Técnico vs Licenciados

Status
Fechado a novas mensagens.
É como tudo, em todas as áreas existem os que estão na área porque gostam, existem os outros porque tiraram os cursos pelo dinheiro e depois não percebem um boi do que estão a fazer :p

E montar uma estrutura em RAID não é nada do outro mundo, programar é bem mais complicado e um engenheiro deveria saber fazer isso na boa, nem que tenha de perder 10 mins para investigar como se faz.

Eu tinha vergonha numa situação dessas. :rolleyes: Andar anos a estudar e não saber uma coisa tão simples como instalar um RAID, e ter que chamar um técnico para o fazer, mas isso sou eu.

EDIT: Já recebi telefonemas, de pessoas com cursos (ditos) superiores ao meu, dentro da Informática, com perguntas tão idiotas como esta

Como é que eu tiro a password????
Estamos a falar de algo tão simples como abrir a tampa e retirar a pilha, num pc já com alguns anos... eu tinha vergonha de ter de fazer um telefonema destes, com uma formação dita "superior".

O Ensino em Portugal está nas últimas, o que não falta são pessoas com educação superior e não valem um chavo para trabalhar. A última que me aconteceu foi perguntar a uma engenheira electrotécnica da EDP qual é a intensidade da corrente numa linha que serve uma residência, uma linha normal, e ela ficou a olhar para mim tipo: "Intensidade? O que é isso?"

Resposta:

A intensidade mede-se em amperes....
 
Última edição:
Eu trabalho numa empresa onde existem muitos programadores com idades acima dos 40 anos, muitos deles ainda em cobol, por uma única razão: AS400. Dizer que o AS é um nicho de mercado é puro desconhecimento, tudo bem que está em queda, ninguém diz que não, agora dizer nicho, praticamente tudo o que é industria tem ou já teve um AS e, sinceramente, ainda está para vir o sistema com a mesma performance e a mesma estabilidade destas maquinas.

Quanto ao resto, ainda bem que existem os técnicos e existem os engenheiros, cada um tem a sua função.
 
Eu trabalho numa empresa onde existem muitos programadores com idades acima dos 40 anos, muitos deles ainda em cobol, por uma única razão: AS400. Dizer que o AS é um nicho de mercado é puro desconhecimento, tudo bem que está em queda, ninguém diz que não, agora dizer nicho, praticamente tudo o que é industria tem ou já teve um AS e, sinceramente, ainda está para vir o sistema com a mesma performance e a mesma estabilidade destas maquinas.

Disseste bem, já teve... nem todas as empresas podem pagar o suporte que exige uma arquitectura dessas. A área onde isso é mais explorado é a Banca, por razões óbvias. Hoje em dia há muito pouca gente com + de 40 anos que desenvolva em COBOL, grande parte dessas pessoas trabalha em cargos de gestão de projectos/processos, administração/direcção. Recorre-se muito ao outsourcing o que leva a que, como já alguém referiu, os preços pagos pela mão de obra sejam exorbitantes. No local onde trabalho grande parte do meu software corre sobe OS/390. Também temos AS/400, mas muito pouca coisa...
... e sim, COBOL é um nicho. Enumera-me X grandes empresas na área de SI/TI em Portugal que façam uso de COBOL na sua infra-estrutura e eu enumero-te 2.X mais empresas que não façam.
 
Mas eu quero lá saber do que tu sabes ou deixas de saber, do que podes podes ou consegue enumerar, ninguém está a falar disso!!! Começas mal e acabas mal e continuas a dizer asneira atrás de asneira.

No meu local de trabalho, quem trabalha com os AS dá apoio a cento e tal empresas com este sistema, empresas essas que variam desde médias a grandes, mas também existe algumas pequenas empresas, quase todas industrias das mais váriadas areas, desde tintas a têxteis, passando por mobiliário a sucatas!!! Não sei se onde é que vem isso da banca mas pronto... É verdade que é uma plataforma cara, mas existe ou melhor existiu quem comprou...

É um sistema "antigo", tem ecrãs que santo deus, mas é rápida naquele que faz e é estável, dai quase ninguém queria mudar e quem muda arrepende-se nos primeiros tempos.

É um nicho sim, naturalmente, dou-te razão aí e, naturalmente que empresas mais recentes de SI/TI certamente não vão pegar nisto, quer pelo preço da plataforma, quer pelo nível de dificuldade de operação da mesma mas e depois?! Não vens contar novidade nenhuma! é uma situação totalmente normal.

Tudo isto para dizer que e, como eu quase sempre vejo aqui nesta secção do fórum, vejo muita boa gente iludida... Nem toda a gente pode/vai alcançar o topo de uma carreira nesta área, acho que é simples de se compreender isso.
Existem programadores de todas as idades, existem programadores para todas as linguagens e a grande maioria vai trabalhar como programador até à reforma, o mesmo se passa em todas as restantes áreas de trabalho. Não basta tirar um curso entrar para uma empresa e pronto, mais cedo ou mais tarde chegar ao topo da cadeia alimentar... têm de passar a frente dos vossos colegas, mostrarem ser mais competentes e demais qualidades necessárias.

Antigamente quem tinha um curso era rei e senhor, agora é ainda pior, quem tira um curso em certas áreas pensa que tem o rei na barriga e não tem de trabalhar no duro e ter muita sorte para ter sucesso.
 
Última edição:
Mas eu quero lá saber do que tu sabes ou deixas de saber, do que podes podes ou consegue enumerar, ninguém está a falar disso!!! Começas mal e acabas mal e continuas a dizer asneira atrás de asneira.

No meu local de trabalho, quem trabalha com os AS dá apoio a cento e tal empresas com este sistema, empresas essas que variam desde médias a grandes, mas também existe algumas pequenas empresas, quase todas industrias das mais váriadas areas, desde tintas a têxteis, passando por mobiliário a sucatas!!! Não sei se onde é que vem isso da banca mas pronto... É verdade que é uma plataforma cara, mas existe ou melhor existiu quem comprou...

É um sistema "antigo", tem ecrãs que santo deus, mas é rápida naquele que faz e é estável, dai quase ninguém queria mudar e quem muda arrepende-se nos primeiros tempos.

É um nicho sim, naturalmente, dou-te razão aí e, naturalmente que empresas mais recentes de SI/TI certamente não vão pegar nisto, quer pelo preço da plataforma, quer pelo nível de dificuldade de operação da mesma mas e depois?! Não vens contar novidade nenhuma! é uma situação totalmente normal.

Tudo isto para dizer que e, como eu quase sempre vejo aqui nesta secção do fórum, vejo muita boa gente iludida... Nem toda a gente pode/vai alcançar o topo de uma carreira nesta área, acho que é simples de se compreender isso.
Existem programadores de todas as idades, existem programadores para todas as linguagens e a grande maioria vai trabalhar como programador até à reforma, o mesmo se passa em todas as restantes áreas de trabalho.

Acho que devias ler primeiro a conversa toda antes de começares a dispar(at)ar. Eu não estou a discutir a performance do sistema... nem se há melhor ou pior. Aquilo que referi unicamente foi o facto de COBOL não poder ser vista como uma referência de linguagem a ser usada por recentes licenciados na área de informática, coisa que acabaste por me dar razão. É incomparável à recorrência a Java/C#...
 
Uma licenciatura é uma credênciação, só a tira quem quer, mas quem a tira teve o mérito de ter uma iniciativa e muito trabalho, porque quem me diga que acabou o curso de Engª Informática (e outras designações afins) com mais de 14 valores sem esforço, e que não passou por horas de estudo e trabalhos, então eu chamo essa pessoa de mentiroso(a).

Portanto quanto muito um licenciado pode afirmar que pelo menos obteve uma recompensa por esse trabalho, um curso profissional nivel 3 demora 1 ano e cerca de 3 meses (com 12º feito), uma licenciatura (mestrado em bolonha) demora 5 no mínimo, eu eu fiz estas duas coisas, e não me digam que se pode fazer equivaler um técnico a um engenheiro, porque não pode, eu sei por conhecimento de causa.

E quanto a conhecimentos adquiridos de forma autodidacta, não contam à partida para nos garantir um novo emprego, ou mesmo revisão salarial, porque senão eu vejo o colega do lado a ganhar mais 1000€ por ter feito um MCSE, e eu vou e digo ao patrão "epá mas este fim de semana eu li 3 livros e já sei tudo o que há para saber sobre engenharia de sistemas", e quem garante ao meu superior nessa altura que realmente eu estou à altura do cargo?

Uma certificação é isso mesmo, uma forma legal de afirmar a alguém que cumprimos requisitos minimos para desempenhar certa tarefa, pois fomos ensinados para a fazer, e realizámos exames com aproveitamento que comprovam a nossa capacidade de a fazer.

Senão pegamos e niguém tira a carta, compra-se um carro e vai-se para a estrada, quando a policia mandar encostar simplesmente respondemos "mas ó senhor guarda, ontem acabei de ler o código, e depois dei umas voltas no parque de estacionamento atrás da minha casa, considero-me apto a conduzir" ...

Não sei se me fiz entender ... :rolleyes:
 
O Ensino em Portugal está nas últimas, o que não falta são pessoas com educação superior e não valem um chavo para trabalhar. A última que me aconteceu foi perguntar a uma engenheira electrotécnica da EDP qual é a intensidade da corrente numa linha que serve uma residência, uma linha normal, e ela ficou a olhar para mim tipo: "Intensidade? O que é isso?"

Resposta:

A intensidade mede-se em amperes....
A Engenharia das empresas EDP fora de Lisboa e Porto geralmente é muito mais fraca que nos centros maiores.
Mesmo assim ela não conseguia responder a isso sem mais informação.
Seja como for nunca devia ter respondido isso até porque mesmo que perguntasses a tensão da rede de baixa tensão a resposta seria 230 V.
 
Boas a todos..

Como já disseram, há bons técnicos, maus técnicos, bons engenheiros e maus engenheiros...

Um exemplo:
- Eu trabalho como programador há 2 anos e meio, estou a tirar uma licenciatura agora em Informática ( 1º ano ), sou considerado técnico pois claro (pelo menos recebo como tal).
- Tive um licenciado a trabalhar comigo durante cerca de um mês, que nunca tinha visto PHP. E que quando viu uns 3 ou 4 if else if's encadeados, se trocou tudo e não consiga perceber porque é que ele executava um dos else if's primeiro que os outros..para além de muitas situações parecidas com estas. ( E não conhecer a linguagem não é desculpa, pelo menos neste caso.. )
- No entanto tenho lá outro licenciado a trabalhar comigo, que 5*, nunca tive problemas com ele...

Isto só vem reforçar, a ideia que existem bons e maus profissionais em qualquer profissão/categoria da mesma profissão (não quer dizer que sou um bom técnico...não me estou para aqui a vangloriar ).

Ou seja cada macaco no seu galho...enquanto for um técnico o ordenado mantém-se abaixo dos 1000€..quando acabar o curso, muda logo tudo de figura..

E ainda digo mais, acho que os técnicos são o que fazem o país andar para a frente, muitos engenheiros que para aí andam não sabem nada...têm que ser os técnicos a mexerem-se...

Hasta all [[]]
 
Uma licenciatura é uma credênciação, só a tira quem quer, mas quem a tira teve o mérito de ter uma iniciativa e muito trabalho, porque quem me diga que acabou o curso de Engª Informática (e outras designações afins) com mais de 14 valores sem esforço, e que não passou por horas de estudo e trabalhos, então eu chamo essa pessoa de mentiroso(a).

Portanto quanto muito um licenciado pode afirmar que pelo menos obteve uma recompensa por esse trabalho, um curso profissional nivel 3 demora 1 ano e cerca de 3 meses (com 12º feito), uma licenciatura (mestrado em bolonha) demora 5 no mínimo, eu eu fiz estas duas coisas, e não me digam que se pode fazer equivaler um técnico a um engenheiro, porque não pode, eu sei por conhecimento de causa.

E quanto a conhecimentos adquiridos de forma autodidacta, não contam à partida para nos garantir um novo emprego, ou mesmo revisão salarial, porque senão eu vejo o colega do lado a ganhar mais 1000€ por ter feito um MCSE, e eu vou e digo ao patrão "epá mas este fim de semana eu li 3 livros e já sei tudo o que há para saber sobre engenharia de sistemas", e quem garante ao meu superior nessa altura que realmente eu estou à altura do cargo?

Uma certificação é isso mesmo, uma forma legal de afirmar a alguém que cumprimos requisitos minimos para desempenhar certa tarefa, pois fomos ensinados para a fazer, e realizámos exames com aproveitamento que comprovam a nossa capacidade de a fazer.

Senão pegamos e niguém tira a carta, compra-se um carro e vai-se para a estrada, quando a policia mandar encostar simplesmente respondemos "mas ó senhor guarda, ontem acabei de ler o código, e depois dei umas voltas no parque de estacionamento atrás da minha casa, considero-me apto a conduzir" ...

Não sei se me fiz entender ... :rolleyes:

Espera, mas já alguma vez tiraste alguma cert? Sim de facto um MCSE podes tirar so lendo os dumps dos exames mas é por isso que o MCSE é neste momento das cert. menos credíveis do mercado. Tenta fazer o mesmo para um CCIE da Cisco.... aquelas 8 horas de exame pratico n as fazes com uma perna as costas.
Essa de "ler três livros no fds"...... quer dizer basicamente so porque se dão ao trabalho de lerem uns quantos livros em 5 anos já são superiores ao restantes?? A treta é a mesma só muda o tempo de estudo.
Pegando no exemplo da carta de condução maior parte do que fazes numa universidade é teoria( como no codigo). Quando chega a altura de conduzir....chapeu....

Com isto não quero tirar o valor a ninguém, tem todo o mérito por completar o curso pois não é fácil mas n me venham com essas tretas. É muito giro dizer que um Eng. Informático é alguém formado para desenhar "sistemas" mas desafio 90% deles a desenharem uma rede "decente" depois de saírem da faculdade. Apesar de quase todas as empresas em Portugal darem mais valor ao dito "canudo" do que a exp. profissional.

Que uma empresa tenha essa atitude tudo bem, mas ao menos os pseudo-eng. que tenham um pouco mais de respeito por quem muitas vezes lhes salva a pele.

ATENÇÃO isto é apenas um desabafo sobre este ramo em geral. Não tenho por objectivo ofender ninguem.
 
Espera, mas já alguma vez tiraste alguma cert? Sim de facto um MCSE podes tirar so lendo os dumps dos exames mas é por isso que o MCSE é neste momento das cert. menos credíveis do mercado. Tenta fazer o mesmo para um CCIE da Cisco.... aquelas 8 horas de exame pratico n as fazes com uma perna as costas.
Essa de "ler três livros no fds"...... quer dizer basicamente so porque se dão ao trabalho de lerem uns quantos livros em 5 anos já são superiores ao restantes?? A treta é a mesma só muda o tempo de estudo.
Pegando no exemplo da carta de condução maior parte do que fazes numa universidade é teoria( como no codigo). Quando chega a altura de conduzir....chapeu....

Com isto não quero tirar o valor a ninguém, tem todo o mérito por completar o curso pois não é fácil mas n me venham com essas tretas. É muito giro dizer que um Eng. Informático é alguém formado para desenhar "sistemas" mas desafio 90% deles a desenharem uma rede "decente" depois de saírem da faculdade. Apesar de quase todas as empresas em Portugal darem mais valor ao dito "canudo" do que a exp. profissional.

Que uma empresa tenha essa atitude tudo bem, mas ao menos os pseudo-eng. que tenham um pouco mais de respeito por quem muitas vezes lhes salva a pele.

ATENÇÃO isto é apenas um desabafo sobre este ramo em geral. Não tenho por objectivo ofender ninguem.

Essa comparação da carta de condução... uma boa escola de engenharia tem mais prática que teoria.

Quem é que salva a pele aos pseudo-engenheiros?

:003:
 
Wow, tanta gente "contra" os licenciados.
Técnicos são uma coisa, engenharias são outra. Mas um bom engenheiro pro-activo sabe muito do que um técnico sabe, tal como um bom técnico poderá saber muita coisa que está no âmbito da engenharia. Mas não tem a formação toda por trás, anos de "desenvolvimento cerebral". Não conta só fazer, conta o planear, estruturar, abstrair, idealizar.

Eu não tive curso técnico nenhum, o máximo que tive foi ITI onde faziamos umas coisinhas no word, powerpoint, etc. Nem bases de dados fizémos. Vim para a universidade, e embora os primeiros dois anos tenha levado o meu tempo a aprender, a partir do 3º já sabia desenrascar-me para fazer tudo o que fosse preciso. Não digo que seja um bom programador, mas acho que tenho algo que é essencial, que é conseguir aprender e adaptar-me a novas linguagens.

Tirando isso, monto PC's, redes, dou assistência técnica onde for preciso, e tenho montes de gente satisfeita comigo. Decididamente não penso que "trabalho de técnico" seja algo "abaixo do meu nível", pois eu adoro fazer todo esse trabalho :)

Quem tem más experiências com licenciados, compreendo-os perfeitamente. Há muita gente no meu curso que vai ficar com o canudo sem saber programar decentemente. Esses devem ir para gestores de projectos :D (piada, piada... :sad:)
Mas não generalizem. Há bons profissionais e maus profissionais em tudo. Também o que por aí não falta é histórias de técnicos de informática que meteram o pé na argola.

Assim de repente estou-me a lembrar de um PC de um amigo meu que deixou de funcionar. Pelos sintomas, pareceu-me que aquilo era da gráfica. Então abri o pc... tal não é o meu espanto quando reparei que quem montou o pc tinha... COLADO a placa gráfica ao slot AGP.
Ou ainda melhor, um senhor numa loja de informática aqui ao pé, foi lá queixar-se que os videos que comprimia ficavam com má qualidade. O que é que o rapaz lhe sugeriu? Mais 512MB de ram devem resolver o problema...

Portanto, mais uma vez, maus exemplos há em tudo :)
Também eu já fiz umas quantas asneiras ao longo da minha vida. Mas é assim, aprende-se e segue-se em frente. Felizmente ainda não repeti nenhum erro que já tenha cometido :)
Ainda recentemente tive a estúpida ideia de experimentar o único CPU socket370 que tinha numa MB avariada... era só para confirmar que estava mesmo "morta"... mas decidiu levar o CPU com ela :sad:

Para quem, como eu, gosta de ler sobre as asneiras dos outros, há o inevitável: www.worsethanfailure.com :D
 
Eu quando me refiro a um técnico refiro-me aos "verdadeiros", pessoas com uma formação nível IV ou um nivel III, mas um formado numa escola profissional a sério e não num "curso" tecnológico onde só tinham umas 3 cadeiras por ano onde passavam a vida a jogar CS.

É que anda por ai muito Técnico com 20 anos que mal acabou o 9º na escola nocturna...
E para historias de técnicos imbecis há-las aos pontapés, especialmente vindo da Netcabo.
 
Última edição:
quer dizer basicamente so porque se dão ao trabalho de lerem uns quantos livros em 5 anos já são superiores ao restantes?? A treta é a mesma só muda o tempo de estudo.

Considero que o facto de ter cerca de +- 40 manuais numa prateleira, os quais ainda consulto com alguma frequência, alguns com mais de 800 páginas, lidos de uma ponta a outra, mais umas boas horas de aulas, mais toneladas de trabalhos, resolução de exercicios, e trabalho de massa cinzenta, me dão uma capacidade superior a quem não tenha feito o mesmo.

Que eu saiba o conhecimento provém do estudo, se ao fim de 5 anos eu saio mais burro da faculdade do que quando entrei, então pronto...

Se eu soubesse isso há uns anos atrás nem tinha começado a estudar. :p

Não sei que faculdades conhecem, mas concerteza não devem saber o que é um curso de engª Inf. no IST ou no ISEL, UMINHO, AVEIRO, entre outras.

Eu cheguei a andar a dormir 3 horas por noite em época de frequências, com trabalhos para entregar pelo meio, meses a fio que quase nem sabia o que era familia, amigos ou namorada, tudo bem que trabalhava, e daí o esforço extra, mas mesmo quem não trabalha é um esforço enorme, pois eu apesar de ter a vida dificultada pelo tempo, tinha-a facilitada pela prática profissional.
 
Não sei que faculdades conhecem, mas concerteza não devem saber o que é um curso de engª Inf. no IST ou no ISEL, UMINHO, AVEIRO, entre outras.

Referes-te a pequenos nichos de pessoal que frequenta cursos a sério.
Para um curso decente de uma certa área tens outros 5 que apenas fingem ser sérios.
Pessoas que após 5 anos de formação perguntas-lhe que linguagens conhecem e eles respondem "Visual Studio"...
 
Considero que o facto de ter cerca de +- 40 manuais numa prateleira, os quais ainda consulto com alguma frequência, alguns com mais de 800 páginas, lidos de uma ponta a outra, mais umas boas horas de aulas, mais toneladas de trabalhos, resolução de exercicios, e trabalho de massa cinzenta, me dão uma capacidade superior a quem não tenha feito o mesmo.

Que eu saiba o conhecimento provém do estudo, se ao fim de 5 anos eu saio mais burro da faculdade do que quando entrei, então pronto...

Se eu soubesse isso há uns anos atrás nem tinha começado a estudar. :p

Não sei que faculdades conhecem, mas concerteza não devem saber o que é um curso de engª Inf. no IST ou no ISEL, UMINHO, AVEIRO, entre outras.

Eu cheguei a andar a dormir 3 horas por noite em época de frequências, com trabalhos para entregar pelo meio, meses a fio que quase nem sabia o que era familia, amigos ou namorada, tudo bem que trabalhava, e daí o esforço extra, mas mesmo quem não trabalha é um esforço enorme, pois eu apesar de ter a vida dificultada pelo tempo, tinha-a facilitada pela prática profissional.
És capaz de ter razão. Ler livros e ser auto-didacta é uma maneira de lá chegar, mas além de ser muito mais difícil não têm piada nenhuma se não houver pessoas à tua volta que te acompanhem no teu progresso. As universidades servem para isso.

Além disso a variedade e conhecimento que retiras de projectos académicos, na minha opinião, é inifinitamente superior ao que farás na tua vida profissional.
 
Última edição:
Referes-te a pequenos nichos de pessoal que frequenta cursos a sério.
Para um curso decente de uma certa área tens outros 5 que apenas fingem ser sérios.
Pessoas que após 5 anos de formação perguntas-lhe que linguagens conhecem e eles respondem "Visual Studio"...

Plenamente de acordo. Terrible_One, tás contente com a tua situação professional?
 
Heyas all..

Esqueci-me de comentar uma coisa..

Que visão tão limitada credo.
Professores incompetentes na faculdade? Bem, então deve ser a minha faculdade que é realmente muito boa! É que todos os meus professores sabem, mas sabem bem, o que estão a dizer, e tambem sabem ensinar.

Tu na tua universidade/faculdade/curso não tens professores incompetentes? Acho que me vou mudar para a tua universidade. Qual é mesmo a universidade?

Esta é a minha 7º inscrição no ensino superior (na mesma universidade por acaso), e olha que já me passaram montes de professores pelas "mãos". E de 5 departamentos diferentes, Electrotécnica, Matemática, Física, Informática e Sociologia (acho eu, não tenho a certeza do nome deste último).

Já tive professores excelentes. Que eram bons a explicar, e eram excelentes pessoas.
Professores que eram excelentes a explicar e péssimas pessoas.
Maus professores, ainda este semestre tenho uma cadeira, em que o gajo que dá a prática não me parece que perceba muito daquilo. Dá uns toques, e simpatia não é com ele, para além de ser apático durante as aulas. Parece que está a fazer um frete.
Maus professores, que são excelentes pessoas, mas ninguém os entende quando estão a dar aulas.
Outro género de professores, excelentes investigadores mas quando se põe a dar aulas é uma trampa.

Visão limitada? Nem por isso...infelizmente é a pura (podem aplicar aqui a outra palavra se quiserem) da realidade...

Hasta all [[]]
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo