TDT - Tópico Oficial

sector_d quando o emissor transmitia no canal 56 o sinal era excelente, entretanto quando mudaram para o 36 a qualidade do sinal baixou significativamente. Na minha zona só apanho uma estação emissora, como tal o problema não é esse. Há dias em que o sinal é mais forte e estável, é o caso de hoje, espero que assim continue.
 
aconteceu aqui... tinha uma antena interior que apanhava bem e agora nada, estou a 8km do emissor (Alvaiázere), entretanto comprei uma antena exterior mas com estas condicionantes de movimentação ainda não fui lá montar
 
A RTP África não deve ser metida na TDT da Madeira e dos Açores, supostamente só cabe mais um canal..
Fonte?
A configuração da TDT na Madeira e Açores permite 22.12 Mbps vs. 19.91 Mbps no continente, devido a uma diferente configuração de intervalo de guarda. Logo o canal extra de cada região acaba por não retirar espaço a canais nacionais.

Tabela 3 e 4, pagina 62/63:
https://www.anacom.pt/streaming/estudoprograTDT2017.pdf?contentId=1426867&field=ATTACHED_FILE
 
Fonte?
A configuração da TDT na Madeira e Açores permite 22.12 Mbps vs. 19.91 Mbps no continente, devido a uma diferente configuração de intervalo de guarda. Logo o canal extra de cada região acaba por não retirar espaço a canais nacionais.

Tabela 3 e 4, pagina 62/63:
https://www.anacom.pt/streaming/estudoprograTDT2017.pdf?contentId=1426867&field=ATTACHED_FILE
fonte? estava a supor.
Se dá, então ya, menos um mux aberto haha. Dessas partes mais técnicas não sei
é possivel aumentar o débito do de cá?
 
Última edição:
fonte? estava a supor.
Se dá, então ya, menos um mux aberto haha. Dessas partes mais técnicas não sei
é possivel aumentar o débito do de cá?

Por acaso é! Ou devia ser!
Nós tínhamos um intervalo de guarda maior por termos no Continente uma SFN Nacional, enquanto que nos Arquipélagos foi MFN (de SFNs) desde o início. Agora que também temos no Continente MFN (de SFNs mais pequenas) seria plausível diminuir o intervalo de guarda de 1/4 para 1/8 sem grandes efeitos negativos e com vantagem de aumentar em ~2 Mbps o débito disponível no MUX.
 
sector_d quando o emissor transmitia no canal 56 o sinal era excelente, entretanto quando mudaram para o 36 a qualidade do sinal baixou significativamente. Na minha zona só apanho uma estação emissora, como tal o problema não é esse. Há dias em que o sinal é mais forte e estável, é o caso de hoje, espero que assim continue.

Vê então a tua antena e restante instalação. Nomeadamente se tens algum filtro específico para o canal 56 (e que agora está desactualizado). Não há muitas razões para teres menos sinal no 36 do que tinhas no 56. A intensidade de campo na verdade tem tendência a ter aumentado, já que as perdas espaciais são menores no 36, ganho das antenas são maiores, etc.

Podes também ter que retocar "ligeiramente" a orientação da antena. Seria uma coincidência, mas se ela estiver ligeiramente mal apontada no inicio, e como o diagrama de radiação muda com a frequência, podes ter o azar de agora a direcção do emissor estar num nulo de ganho! Se puderes colocar uma foto da antena, amplificador, etc... ajuda a fazer o despiste.
 
Por curiosidade, na televisão analógica quem era a entidade responsável pela rede?
As antenas/torres eram as mesmas que são agora?

As redes eram dos próprios canais.
A RTP sempre teve uma rede própria. Quando do lançamento das televisões privadas, e porque a SIC não queria gastar dinheiro a criar uma rede própria, o Cavaco, numa actuação criminosa, obrigou a RTP a vender a rede a uma entidade então criada, a TDP (Teledifusora de Portugal) por um preço ridículo: o valor da venda não deu para pagar duas anualidades.
A TDP acabou por ser incluída no pacote de privatização da PT, agora Alttice.
A TVI criou uma rede própria, a RETE, porque pensava em subalugar serviços dessa rede, o que julgo, nunca aconteceu.
 
As redes eram dos próprios canais.
A RTP sempre teve uma rede própria. Quando do lançamento das televisões privadas, e porque a SIC não queria gastar dinheiro a criar uma rede própria, o Cavaco, numa actuação criminosa, obrigou a RTP a vender a rede a uma entidade então criada, a TDP (Teledifusora de Portugal) por um preço ridículo: o valor da venda não deu para pagar duas anualidades.
A TDP acabou por ser incluída no pacote de privatização da PT, agora Altice.
A TVI criou uma rede própria, a RETE, porque pensava em subalugar serviços dessa rede, o que julgo, nunca aconteceu.

EDIT
Antes do concurso para a distribuição da TDT, a PT comprou a RETE e desmantelou toda a rede.
 
Uma antena TDT interna portátil resulta?

Obrigada
acho que vai depender do sítio.
se estiveres a mais de 1,2 ou 3 km do emissor não deve dar, logo, recomendo isto.
Aqui, dentro de casa, apanha belo a ~10km do emissor mais próximo, mas também já experimentei de um emissor a ~24km e deu, mas tive de por a ponta perto/fora da janela.
se precisares de ajuda diz
 
As redes eram dos próprios canais.
A RTP sempre teve uma rede própria. Quando do lançamento das televisões privadas, e porque a SIC não queria gastar dinheiro a criar uma rede própria, o Cavaco, numa actuação criminosa, obrigou a RTP a vender a rede a uma entidade então criada, a TDP (Teledifusora de Portugal) por um preço ridículo: o valor da venda não deu para pagar duas anualidades.
A TDP acabou por ser incluída no pacote de privatização da PT, agora Alttice.
A TVI criou uma rede própria, a RETE, porque pensava em subalugar serviços dessa rede, o que julgo, nunca aconteceu.

Ah, Alguem que se lembre :)!!!
Exacto, foi mesmo assim que se passou! TDP foi criada mais ou menos ao mesmo tempo que houve o processo de introdução de TV privada em Portugal, no inicio da década de 90 e foi usada apenas pela RTP1,2 e SIC. A TVI decidiu fazer a sua rede e em muitas zonas a cobertura ficou manifestamente pior.
Concordo, foi um escândalo a RTP ter vendido a sua infra estrutura por tuta e meia e depois ficar a pagar 700 mil contos (salvo erro) / ano / canal... em pouco tempo ficou a perder.

Só um detalhe, a rede da TVI chamava-se "RETI", com "i"
 
Última edição:
bom, isso de ter rede própria pode vir a acontecer em 2023, não?!
seja la o que for que aconteça em 2023, creio que seja tarde de mais. Na altura já deverá haver, acredito eu, alternativas muito melhores por causa do 5G. Mas pronto se tudo correr bem estarei aqui para sintonizar seja lá o que for :rofl: (só para experimentar, porque continuo a preferir a tv cabo por causa da diversidade e funcionalidades).
Em espanha a tdt funcionará até 2030 :biglaugh: (pelo menos)
 
Última edição:
Eu já não comento aqui há algum tempo, mas vou deixar os meus dois cêntimos: a TDT em Portugal morreu a partir do momento em que a antiga PT ficou responsável pelo serviço. Nem sei como é que os reguladores na altura não viram que havia conflitos de interesse. Aliás e para tornar a situação mais ridícula, a PT/MEO desistiu de ter o serviço pago na TDT e o que é que o regulador fez? Nada. Inacreditável.

A SIC e a TVI — que eram as principais interessadas no serviço em sinal aberto — deixaram-se iludir pelos canais exclusivos nas plataformas pagas em vez de apostarem na TDT e agora competem com dezenas de canais que francamente têm melhor conteúdo que os dois privados portugueses.

A TDT Portuguesa serviu apenas para impulsionar a adesão a serviços de televisão paga e ela própria vai-se tornar um nicho de mercado. A TDT só não é terminada — na minha opinião — porque deve haver alguma lei que estipule que tem que haver serviço de televisão em sinal aberto, porque senão já teria ido de vela.
 
Última edição:
Vê então a tua antena e restante instalação. Nomeadamente se tens algum filtro específico para o canal 56 (e que agora está desactualizado). Não há muitas razões para teres menos sinal no 36 do que tinhas no 56. A intensidade de campo na verdade tem tendência a ter aumentado, já que as perdas espaciais são menores no 36, ganho das antenas são maiores, etc.

Podes também ter que retocar "ligeiramente" a orientação da antena. Seria uma coincidência, mas se ela estiver ligeiramente mal apontada no inicio, e como o diagrama de radiação muda com a frequência, podes ter o azar de agora a direcção do emissor estar num nulo de ganho! Se puderes colocar uma foto da antena, amplificador, etc... ajuda a fazer o despiste.

Por incrível que pareça, aqui nenhuma das tv's está ligada à tomada da antena, tem apenas o fio solto, se ligar o cabo à tomada perco força e qualidade de sinal, sempre foi assim, logo o problema não é da a antena.
 
Back
Topo