Técnico vs Licenciados

Status
Fechado a novas mensagens.
Tema interessante este! Começo desde ja por me identificar, sou INGINHEIRO tambem, não na area de informatica mas em mecânica. Na minha opiniao e embora nao perceba muito de informatica ha uma coisa a reter, nem tudo deve ser metido no mesmo saco! Um engenheiro infelizmente ou não durante a sua estadia na universidade pouco ou nada aprende no aspecto pratico. Ha uns bons anos atras existiam escolas profissionais que estas sim formavam tecnicos em diversas areas, mas sao raras as que ainda existem...e tambem porque afinal todos querem ter o canudo! Eu sou eng mecanico e claro...nao me peçam para reparar uma caixa de velocidades! Cada macaco no seu galho, eu posso entender e perceber a forma como uma caixa de velocidades funciona...mas nao sei como a desmonto, para isso existem os mecanicos! Se por acaso tiver de trabsformar uma relaçao de transmissao (calculos etc,)...tb nao o vou pedir ao mecanico que o faça, porque certamente nao o sabe fazer! Na minha opiniao existe é falta de humildade nos engenheiros que nao reconhecem o trabalho dos tecnicos, e estes INVEJAM a "boa vida" dos engenheiros...mas a vida é assim, todos e cada um com as suas responsavbilidades e preocupaçoes, e o RESPEITO recomenda-se. Afinal de contas se todos fossemos iguais ou se soubessemos fazer todos a mesma coisa esta M**** nao tinha graça nenhuma!

PS: licenciados escreve-se assim e nao "licensiados"

:x2:

secalhar por muita gente não se interessar em reparar isto ou aquilo, não perder tempo em aprender como montar este componente aqui ou ali é que se tiram cursos em 5 anos e, não só se criam os componentes que os técnicos vão montar, como os sistemas em que se trabalha! Não deve existir um "versus" quando não existe termo de comparação.

e é por isso que depois um licensiado nao sabe instalar uma impressora..

ainda á dias fui criar uma array no servidor duma empresa onde supostamente o que nao falta é licensiados no ramo da informatica.. ora eu tenho 12º Incompleto na area de cientificos e fiz aquilo á primeira, o idiota do licensiado que devia pelo menos saber tanto como eu liga pra loja pra la irmos "que aquilo tava com problemas".. nao conseguia por os discos a funcionar em raid 1 :lol:

as universidades deviam ser proibidas de licensiar informaticos..

Dá graças por não se perder tempo com isso nas universidades a tirar cursos porque se se desse talvez n tivesses trabalho ;]
 
as universidades deviam ser proibidas de licensiar informaticos..
Não e licensiar é licenciar.

O curso de Engenharia informática, e não é um Licenciado "em tudo de Informática".

Engenharia Informática é Programação/configuração Routers(pouco).
E dão muito pouco de hardware. (apesar de no meu instituto até darem como se monta raids), não dão como instalar programas/configurar/ trabalhar com Office. Isso é para pessoas com menos qualificação. Trabalho tão fácil é que para pessoas menos remuneradas. (e existe eng. informáticos que não se dão ao trabalho em perceber isso, não é para isso que são formados também)

E como tudo na vida existe uns eng. informáticos mais aptos do que outros.

E qualquer pessoa com o 12ano monta um computador, mas essa mesma pessoa não percebe nada de programação (Algoritmia/Segurança/Encapsulamento/Modulação/Analise/....) que são requisitos essenciais para ser programador profissional. Neste momento qualquer linguagem nova que saía é aprendida numa questão de horas, graças a diversidades de linguagens aprendidas.
 
Última edição:
Não e licensiar é licenciar.

E dão muito pouco de hardware. (apesar de no meu instituto até darem como se monta raids), não dão como instalar programas/configurar/ trabalhar com Office. Isso é para pessoas com menos qualificação. Trabalho tão fácil é que para pessoas menos remuneradas. (e existe eng. informáticos que não se dão ao trabalho em perceber isso, não é para isso que são formados também)

E como tudo na vida existe uns eng. informáticos mais aptos do que outros.

dizeres isso é um bocado injusto

cumps
 
Não e licensiar é licenciar.

O curso de Engenharia informática, e não é o mesmo que Informática.

Engenharia Informática é Programação/configuração Routers.
E dão muito pouco de hardware. (apesar de no meu instituto até darem como se monta raids), não dão como instalar programas/configurar/ trabalhar com Office. Isso é para pessoas com menos qualificação. Trabalho tão fácil é que para pessoas menos remuneradas.


E como tudo na vida existe burros e espertos.

O teu curso pode ser Engenharia Informatica. Não são todos iguais. O que tirei p.ex. é Engenharia de Sistemas e Informatica (LESI) e o programa do mesmo não era programação, dependia sim da especialização (4 e 5 ano) que escolhias.
 
Acho que esta conversa não faz muito sentido, mas eu como estagiário em engenharia em informática(pronto tou acabar o mestrado em Informática por causa de Bolonha mas isso é outra historia ) defendo o lado dos engenheiros. E quanto aos salários, não conhecem a frase do spider-man "Grande poder, grande responsabilidade", ou seja quanto mais se ganha mais responsabilidade, mas chatices, mais horas uma pessoa tem. Por isso acho que as pessoas tem de fazer opções.
Eu também fico chateado quando o pessoal chega ao pé de mim e faz perguntas de informática em geral(sei la arranjas software para aquele tlm ou pior quero ler aquele formato xe não sei o programa), perguntas estas que podiam ser simplesmente resolvidas com o google, depois eu faço uma cara de chateado, e oiço a resposta mas tu não andas a tirar um curso de Informática?. Só me apetece responder, ando mas la não aprendo essas coisa,...ggrgrgr mas la me contenho e perco algum tempo a ver essas coisas.
Por isso acho que esta tema não tem muito sentido e o pessoal deve se conter um bocado.
 
Pessoalmente acho que os cursos universitários são muito engraçados mas é para passar o tempo na coscuvilhice, em jantaradas e a brincar e a fingir que são crescidos, isto na área de informática, claro, noutras, pelo que vejo, ainda é pior. Sim, um licenciado é, por norma, mais bem preparado que um técnico, após 5 anos a bater com a cabeça nas paredes, com professores incompetentes que só lá estão para a faculdade lhes financiar os estudos, desde professores que não sabem o que estão a ensinar a outros que simplesmente não sabem ensinar, a noções ultrapassadas e ridículas que tentam impingir ao pessoal, os cursos universitários têm de tudo...

Que visão tão limitada credo.
Professores incompetentes na faculdade? Bem, então deve ser a minha faculdade que é realmente muito boa! É que todos os meus professores sabem, mas sabem bem, o que estão a dizer, e tambem sabem ensinar.


Este tópico tá todo uma bela comédia... só o quote inicial faz-me rebolar no chão a rir.

É que pérolas do género saem frequentemente, mas da boca de leigos, coisas do tipo: "Ah agora andas em Engenharia Informática já me podes arranjar o computador", "Tu que andas em engenharia informática, ajuda-me aqui a instalar o antivirus", "Quando acabares o curso, vais montar a tua lojinha né?".
Mas estamos num forum de tecnologias/informática, coisas dessas era suposto não aparecerem aqui.


Para aí 95% do que se aprende numa LEI são coisas que um utilizador comum nem sequer sabe que existem.
 
O teu curso pode ser Engenharia Informatica. Não são todos iguais. O que tirei p.ex. é Engenharia de Sistemas e Informatica (LESI) e o programa do mesmo não era programação, dependia sim da especialização (4 e 5 ano) que escolhias.
olha aqui um lesiano, eu por acaso também estou +- a tirar esse curso(pedi equivalência por causa do processo de bolonha ).
Sim exacto LESI não é só programação, a partir do 3 ano programar é como saber ler, já estava implícito que sabias programar.
 
Os ordenados como muitas coisas funcionam com base na lei da oferta e da procura. Por coincidência (não muito estranha diga-se) esta lei genericamente favorece pessoas com formação superior.

Mas não é difícil achar algumas profissões onde um técnico ganha muito. Por exemplo sabem quanto ganha um soldador de tubagem para gasodutos? Ganha bem...
 
Que visão tão limitada credo.
Professores incompetentes na faculdade? Bem, então deve ser a minha faculdade que é realmente muito boa! É que todos os meus professores sabem, mas sabem bem, o que estão a dizer, e tambem sabem ensinar.


Este tópico tá todo uma bela comédia... só o quote inicial faz-me rebolar no chão a rir.

É que pérolas do género saem frequentemente, mas da boca de leigos, coisas do tipo: "Ah agora andas em Engenharia Informática já me podes arranjar o computador", "Tu que andas em engenharia informática, ajuda-me aqui a instalar o antivirus", "Quando acabares o curso, vais montar a tua lojinha né?".
Mas estamos num forum de tecnologias/informática, coisas dessas era suposto não aparecerem aqui.


Para aí 95% do que se aprende numa LEI são coisas que um utilizador comum nem sequer sabe que existem.
Concordo em tudo que disseste mas essa ideia é do pessoal que não deve estar muito a par da informatica em si, eu também já passei por isso. há e ao sr que diz que na universidade é só borga, deve ser nos outros cursos, que no meu é bem puxadinho, alias tenho a ideia que os cursos de Informatica são muito mais puxados que os outros..
 
E qualquer pessoa de do 12ano monta um computador, mas essa mesma pessoa não percebe nada de programação (Algoritmia/Segurança/Encapsulamento/Modulação/Analise/....) que são requisitos essenciais para ser programador profissional. Neste momento qualquer linguagem nova que saía é aprendida numa questão de horas, graças a diversidades de linguagens aprendidas.

Tens a certeza? Então eu sou licenciado e não sabia!

Tenho o 12º ano (numa escola profissional num curso de Informática/Gestão, onde não
aprendi absolutamente nada) e sou programador "profissional"
(tal como lhe chamas) há dois anos. Programo há 8 (a nivel auto-didacta e projectos pessoais/grupo), nunca passei pela universidade e sei esses
exemplos todos que citaste, até já andei a brincar com a criação de compiladores há prai 6,7 anos
com um gajo que na altura tinha 16 ou 17 anos (eu tinha 17 ou 18, portanto nem na idade
de licenciatura estavamos sequer). Sei um grande número de paradigmas
de programação o que me facilita a aprendizagem de qualquer linguagem (tenho experiência
relativamente grande em pelo menos 4 ou 5 e alguma em mais umas 5-8) em poucos dias.
Nunca andei na universidade e nunca precisei de andar para saber o que sei, posso não ser
o suprassumo da programação mas estou consciente do meu valor e parecendo arrogante
sei que existem licenciados que provavelmente vão ganhar mais do que eu mas não se encontram
aptos para fazer as coisas como eu e que têm conhecimentos mais reduzidos.
No entanto tambem sei que existem licenciados bem mais capazes do que eu, é obvio que a universidade
me ia dar um background diferente principalmente a nivel de matematica que da sempre jeito, só não
fui (e ainda vou a tempo) porque preciso de dinheiro e não tenho paciência para trabalhar e estudar
ao mesmo tempo.
 
E' isso que me assusta. Querer um dia ganhar alguma coisa de jeito e, com a coisa, esquecer a qualidade de vida que gostaria de ter. So' agora vejo que a informatica e' um ramo ingrato.

Deves pensar que um médico para ganhar aquela quantia mensal nao tem tambem que trabalhar as 12 ou mais horas diarias :P
 
Os médicos chamam os Enfermeiros para dar injecções... Os médicos que sabem dar injecções aprenderam com enfermeiros (fora da universidade)

Não cabe ao médico dar injecções não foi ensinado para isso, cabe ao enfermeiro.
Não cabe ao enfermeiro dar pontos, não foi ensinado para isso.
 
Tens a certeza? Então eu sou licenciado e não sabia!

Tenho o 12º ano (numa escola profissional num curso de Informática/Gestão, onde não
aprendi absolutamente nada) e sou programador "profissional"
(tal como lhe chamas) há dois anos. Programo há 8 (a nivel auto-didacta e projectos pessoais/grupo), nunca passei pela universidade e sei esses
exemplos todos que citaste, até já andei a brincar com a criação de compiladores há prai 6,7 anos
com um gajo que na altura tinha 16 ou 17 anos (eu tinha 17 ou 18, portanto nem na idade
de licenciatura estavamos sequer). Sei um grande número de paradigmas
de programação o que me facilita a aprendizagem de qualquer linguagem (tenho experiência
relativamente grande em pelo menos 4 ou 5 e alguma em mais umas 5-8) em poucos dias.
Nunca andei na universidade e nunca precisei de andar para saber o que sei, posso não ser
o suprassumo da programação mas estou consciente do meu valor e parecendo arrogante
sei que existem licenciados que provavelmente vão ganhar mais do que eu mas não se encontram
aptos para fazer as coisas como eu e que têm conhecimentos mais reduzidos.
No entanto tambem sei que existem licenciados bem mais capazes do que eu, é obvio que a universidade
me ia dar um background diferente principalmente a nivel de matematica que da sempre jeito, só não
fui (e ainda vou a tempo) porque preciso de dinheiro e não tenho paciência para trabalhar e estudar
ao mesmo tempo.
Não dúvido que sejas melhor que um licenciado em termos de programar e pôr algo a andar mas em minha opinião isso é talvez 1/3 que um engenheiro deve saber fazer.

Cingir um engenheiro informático a um programador é extremamente redutor. Dá uma vista de olhos por qualquer área de especialização em qualquer curso superior que percebes do que estou a falar.
Pelo menos no meu curso, além das cadeiras de matemática, física e obviamente as áreas base da informática, há variadissimas outras cadeiras que nos dão competências em mercados de nicho (inteligência artificial e computação gráfica por exemplo) bem como capacidades para ver além do produto final em si e saber quais as ferramentas para o realizar da forma mais eficiente.

A indústria de informática em Portugal está extremamente generalizada e o R&D é pouco ou praticamente nulo, de maneira que não é de admirar que esteja saturado por técnicos e pessoal com conhecimentos mais específicos. A procura por especializações sem ser na área de IT é pequena e acho que é nesses nichos de mercado que se encontra o trabalho que eu e muitos outros licenciados ou mestrados gostariamos de realizar.

As alternativas são ir para fora ou ir fazer trabalho que puxe menos, mas sobretudo o que vejo como maior qualidade qd se acaba o curso, é que temos conhecimentos tão diversificados que há pouca possibilidade de sermos surpreendidos com um problema que não saibamos abordar e solucionar a tempo e horas.

As excepções à regra obviamente existem, mas com um curso feito as probabilidades sempre estão um bocado mais a teu favor.
 
Última edição:
tirar um curso superior da-te alguns conhecimentos "gerais" k nao adkires como programador auto-didacta a nao ser k ja tenhas passado por esse problema. por exemplo tolerancia a falhas, concorrencia, etc

na univ ouves falar dessas coisas e e tua obrigacao como licenciado desenhar a arkitectura e programarde acordo com essas nocoes, ja um tecnico e capaz de fazer o programa, mas so nos testes se vai aperceber k esses problemas existem, e mts vezes isso implica grandes re-estruturacoes de codigo.
 
Metam na cabeça que um engenheiro informático não é nem um técnico nem um programador (apesar de muitos, principalmente neste país, executar essas funções).
A responsabilidade do engenheiro está principalmente na gestão de equipas, desenvolver arquitecturas a ser implementadas, resolver problemas com soluções rápidas e adequadas (entre outras características).
Ao programador cabe fazer o que o engenheiro decidiu.
Numa analogia (talvez) um pouco rabiscada, o engenheiro informático está para o médico como o programador está para o enfermeiro.
 
Eu ando em Eng. de Comunicações e reparo que para a maior parte das pessoas podem ser levadas a pensar que neste curso se formam técnicos de informática ou programadores com conhecimento de redes. Nada mais errado!
É verdade que há cadeiras de programação, há cadeiras de redes, e há cadeiras laboratoriais onde se pode colocar em prática parte destes conhecimentos, mas resumir o curso a isso é uma ideia completamente errada.
Há todo um conjunto de bases matemáticas, físicas, nomeadamente a nível de electromagnetismo, radiação, propagação que um técnico não tem.
Um técnico aposto que sabe melhor que qualquer engenheiro montar uma rede, com placas de rede, etc. e se tiver formação da Cisco até sabe melhor que ninguém como programar os routers da Cisco (se bem que no meu curso também se toca nisso), mas são conhecimentos que se obtem até de forma auto-didacta, fica ao critério de cada um decidir se lê os manuais da Cisco ou não.
Mas se mandarem um técnico projectar circuitos emissores, ou antenas, um Engenheiro tem obrigação de o fazer saber ao passo que o técnico não, o técnico sabe comprar as antenas se calhar, o Engenheiro sabe desenhá-las, ver os diagramas de radiação, e fazer os cálculos para optimizá-las para um determinado alcance numa determinada frequência... (e provavelmente faz no papel, não quer dizer que a seguir vá para operário na fábrica construi-las)...
São duas coisas totalmente diferentes...

Cumps.
 
Apenas a minha opinião: este tópico foi criado com base num não-assunto, com agora se costuma dizer...

Faz-me lembrar a história de "Epa, eu sou quase engenheiro, só não posso assinar os projectos...."

A formação superior fornece-nos destreza mental e abertura de espírito para podermos abordar e resolver os problemas de uma forma diferente.

Como em tudo na vida há os competentes e os incompetentes....


Um bom técnico de informática faz o que um Engenheiro não faz e o contrário também. Agora, se um técnico quiser, também poderá, de uma forma auto-didacta adquirir certas competências se bem que nunca de uma forma oficializada).

E acima de tudo, uma licenciatura eleva bastante o tecto salarial. Reparem que falei em tecto salarial porque apesar de no imediato um técnico poder ter um salário igual ou superior a um engenheiro, em termos de progressão em termos salariais, um licenciado vê esse mesmo tecto ser superior...


Enfim, toda a fleuma que temos neste tópico, a velha história do "Eu não estudei na Universidade, sei mais do que quem lá estudou e até ganho mais" tem o valor que tem.

Há quem valorize apenas e só o lado material da questão, e há quem, para além desse lado (importante) també valorize o conhecimento (o que é também importantíssimo).


Enfim, há lugar para todos, cada qual na sua função.


Apenas e só.


Tudo o resto que se possa argumentar é ruído!
 
Posso estar redondamente enganado, mas Engenheiro não é um título profissional que se adquire com a inscrição na Ordem dos Engenheiros? Isto é, não basta ser licenciado em Engenharia de qualquer-coisa, é preciso ser aceite na Ordem. O mesmo com os médicos, arquitectos, advogados.... O que eu vejo, de facto, é muita procura de licenciados em engenharia informática, não necessariamente de engenheiros informáticos.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo