Tecnico de redes sem fios

Para complementar o meu post anterior, a melhor forma de usar um sistema com repetidores é usando 3 AP's.

Temos o AP principal, pegamos noutro AP e colocamo-lo em modo cliente ligado via wireless ao AP principal. Agora com um cabo de rede ligamos o AP em modo cliente ao AP segundario.

Continuamos a ter um sistema repetidor, mas com toda a velocidade possivel dentro da rede, pois temos dois equipamentos dedicados a essa função, um trata de negociar a informação com o AP principal e o outro trata de negociar a informação com o PC. No entanto os pings continuam a aumentar para o dobro em relação à configuração AP <-> PC.

O problema de ter apenas apenas um equipamento fisico a efectuar a função de repetidor é que o mesmo equipamento que têm que negociar a informação com o AP principal e com o PC ao mesmo tempo. Neste caso isso não se verifica.

Morg2k2, temos que ver a rede como uma rede que têm X largura de banda. Aqui não interessa a largura de banda da net, eu nunca disse que se tivesses contratado uma largura de banda na net de 1Mbps, ao usar um repetidor passavas a ficar com 512Kbps para a net. Não... O que eu disse sim, é que na largura de banda que a tua rede wireless têm, tudo o que passe pelo repetidor corta essa mesma largura de banda para metade.
Pegando no exemplo do meu post anterior, apesar de te cortar a velocidade da rede para metade, continuas a ter a largura de banda contratada para a net a funcionar ao maximo.
 
powerline está fora de questão??? tal como já foi dito para uma máquina é melhor pq na tens tantos problemas de sinal e é mais seguro (niguem usa -> ninguem invade) wireless wep+mac = 2 minutos de trabalho :004: (ou como "ninguem" se dá a tanto trabalho normalmente é só passar á porta e sacar uns gigas á conta do tosco, viva os kits do sapo :002: )

incoveniente: tens de andar com o acessório atraz do portatil (o que nem me tem chateado muito (só uso no trabalho))

outra alternativa: esquece o repetidor puxa um cabo para um canto da casa e outro para o outro e liga os AP por cabo na tens tantas perdas o unico incoveniente é teres de mudar de AP quando passeias com o portatil pela casa

ou fazes como eu: tomadas de rede pela casa toda (tá bem ainda na pus no WC e na varanda), na têm problemas de falta de sinal nem putos chatos a invadir
 
Peterwolf,

Vamos por partes:

1º: Eu nao disse que existia uma perda de ligações do ISP, quando me refiro a largura de banda, pings, etc. Estou sempre a referir-me a á LAN

2º Lugar , há uns tempos implementei num local onde trabalho que tem aprox. 1000m2 (open space) uma rede wireless com apenas 2 APs cada um deles percorre cada uma das alas do local. Nota que nao se perde nunca nem largura de banda (neste caso tenho 2 aps com placa de 2x54mbits) e os pings sao em ambos os locais inferiores a 5ms. O unico senao , mas isto tem a ver com a própria tecnologia, é o facto que cada cliente nao tem a largura de banda dedicada, mas sim partilhada, isto é, se tiver um ap com 108mbits e 5 clientes agarrados a este AP, entao a largura aplicável a cada um dos clientes será a largura total a dividir pelos clientes (aprox. 108 : 5 = 21.6 Mbits)

3º: Segurança: Como é evidente este tipo de redes podem funcionar a 100% sem qualquer tipo de segurança activa, e é este o dilema com que muitas pessoas sofrem ... visto que começa a funcionar e deixam de se preocupar. No entanto assim é sempre possivel que 3ºs acedam a recursos da rede.
Para isso existem varios tipos de encriptacão, eu sou sincero prefiro TKIP baseando a autenticação em 2 por um lado login/password + Certificados (autenticado via radius) + mac Address (apenas os que estao registados). Convém que os certificados se renovem num periodo inferior a 4 horas, para nao aparecerem supresas desagradáveis.
WEP nao me atrai, visto que ja vi essa solução ser desmantelada em menos de 30 minutos. :)

Nota final: instalar este tipo de soluções em casa não é só ligar á corrente como muita boa gente pensa.

espero ter podido esclarecer algumas duvidas existentes.


cumps
 
Montastes dois AP's, mas ambos em modo Access Point ligados ambos a um switch? Ou um deles em modo Access Point, e outro em modo Repeater?

É que se estão os dois em modo Access Point, é obvio que não perdes largura de banda em nenhum AP. Mas como disse nos posts anteriores, estando o segundo AP em modo Repeater, ao ligares um pc a esse AP ficas com a largura de banda da rede diminuida a metade, se ligares o mesmo PC ao AP principal (saltando o repetidor) então ai já têns a largura de banda total disponibilizada pelo AP.

Em relação aos 108Mbps, são normas proprietárias que utilizam channel overlapping e a nivel de largura de banda util nunca chega aos 108Mbps, da mesma forma que os 54Mbps nunca chegam na realidade a essa velocidade, e por ai abaixo.

Do que já tive oportunidade de testar e exprimentar, as velocidades reais tendo a rede montada da seguinte forma (PC - cabo rede - AP ~ wireless ~ PC) ficam-se pelos:
22Mbps -> 900KB/s a 1100KB/s
54Mbps -> 2500KB/s a 3000KB/s
108Mbps -> 3500KB/s a 4700KB/s (Depende das configurações do AP a nivel do channel overlapping)

Andam por volta desses valores, pelo que os calculos de velocidade para varios clientes têm que ser feitos a partir desses valores. Depois depende da encriptação e seguranças usadas na rede que vão usar mais ou menos largura de banda, etc.
Não me vou por a dizer a velocidade real noutras velocidades, pois as unicas que tenho a certeza são as que referi.


Em relação à segurança, estou 100% de acordo contigo :) Tanto que o WEP e o WPA já é quebravel em menos de 30 minutos.
Mas no entanto para a maioria das redes o WPA já chega, apesar de ser crackavel.


Agora em relação ao Castrol, se os pc's forem fixos e com placa pci com antena junto à placa, aconcelho a montagem duma antena deste genero http://www.smc.com/index.cfm?event=viewProduct&localeCode=EN_PRT&cid=5&scid=&pid=1343 por forma a ser colocada num local com melhor sinal :)

Abraços
 
Back
Topo