TDT - Tópico Oficial

Boas, tenho uma casa no Alentejo, tenho TV e a Box TDT mas ao fazer scan não apanha nenhum canal.

Dá sempre a mensagem "failed" ao longo da busca. Já tentei também um amplificador.

Mas reparei agora que as casas próximas têm antenas diferentes (a que que eu tenho é dos primórdios...).

É necessário mudar de antena?


4481ec36-b14e-4d8f-846a-c41570c94a00.jpg
Em princípio não precisa trocar antena, basta rever cablagem, equipamentos e alinhamento de direcção da mesma.
Mas se o receptor dá logo erro sem chegar ao final pode realmente ser outro problema. Tem outro equipamento que possa experimentar?
 
Boas, tenho uma casa no Alentejo, tenho TV e a Box TDT mas ao fazer scan não apanha nenhum canal.

Dá sempre a mensagem "failed" ao longo da busca. Já tentei também um amplificador.

Mas reparei agora que as casas próximas têm antenas diferentes (a que que eu tenho é dos primórdios...).

É necessário mudar de antena?


4481ec36-b14e-4d8f-846a-c41570c94a00.jpg
A antena preta pelo menos não é preciso mudar, montei uma igual há um mês na minha quinta e funciona bem. Pela descrição parece problema do descodificador. No entanto verifica também a instalação coaxial e a orientação da mesma. para a orientação da antena usei esta app: https://play.google.com/store/apps/details?id=ar.com.lichtmaier.antenas
Edited: A minha trazia um filtro 4G, verifica se está montado
 
@CoolBreeze o erro aparece a meio da pesquisa? Então o problema não estará na antena mas sim na box. Experimenta repor os parâmetros originais se der. Tenta também reorientar a antena usando a pesquisa manual.

A box faz a pesquisa de canais e dá "failed" em todos, mesmo em pesquisa manual, ou seja não encontra nada. Já fiz reposição dos parâmetros originais e fica igual.

Falta-me tentar é com outra box...
 
Em princípio não precisa trocar antena, basta rever cablagem, equipamentos e alinhamento de direcção da mesma.
Mas se o receptor dá logo erro sem chegar ao final pode realmente ser outro problema. Tem outro equipamento que possa experimentar?
Pois eventualmente também poderá ser a cablagem, pois se a antena é velha os cabos devem ter a mesma idade ou perto disso. Falta-me fazer o despiste com outra box.
 
A antena preta pelo menos não é preciso mudar, montei uma igual há um mês na minha quinta e funciona bem. Pela descrição parece problema do descodificador. No entanto verifica também a instalação coaxial e a orientação da mesma. para a orientação da antena usei esta app: https://play.google.com/store/apps/details?id=ar.com.lichtmaier.antenas
Edited: A minha trazia um filtro 4G, verifica se está montado
Obrigado. Antes de mexer na antena faço o despiste com outro descodificador.
 
Boas, tenho uma casa no Alentejo, tenho TV e a Box TDT mas ao fazer scan não apanha nenhum canal.

Dá sempre a mensagem "failed" ao longo da busca. Já tentei também um amplificador.

Mas reparei agora que as casas próximas têm antenas diferentes (a que que eu tenho é dos primórdios...).

É necessário mudar de antena?


4481ec36-b14e-4d8f-846a-c41570c94a00.jpg
Amigo,

Se o mastro que te pertence é o do lado direito, então:
- A antena que precisas é a do topo, caixa branca, com rede. É de UHF e funciona bem na TDT portuguesa e espanhola.
- A antena do meio, caixa preta, deixou de ser necessária. É de VHF e neste momento não há MUXs que utilizem essa banda na Península Ibérica. Podes guardar.
- A tua antena do topo, de UHF, está virada para uma direcção completamente diferente de qualquer das antenas dos teus vizinhos. Para mim, é a causa mais provável do teu insucesso. Procura a loclaização do emissor de TDT da tua zona, possivelmente será o Mendro no canal 40, e aponta a antena de cima para lá.

Mas pode ser mais do que 1 problema ao mesmo tempo. Boa sorte.
 
Isso quer é um upgrade como a instalação dos vizinhos, parecem a típica instalação que vejo em V.R.S.A, mastro com 2 antenas UHF, uma para PT e outra para ES...
 
Pois eventualmente também poderá ser a cablagem, pois se a antena é velha os cabos devem ter a mesma idade ou perto disso. Falta-me fazer o despiste com outra box.
Quase de certeza que isso tem um misturador ou um amplificador, ou ambos. Como disse o amigo sector_d, em princípio será questão de alinhamento, mas verifique o estado de todas as ligações na antena, equipamentos, estado da cablagem também.
Com essa antena, excepto se tiver a eletrónica já danificada, deve apanhar a TDT, talvez necessite de um amplificador de mastro+alimentador, mas excesso de amplificação por vezes também destrói o sinal da TDT.
 
"Expirar a licença". Isso quer dizer o que exatamente? Que a Tdt vai ficar sem "dono"?
Que a concessão expira e será preciso encontrar quem a passe a gerir a partir daí (pode haver renovação, ou novo concurso, ou passagem para gestão pública...).

Tendo em conta que faltam pouco mais de 2 anos diria que seria algo a começar a ser trabalhado.
 
Obviamente que falo dos poucos canais, o serviço tem uma potencialidade enorme que não foi aproveitada nestes anos todos. O prazo de concessão estando a terminar é preciso fazer uma avaliação e tirar conclusões. Concessionar novamente o serviço a uma empresa, que tem interesse no mercado concorrencial, e que pouco ou nada ganha em investir na TDT, será perpetuar o marasmo do serviço.

Dito isto, e sabendo o país que temos, por outro lado também não vejo com grandes perspectivas uma administração por parte do Estado, por causa de questões relacionadas com o financiamento/investimento e a própria gestão... Basta ver como foi todo o processo da implementação da TDT no nosso país.

Daí ter interesse no ponto de vista de quem frequenta mais assiduamente este tópico e está melhor informado sobre o tema.
 
Era tão simples quanto migrar para DVB-S2 (satélite, por chegar a todos facilmente), abrir uns muxes, fazer concursos e proibir ou restringir as pubs nos canais em acesso pago.
Mas complicam sempre, os próprios gestores da plataforma não têm interesse em gerir...
 
Back
Topo