TDT - Tópico Oficial

90%!! não vou dizer que é falso, mas custa-me a acreditar
Mas é verdade

infografiaRAV1Semestre2022.PNG


https://www.anacom.pt/streaming/infografiaRAV1Semestre2022.PNG?contentId=1728655&field=IMAGE
 
vivo numa cidade em que sou um dos infelizes que pertencem aos 10% que não têm.
ou ADSL ou 4G/5G
A mim bem me podem vir cá tentar impingir a tv paga.
Se não podem colocar NET em fibra, também não metem tv paga.
serve bem a TDT, é fraco em oferta, mas já basta o que pago de taxa audiovisual

Depois comparamos com Espanha e deparamo-nos com a nossa triste realidade
 
vivo numa cidade em que sou um dos infelizes que pertencem aos 10% que não têm.
ou ADSL ou 4G/5G
A mim bem me podem vir cá tentar impingir a tv paga.
Se não podem colocar NET em fibra, também não metem tv paga.
serve bem a TDT, é fraco em oferta, mas já basta o que pago de taxa audiovisual

Depois comparamos com Espanha e deparamo-nos com a nossa triste realidade
Se tens ADSL é porque dentro de pouco tempo, meses ou poucos anos vais ter FTTH. A Altice está a passar toda a gente que ainda tem ADSL para FTTH.
 
Se a Altice não quiser continuar com a rede da TDT (via hertziana), o Estado só tem uma coisa a fazer: proceder à nacionalização forçada dessa mesma rede, geri-la bem e acabar com o privilégio dado à Altice durante tantos anos. A TDT via cabo ou FFTH não me parece solução, pois deve existir sempre uma segunda alternativa de ver televisão, caso a primeira falhe como aconteceu nos grandes incêndios de 2017. E não conheço nenhum país sem uma rede própria de TDT via hertziana, embora também tenham redes de cabo, etc. Quanto ao problema da antena exterior, na maioria dos casos pode ser evitada, recorrendo a uma antena interior amplificada. Às vezes nem é preciso ser amplificada, caso seja utilizada próxima do emissor, ou este ser de grande potência.
 
A TDT via cabo ou FFTH não me parece solução, pois deve existir sempre uma segunda alternativa de ver televisão, caso a primeira falhe como aconteceu nos grandes incêndios de 2017.
Mas aí na maior parte das vezes é acompanhado antes de uma falha elétrica. O que tem mesmo de ser feito é o enterramento de todo o tipo de cabos, quer continuemos como estamos agora ou mudemos para FTTH/DTH.
Às vezes nem é preciso ser amplificada, caso seja utilizada próxima do emissor, ou este ser de grande potência.
Pessoalmente nunca me dei bem com antenas interiores, mesmo quando muito perto do emissor. Sempre notei alguma interferência com os telemóveis, mas não são as antenas nos telhados um problema. Por mim mantínhamos o sistema atual e adicionávamos a possibilidade de ter o sinal a chegar via FTTH.

O problema é se a Altice se recusar a ficar com a rede e aí entra a solução FTTH/DTH a partilhar por todos os operadores.

Nacionalizar tudo bem, mas só se for a solução mais barata para o contribuinte...
 
Última edição:
Se tens ADSL é porque dentro de pouco tempo, meses ou poucos anos vais ter FTTH. A Altice está a passar toda a gente que ainda tem ADSL para FTTH.
Não tenho, mas se quisesse colocar internet/tv era solução que haveria, digo eu, as tantas até isso recusavam.
Uso net por rede móvel, felizmente nesse aspecto tenho boa cobertura e boas velocidades
 
A Alice já disse várias vezes que não está interessada em manter a rede da TDT, neste caso, renovar mais anos a licença.
A rede TDT, é uma plataforma de acesso universal e gratuita e de fácil utilização para os cidadãos que não querem ou não tem rendimentos para sustentar um serviço pago.
Ora, o "homem do terço" como custumo chamar ao Alexandre Fonseca já por várias vezes afirmou no passado que não quer ficar com a rede tdt, embora actualmente não seja mais o presidente da Altice Portugal, acho que ainda manda.

Aqui há três opções:
-A Altice até ao prazo final muda de ideias e
renova a licença.
- A licença não é renovada e o estado em parceria com a ANACOM ou RTP assume a gestão da rede e paga o aluguer dos emissores e restante rede.
- A TDT acaba, o estado financia e cria um programa especial para os mais vulneráveis terem acesso gratuito aos 7 canais que a actual TDT tem. Isto em qualquer operadora.

Para mim, a última opção é terrível, pois será o fim a médio prazo de um serviço gratuito e universal de fácil acesso. As pessoas seriam impingidas de mais canais pelas operadoras, fará com que o serviço não tenha mais utilidade e posteriormente descontinuado.

Na minha visão, visto que ainda há hipótese de salvar a TDT é tentar fazer com que seja competiva ou um pouco atrativa. Neste caso em que a ANACOM/RTP assumissem a gestão, acho que seria melhor abrir outro canal em DVB-T2 com capacidade para entrar um canal infantil/juvenil, desportivo, séries/filmes, etc..
Se a TDT no final tivesse no máximo 20 canais, seria óptimo, muito gente com casas secundárias ou outros acabariam por descontinuar os serviços que pagam aos operadores.
 
Em segundas casas da família só vemos TDT. Estou como aquela senhora da reportagem, se acabarem com a TDT não vou trocar por nenhum serviço pago. Era o que faltava. Fica a televisão a preto
 
Boas! Tive que comprar uma daquelas antenas internas para ter acesso aos canais TDT mas apenas encontra canais em SD. É necessário algum aparelho extra para ter os canais HD, ou é preciso alguma antena melhor para isso? Obrigado desde já.
 
Última edição:
Ao ver estas declarações do secretário de estado é que fiquei mesmo preocupado. Faz-me recordar aquelas declarações recentes de que a serra da Estrela até vai ficar melhor depois dos incêndios. Há um completo alheamento da realidade e dizem-se coisas só para o anúncio. É o delírio. Os próximos episódios devem envolver o pagamento desproporcional pelo serviço da Altice, tornando-o caríssimo e dessa forma contribuindo para o fim da TDT.
 
Quando é o próprio regulador a reconhecer o "conflito de interesses" e não faz nada para inverter o estado das coisas não é preciso acrescentar mais nada...

A Altice, mais uma vez, só se regula pelos seus próprios interesses. As notícias vindas a público surgem num timing muito próprio...

Não acredito que seja do interesse da Altice "matar a TDT". A minha visão é que quer retirar da situação algo mais favorável para si, ou seja, uma de duas coisas:
- receber mais pela emissão dos canais/manutenção do serviço utilizando a rede atual
- vender a sua rede que presta o serviço TDT por um preço bem generoso.

O governo, por uma questão de interesse público e para ficar bem na fotografia quererá manter a TDT. Agora falta descobrir quanto é que isso custará ao contribuinte...
 
Back
Topo