Team Elite DDR2-800 overclocking

Tenho um kit 2x2 GB e só dão 480 com 2.1v. Parece que é um valor comum o meu, tenho 3 amigos com kits team elite e todas elas chegam aos 480, mas a passar para 500 já se borram um bocado. Pelo que vejo há pessoas com grandes resultados, 550 e mais, não tive tanta sorte :(

Comprei um kit 2*1GB há pouco tempo - módulos double-sided - e também consigo 480 CL5, 500 não deram.

Já dois kits de Abril do ano passado - módulos single-sided - fazem 533 5-5-5-15-2T a 1.90V :007: (um deles é o do primeiro post)
 
Comprei um kit 2*1GB há pouco tempo - módulos double-sided - e também consigo 480 CL5, 500 não deram.

Já dois kits de Abril do ano passado - módulos single-sided - fazem 533 5-5-5-15-2T a 1.90V :007: (um deles é o do primeiro post)

pois, menos chips = menos probabilidade de ficar limitado "pelo mais lento"

em todo o caso o poder de OC das TE parece, desde há algum tempo, ter acompanhado os preços(variação)
 
Porque quanto menor a latência CAS (CL), mais rápida será a memória. Umas mems a CL5 a 800Mhz serão mais rápidas do que umas a CL6 a 800Mhz. Nada de transcendente e mais para bench's pois no dia a dia nem se nota a diferença.

Cumps

PS: Uma explicação mais pormenorizada se possível e corrijam-me se estiver errado.
 
Porque quanto menor a latência CAS (CL), mais rápida será a memória. Umas mems a CL5 a 800Mhz serão mais rápidas do que umas a CL6 a 800Mhz. Nada de transcendente e mais para bench's pois no dia a dia nem se nota a diferença.

Cumps

PS: Uma explicação mais pormenorizada se possível e corrijam-me se estiver errado.


Hum, mas elas a 5-5-5-15 não passam no teste no ORTHOS.

Ao menos assim a 1000 mhz(500)6-6-5-16 deverão ser mais rapidas q em default 800 mhz a 5-5-5-15 ?

Neste momento consegui encontrar estabilidade com o CPU a 3.0 e as Memorias a 999 mhz.

Encontra.se:

Ai Overclock Tuner ................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................. [8]
FSB Frequency ...................... [375]
PCIE Frequency ..................... [100]
FSB Strap to North Bridge .......... [Auto]
DRAM Frequency ..................... [999mhz]
DRAM Clock Skew on Channel A1 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel A2 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel B1 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel B2 ...... [Auto]


DRAM Timing Control: Manual
1st
CAS# Latency : 6
RAS# to CAS# Delay : 6
RAS# Precharge : 5
RAS# ActivateTime : 16
RAS# to RAS# Delay : Auto
Row Refresh Cycle Time : Auto
Write Recovery Time : Auto
Read to Precharge Time : Auto

2nd
Read to Write Delay (S/D) : Auto
Write to Read Delay (S) : Auto
Write to Read Delay (D) : Auto
Read to Read Delay (S) : Auto
Read to Read Delay (D) : Auto
Write to Write Delay (S) : Auto
Write to Write Delay (D) : Auto

3rd
Write to Pre Delay : Auto
Reado to Pre Delay : Auto
Pre to Pre Delay : Auto
All Pre to Act Delay : Auto
All Pre to Ref Delay : Auto

DRAM Static Read Control ........... [Disable]
DRAM Read Training ................. [Disable]
MEM. OC Charger .................... [Auto]
Ai Clock Twister ................... [Auto]
Ai Transaction Booster ............. [Auto]
____________________________________

CPU Voltage ........................ [1.37]
CPU GTL Voltage Reference (0/2) .... [Auto]
CPU GTL Voltage Reference (1/3) .... [Auto]
CPU PLL Voltage ....................[1.52]
FSB Termination Voltage............. [1.24]
DRAM Voltage ....................... [2.0]
NB Voltage ......................... [1.24]
NB GTL Reference ................... [Auto]
SB Voltage ......................... [Auto]
PCIE SATA Voltage .................. [Auto]
____________________________________

Load-Line Calibration .............. [Enable]
CPU Spread Spectrum ................ [Disabled]
PCIE Spread Spectrum ............... [Disabled]
CPU Clock Skew ..................... [Auto]
NB Clock Skew ...................... [Auto]
CPU Margin Enhancement ............. [Optimized]



As memorias estam em OC a 6-6-5-16 999 MHZ default(5-5-5-15)

 
Última edição pelo moderador:
Para não abrir um tópico novo acerca disto peço ajuda onde acham que devo mexer para estabilizar isto...
De notar que se corro o Windows Memory Test ou lá o que é dá erro. Devo levar isso em conta? De momento estou a postar com o PC assim:

4zuo.jpg


O CPU é mais fácil de estabilizar com mais ou menos voltagem agora a RAM também tem os timings... O PC está muito mais responsivo assim...

Abraços
 
Não... O máximo é 6. Agora baixei os outros todos estando a 6-6-6-16 e fez boot tanto que aqui estou a postar...
A voltagem está agora a 2.1. O que me faz mais especie é o teste do Windows á RAM. Ainda não fui fazer depois disto mas de certeza que dá erro.
Por outro lado, o score do Windows não alterou em nada tendo isto a 1000mhz. Manteve nos 5.5... Não que interesse muito mas pronto.
 
Tens de testar as memórias e verificar que fica estável. Apenas porque chega ao Windows e dá para abrir o browser não significa muito.

Tu estás com um Core 2 Duo e estes beneficiam em boa medida de timmings apertados. Bem mais do que um i7.
Por isso, ao aumentares a velocidade ganhas em largura de banda, mas perdes em tempo de resposta.

Testa isso em benchmarks em condições. O do Windows não quer dizer muito.
 
vendi umas á pouco tempo e tenho pena de nao ter print, essas memorias se apanhares umas boas isso escala até 1200MHZ! tive um E6300 1.86 a 3.7 com as mems a 1200
 
Pois acredito...
Então é assim, ou não me posso fiar no teste ás mems do windows ou o Prime95 não é tão exigente.
A 1002Mhz davam erro no prime passado um bocadinho com 2.1v e 6-8-8-18. Agora mantive a mesma voltagem mas baixei para 6-6-6-16 e baixei para 930mhz e estiveram qause uma hora a fazer um blend test no Prime95 sem erros. Posso então deduzir que está estável por enquanto?
Sinceramente, á uns tempos atrás eu não era assim tão burro e usava e abusava até chegar ao que queria mas desde que parei de brincar com o PC vou pelo mais fácil e uso o teste do Windows...
Abraços
 
Teste do windows é bolha.
estabilidade das memorias só com benchmarks pesados para cpu, tipo superpi32 ( que demora imenso ) ou wprime1024.

Coloca o 4º parâmetro sempre como o somatório dos 3 primeiros. Fica mais estável e fácil de controlar.
Vai experimentando 6-8-6-20 e ve até onde vai.

Cpu está com muita voltagem para a velocidade indicada.
 
As voltagens é para ir baixando aos poucos...
Em relação ao OC, o que será melhor? Ter FSB:DRAM a 1:1 mas menos velocidade de RAM ou ter mais velocidade de RAM mas estar a 5:6 ou algo diferente de 1:1?
Vou testar esses timings Stormgiant mas de momento tenho 3.8 de CPU e 850 de RAM mas a 1:1 e correu Intel Burn Test durante bastante tempo com a RAM quase toda ocupada sem erros. Acho que este teste é mais que suficiente para testar estabilidade.
Abraços
 
Back
Topo