TDT - Tópico Oficial

Nisto da TDT bem como em muitissimos outros temas, infelizmente em Portugal não se avança em nada.
Somos mestres e artistas de muito dizer, muito estudar muito protelar, para no fim de anos continuar sem nada fazer.
Existem mais entidades a ter de opinar / autorizar qualquer coisa sobre um assunto do que a diversidade desse assunto.
Na TDT intervém Governo, Assembleia da Republica e partidos, comissões parlamentares (a deste assunto então tem um nome que até dá vontade de rir : Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto), ERC, ANACOM, ALTICE, Autoridade da Concorrência e mais umas quantas que não me lembro, e tem de se ouvir cada uma das TVs (RTP, SIC e TVI).
Se algum não estiver de acordo com algo, não se mexe em nada..mas sempre com muitos anos pelo meio de estudos...e dinheiro gasto!

RAIOS PARTA QUE JÁ FARTA!

E depois só se mexe em alguma coisa quando somos obrigados, já na última e sob ameaça pela UE e instituições/organizações internacionais
,excepto se for algum novo imposto ou "dinheirinho a receber" - aí somos os primeiros!

Na decada de 90 chegámos a ter transmissões de TV em 16:9 e com grandes inovações técnicas, só porque choveu dinheiro e havia subsidios de UE para o efeito. Depois acabou.

A diversidade de canais TDT e qualidade em Espanha já é conhecida há muito tempo e por isso muita gente do "nosso interior" junto á fronteira com Espanha, prefere ver a TV ESP do que a Portuguesa, com serios impactos culturais e sociais em muitas camadas da população.

Até Marrocos, que se pode captar em algumas zonas do Algarve de forma estável, tem mais canais que Portugal e em HD (creio que uns 4).

Acreditam que se não fossemos obrigados ainda estariamos na era da tv analógica por via terrestre? Eu aposto que sim!!!
 
Eu aposto que não...
Não me interpretes mal, eu concordo contigo em tudo excepto numa coisa. Nós não fomos obrigados a mudar para digital. Nós tínhamos apenas que re-organizar o espectro para limpar os 800MHz. Podíamos perfeitamente ter re-organizado puramente os canais dos emissores analógicos para não usar canais UHF acima do 60, e estava feito. Aliás, quem se lembra da rede analógica sabe que eram raríssimos os casos de emissores que ocupavam algum canal acima do 60 UHF. Ou seja, podia-se ter implementado perfeitamente o 4G em simultâneo com analógico e sem introduzir TDT. O que era melhor, pois se (ainda?) não havia mais conteúdos para adicionar, mais valia estar quieto e migrar quando valesse realmente a pena.

Mas porque é que então foi introduzida a TDT afinal, sem trazer maior nº de canais? Fácil: promover a adesão à TV Paga!
Com esta disrupção e sem NENHUM atractivo, foi a oportunidade perfeita para as operadoras de Cabo passarem da penetração de 30% que tinham em 2009 para perto de 60% em 2013...
 
A forma como a TDT surgiu em Portugal foi mesmo uma operação de "cavalo de Tróia"!
O ponto de pico desta "operação" é ter sido atribuída a uma empresa que detinha uma operadora de canais pagos, na altura a PT.
Um regulador decente não deixaria isto acontecer pois o conflito de interesses é por demais evidente!

Em 2003 a ANACOM revogou a licença para a TDT com uma explicação no mínimo risível.
Depois o lançamento da plataforma digital terrestre só aconteceu em 2009!!!
Desse ano até 2012 (ano do apagão analógico) a comunicação à população nem sempre foi devidamente a mais esclarecida. Em favor dos operadores pagos pois claro...

Atualmente em Portugal: "9 em cada 10 famílias paga para ver TV segundo a ANACOM".

Qualquer dia são as televisões a não quererem emitir na TDT, o custo com a retransmissão dos seus sinais é elevado.
Atualmente a RTP paga 9,2 milhões de euros à Altice com o aluguer da rede TDT.

Estamos em 2020, quase em 2021, e a trapalhada continua instalada...
Mais capítulos se seguirão nos próximos meses/anos.
 
Com as alterações que mais uma vez estão a ser impostas às pessoas não seria a altura de colocar mais canais na tdt?
Vou deixar um que, na minha opinião, devia ser obrigatório na tdt: Canal 11. A fpf recebe todos os anos apoios do estado, passam em exclusivo jogos de seleções e passam jogos do campeonato de Portugal que deviam ser suficientes para que este canal estivesse disponivel para todos.
 
Com as alterações que mais uma vez estão a ser impostas às pessoas não seria a altura de colocar mais canais na tdt?
Vou deixar um que, na minha opinião, devia ser obrigatório na tdt: Canal 11. A fpf recebe todos os anos apoios do estado, passam em exclusivo jogos de seleções e passam jogos do campeonato de Portugal que deviam ser suficientes para que este canal estivesse disponivel para todos.
Novos canais? A MEO bem diz que quer mas não acredito nisso. Se houver é só canais sem interesse.
Tanto merece esse entrar como qualquer outro, a TVI 24, CMTV, SIC Noticias, Disney channel, Hollywood e muitos outros, é tudo canais que podiam e deviam entrar na tdt para haver variedade e acessibilidade à tv portuguesa sem pagar nada e sem fidelizaçoes/contratos. Mas não vai acontecer.
 
O Canal 11 tem algumas diferenças para esses: não é um canal privado, transmite eventos de interesse Nacional (jogos das seleções) e o estado tem uma influência forte. Aliás na minha opinião bastava vontade política e o canal ia para a TDT.
Preferia ver esses canais que indicas na TDT mas acho que são muito mais difíceis de entrar.
 
Novos canais? A MEO bem diz que quer mas não acredito nisso. Se houver é só canais sem interesse.
Tanto merece esse entrar como qualquer outro, a TVI 24, CMTV, SIC Noticias, Disney channel, Hollywood e muitos outros, é tudo canais que podiam e deviam entrar na tdt para haver variedade e acessibilidade à tv portuguesa sem pagar nada e sem fidelizaçoes/contratos. Mas não vai acontecer.
Num sistema de Mux único, como o que temos actualmente não cabem lá tantos canais, actualmente só lá cabem mais 2 canais. Usando o princípio de exclusão, como já lá está um canal de notícias (a RTP3) então não faz sentido mais outro, por isso cmtv, sic notícias e TVI 24 não fazem sentido na actual TDT.
Eu opto por diversidade, 2 destes 3:
- Canal Infanto-Juvenil (SIC K, BIGGS);
- Canal Desporto (Sportv+, canal 11);
- Canal entretenimento (FOX, AXN, Hollywood)

(os canais citados são apenas a título de exemplo)
 
não interessa, la porque o mux só permite mais 2 canais não se podem limitar a esse espaço e portanto tem de abrir outro para entrar mais
2 canais é pouco e esses canais devem ser a rtp Açores e rtp madeira
 
não interessa, la porque o mux só permite mais 2 canais não se podem limitar a esse espaço e portanto tem de abrir outro para entrar mais
2 canais é pouco e esses canais devem ser a rtp Açores e rtp madeira
Então sugiro que vejas a RTP3, tirando os jornais regionais a programação desses dois canais é a mesma da RTP3.
Eu sinceramente não compreendo as pessoas que continuam a pedir algo que já está disponível.

Venha a diversidade.

P.S. - Já agora, quanto a outro MUX, a julgar pela birra que a SIC e a TVI fazem, é possível que não haja mercado publicitário que sustente mais outro MUX. Uma coisa de cada vez, primeiro resolve-se a actual situação, e depois logo se vê o que é possível.
 
diogonogueira03

Numa explicação simples, um MUX não é mais que um canal numa determinada frequência que aloja x canais consoante a seu tipo de emissão ou seja, a sua resolução quanto mais definição tiverem menos canais se podem transmitir em simultâneo., logo se o Mux só suporte 10 canais temos 20 tens de acrescentar outro Mux(outro canal) para albergar os restantes 10.

quanto ao outro topico:
Claro que não há novidades nem vai haver, isso foi apenas o apanhar de um eventual teste que é algo temporário, de resto não há mais a dizer, em satélite e rádio a mesma coisa ocorre frequentemente, volta e meia inserem uns mux para efetuar uns testes e temos a sorte de esbarrar com eles, mas é algo temporário pois assim que os testes são realizados puff já eram.

A TDT no nosso país não vai passar do que já é, não há mercado que gere receita para expandir mais, dai se vierem a acrescentar mais 2 canais para completar o único mux existente dá-te por muito contente, de resto queres ter mais diversidade de canais fazes como toda gente sobrescreves um serviço de televisão por subscrição e ficas com muitos canais para ver.
 
mas afinal o que é um mux, o que tem a sic e a tvi a ver com isso e porque é tao complicado abrir outro?
Já te explicaram o que é um mux, eu explico de uma forma ainda mais simples.

No tempo do analógico, uma frequência transportava apenas um canal de televisão, no digital, uma frequência transporta vários canais, chama-se a isso um Multiplexer, abreviado é simplesmente um Mux.
Para abrir um novo Mux, são necessárias torres de emissão com o respectivo equipamento para poder emitir, e a empresa que detêm o actual Mux (a Altice) não quer investir noutro.

A SIC e a TVI são conhecidas por fazer pressing junto do Governo para que este não abra concursos para novos canais, o argumento que têm usado, é de que não há mercado publicitário para mais canais.
A fonte de receitas da SIC e da TVI, é maioritariamente o mercado publicitário.
 
Acreditam que se não fossemos obrigados ainda estariamos na era da tv analógica por via terrestre? Eu aposto que sim!!!

Se não estou em erro, um ex-administrador da Impresa chegou a dizer que para eles (SIC) era um erro mudarem do analógico para o digital. Quando este tipo de coisas são ditas em público, está tudo dito. Completa falta de visão por parte de um grupo que iniciou o multicanal em Portugal.
 
ainda há esperança que a tdt melhore, a meo diz que quer novos canais no serviço e em 2023 a MEO já nao vai concorrer à mesma. De qualquer forma também ha a iptv :lol:
com a atual oferta de canais eu nem me dou ao trabalho de apanhar a tdt nas tvs aqui de casa.
 
Sinceramente, TDT parece-me um tópico morto em Portugal.
No primeiro semestre de 2020 (1S2020), cerca de 89,3% das famílias dispunham do serviço de distribuição de sinal de televisão por subscrição
https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1563088

Quase 90% das famílias têm TV por subscrição, e quem precisa de internet fixa (com os tarifários que existem) vai quase obrigatoriamente ter TV também, pois os preços são praticamente idênticos. E desses 10,7% que não têm, muitos serão os que ou não têm interesse em TV, ou que não lhes faz diferença maior oferta de canais.

Valerá a pena toda essa luta (e investimento) por uma TDT mais completa quando parece que não serve quase ninguém? Não há interesse comercial por razões óbvias. E o Estado deve garantir acesso ao serviço público, e já o faz.
 
Sinceramente, TDT parece-me um tópico morto em Portugal.

https://anacom.pt/render.jsp?contentId=1563088

Quase 90% das famílias têm TV por subscrição, e quem precisa de internet fixa (com os tarifários que existem) vai quase obrigatoriamente ter TV também, pois os preços são praticamente idênticos. E desses 10,7% que não têm, muitos serão os que ou não têm interesse em TV, ou que não lhes faz diferença maior oferta de canais.

Valerá a pena toda essa luta (e investimento) por uma TDT mais completa quando parece que não serve quase ninguém? Não há interesse comercial por razões óbvias. E o Estado deve garantir acesso ao serviço público, e já o faz.
E para além de isso tudo passou-se que apesar de tudo as audiências das TVs generalistas em relação ao cabo depois da implementação da pseudo-TDT caíram mas não foi nenhuma catástrofe como potencialmente poderia ser (vamos ver se com o streaming vai acontecer o mesmo). A típica linha programa da manhã+jornal+programa da tarde+jornal+novela ainda é uma fórmula mágica, infelizmente...
 
Back
Topo