TDT - Tópico Oficial

Começo este post com uma má notícia (pelo menos para aqueles que como eu desejam diversidade na TDT).
https://eco.sapo.pt/2020/07/23/parlamento-aprova-aumento-do-numero-de-canais-na-tdt/
Como já devem ter percebido, esta solução é baseada no completo desconhecimento técnico, e da estupidez em ter programas repetidos em vários canais na TDT.

Por isso, como sou construtivo, posto a minha própria visão, que seria completada em duas fases distintas.

Fase 1 - Optimização da largura de bando do actual Mux A (MPEG-4/h.264)
- Reconversão dos sinais dos canais RTP1, SIC e TVI de SD para HD;
- Implementação de um sistema de sinal alterno na posição 5 da TDT. Seria disponibilizado um sinal, possivelmente o Euronews, sempre que a ARTV não esteja a emitir;
- Aproveitamento da largura de banda assignada para os canais regionais RTP Madeira e RTP Açores no continente. Disponibilização, possívelmente da RTP África no continente, continuidade dos canais regionais nas respectivas zonas. Em alternativa, concurso para canais regionais no continente.

Notas da primeira fase:
Com a reconversão dos canais RTP1, SIC e TVI deixa de haver largura de banda para mais canais, por isso nesta fase, não seria possível a inclusão de mais canais.

Fase 2 - Reconversão do Mux A dos sistema DVB-t MPEG-4/h.264 para o sistema DVB-T2
- Atribuição por concurso de um canal Infanto-Juvenil;
- Atribuição por concurso de um canal de Desporto;
- Atribuição por concurso de um canal de Entretenimento (filmes/séries ou outro);
- Atribuição por concurso de um canal de Música.

Notas da segunda fase:
Com a migração do sistema DVB-T para o DVB-T2 os dados são ainda mais comprimidos, o que significa que o MUX passa a poder transportar até mais 40% de informação, o que torna possível a inclusão de mais 4 canais SD.
 
Começo este post com uma má notícia (pelo menos para aqueles que como eu desejam diversidade na TDT).
https://eco.sapo.pt/2020/07/23/parlamento-aprova-aumento-do-numero-de-canais-na-tdt/
Como já devem ter percebido, esta solução é baseada no completo desconhecimento técnico, e da estupidez em ter programas repetidos em vários canais na TDT.

Por isso, como sou construtivo, posto a minha própria visão, que seria completada em duas fases distintas.

Fase 1 - Optimização da largura de bando do actual Mux A (MPEG-4/h.264)
- Reconversão dos sinais dos canais RTP1, SIC e TVI de SD para HD;
- Implementação de um sistema de sinal alterno na posição 5 da TDT. Seria disponibilizado um sinal, possivelmente o Euronews, sempre que a ARTV não esteja a emitir;
- Aproveitamento da largura de banda assignada para os canais regionais RTP Madeira e RTP Açores no continente. Disponibilização, possívelmente da RTP África no continente, continuidade dos canais regionais nas respectivas zonas. Em alternativa, concurso para canais regionais no continente.

Notas da primeira fase:
Com a reconversão dos canais RTP1, SIC e TVI deixa de haver largura de banda para mais canais, por isso nesta fase, não seria possível a inclusão de mais canais.

Fase 2 - Reconversão do Mux A dos sistema DVB-t MPEG-4/h.264 para o sistema DVB-T2
- Atribuição por concurso de um canal Infanto-Juvenil;
- Atribuição por concurso de um canal de Desporto;
- Atribuição por concurso de um canal de Entretenimento (filmes/séries ou outro);
- Atribuição por concurso de um canal de Música.

Notas da segunda fase:
Com a migração do sistema DVB-T para o DVB-T2 os dados são ainda mais comprimidos, o que significa que o MUX passa a poder transportar até mais 40% de informação, o que torna possível a inclusão de mais 4 canais SD.
O que foi aprovado é um projeto de resolução. Não tem força de lei
 
Fase 2 - Reconversão do Mux A dos sistema DVB-t MPEG-4/h.264 para o sistema DVB-T2

Se isso um dia acontecesse terias pessoal aos berros a acusar o Governo de boicotar a TDT. Recordo que a passagem para DVB-T2 na maior parte dos casos requer compra ou troca de equipamentos - o que é particularmente sensível tendo em linha de conta quem hoje vê a TDT: população mais idosa, mais pobre, pouco dada a tecnologias ou que tem pouco ou nenhum interesse pela TV. Por isso deixa lá estar o DVB-T no Mux A que está bem.

É preciso ver que hoje só se está a falar nos canais da RTP porque o concurso dos dois novos canais está parado (seria bom saber porquê) e o mais provável é não acontecer.
Não partilho do otimismo do BE:

O BE considera ainda que “alargar a oferta da RTP em sinal aberto irá assim promover também o mercado disponível para serviços de programas privados na TDT no novo espetro dos 700 MHz já aberto pela ANACOM

Embora há um par de anos se tenha estudado a questão, tenho sérias dúvidas que sejam criados mais Muxes. A relevância da TDT é inversamente proporcional à taxa de penetração da TV paga (que continua sempre a subir).

Mais urgente do que falar em novos canais, o Governo deveria dar prioridade à procura de alternativas para a difusão do sinal porque a Altice vai deixar de o fazer em 2023. O tempo passa muito depressa quando se corre o risco de ter de construir outra rede.
 
Se isso um dia acontecesse terias pessoal aos berros a acusar o Governo de boicotar a TDT.
Não seria muito diferente da transição do analógico para o digital. Infelizmente em Portugal correu da pior forma, o que acabou por fomentar o pago ainda mais.

Recordo que a passagem para DVB-T2 na maior parte dos casos requer compra ou troca de equipamentos - o que é particularmente sensível tendo em linha de conta quem hoje vê a TDT: população mais idosa, mais pobre, pouco dada a tecnologias ou que tem pouco ou nenhum interesse pela TV. Por isso deixa lá estar o DVB-T no Mux A que está bem.
Eu apenas estou a procurar alternativas, não me parece que haja disponibilidade para um mux novo, mas sim, tudo o que dizes é verdade. Mas por exemplo podia-se por um ecrã estático no actual mux a avisar as pessoas da necessidade de mudança, e acima de tudo, de vendedores de cabo a pensar na sua comissão.

Não partilho do otimismo do BE:
Exigir ao governo que se ponham mais canais com conteúdos que já estão na TDT, não é optimismo, é decadência.

Mais urgente do que falar em novos canais, o Governo deveria dar prioridade à procura de alternativas para a difusão do sinal porque a Altice vai deixar de o fazer em 2023. O tempo passa muito depressa quando se corre o risco de ter de construir outra rede.
Se eu fosse governo, sabia exactamente o que fazer (aliás, já foi feito antes), espero que encontrem soluções para esse problema, e acima de tudo, se necessário for, que se lembrem que a RTP tem um sistema alternativo que pode ser reconvertido.
A TDT é essencial, seriamos o primeiro país no mundo a ter um sistema de televisão inteiramente por subscrição.
 
Distritos de Portalegre e Castelo Branco vão começar a transição da frequência amanhã mas o processo só acaba em 22 de setembro.

Ainda não há datas para o resto do país: https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=414983
A região 3 já tem datas. Amanhã p.ex. muda o emissor de Cascais. Acaba tudo na região dia 17/9. Recebi carta.

Há maneira de saber que canal vai ser preciso sintonizar em cada emissor? 35 ou 48?
 
Juro, a ver a quantidade de canais, diversidade de temáticas e qualidade dos mesmos na TDT de Espanha, até me deixa com vergonha do serviço de cá.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Canais_de_TV_na_Espanha
até o disney channel está em sinal aberto,
ridiculo portugal não ser assim, "obrigam-nos" a assinar contratos e ficarmos fidelizados quando podia haver bom senso e perceber que nem todos querem ter 100/200 canais para depois só ver ~5/10
 
Distritos de Portalegre e Castelo Branco vão começar a transição da frequência amanhã mas o processo só acaba em 22 de setembro.

Ainda não há datas para o resto do país: https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=414983
Como albicastrense já tenho a situação resolvida, por isso já não me afecta (actualmente a receber no canal 47)... Os idosos, e são muitos aqui na zona é que pode ser mais problemático.

Juro, a ver a quantidade de canais, diversidade de temáticas e qualidade dos mesmos na TDT de Espanha, até me deixa com vergonha do serviço de cá.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Canais_de_TV_na_Espanha
até o disney channel está em sinal aberto,
ridiculo portugal não ser assim, "obrigam-nos" a assinar contratos e ficarmos fidelizados quando podia haver bom senso e perceber que nem todos querem ter 100/200 canais para depois só ver ~5/10
Não há vontade política :(. Se não, já tinham resolvido a situação.
 
o governo é que tem culpa de não haver mais canais na TDT? onde entra a politica neste assunto?
estou curioso..
São eles, governo, que lançam os concursos para os novos canais. Em 2016 ficou defenido em conselho de ministros que a RTP 3, a RTP Memória mais dois canais privados, os canais da RTP foram lançados em tempo recorde, mas os concursos para os privados foram adiados... Alguma coisa se passou para os terem adiado, o que tenho lido nas notícias é o governo a apontar o dedo à Altice e vice-versa. A única coisa que tenho a certeza é que se houvesse vontade política já tinham resolvido a situação há muito tempo, mas não, só para escrever os concursos para os novos canais demoraram dois anos e depois adiaram. E aparentemente a Altice quer vender a largura de banda que falta no actual mux... Mas o governo não deixa.

Desde 2008 que tem sido más decisões atrás de más decisões, estamos em 2020 e esta história ainda não chegou ao fim. mesmo espaço de tempo, noutros países da Europa implementaram o digital, e já estão a prepara a segunda geração do digital, mas não aqui :(. Em suma, não há vontade política.
 
E aparentemente a Altice quer vender a largura de banda que falta no actual mux... Mas o governo não deixa.

Não discordando do resto do teu post, neste ponto acho que não corresponde à verdade: a Altice tem o direito de utilização de frequência atribuido pela Anacom mas só lá pode colocar os canais indicados pela mesma. Que se saiba, não está nem nunca esteve em cima da mesa a utilização da banda não utilizada para outros fins.

O que se está a passar é mais grave: em 2023 a Altice não está interessada em continuar a usar a frequência e a TDT corre o risco de deixar de existir se não se fizer nada.
 
@AntenaMan mas porque é que o governo é que trata dos concursos? Que vergonha..

O que se está a passar é mais grave: em 2023 a Altice não está interessada em continuar a usar a frequência e a TDT corre o risco de deixar de existir se não se fizer nada.
que tragedia.
não usar a frequência? como assim, não há varias para cada transmissor e canais?
e se não se fizer nada, quem? Nós?
 
não usar a frequência? como assim, não há varias para cada transmissor e canais?

Apesar de agora haverem várias frequências, mantém-se a existência dum único Mux,ou seja, uma faixa de 8Mhz (+ ou - 20Mbps) com conteúdos determinados pelos reguladores.

e se não se fizer nada, quem? Nós?

O Governo e os reguladores. Ou se nacionaliza a rede de emissores ou se cria outra ao lado. Se não kaput!, adeus TDT.
Uma coisa é certa: dificilmente estou a ver a Altice a voltar atrás na decisão e se for obrigada/convencida a vender a rede de emissores isso vai pesar, e bem, no bolso dos contribuintes.
 
Não discordando do resto do teu post, neste ponto acho que não corresponde à verdade: a Altice tem o direito de utilização de frequência atribuido pela Anacom mas só lá pode colocar os canais indicados pela mesma.
A Anacom não concessiona canais, quem o faz é a ERC, sob tutela do Governo.

O que se está a passar é mais grave: em 2023 a Altice não está interessada em continuar a usar a frequência e a TDT corre o risco de deixar de existir se não se fizer nada.
Este é o principal do momento. Se fosse eu o ministro tentava forçar a Altice a vender o sistema a alguém que esteja interessado a explorá-lo comercialmente. Já foi feito no passado, e envolveu a então PT, quando se decediu separar a então TV Cabo (actualmente NOS) do resto do grupo PT. O Estado não gastaria um único centimo.

@AntenaMan mas porque é que o governo é que trata dos concursos? Que vergonha..
Os concursos são lançados pela ERC, é a ERC quem escolhe o vencedor do concurso, mas o concurso precisa de legislação, e essa competência cabe ao Governo. é o Governo que determina os termos do concurso.
 
A Anacom não concessiona canais, quem o faz é a ERC, sob tutela do Governo.

Sim mas é a Anacom é que atribuiu o DUF ao Meo e fixou as regras da sua utilização, nomeadamente explicitando quais os canais que tem obrigação de lá meter - mediante deliberação anterior da ERC, como dizes (artº 15 do DUF: https://www.anacom.pt/streaming/Deliberacao09dezembro2008.pdf?contentId=1068008&field=ATTACHED_FILE )

Este é o principal do momento. Se fosse eu o ministro tentava forçar a Altice a vender o sistema a alguém que esteja interessado a explorá-lo comercialmente

Sabendo o estado da nossa TDT e a péssima opinião dos portugueses sobre ela, resta saber se alguém estaria interessado em ficar com a "batata quente". Este seria o momento para mexer na legislação da TV liberalizando (embora com limites) o acesso dos canais à TDT e abrindo novos muxes. Claro que isto é utópico, porque até lá chegar seriam anos de estudos, indecisões, mudança de ministro, ameaças das generalistas, consultas ao mercado e uma resma de burocracia.
 
Claro que isto é utópico, porque até lá chegar seriam anos de estudos, indecisões, mudança de ministro, ameaças das generalistas, consultas ao mercado e uma resma de burocracia.
É a diferença entre nós e outros países. Aqui ao lado, Espanha, tinham canais a emitir sem licença na TDT, apenas num ano, removeram os canais que não tinham licença, abriram novos concursos, concederam novas licenças e ficou tudo resolvido. Aqui por Portugal o Governo, nesta matéria, aparentemente nem sequer tem a capacidade de tomar decisões, a julgar pela total inércia, e a factura pode chegar em 2023.
 
Back
Topo