TDT - Tópico Oficial

Malta queria despistar só uma coisa, eu tenho tomadas pela casa com duas entradas, uma diz TV outra diz R.
A que diz TV é onde ligava o coaxial do serviço MEO. Mas eu queria testar se o que diz "R" é efectivamente capaz de sintonizar canais ou apanhar frequencias através de antena comum do prédio. Será possível? O problema é que não encontro nenhum cabo que ligue lá. Como se chama o cabo?
A ligação é tipo esta que diz R... Queria perceber se é só a enfeitar ou se efectivamente apanha algo.
https://www.leroymerlin.pt/produtos...MIzrL6yK2MigMVQaWDBx1bGxoYEAQYCCABEgK32vD_BwE

Última edição:
Malta queria despistar só uma coisa, eu tenho tomadas pela casa com duas entradas, uma diz TV outra diz R.
A que diz TV é onde ligava o coaxial do serviço MEO. Mas eu queria testar se o que diz "R" é efectivamente capaz de sintonizar canais ou apanhar frequencias através de antena comum do prédio. Será possível? O problema é que não encontro nenhum cabo que ligue lá. Como se chama o cabo?
Viva.

R de radio.
A tomada coaxial de parede deve ser uma fêmea, a TV é macho.
Se tiver um filtro na antena, não sei o que vais apanhar na TV.

Essa tomada, tomadas RF.
Macho RF TV, femea RF Radio.

Última edição:
Então o melhor é ver se no repartidor tenho algum cabo tipo coaxial que venha da rua é isso? Parece-me ser a única forma. Eu tenho IPTV e comprei uma antena interior que entretanto vai chegar, não estou sem TV. Mas tenho curiosidade porque supostamente é obrigatório ter sinal de antena do prédio.

Então o melhor é ver se no repartidor tenho algum cabo tipo coaxial que venha da rua é isso? Parece-me ser a única forma. Eu tenho IPTV e comprei uma antena interior que entretanto vai chegar, não estou sem TV. Mas tenho curiosidade porque supostamente é obrigatório ter sinal de antena do prédio.
Viva.

Se me recordo desse tipo de instalação.
A tomada TV está ligada a antena colectiva do prédio, e R de radio, está no por cima da antena colectiva da TV, tipo vara no topo.

Então não é que resolvi ir ver a caixa de distribuição, a única coisa que fiz foi desapertar o coaxial que era de onde vinha o sinal do router da meo, mas já estava desligado na outra ponta. Sem querer comecei a apanhar os canais TDT... Sem fazer mais nada!!
Estava ligado ao splitter onde diz "in"

Edit ficou tal como estava antes mas agora a TV da cozinha apanha os 7 canais... No quarto não. Vai-se lá entender...
De qualquer forma já tenho box Xiaomi a bombar

Última edição:
Então não é que resolvi ir ver a caixa de distribuição, a única coisa que fiz foi desapertar o coaxial que era de onde vinha o sinal do router da meo, mas já estava desligado na outra ponta. Sem querer comecei a apanhar os canais TDT... Sem fazer mais nada!!
Estava ligado ao splitter onde diz "in"

Edit ficou tal como estava antes mas agora a TV da cozinha apanha os 7 canais... No quarto não. Vai-se lá entender...
De qualquer forma já tenho box Xiaomi a bombar
Viva.

Explicação... Tens aí um óptimo sinal TDT.
A cablagem está funcionar como se fosse uma antena.
Bem te disse para testar com uns 30cms de fio eléctrico de cobre, basta descarnar numa das pontas e ligar no pino do meio da ficha RF da TV.

Pois, deve ser isso, eu vivo num 8 e último andar. Como tinha tentado dois dias antes e não consegui... Achei estranho.
Também tenho que perceber porque raio a TV do quarto ligada ao mesmo splitter não apanha nada na sintonia automática.

@mick667 Por um lado tens razão, por outro essas listas volta e meia kaput, e o tdt é a certeza que nunca ficas sem TV. Eu também tenho essa lista. Por exemplo na cozinha só vejo noticias, como é óbvio, não sei se vale a pena ter iptv ou simplesmente ligar um cabo à tomada.
Mas a principal razão é mesmo ter um backup em caso de essas listas deixarem de dar.

Boas,

assim deste género?

ou esta?

Bem-haja
Boas,

primeiro que tudo estamos a falar de que zona?
É uma destas:
televisor-portatil-lcd-com-tdt-3.jpg

Costuma vir com pens usb.

@Silvio Silva

Porto, Maia centro.
Não estou 100% certo mas tenho ideia que a antena emissora é a de Gaia (monte da virgem)
🤔

Se for essa a mais próxima (não conheço outra) ficará a menos de 20 km em linha recta.

Se calhar é destas que estavam a falar (aquelas que fazem "massa")

Última edição:
@Silvio Silva

Porto, Maia centro.
Não estou 100% certo mas tenho ideia que a antena emissora é a de Gaia (monte da virgem)
🤔

Se for essa a mais próxima (não conheço outra) ficará a menos de 20 km em linha recta.

Boas,

É a antena que pus acima no meu último post, a base da antena costumo fixar em metais e outras superfícies que façam íman e é através disso que a antena funciona!

@Silvio Silva

Porto, Maia centro.
🤔

comprei um destas sem amplificador e esquece, no centro da Maia só apanhava algum canal se fosse com ela para fora da janela. Dentro do apartamento não apanhava nenhum canal. Junto a uma janela ja conseguia apanhar a RTP mas mal. Depois avisa se com o amplificador resulta.

comprei um destas sem amplificador e esquece, no centro da Maia só apanhava algum canal se fosse com ela para fora da janela. Dentro do apartamento não apanhava nenhum canal. Junto a uma janela ja conseguia apanhar a RTP mas mal. Depois avisa se com o amplificador resulta.

Então optou por que tipo de solução?
Bem-haja

Viva,
Precisava de uma atena TDT que capte o sinal a 5km da antena emissora.

Tinha uma destas em baixo, mas queria saber se acham viável algo menos exposto, uma vez que é junto ao mar (acaba por haver mais desgaste) e que tipo de antena sugerem?

Back