TDT - Tópico Oficial

Mais umas taxas e taxinhas ao nivel que está ninguém vai notar... e depois dizem que a "energia electrica"/factura final ao consumidor está cara! PS e seus apêndices sempre a achar que os portugueses conseguem ser espremidos mais um pouco... :facepalm::1361:
Resolver o resto da TDT "é que está calor"...
A CAV financia a RTP e já existe desde que a RTP é RTP.
 
A TDT deveria ter todos os canais que existem com publicidade e nos operadores (MEO, NOS, VODAFONE, NOWO) e uma vez que são pagos pelos subscritores, esses canais não deveriam ter publicidade...ponto!
 
A TDT deveria ter todos os canais que existem com publicidade e nos operadores (MEO, NOS, VODAFONE, NOWO) e uma vez que são pagos pelos subscritores, esses canais não deveriam ter publicidade...ponto!
Como é que funciona fora de Portugal alguém sabe? Canais com publicidade estão nas TDTs e nos operadores de cabo? E canais que estão só no cabo tem publicidade? Era bom investigar como se passa isto nos outros países europeus.
 
Referia-me aos canais actuais da TDT e principalmente aos da RTP, quando se deu o apagão analógico não havia aquele crescimento todo dos operadores por causa das falhas da TDT, tinha havido um cuidado muito maior e possívelmente hoje teríamos uma melhor oferta na TDT. Canais exclusivos já existe á muito tempo na TDT, SIC e TVI.
 
Como é que funciona fora de Portugal alguém sabe? Canais com publicidade estão nas TDTs e nos operadores de cabo? E canais que estão só no cabo tem publicidade? Era bom investigar como se passa isto nos outros países europeus.
Lá fora também há canais com pub na TV paga. Até canais premium como a Sky Sports e afins têm pub e intervalos.
 
Como é que funciona fora de Portugal alguém sabe? Canais com publicidade estão nas TDTs e nos operadores de cabo? E canais que estão só no cabo tem publicidade? Era bom investigar como se passa isto nos outros países europeus.
Noutros países a situação é igual a Portugal, existem canais com publicidade tanto na TDT como nos operadores de cabo ou satélite, os canais que estão no cabo tal como acontece cá uns tem a publicidade regular, outros menos, tudo igual, como já foi referido até canais premium possuem publicidade.

A única diferença mesmo é na TDT que no nosso país é uma anedota, porque os grandes não lhes interessa que se desenvolva, pois segundo eles não existe mercado para tal.
 
A ideia da publicidade apenas na TDT era no fundo para financiar a difusão da TDT, uma vez que aí tem de ser paga pelos canais á MEO (que tem a concessão da gestão da TDT).
Já nas operadoras, são estas que pagam um X aos canais resultante da receita cobrada dos pacotes / mensalidades dos clientes.
Infelizmente em Portugal sai sempre tudo contrário do que acontece em todos os outros paises (porque somos todos muito ricos) e os conluios "cozinhados" em seu tempo entre governos, TVI, SIC , ERC e operadoras...para todos ganharam o seu "guito" sempre em prejuizo do mais importante: os consumidores / clientes / expectadores...

Admito que é utópico ter canais a emitir num local sem publicidade e noutro com, mas não foi a SIC e a TVI que exigiram que a RTP3 para entrar na TDT não podia ter? Fez-se logo a vontade e muito rapido, viram?

Aparte: E além do mais fala-se sempre do Estado...mas no ano passado em 2020 em ano de pandemia, foram logo oferecidos 50 milhões
para os canais, para compensar a quebra de receitas da publicidade...
E esperem que "cheira-me" que ainda este ano vai haver para os clubes de futebol porque não tiveram publico durante 1 ano e meio...(schiuuuuu...não digam a ninguém - é para depois das eleições)

Nos outros paises a TV "tradicional" paga não tem viabilidade nem mercado pela procura, talvez por questões sociais, culturais, tradição...etc.
Apenas os canais premium de desporto, filmes, temáticos e porno-eroticos têm assinaturas....basta dar uma vista de olhos pelos bouquets satelite de oeste a leste de toda a Europa...

Até nas questão das "boxes" de tv da operadoras tinhamos de inventar....todas as tv tinham de fabrica desde há decadas os módulos CAM incorporados (ranhura lateral, bastando apenas colocar um cartão do operador para ter acesso a canais de acesso condicionado), mas nós? não....vá de criar boxes e ter cada uma com o logo de cada operadora.....e para quê? lembram-se? para as operadoras ganharem dinheiro com o nr de TV dentro de casa de cada um....

Concluindo...se quisermos facilmente comparar e ver o que seria facil, util e verdadeiramente competitivo...é olhar aqui para o lado em Espanha...e analisemos temas de competitividade generica como por exemplo: TDT / nr diversidade de canais, autoestradas sem portagens, preços dos combustiveis, preços da eletricidade, impostos e taxas, custos de automoveis, qualidade das acessibilidades, cidadania, etc etc etc etc....
 
Última edição:
E a distribuição de mais dois canais na televisão digital terrestre (TDT), a RTP África e o tal Canal do Conhecimento?
Há uma decisão do conselho de ministros que atribui o espaço restante da TDT a mais dois canais da RTP, a razão essencial é porque não há propostas comerciais e por isso ocupa-se o espaço com dois canais da RTP que são não concorrenciais com os privados. Um é a RTP África que em sinal aberto pode chegar a pessoas que muitas vezes não têm dinheiro para as assinaturas do cabo e o outro poderia ser o do Conhecimento. A RTP África não é só um canal para os países africanos de expressão portuguesa mas é um canal para as comunidades afrodescendentes em Portugal e para toda a gente, a programação musical na RTP África é muito rica e diversificada. É importante do ponto de vista da coesão e da justiça social que seja em sinal aberto. É simplesmente uma questão de transpor para a TDT. O contrato com a Altice é válido até ao fim de 2023 e é importante em tempo útil começar a pensar em possíveis alternativas a este contrato. O custo da TDT é significativo, atendendo a que são 1,9 milhões de euros por canal, se à RTP1, 2, 3 e Memória se juntassem mais dois, só em TDT a RTP gastaria mais de 11,4 milhões de euros por ano.

Que alternativa poderá haver?
Juntamente com a Secretaria de Estado das Comunicações criámos um grupo de trabalho que está a ouvir toda a gente. Temos de pensar se faz sentido manter para lá de 2023 o atual modelo numa altura em que vai haver Internet para toda a gente, o 5G [quinta geração de comunicações], com tudo o que aí vem, fará sentido manter a TDT na mesma lógica? Parece-nos que os portugueses não têm de pagar duas vezes pela RTP, se pagam a contribuição audiovisual, o conjunto de conteúdos da RTP tem de estar em sinal aberto. Sobretudo não podemos criar uma discriminação, os mais pobres têm de ter o mesmo acesso a todos dos canais que os menos pobres. Por isso é que os canais da RTP têm de estar em sinal aberto, é uma questão de coesão e justiça social, não é discutível, a forma de o fazer é que é discutível.

Se esses conteúdos ficarem todos disponíveis gratuitamente na Internet, ficam abertos à partida…
É preciso que haja apoios para as assinaturas da Internet, da mesma maneira que os arquivos da RTP estão disponíveis para qualquer miúdo que os queria ver, esteja na ilha do Corvo, em Trás-os-Montes, no Algarve ou em Lisboa, tudo tem de estar a acessível a toda a gente e não pode haver qualquer tipo de discriminação face à condição económica.

Passa então por subsidiar o acesso à Internet?
Tem de se encontrar soluções, é isso que o grupo de trabalho vai avaliar.
fonte
de realçar:
Há uma decisão do conselho de ministros que atribui o espaço restante da TDT a mais dois canais da RTP, a razão essencial é porque não há propostas comerciais e por isso ocupa-se o espaço com dois canais da RTP que são não concorrenciais com os privados.
Temos de pensar se faz sentido manter para lá de 2023 o atual modelo (...) com tudo o que aí vem, fará sentido manter a TDT na mesma lógica?
 
Sem noção? A cmtv pode dizer o que quiser durante a emissão, o certo é que quando tiveram uma oportunidade não se chegaram à frente.
Sendo uma empresa portuguesa dirigida com empresários portugueses o mais provável é acharem que só podem avançar com financiamento estatal.
 
Back
Topo