial das futuras redes da quinta geração de telemóveis (5G).

As frequências usadas nas transmissões da TDT vão mudar em 2019, tendo a Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações na terça-feira, em comunicado divulgado, dado a conhecer o roteiro para a libertação da banda de frequências dos 700 Mega-Hertz (MHz), que vai deixar de ser usada pela TDT para poder acomodar o 5G.

A libertação desse espectro deve estar concluída até 30 de Junho de 2020, segundo anunciou o regulador das comunicações e, a partir dessa data, as transmissões de TDT deixam de poder ser feitas na actual faixa, entre os 470 e os 694 MHz.

O problema, segundo a Altice, é que esta mudança vai ser imediata, sem haver simultaneidade entre a frequência de transmissão anterior de TDT e a nova transmissão, o que significa que alguns utilizadores podem não ver o serviço enquanto não sintonizarem a caixa.

"Infelizmente, uma vez mais, o alinhamento entre os operadores e o regulador não foi o que gostaríamos e achamos relevante, porque efectivamente também fomos apanhados de surpresa pela comunicação feita pela imprensa" na terça-feira, explicou Alexandre Fonseca.

Quanto ao leilão de venda de espectro para o 5G, o presidente da Altice afirmou que "não se pode, uma vez mais, cair na tentação de ver este leilão como uma ferramenta de financiar reguladores (...) e Estados".

Para Alexandre Fonseca, o 5G tem de ser visto "como um paradigma de desenvolvimento social", não apenas tecnológico, razão porque o leilão deve ser feito de "uma forma mais inclusiva", colocando os operadores "dentro da discussão".

Fonte:https://www.jornaldenegocios.pt/emp...-faixa-da-tdt-por-causa-do-5g-preocupa-altice
 
O problema, segundo a Altice, é que esta mudança vai ser imediata, sem haver simultaneidade entre a frequência de transmissão anterior de TDT e a nova transmissão, o que significa que alguns utilizadores podem não ver o serviço enquanto não sintonizarem a caixa.

Eu concordo que é um problema, mas se não mudarem de repente vai haver o problema de sintonizarem o dobro dos canais, não é? E quando acabar o período simultaneo iam ter metade dos canais a não funcionar. Ao menos assim não ficam montes de TDTs a funcionar irritantemente a meio-gás.
 
Back
Topo