Tablet Teclast Master T10

20170918112912_57144.jpg


Principais características:
  • Android 7.0
  • CPU: MTK8176 Hexa Core 1.7GHz, até 2.1GHz
  • GPU: IMG GX6250
  • Ecrã: 10.1'' 10-point IPS Screen
  • RAM: 4GB
  • ROM: 64GB
  • Cartão SD: suporte até 128GB
  • Câmeras: traseira de 8.0MP AF e frontal de 13.0MP
  • WiFi: Dual Band 2.4GHz / 5.0GHz WiFi com norma 802.11 ac
  • Bluetooth: 4.0
  • Conectividade: 1x micro USB, 1x mini HDMI, 1x headphone jack 3.5mm
  • Bateria: 8100mAh, Li-ion
  • Colunas: 2 colunas integradas em cada lateral
  • GPS: sim
  • Leitor de impressões digitais: sim
Já está à venda há uns meses, em promoção arranja-se abaixo dos 200€. A caixa contém o tablet e cabo USB. NÃO TEM CARREGADOR. Contudo, suporta qualquer carregador de 12V 1.5A, que muitos telemóveis já têm, portanto é provável que qualquer pessoa tenha já um em casa.
 
Última edição:
Eu comprei um e recebi-o no início da semana. O que acho:

Positivos:
A performance é bastante boa, consegue 80k em antutu, e o GPU é suficiente para alimentar o tablet. O uso é bastante fluído. A resolução de 2560 x 1600 e as cores são excelentes. Sim, este já um tablet de 2.5K. Do pouco que joguei, não me posso queixar.
As 2 colunas, apesar de não terem nenhuma qualidade por aí além, são porreiras.
O sensor de leitura de impressão digital funciona decentemente, é mais que suficiente.
Até agora, sem problemas com WiFi ou Bluetooth.
Aplicações multimédia têm funcionado todas bem (youtube, spotify...)

Neutros:
Não tem root kit conhecido de momento, nem ROMs custom, nem TWRP (28/10/2016).
A sensibilidade do monitor é um pouco baixa e requer alguma habituação.

Negativos:
Especificamente, estão actualmente (28/10/2016) com um security patch level de 5 de abril de 2017, portanto não é do mais recente. Vi também alguns reports (28/10/2016) que indicavam que a integração com cartões de 128GB tem falhas, mas 64GB deve funcionar bem.
A câmera frontal é definitivamente melhor que a traseira, o que é uma decisão muito estranha. Claramente não é um tablet para uso para tirar fotos por aí.
Ainda alguma instabilidade no software, com algumas apps com problemas (viber não funciona, o público tem crashes regulares).

Para mim, é um tablet bastante interessante para quem quer conteúdo multimédia. Eu andei a procurar muito tempo algo com um ecrã de 10'' que não me rebentasse o bolso, e estava-me a custar dar 300 e tal euros por um tablet com estas caracterísiticas. Ler nisto e ver vídeo é um gosto.

Gostava era de saber se alguém comprou e que está a achar.
 
Eu recebi o meu esta semana vindo da *****. Ainda não o explorei muito porque estou com um problema acerca da encriptação, que queria resolver primeiro. O meu já vinha encriptado e não consigo desencriptar para depois voltar a encriptar com as minhas credenciais. Já fiz factory reset e nada! Ele continua encriptado...pelo menos é o que indica no menu Segurança. É estranho. Como é que está o teu? Recebeste já encriptado?

Em termos de desempenho parece ser excelente. Gosto bastante do display e cores.

Outro ponto negativo é que não consegui instalar a app do NetFlix a partir do Play Store. Só consegui a partir da NetFlix.
 
Tem também algumas apps bloatware como ponto negativo. Já as desinstalei menos uma com um icon azul e uma fechadura. Pelo que li é uma app de segurança mas não sei o que faz pois está em chinês. Talvez seja uma app locker...
 
Eu hoje à noite, quando puder, vou investigar isso da encriptação. Sinceramente nunca mexi nisso, pois não tenho informação crítica suficiente lá para me justificar estar preocupado com isso :P

Eu felizmente recebi na melhor forma possível, sem bloatware nenhum e já em inglês. A app azul de segurança de momento é impossível remover.

Algo que já comecei a fazer foi insistir com eles para lançarem rootkits e derivados, mesmo para se poder começar a remover essa applicação e outras. Idealmente, eles lançam coisas suficientes para se depois compilar um TWRP, e posteriormente umas rom custom. Isso seria a situação ideal. Mas já ter um rootkit era bom, assim como um modo fastboot ou derivado que não estivesse todo em chinês, o que não ajuda nada.
 
Comprei um na GB na flash sale inicial por 160 euros, entretanto demorou mês e meio e após abertura de ticket e várias mensagens com eles disseram que por problemas com o transitário voltou para lá. Pedi o reembolso, ando a pesquisar alternativas pois começo a ficar farto destas confusões da GB. Alguém tem feedback sobre a ligação e alcance wifi? Li algumas reviews com muitas queixas desse aspecto, que só funcionava bem perto do router, alguém notou algo?
 
Até agora não tive problemas nenhuns com isso. O meu quarto não é perto do router, e não tive problemas até a ver vídeos de youtube lá. E aquilo tem várias paredes à frente até. Não testei em locais com 2 ou 1 de qualidade de sinal no entanto.
 
Vi num par de reviews online. Mas pode ser um pouco de preconceito, a Teclast tinha "fama" de ter esse problema de cobertura wifi o que obviamente não implica que fosse continuar nos modelos mais recentes. Obrigado pelo feedback, a questão agora é onde comprar, chateei-me a sério com a ***** mas ao preço de 160 euros que comprei na flash sale da altura penso que não encontro. E agora mesmo lá está mais caro.
 
Fui confirmar, e estou como tu. A encriptação vem por defeito e não consigo alterá-la. É preciso começar a fazer pressão neles para disponibilizarem ferramentas de root, para ver se se consegue ROMs custom para resolver isso.
 
Entretanto descobri outros problemas com a room Android instalada.
Como depois de fazer reset o arranque não passa pelo wizard do Android, também não é possível fazer restore dos settings e apps instaladas. Não serve de nada configurar a cópia de segurança dos dados porque não estou a ver forma de os recuperar.

Tentei fazer backup por comando adp backup, também sem sucesso.
Consigo fazer backup mas depois ao fazer restore, fica tudo na mesma. Não dá erro nenhum mas nada é resposto a partir do backup.
Talvez seja por estar já encriptado.

Resumo... não estou a ver forma de fazer backup do Tablet!

Agradeço depois a tua ajuda quando encontrares forma de fazer root e instalar outra rom.
Encontrei isto http://rootmygalaxy.net/how-to-root-teclast-t10-and-install-twrp-recovery/, que pode ajudar mas não está muito claro nem tem feeback de quem já tenha feito.

O hardware é excelente mas a room é má, o que já me levou a pensar vender e comprar outro tablet.
Provavelmente o melhor é esperar... O que achas?
 
Não há limitações nenhumas no uso normal. É um problema para quem quer controlar a encriptação por questões de segurança (exemplo, se tens lá informação sensível).

O que eu acho? Depende inteiramente do teu caso de uso. Como mencionei, é excelente como reprodutor audiovisual, e é o melhor preço/qualidade nessa questão. Mas não é um tablet android para TUDO, não neste momento. É como viste, é uma ROM fechada. Se houvesse maneira conhecida de fazer root, já teríamos acesso a uma data de outras possibilidades de backup e assim. Não existe TWRP ainda compilado também, o que limita em algumas questões. Eu tentei aceder ao menu de recovery, e vem todo em chinês (expectável).

Se dás importância às questões de backup e segurança no tablet, e queres para agora, vende. Não me parece que seja algo que se resolva do dia para a noite. Se tiveres paciência e quiseres usar como reprodutor audiovisual móvel, mantém-o. Eu estou contente com o que ele já me permite, mesmo com as limitações de software que existem de momento. Até que estou a considerar tentar reunir alguma informação, e talvez até começar a investigar como compilar um TWRP para isto (não será em breve que consigo certamente, nem sei quando começo, se começar...). Mas para me meter nisto, primeiro tenho de vencer os menús em chinês, ou encontrar guias para isso.
 
No meu caso é mesmo maioritariamente para conteúdo multimédia (filmes, séries, alguns jogos de futebol....) e um ou outro jogo, nada por aí além.
 
Página da marca:
http://www.teclast.com/en/zt/T10/

Por €151.27 dá para viver com os problemas da ROM.
O alcance do wifi é igual aos outros Teclast (Teclast X98 Plus e Teclast X98 Plus II).
Não traz carregador. Há carregadores 2.5A/5V da teclast a 4€ mas não são Quick Charge.
Alguém pode confirmar que carrega com Quick Charge 2.0 ou Quick Charge 3.0?
Capa original custa menos de 9€
 
Apesar de lhe chamarem quick charge, atenção que não é o quick charge da Qualcomm, porque isto não tem um CPU SnapDragon, é Mediatek, portanto deveser pump express. De qualquer forma, é mais importante ser 12V 1.5A que outra coisa. Houve um utilizador, nos comentários desta review, que mencionou ter comprado este carregador e ter conseguido uma carga completa em menos de 3h. Algo me diz que desde que seja um carregador com tecnologia Fast Charger e output de 12V 1.5A, ele deve-se portar bem. Verifiquei já que se usarem um carregador com 2A apenas, aquilo tudo aquece bastante, tenham isso em mente.

Eu ainda estou à espera do carregador que encomendei. Eu apenas não comprei da teclast, comprei um NORWOLF Fast USB Charger (que suporta QC 2 e 3, e tem a voltagem e amperagem correctas -> diferença de potencial e intensidade de corrente para todos os picuinhas da física). Veremos se ele depois consegue fazer essas cargas rápidas, posso depois deixar feedback.
 
Obrigado pela mensagem.
Já percebi que a Mediatek tem de facto Pump Express como no caso do carregador para Elephone P9000 que tem a indicação:
PE+ Quick Charger
Output: 5V/9V/12V=1.67A, 12V=1.25W
Só agora é que percebi que quando ligava os carregadores Quick Charge porque é que não passava dos 5V.

Nota que os 5V não chegam aos 2A e por isso os carregadores de 2A talvez não sejam boa ideia porque o resultado é aquecer.

Já agora, para testar se carrega, porque às vezes os cabos estragam-se, há uma cena fixe por 3€ que normalmente chamam por USB voltimeter.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo