TDT - Tópico Oficial

A noticia é do dia 10 de abril numa entrevista a SIC noticias o presidente executivo da Altice Portugal disse que poderia implementar mais dois canais para exclusivo da telescola sem custos adicionais,visto faz parte do contrato publico "RTP" , mais uma prova que o jogo interesses impede o progresso da TDT de forma rápida.
O titulo da noticia induz em erro .
https://sicnoticias.pt/especiais/co...equencias-adicionais-na-TDT-se-for-necessario
 
mais uma prova que o jogo interesses impede o progresso da TDT de forma rápida.

E no entanto a forma como foi feito contribuiu para o lançamento da Telescola de forma rápida, sem burocracias, com investimento mínimo, sem perder tempo a adquirir, testar e configurar maquinaria e, mais importante de tudo, sem obrigar a nova sintonia (coisa complicada para uma boa margem da população).
 
@Internos
"Irlanda, a Bélgica, ou a Suíça"
Não são boas comparações para Portugal visto que têm boas alternativas via satélite , enquanto cá em Portugal a TDT complementar poderia ter muito mais , alias já podia ter os canais nacionais em HD mas não tem por causa da box proprietária da altice que nem permite receber canais em sinal aberto muito menos as rádios públicas disponíveis no satélite hispasat .
Alias se a RTP tivesse no hispasat a sua própria frequência por satelite "Mux" seguindo o exemplo da RAI , poderia ter todos seus canais em HD e rádios , assim nesta forma melhorando ate os serviços de tv por subscrição dos operadores de telecomunicações "meo/nos" como os próprios iriam poupar na transmissão dos canais da RTP visto partilhariam os custo em conjunto .
Faz sentido o que vemos na seguinte imagem ?

Caso único na Europa o mesmo canal " com a mesma emissão " repetido varias vezes no mesmo satélite, actual TDT complementar não faz sentido existir .

Outro exemplo , cada um por si nos e meo + RTP .
Não faria mais sentido a RTP entrar um acordo com a nos e a meo e criar algo semelhante ao tivusat italiano
como podemos ver aqui​
É difícil criar algo semelhante em Portugal ?
A imagem não mostra mas a RAI tem varias frequências exclusivas para o seu serviço .
https://en.kingofsat.net/find.php?question=rai

É claro que não tem lógica do ponto de vista do Estado e população.

Tem lógica do ponto de vista das operadoras que prendem/monetizam assim o que devia ser livre. Muitas TDT's na europa têm cobertura alternativa via satélite sem estar preso a nenhuma operadora como é o caso em Portugal. Com o equipamento certo até é possível captar algumas dessas emissões que por exemplo no caso italiano apenas encriptam os jogos de futebol como já acontecia desde os anos 80 em analógico.
 
@Internos
"Irlanda, a Bélgica, ou a Suíça"
Não são boas comparações para Portugal visto que têm boas alternativas via satélite , enquanto cá em Portugal a TDT complementar poderia ter muito mais , alias já podia ter os canais nacionais em HD mas não tem por causa da box proprietária da altice que nem permite receber canais em sinal aberto muito menos as rádios públicas disponíveis no satélite hispasat .
Alias se a RTP tivesse no hispasat a sua própria frequência por satelite "Mux" seguindo o exemplo da RAI , poderia ter todos seus canais em HD e rádios , assim nesta forma melhorando ate os serviços de tv por subscrição dos operadores de telecomunicações "meo/nos" como os próprios iriam poupar na transmissão dos canais da RTP visto partilhariam os custo em conjunto .
Faz sentido o que vemos na seguinte imagem ?

Caso único na Europa o mesmo canal " com a mesma emissão " repetido varias vezes no mesmo satélite, actual TDT complementar não faz sentido existir .

Outro exemplo , cada um por si nos e meo + RTP .
Não faria mais sentido a RTP entrar um acordo com a nos e a meo e criar algo semelhante ao tivusat italiano
como podemos ver aqui​
É difícil criar algo semelhante em Portugal ?
A imagem não mostra mas a RAI tem varias frequências exclusivas para o seu serviço .
https://en.kingofsat.net/find.php?question=rai

Ah! - mas concordo inteiramente! E o propósito do meu comentário original era justamente mostrar realidades que são possíveis e alcançáveis para a nossa dimensão modesta. Recentrar as expectactivas. E quanto ao serviço por satélite, é realmente uma das possibilidades de expansão da oferta televisiva onde há mais ao nosso alcance.
E é no satélite onde mais custa a entender esta reiterada desistência em fornecer um serviço melhor e mais completo. Para frisar só um aspecto, é incompreensível que os receptores para a nossa televisão digital por satélite vedem a recepção dos outros canais de acesso livre, disponíveis exactamente no mesmo satélite. Bloquear a recepção de canais de acesso livre é inaceitável e é inexplicável a conivência com este atropelo.
Enfim, que os operadores comerciais queiram mandar no jogo e maximizar as receitas de todos os modos, eu até percebo, mas que aqueles que devem defender o interesse público assistam sem força e sem vontade, coloca umas boas perguntas.
 
Boas, mais um novato no fórum.

Resido em Castelo Branco, e recentemente, em Janeiro passado, depois de 3-4 dias sem sinal no canal 56 (Gardunha) mudei a instalação toda de casa para uma antena que já tinha (apontada para S. Mamede, C47). Tudo correu bem, e estou satisfeito com a mudança.

Infelizmente continuo sem conseguir apanhar a TDT espanhola, embora consiga apanhar 3 Mux's espanhois em dias de propagação. Apanho sinal supostamente da rede de micro-emissores na zona de Cedilho, mas apontando para Cáceres não apanho nada.
Por isso lembrei-me de talvez experimentar uma antena omnidirecional, alguém me pode aconselhar, será que vale a pena, ou não?

Obrigado.
 
Boas, mais um novato no fórum.

Resido em Castelo Branco, e recentemente, em Janeiro passado, depois de 3-4 dias sem sinal no canal 56 (Gardunha) mudei a instalação toda de casa para uma antena que já tinha (apontada para S. Mamede, C47). Tudo correu bem, e estou satisfeito com a mudança.

Infelizmente continuo sem conseguir apanhar a TDT espanhola, embora consiga apanhar 3 Mux's espanhois em dias de propagação. Apanho sinal supostamente da rede de micro-emissores na zona de Cedilho, mas apontando para Cáceres não apanho nada.
Por isso lembrei-me de talvez experimentar uma antena omnidirecional, alguém me pode aconselhar, será que vale a pena, ou não?

Obrigado.
Não, precisas é de uma outra antena de alto ganho virada para o emissor espanhol, como montanchez.

Um amplificador com duas entradas, filtros 5G.
 
Não, precisas é de uma outra antena de alto ganho virada para o emissor espanhol, como montanchez.

Um amplificador com duas entradas, filtros 5G.

Eu estou a utilizar um amplificador interno (na realidade são dois, um para cada derivação do spliter), mas não tenho amplificador de mastro, devo comprar um? Acho que antena também já tem filtro 4g incorporado.
 
Eu estou a utilizar um amplificador interno (na realidade são dois, um para cada derivação do spliter), mas não tenho amplificador de mastro, devo comprar um? Acho que antena também já tem filtro 4g incorporado.
O novo dividendo digital precisa de cortar as frequências acima do canal 48 logo os filtros chamam se 5G.

Os filtros 4g eram para cortar canais acima do 60.

https://www.tdtprofesional.com/es/antena-tdt-uhf-bkm-18db-negra-lte5g.html

https://www.tdtprofesional.com/es/amplificador-de-mastil-max305l-2uhf-30db-5g.html

https://www.tdtprofesional.com/es/fuente-de-alimentacion-24v-120ma-2-salidas-rf.html


Qualquer amplificador antigo é para retirar e fica apenas o do mastro.
 
O novo dividendo digital precisa de cortar as frequências acima do canal 48 logo os filtros chamam se 5G.

Os filtros 4g eram para cortar canais acima do 60.

https://www.tdtprofesional.com/es/antena-tdt-uhf-bkm-18db-negra-lte5g.html

https://www.tdtprofesional.com/es/amplificador-de-mastil-max305l-2uhf-30db-5g.html

https://www.tdtprofesional.com/es/fuente-de-alimentacion-24v-120ma-2-salidas-rf.html


Qualquer amplificador antigo é para retirar e fica apenas o do mastro.

OK, obrigado, vou ver o que se pode fazer.
 
Boas, mais um novato no fórum.

Resido em Castelo Branco, e recentemente, em Janeiro passado, depois de 3-4 dias sem sinal no canal 56 (Gardunha) mudei a instalação toda de casa para uma antena que já tinha (apontada para S. Mamede, C47). Tudo correu bem, e estou satisfeito com a mudança.

Infelizmente continuo sem conseguir apanhar a TDT espanhola, embora consiga apanhar 3 Mux's espanhois em dias de propagação. Apanho sinal supostamente da rede de micro-emissores na zona de Cedilho, mas apontando para Cáceres não apanho nada.
Por isso lembrei-me de talvez experimentar uma antena omnidirecional, alguém me pode aconselhar, será que vale a pena, ou não?

Obrigado.
Em que zona de CB moras? É que há zonas na cidade em que é mais dificil de apanhar. Tenho ouvido alguns amigos que moram na zona das Violetas a queixarem-se disso. As melhores zonas para a TDT espanhola na cidade são a Pires marques, Castelo, Bairro das perdizes, Carapalha e Quinta dr. Beirao, pelo que tenho ouvido....
 
Em que zona de CB moras? É que há zonas na cidade em que é mais dificil de apanhar. Tenho ouvido alguns amigos que moram na zona das Violetas a queixarem-se disso. As melhores zonas para a TDT espanhola na cidade são a Pires marques, Castelo, Bairro das perdizes, Carapalha e Quinta dr. Beirao, pelo que tenho ouvido....

A recepção varia muito aqui na cidade, a cidade é muito vertical nalgumas zonas. Eu moro no Bairro do Cansado, e não tenho vista limpa para apontar a antena para a zona de Cáceres, mas há pessoas aqui no bairro com antenas apontadas para lá. outros apontam para a zona de Cedilho, conheço pelo menos uma pessoa que mora a menos de 100m de mim nessa situação, com recepção de mux's espanhois confirmada. Eu tenho a antena apontada na mesma direcção (Sul), apanho o sinal de S. Mamede mas só apanho 3 mux's espanhois em dias de propagação.

É mesmo muito difícil ter os mux's espanhois aqui, e é mesmo como tú dizes, uns têm, outros não.
 
pois... se morares na zona onde fazem a festa deve ser fácil apanhar do lado de baixo torna-se mais dificil porque existem muitos predios. quase me atrvo a dizer que tudo o que fica do lado da rua do matadouro e da srº de mercules deve ser dificil apanhar. A antena, cablagem e amplificador também influencia muito. Na eng. Pires marques apanho (tv's mais radios) perto de 50 canais com a antena do prédio e não tivemos de fazer alterações nenhumas. Se estás mesmo interessado en tdt espanhola aquela loja da televés por baixo do centro comercial santiago tem bom material e o dono é pró na TDT espanhola
 
pois... se morares na zona onde fazem a festa deve ser fácil apanhar do lado de baixo torna-se mais dificil porque existem muitos predios. quase me atrvo a dizer que tudo o que fica do lado da rua do matadouro e da srº de mercules deve ser dificil apanhar. A antena, cablagem e amplificador também influencia muito. Na eng. Pires marques apanho (tv's mais radios) perto de 50 canais com a antena do prédio e não tivemos de fazer alterações nenhumas. Se estás mesmo interessado en tdt espanhola aquela loja da televés por baixo do centro comercial santiago tem bom material e o dono é pró na TDT espanhola
Eu moro mesmo em frente do recinto de festas, mas infelizmente na rua de trás, é só casas à volta :(.

O spliter que estou a usar comprei-o nessa loja, mas também costumo ir à loja que está ao pé da pastelaria Flor do Castelo, ao pé da farmácia... Andava a namorar uma antena de 80€ da televês, mas tenho medo de não apanhar nada, sinceramente, não sei se deva arriscar, o único canal espanhol em que tenho interesse é o DMax (um dos que apanho em propagação).
 
vai à loja da televés e fala com o dono (acho que normalmente não está lá, costuma estar lá uma senhora) pelo que me têm dito ele sabe de cor quais a zonas onde se consegue apanhar em CB e do que é preciso. Com jeito ele vai lá e testa antes de te dar um orçamento
 
Se cá vier são logo 100€ à vida + material extra, e eu queria evitar isso. Pelas minhas contas tinha coisa para 200€.

Vou experimentar uma antena nova e o misturador/amplificador de mastro (na realidade já estava nos meus planos), se não der, pelo menos já tenho o material e fica só a mão de obra.
 
Se cá vier são logo 100€ à vida + material extra, e eu queria evitar isso. Pelas minhas contas tinha coisa para 200€.

Vou experimentar uma antena nova e o misturador/amplificador de mastro (na realidade já estava nos meus planos), se não der, pelo menos já tenho o material e fica só a mão de obra.
Se apanhas em propagação e nem tens a antena virada para o lado certo nem o material mais correcto obviamente que apanharas com tudo bem feito.
 
Back
Topo