TDT - Tópico Oficial

Eu desde Junho aqui em minha casa a TV digital dá toda distorcida. Tenho também a de internet mas só numa divisão no resto é digital terrestre. O que me estranha é que desde junho que acontece e não sei se será o que dizem que os incêndios destruíram os emissores ou se é outra coisa. Já andei a ver se seria algo na antena ou na caixa de derivação de fios e está tudo bem. Nas TVs o sinal aparece em verde mas dá todo mal.
 
Minguno

A unica maneira de ver o que se passa é através de um medidor de campo e ver-se a potencia de sinal que está a chegar e depois partir dai, isso não se consegue ver com as televisões. se existe distorção no digital a potencia de sinal não deve ser suficiente.
 
Boa tarde, é o seguinte tenho no trabalho da minha mulher uma TV que só tinha sintonia analógico mas agora eles mudaram o acesso e só tem canais digitais...eu fui comprar um TDT...cheguei e como já fiz em varias tvs, liguei o TDT à TV por HDMI e a antena ao TDT e de maneira nenhuma apanha os canais eu faço pesquisa automatica e nada...alguém que me consiga ajudar de alguma maneira??
 
Boa tarde, é o seguinte tenho no trabalho da minha mulher uma TV que só tinha sintonia analógico mas agora eles mudaram o acesso e só tem canais digitais...eu fui comprar um TDT...cheguei e como já fiz em varias tvs, liguei o TDT à TV por HDMI e a antena ao TDT e de maneira nenhuma apanha os canais eu faço pesquisa automatica e nada...alguém que me consiga ajudar de alguma maneira??

E qual é o fornecedor desse sinal? Se for NOS ou Nowo precisas de um receptor DVB-C e não DVB-T (os que são usados para TDT).
 
Aos restantes membros do grupo de discussão: hoje, pelas 21h, é exibido na RTP1 o programa Prova dos Factos (T1 Ep32) dedicado à iminente decisão da MEO relativa à manutenção, ou descontinuação, do serviço de TDT. Não é todos os dias que um programa inteiro é dedicado à TDT e aos problemas do nosso modelo. Promete ser interessante.
 
Última edição pelo moderador:
Finalmente TDT volta para holofotes do público. Mais uma vez por maus motivos.
A Anacom e o governo sabem bem que o contrato com os Xulistas da Altice acaba em Dezembro 2023, não fazem nada?
Ponham oa olhos em Cabo Verde, terão as respostas para tudo.
A ideia que o Presidente da Anacom quer passar como solução, e totalmente descabido e tecnicamente muito complicada. A redes fibra óptica tem sim capacidade para chegar oferta TDT as casas, mas quem vai pagar esse custo? Alem que a cobertura tem que ser integral, ja se viu que esse modelo e totalmente falacioso. A experiência por DTH, unica solução neste momento para cobertura integral do território Português também fica muito a desejar nao pela tecnologia mas sim pelos custos associados . Unico território que e coberto 100% pelo DTH são ilhas Flores e do Corvo, quando analógico foi desligado 66% dos lares que eram servidos pelos sinais hertezianos nao fizeram migração. Ta certo que alguns passaram para pacotes pagos, mas muitos deixaram ter acesso tv.
A meu ver a solução está na criação de uma empresa Broadcast estatal, aproveita rede radio FM e do DAB desligado da RDP para montar nova rede TDT em Mpeg4/T2 com 5 muxs, arrendamento desses muxs pagam a nova rede e a sua manutenção, Portugal finalmente teria uma TDT digna desse nome.
RTP/RDP tem todo Know-how, devem fazer parte desta nova empresa criar para gerir e construir nova rede. Tem equipamento, tem torres na serras e montes certos tem áreas técnicas, na maioria dos casos as pessoas nem tinham que mexer nas antenas.
Operadores de tv em vez de pagar 2 milhões de euros/ano por 2.4 Mbps iriam pagar 10 vezes menos.
Para finalizar, davam uma lição de engenharia aos amadores da Altice, com criaram uma rede cara, obseleta e com indices de fiabilidade muito maus. Mesmo com alterações introduzido nos ultimos anos, mais notado foi migração de uma rede SFN para MFN, não resolveram problemas.
Instalaram 267 emissores para uma cobertura efectiva terrestre de apenas 86% território.
Mau de mais para ser verdade.
Com pouco de mais 80 emissores faziam cobertura de 90% território , com 39 emissores de grande potência faziam cobertura de 80% do território em 9 meses.
 
Última edição:
Isto já está tudo preparado para avançar para FTTH e DTH, o cromo da Anacom já está preparar o tapete.

Vão meter o estado a subsidiar essas ligações dos PDOS para os clientes ou DTH, depois as operadoras recebem o €€ dos canais TV, e ainda ficam com porta aberta para impingir serviços pagos a esses clientes.

Alias isto está preparado assim desde o lançamento, 7 canais em TDT, zonas sem cobertura, muitos tiveram que aderir aos pacotes pagos, agora os que tiverem o TDT atraves fibra ou DTH , depois aos poucos vão sendo captados pelas operadoras.

Basta ver a taxa de clientes PT e Espanha com pacote TV paga, temos o dobro deles, parecemos um pais rico!!
 
Isto já está tudo preparado para avançar para FTTH e DTH, o cromo da Anacom já está preparar o tapete.

Vão meter o estado a subsidiar essas ligações dos PDOS para os clientes ou DTH, depois as operadoras recebem o €€ dos canais TV, e ainda ficam com porta aberta para impingir serviços pagos a esses clientes.

Alias isto está preparado assim desde o lançamento, 7 canais em TDT, zonas sem cobertura, muitos tiveram que aderir aos pacotes pagos, agora os que tiverem o TDT atraves fibra ou DTH , depois aos poucos vão sendo captados pelas operadoras.

Basta ver a taxa de clientes PT e Espanha com pacote TV paga, temos o dobro deles, parecemos um pais rico!!
Que diz o parolo da Anacom, nao vai se concretizar.
Isto porque ao cancelar contrato Altice, quem e que vai pagar subida e a manutenção dos canais no Hispasat? Porque um transponder nao custa menos de 2 milhões por ano. Alem que obriga trocar todos os cartões do DTH, receptores, etc. Usar fibra tambem não dá, ainda existe 700.000 uas sem cobertura
 
Que diz o parolo da Anacom, nao vai se concretizar.
Isto porque ao cancelar contrato Altice, quem e que vai pagar subida e a manutenção dos canais no Hispasat? Porque um transponder nao custa menos de 2 milhões por ano. Alem que obriga trocar todos os cartões do DTH, receptores, etc. Usar fibra tambem não dá, ainda existe 700.000 uas sem cobertura
Mudar para dvb-t2 implica do mesmo modo milhares de trocas de equipamentos. Manter dvb-t como está é o melhor caminho, venha o sinal via antena ou via fibra.

Vir o sinal dos 7 canais TDT por FTTH ou HFC não parece mau caminho. No FTTH o cliente podia escolher um dos três operadores para lhe fornecer o sinal. O Governo pagava a todos os operadores uma compensação por cada instalação de fibra + custo do conversor RF 1550 nm em coaxial + filtro passa-banda (custo destas peças é quase nulo).

No satélite a mesma coisa. O governo fazia um contrato de 7 canais só com MEO e NOS.
Muito mais barato do que os atuais custos da TDT e lentamente iam acabando com a porcaria das antenas rabo de peixe nos telhados. As parabólicas também iam desaparecendo à medida que viesse a fibra às localidades a que ainda não chegou.
 
Mudar para dvb-t2 implica do mesmo modo milhares de trocas de equipamentos. Manter dvb-t como está é o melhor caminho, venha o sinal via antena ou via fibra.

Vir o sinal dos 7 canais TDT por FTTH ou HFC não parece mau caminho. No FTTH o cliente podia escolher um dos três operadores para lhe fornecer o sinal. O Governo pagava a todos os operadores uma compensação por cada instalação de fibra + custo do conversor RF 1550 nm em coaxial + filtro passa-banda (custo destas peças é quase nulo).

No satélite a mesma coisa. O governo fazia um contrato de 7 canais só com MEO e NOS.
Muito mais barato do que os atuais custos da TDT e lentamente iam acabando com a porcaria das antenas rabo de peixe nos telhados. As parabólicas também iam desaparecendo à medida que viesse a fibra às localidades a que ainda não chegou.
Tens noção que em muitos locais ermos deste país não há nem vai haver FTTH em tempo útil ou mesmo alguma vez na vida?

Não sei qual melhor solução para esta questão até porque o processo está inquinado desde o início.
 
Tens noção que em muitos locais ermos deste país não há nem vai haver FTTH em tempo útil ou mesmo alguma vez na vida?
Então, foi por isso que falei na solução satélite como complementar, paga pelo governo. Não estou a ver o stress por aí.

Dados ANACOM, 90% dos alojamentos têm cobertura FTTH e vai continuar a crescer
 
Back
Topo