TDT - Tópico Oficial

Uma dúvida: as frequências dos canais são iguais para o país todo? Por exemplo, se sintonizar uma TV num ponto do país e levá-la para outro lado dentro de Portugal funciona sempre sem ter que fazer nova pesquisa de canais?
 
Uma dúvida: as frequências dos canais são iguais para o país todo? Por exemplo, se sintonizar uma TV num ponto do país e levá-la para outro lado dentro de Portugal funciona sempre sem ter que fazer nova pesquisa de canais?
Não, pode variar com o emissor (também pode calhar ser a mesma).

Tens aqui as frequências.
 
Estamos em 2022, quase metade do ano decorrido e nada, absolutamente nada, mexe na TDT.
Em 2023 acaba o contrato com a Meo para a gestão da plataforma e distribuição do sinal e, ainda em 2019, a Meo declarou que não pretende renovar o contrato (https://tek.sapo.pt/noticias/negoci...o-vai-a-jogo-quando-acabar-o-contrato-em-2023).

Há alguma coisa que justifique esta calma e indiferença em relação a esta contagem decrescente para um problema que se encontra já tão próximo?
A mudança de CEO da Altice Portugal representa também uma mudança nas intenções da Altice em relação ao TDT? O governo tem informação que não divulgou e que lhe permite assobiar para o lado e não se preocupar nada com a continuidade da TDT?
Alguém sabe de alguma justificação para esta tranquilidade?
 
Estamos em 2022, quase metade do ano decorrido e nada, absolutamente nada, mexe na TDT.
Em 2023 acaba o contrato com a Meo para a gestão da plataforma e distribuição do sinal e, ainda em 2019, a Meo declarou que não pretende renovar o contrato (https://tek.sapo.pt/noticias/negoci...o-vai-a-jogo-quando-acabar-o-contrato-em-2023).

Há alguma coisa que justifique esta calma e indiferença em relação a esta contagem decrescente para um problema que se encontra já tão próximo?
A mudança de CEO da Altice Portugal representa também uma mudança nas intenções da Altice em relação ao TDT? O governo tem informação que não divulgou e que lhe permite assobiar para o lado e não se preocupar nada com a continuidade da TDT?
Alguém sabe de alguma justificação para esta tranquilidade?
Numa palavra: incompetência!

É obviamente um assunto que devia estar em tratamento (com definição do modelo futuro e lançamento dos procedimentos necessários), para não existirem sobressaltos em 2023.

Mas se para o SIRESP só acordaram quando a Altice disse que ia desligar o serviço, para a TDT não deverá ser muito diferente.
 
Mas...já não é assim para tudo o que passa a nivel de serviços, controle e decisão publica?
Não é tudo para a ultima?....e dispersar responsabilidades por diversos organismos para ninguém ter a culpa?
Se temos leis sobre os metadados que há 8 anos não deviam estar assim...e de repente acorda tudo e é "um ai Jesus"!
 
Mas...já não é assim para tudo o que passa a nivel de serviços, controle e decisão publica?
Não é tudo para a ultima?....e dispersar responsabilidades por diversos organismos para ninguém ter a culpa?
Se temos leis sobre os metadados que há 8 anos não deviam estar assim...e de repente acorda tudo e é "um ai Jesus"!

Infelizmente é uma assinatura do Sr. Costa, quando da gerigonça mais os dois anos de coisas estranhas com o BE/PCP não fizeram nada, promessas e nada... agora com a maioria absoluta o Sr. Costa está a vontade com o "empurra com a barriga".
No final da legislatura antes da dissolução o PS/BE/PCP/PAN andaram a aprovar leis em cima do joelho que de importância directa tem razoavelmente pouco para a vida dos portugueses, o exemplo da lei dos metadados, a nova/igual lei das comunicações electronicas (https://observador.pt/2022/04/21/go...anteriormente-volta-a-aprova-la-sem-mudancas/), o SIRESP, a TDT nem lhe tocaram... é só "borradas" atras de "borradas", agora com a maioria absoluta de mais 4.5 anos vai ser mais do mesmo, empurra com a barriga...

cenick, concordo vamos chegar ao final do tempo e a TDT vai ser "um ai Jesus"! Mas pronto a maioria votou e gosta destas coisas! :1361:
 
Infelizmente é uma assinatura do Sr. Costa, quando da gerigonça mais os dois anos de coisas estranhas com o BE/PCP não fizeram nada, promessas e nada... agora com a maioria absoluta o Sr. Costa está a vontade com o "empurra com a barriga".
No final da legislatura antes da dissolução o PS/BE/PCP/PAN andaram a aprovar leis em cima do joelho que de importância directa tem razoavelmente pouco para a vida dos portugueses, o exemplo da lei dos metadados, a nova/igual lei das comunicações electronicas (https://observador.pt/2022/04/21/go...anteriormente-volta-a-aprova-la-sem-mudancas/), o SIRESP, a TDT nem lhe tocaram... é só "borradas" atras de "borradas", agora com a maioria absoluta de mais 4.5 anos vai ser mais do mesmo, empurra com a barriga...

cenick, concordo vamos chegar ao final do tempo e a TDT vai ser "um ai Jesus"! Mas pronto a maioria votou e gosta destas coisas! :1361:
A lei das comunicações electrónicas tem de ser mudada mesmo por força de uma diretiva europeia. Senão somos multados pela UE
 
Há alguma coisa que justifique esta calma e indiferença em relação a esta contagem decrescente para um problema que se encontra já tão próximo?
Sim, na verdade sim.

As pessoas parecem não se importar que o governo nunca trate nada por antecipação, e que só depois das coisas darem o estouro é que faz um espetáculo mediático na resolução do problema (que nem devia ter deixado acontecer) com as constituição de grupos de trabalho especiais, com o PR a vir à TV a dizer que as responsabilidades serão apuradas até à última consequência, etc etc pardais ao ninho, mas continuam a fazer zero...entretanto já outro tema chega às primeiras páginas e vira o disco e toca o mesmo...

Eu acho parvo mas as pessoas parecem gostar de ser iludidas com isto/estão-se completamente a borrifar e atuam num bónómio bons/maus no sentido de uns quererem tudo igual como sempre foi e outros quererem fazer algumas reformas porque percebem que não podemos continuar assim. E a população é idosa e quer é sossego, pouca mudança, muita hipocrisia e muito paleio para encher chouriços mas ao fim do dia...tudo igual como sempre foi que já não estão em idade para grandes mexidas.

Quanto aos críticos....

Antes dos problemas acontecerem é porque "são do contra, estão contra x,y e z só porque gostam de falar mal e ser ranhosos etc etc etc".

Depois dos problemas acontecerem é porque "não é altura de se criticar, é altura de arregaçar as mangas, temos todos de remar para o mesmo lado para resolver o problema, que só servem para botar abaixo e não contribuem para resolver o problema" (apesar de serem os únicos que por antecipação nem queriam que o problema chegasse a existir) etc etc.

E pronto. Na verdade é isso que justifica, tanto neste assunto particular como outros muito mais importantes. Mas também é só a minha opinião "do contra e ranhosa" por isso vale o que vale, zero :).
 
Altice que entregue a rede, RTP geriu durante 40 anos e tudo trabalhava.
Pelos valores que pagam, dava para montar 2 ou 3 muxs e voltar a TDT para local correcto, servir Público. Não interesses
 
Bom dia a todos, este é meu primeiro post apesar de já conhecer este fórum há muitos anos ao longo dos quais várias vezes cá con segui encontrar informação útil que necessitava, logo começo por deixar já aqui um obrigado a todos os membros.

O que me traz aqui em particular:

uma casa na zona Mafra/Ericeira onde tinha serviço de TV através de parabólica e deixei de ter,
-Pretendo passar a usar o serviço TDT.
-A TV que tenho aqui penso que já traz descodificador incorporado
-um dos meus vizinho tem TDT em casa.
-no telhado além da parabólica avariada da MEO existe uma antena que deverá ser a que providencia o serviço ao vizinho (não está cá não lhe posso perguntar)

-- Quando ligo o cabo coaxial à tomada na parede da sala e tento sintonizar, não apanha nenhum canal.

Não sei o que fazer. O que me aconselham. Fui a uma loja pediram 45 euros a hora só para virem cá a casa sem garantia nenhuma de resolução.
Estou habituado a resolver este tipo de instalações sózinho mas confesso que esta coisa da TDT é totalmente novo para mim.

Alguém me pode ajudar sobre o que possa fazer ?
 
Pode comprar uma antena interior amplificada e ligar a TV e ver se apanha a TDT com essa antena. Como a antena é amplificada muitas vezes resulta. Eu em Peniche é assim que vejo a TDT com uma pequena antena interior ao lado da TV.
 

ANACOM defende que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos​

Hoje pouco se fala em TDT – televisão digital terrestre. Se por um lado é verdade que uma boa parte das famílias portuguesas têm aderido aos packs de serviço das operadoras, por outro lado há famílias que não têm posses para usufruir desse serviço.

A ANACOM vem agora defender que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos e assim "corrigir" a questão das antenas em cima do telhado.

TDT_capa.jpg


O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) voltou hoje a defender que a televisão digital terrestre (TDT) seja disponibilizada por cabo gratuitamente a todos, recordando que o contrato com a Meo/Altice termina já em 2023.

A partir do momento "em que se define que o futuro passa por levar o cabo de fibra ótica a casa de todas as pessoas, aquilo que nos pareceria essencial era garantir que a televisão digital terrestre chegue por cabo gratuitamente a todos os portugueses", salientou João Cadete de Matos. Isto permitiria também corrigir a questão das antenas em cima do telhado.

TDT2-720x402.jpg


Trata-se de um desafio "que faz todo o sentido, de interesse quer para as televisões, quer para os consumidores" e que poderia ser complementado via satélite, acrescentou.

Já em dezembro passado, num encontro com jornalistas, o presidente da Anacom tinha defendido que a televisão gratuita "deveria ser possível por cabo".

Atualmente, a Meo/Altice Portugal detém a concessão da TDT, a qual termina em 2023.

A televisão digital terrestre ou TDT veio substituir a televisão tradicional. O sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica), continuando a ser captado por uma antena exterior ou, em zonas de melhor receção, por uma antena interior.

A ANACOM disponibiliza, em TDT - Ações de monitorização, uma ferramenta que permite consultar as ações de monitorização do sinal de TDT que são realizadas. Através desta ferramenta podem ser consultados os relatórios das ações de monitorização realizadas no terreno por equipas da ANACOM, incluindo a distribuição e incidência geográfica dessas ações, a data da sua realização, o tipo de problemas identificados e os procedimentos desencadeados tendo em vista a sua resolução.

A pesquisa pode ser organizada pela entidade que deu origem à ação de monitorização (iniciativa da ANACOM ou na sequência de reclamações institucionais ou de particulares), pela causa dos problemas ou por tipo de resolução. Em termos geográficos, a pesquisa pode ser feita por distrito, concelho ou freguesia.

Fonte:https://pplware.sapo.pt/informacao/anacom-defende-que-tdt-chegue-por-cabo-gratuitamente-a-todos/
 
Estão preocupados com as antenas em cima dos telhados mas dos cabos nas fachadas já não se preocupam.

Isso e quem não tem nem cabo nem fibra?
 
Quem não tem cabo ou fibra teria que ficar com satélite. Talvez contratem o fornecimento de iptv sobre o 5G (afinal querem ter cobertura em 100% do território).
 
Vou passar uma ferias na casa da terrinha e queria corrigir o problema de sinal de lá, aquilo tem lá uma TDT que vem 1/2 cabos da antena, a casa é bastante antiga ja, alguem tem algo para me basear? Os canais da TDT tão todos destorcidos e o som safa-se por pouco.

As frequencias, tipo sinal de ruido etc como no docsis
 
Em primeiro lugar verificar se a antena UHF (muito provavelmente ainda deve ter montada também a VHF que deve ser desligada para evitar interfencias) está bem orientada, recomendo esta app para android para verificar isso:https://play.google.com/store/apps/details?id=ar.com.lichtmaier.antenas&hl=pt_PT
Depois se a instalação for muito antiga substituir o cabo coaxial todo por cabo novo, de preferencia com a "rede" em cobre (dizem que é melhor)
Fazer as ligações necessárias com material apropriado e de qualidade (fichas, tomadas, spliters se for necessário)

A antena também pode precisar de ser substituida por alguma com mais ganho e adequada para TDT (normalmente algumas já trazem um filtro 4G para colocar na instalação)
Mas sem ver como estão as coisas in loco é dificil dar sugestões
 
Back
Topo