Techzone Wiki - Sugestão

É exactamente isso que eu detesto :P

Isso seria um portal com um fórum por trás, eu registei-me num fórum por ser um fórum ;)

Agora um portal cujo index é o fórum e tem mais algumas categorias extra e uteis, isso já acho que é algo a ponderar.

HecKel
 
Agora um portal cujo index é o fórum e tem mais algumas categorias extra e uteis, isso já acho que é algo a ponderar.

HecKel

era mais ou menos isso que eu penso

Agora a questão, como se iria comportar esse portal? Ao entrar para o link da techzone conseguiria ver logo os quadros ou teria de aceder aos mesmos através de um outro link?

exacto, mas se desse era criar uma lista de RSS de cada area e colocar no portal assim ao entrar no portal havia um "descair" automatico para o forum, não ficando uma pessoa "presa" por lá..

quase, mas melhor do que por exemplo o driverheaven.. mas em que mostrasse não os topicos mais relevantes mas os mais recentes de cada area.. depois entao entravamos no forum e ai poderia mos ver tudo
 
Boa noite.
Mais um para ajudar no que for preciso, sem duvida uma grande ideia sem duvida que irá dar muito trabalho, mas em contra-partida será uma WIKI com vastíssima informação e bem mais simples de se achar :)
Nada como testar para ver se realmente valerá a pena.
cump's.
 
Acho a ideia da Wiki excelente.

Vi o exemplo da Wiki da [email protected] qual participei "assim muito por alto". Está lá "tudo" ou quase tudo, que é necessário saber ou aprender sobre o folding.

Se pegarmos nesse exemplo, e se de facto, tiver a mesma funcionalidade ou melhor ainda, podemos ter algo de muito útil para quem anda de passagem ou mesmo para aqueles users que gostam de ver apenas o essencial (sem "palha").

Para mim, a Wiki ou o suposto portal, deve ser um complemento à TZN. Acho que deveria ser baseada em tutoriais, review's, notícias...mas não vejo nada além disso...porque já temos o fórum.

Se a Wiki for para a frente...os RSS's, bem implementados ( por cada tipo de tema ) vão dar bastante jeito, pelo menos para quem não tem muito tempo para vir ao fórum, como eu! :D

É de ideias destas que precisamos! :D

Na minha opinião, a TZN é dos "lugares" da net, que pode estar "perto" da perfeição, ainda que um pouco longe sempre que existem ideias que poderão melhorar ainda mais esta segunda casa para muita gente.

Cumps ;)
 
Se há uma wikipedia portuguesa, é do interesse de todos não criar mais wikis. O objectivo é haver uma "enciclopédia global" e não várias enciclopédias espalhadas pela net.
 
Para mim, a Wiki ou o suposto portal, deve ser um complemento à TZN. Acho que deveria ser baseada em tutoriais, review's, notícias...mas não vejo nada além disso...porque já temos o fórum.

Para isso fechava-se o fórum, já que no suposto Wiki estas a incluir quase tudo que se faz neste fórum, o Wiki caso seja implementado, e continuo a achar que não o será, porque simplesmente não é necessário, será basicamente uma uniao de toda a informação util do forum nao info's news, e um portal todo "pipi".

Temos o search, temos os stickies e temos os sub-foruns correctos para cada assunto, porque complicar o que é simples?

É isso e fechar todas as threads abertas por membros recentes em que o assunto ja tenha sido falado/debatido noutro local.

Acho que estar a a carregar ainda mais um fórum que por vezes dá alguns problemas a abrir algumas threads iria estragar ainda mais o que demorou tanto a criar.

Em vez do Wiki ficaria melhor quem sabe( e não, não é uma proposta, nem ideia é apenas a opinião) um "Sub-Forum" onde fossem colocadas todas as threads stickie e threads que os moderadores e outros utilizadores achassem de grande utilidade, pelo que se tal fosse feito seria apenas a thread em si fechada apenas com a informação sem que os outros utilizadores pudessem alterar ou comentar mantendo asssim a integridade da thread em questão.

Wiki pode ser feito? Sim

Deve ser feito? Não

E o que acontece se o fizerem? Supostamente nada! se for colocado como um extra(link a apontar para o wiki em que sera necessario user e pass da techzone para aceder)

Conclusão? Se os moderadores acharem que pode ser implementado/ é um projecto com viabilidade e "futuro", resta saber a opinião dos users abrindo quem sabe uma poll, la porque eu seja do contra não quer dizer que os outros o sejam, pelo que a maioria ditará o caminho a seguir.
 
O maior problema é integrar uma WIKI e em 2º lugar quem actualizar.
Mas antes disso penso que devemos explorar mais o vBulletin que tem uma série de opções que pode facilitar muitas. Uma das que conheci recentemente é termos o primeiro post de uma thread a aparecer sempre no princípio da página independentemente do núemros de páginas que a thread tenha. Para tutoriais ou guias de programas por exemplo facilita imenso. É só um exemplo.

Penso que é preferível canalizar os esforços para fazer o forum ainda melhor do que dividir entre forum e wiki. Outro exemplo é se conseguirmos melhorar o search também já facilitava as coisas e tornava a necessidade ou vantagem da Wiki menor.
 
O maior problema é integrar uma WIKI e em 2º lugar quem actualizar.
Mas antes disso penso que devemos explorar mais o vBulletin que tem uma série de opções que pode facilitar muitas. Uma das que conheci recentemente é termos o primeiro post de uma thread a aparecer sempre no princípio da página independentemente do núemros de páginas que a thread tenha. Para tutoriais ou guias de programas por exemplo facilita imenso. É só um exemplo.

Penso que é preferível canalizar os esforços para fazer o forum ainda melhor do que dividir entre forum e wiki. Outro exemplo é se conseguirmos melhorar o search também já facilitava as coisas e tornava a necessidade ou vantagem da Wiki menor.
Colocar o 1.º post em todas as páginas não é uma feature por default do vBulletin, implica alteração do código.

A ideia de uma wiki agrada-me sobretudo porque considero que a Techzone é a fonte de muito conhecimento que se encontra por vezes disperso pelo fórum, uma wiki seria uma forma de a) evitar que se perguntem as coisas evzes sem conta quando já há respostas e b) permitir que esse conhecimento esteja reunido num local e que seja consistentemente enriquecido.

Para já temos outras prioridades e não é possível avançar com uma wiki de imediato no entanto é algo que não deverá ser desconsiderado a meu ver.
 
A ideia de uma wiki agrada-me sobretudo porque considero que a Techzone é a fonte de muito conhecimento que se encontra por vezes disperso pelo fórum, uma wiki seria uma forma de a) evitar que se perguntem as coisas evzes sem conta quando já há respostas e b) permitir que esse conhecimento esteja reunido num local e que seja consistentemente enriquecido.

Mas se as pessoas a) não usam o search e o google, partindo logo para a abertura de uma thread e b) não sabem ler os stickys, o que garante que essas mesmas pessoas vão sequer olhar para a wiki e pesquisar lá? O que garante que essas mesmas pessoas não vão agir exactamente da mesma maneira? A wiki teria de ter uma tal relevancia sobre o fórum, que as pessoas quase que eram obrigadas a ir lá, atirando o forum para 2º plano.
Em relação ao teu ponto b), a informação também esta toda reunida no fórum, basta saber mais uma vez, utilizar o search. E se o search do vBulletin E o do Google falham, o que dizer do search da wiki/index da wiki?

Posto isto, não sou a favor de uma wiki, acho que a solução passaria por educar as pessoas (um pouco como se faz agora, com as "bocas" que se mandam nos tópicos) a utilizar os recursos que tem a disposição (stickys e search).
 
Mas se as pessoas a) não usam o search e o google, partindo logo para a abertura de uma thread e b) não sabem ler os stickys, o que garante que essas mesmas pessoas vão sequer olhar para a wiki e pesquisar lá?

Seria aí que entraria o portal.
O que garante que essas mesmas pessoas não vão agir exactamente da mesma maneira? A wiki teria de ter uma tal relevancia sobre o fórum, que as pessoas quase que eram obrigadas a ir lá, atirando o forum para 2º plano.
Em relação ao teu ponto b), a informação também esta toda reunida no fórum, basta saber mais uma vez, utilizar o search. E se o search do vBulletin E o do Google falham, o que dizer do search da wiki/index da wiki?
Nada garante que não ajam da mesma forma. Mas mais uma vez, se tivermos um portal, pode existir um search global que mostre hits tanto na wiki como no fórum. Como tanto um como outro estariam "tapados" pelo portal, talvez o search tivesse mais destaque :)

Cumprimentos.
 
Ponto 1)
Eu ando na Techzonept.com, o maior fórum de tecnologias de Portugal, e não na Techzonept.com, o portal-que-esconde-um-fórum-enorme-e-uma-wiki-por-tras. Sinceramente, não gosto.

Ponto 2)
O que me "garante" é que elas já agem assim.
 
Ponto 1)
Eu ando na Techzonept.com, o maior fórum de tecnologias de Portugal, e não na Techzonept.com, o portal-que-esconde-um-fórum-enorme-e-uma-wiki-por-tras. Sinceramente, não gosto.

Aí está a razão pela qual eu não gosto muito da ideia do Portal nem da Wiki. Se fizerem um portal com um endereço diferente do fórum até nem me faz grande comichão a ideia, se quiserem pôr o fórum "atrás" do Portal aí já não gosto muito.
 
Mas pelo que li do que o Metro escreveu há uns posts atrás, o que foi falado não foi um portal com um fórum, mas sim um fórum com portal. E isto já muda bastante as coisas.

A meu ver é essencial dar outro destaque às threads do quadro dos Artigos e Tutorais e aos artigos da TZN, a meu ver estão subaproveitados, e é algo com bastante potencial. Se desse para dar destaque a estas threads na comunidade, julgo que só teríamos a ganhar, e claro, que isso implicasse o mínimo de alterações possível no template actual da techzone.

Sobre o wiki, por mais estranho que pareça concordo a 100% com o esquiso, se os utilizadores não usam a ferramenta de pesquisa, muito menos vão usar um wiki. Para mim é desperdício de recursos.

HecKel
 
Pessoalmente, continuo a achar que isso são pequenos males para uma grande causa. Quem conhece assim o fórum, com certeza que o vai continuar a conhecer tal como é :)
E, sejamos honestos, ninguém usa o search porque a informação não está minimamente organizada. Desde títulos de threads mal escritos, a spam e offtopic. Mas entendo o vosso ponto de vista. Do meu, continuo a ver um grande projecto, uma wiki portuguesa sobre tecnologia. A primeira, e provavelmente, a que teria mais potencial.
 
Penso que alguém poderá confirmar esta informação, pois não tenho a certeza.

As wikis possuem um sistema de histórico; mesmo que algum utilizador malicioso começasse a apagar artigos, poderiam ser facilmente restaurados. Portanto, penso que o "medo" de deixar qualquer utilizador editar artigos acaba por ser infundado.


é correcto. pelo menos no caso da mediawiki é assim.
 
Se há uma wikipedia portuguesa, é do interesse de todos não criar mais wikis. O objectivo é haver uma "enciclopédia global" e não várias enciclopédias espalhadas pela net.

Deve ter sido por isso que eles apagaram o artigo sobre a história da TZ por "irrelevante" de acordo com alguns gurus de bancos pesqueiros de moçambique e rádio-amadores.

Acho bem mais interessante criarmos o nosso proprio wiki, controlado por nós do que estarmos a encher o bandulho à wikipedia portuguesa, "governada" por brasucas.
 
Back
Topo