Técnico vs Licenciados

Status
Fechado a novas mensagens.
Baía eu sei disso, estava apenas a divagar no tema ;)

Vocês continuam a dar-lhe, um técnico é um técnico, tem funções especificas e um "licenciado" à partida tem outras funções. Ou não será assim??!! Porque raio vai estar um gajo a aprender apenas a programar se o sonho dele é montar redes e vice-versa. É desperdiçar tempo e dinheiro. Não é por nada que numa empresa se trabalha em equipa, cada um com a sua função especifica e é assim mesmo que isso deve ser.

Eu venho do técnico de informática no secundário, isto à 5 ou 6 anos atrás, já nem sei. Aprendi muita coisa lá, não jogava CS... Continuei os meus estudos em informática - matemáticas aplicadas onde aprofundei os meus conhecimentos. Terminei ambos os cursos com média de 15, podia ter sido melhor mas assim não o foi, azar, a nota não é o mais fundamental mas sim o que realmente se aprende com esta fase da vida.
Conheci algumas pessoas com muito potencial e vi muito burro que por lá andava a pastar e que nunca na vida vai dar nada e isso leva-me a pensar e com razão que anda ai muito licenciado que devia era de se dedicar à pesca, em todas as áreas...

Conclusão: Vejo muita gente a puxar do nome da universidade onde anda ou andou. Isso a mim quer dizer 0 como entidade empregadora. Torno a repetir, vale ZERO. Não é por andar em x ou y que se sabe mais ou menos que outro, porque tudo depende da pessoa em si. Pode ter estudado academicamente 1000 linguagens e apenas saber uma ou nenhuma e pode ter estudado academicamente 2 ou 3 e ter a habilidade de se adaptar em pouco a tempo a qualquer coisa que lhe apareça à frente, porque o que realmente interessa neste mundo é ter raciocino lógico, o resto vem naturalmente.

Títulos é para a realeza, o resto é paisagem, entrem para o mundo real e depois digam alguma coisa...
 
Estou a acabar o meu curso de Engenharia Informática e sou da opinião que se os engenheiro informaticos soubessem fazer tudo para que é q serviriam os técnicos?? Saber instalar uma impressora, saber meter discos em raid, saber mudar uma calha com 300 cabos de rede la dentro, claro que os engenheiros sabem fazer, basta lerem sobre o assunto.
Os engenheiros sabem fazer?! Olha que nem todos...

Já vi muitos meninos, finalistas de "informática", que nem sabiam o que era o POST.
Já para não falar, quando o rato não mexia!!

Mas há de tudo, tenho visto bons e maus licenciados.

Fiz um curso profissional nível III e a maioria dos meus colegas não seguiu informática na universidade, fomos apenas 3 de uma turma de 18.
Hoje em dia, há cursos nível III de informática aos pontapés e já tive ao meu encargo mais de 10 estagiários desses cursos e não se aproveitou nenhum! Não queriam sequer aprender, para eles era igual se lhes tentasse ensinar algo ou não. Apenas queriam acabar o 12º.
 
Tenho lido alguns comentários validos e outros verdadeiras pérolas da burrice.....

Mas os pontos aqui não estão na totalidade válidos.
É verdade que alguns "engenheiros" deveriam descer a terra e cheirar o café, mas tambem é verdade que muitos técnicos já que são tão bons deveriam tirar uma licenciatura e seguir em frente na vida.
Tb é verdade que um licenciado (ainda mais com experiência) ganha toneladas mais que um simples técnico.

Por isso façam como eu e a maior parte dos meus colegas. Tiraram o curso à noite e a trabalhar! E a sua carreira levantou voo.

Alem do facto que empresas GRANDES não vos pegam directamente por serem técnicos mas se tiverem curso conseguem carreira lá (E as PME's em Tugal sao a merd* que se sabe)

Conclusão: A licenciatura (ainda mais com experiência) abre portas que de outra fora estariam fechadas....

Ps: aluminium23 --> nenhum dos meu servidores tem sequer POST... isso é para o universo intel
 
Última edição:
Tenho lido alguns comentários validos e outros verdadeiras pérolas da burrice.....

Mas os pontos aqui não estão na totalidade válidos.
É verdade que alguns "engenheiros" deveriam descer a terra e cheirar o café, mas tambem é verdade que muitos técnicos já que são tão bons deveriam tirar uma licenciatura e seguir em frente na vida.
Tb é verdade que um licenciado (ainda mais com experiência) ganha toneladas mais que um simples técnico.

Por isso façam como eu e a maior parte dos meus colegas. Tiraram o curso à noite e a trabalhar! E a sua carreira levantou voo.

Alem do facto que empresas GRANDES não vos pegam directamente por serem técnicos mas se tiverem curso conseguem carreira lá (E as PME's em Tugal sao a merd* que se sabe)

Conclusão: A licenciatura (ainda mais com experiência) abre portas que de outra fora estariam fechadas....

Ps: aluminium23 --> nenhum dos meu servidores tem sequer POST... isso é para o universo intel

Isso é o que eu ando a fazer e concordo plenamente. Infelizmente ha quem não o possa fazer.
 
Ser membro da Ordem é quase tão útil como ser membro da confraria do Caldo Verde
Assim cm ser membro da confraria do Caldo Verde te abre portas para ir jantar a restaurantes mais finos da especialdade, ser membro da ordem abre-te portas para trabalhar em certos cargos. *cof* cunhas cof*

Tiras um curso de 5 anos, numa universade acreditada e administrada pelo estado, es avaliado por professores acreditados pelo estado.

Mesmo passando por esse processo td, para seres engenheiro tens de pagar cotas. Como se pagar cotas aumentassem o teu nivel de inteligencia e conhecimentos/experiencia adquiridos.

Tds sabemos k mt gente tira cursos teoricos, mas dps na pratica nao chegam a perceber mt do assunto, admito por isso que para certas profissoes uma ordem faca falta, p.e. medicos, construtores civis, profissoes em k a vida de outros esta em jogo. Ai faz sentido k apos tirar o curso, tenham de passar algum tempo a trabalhar e a mostrar k conseguem por em pratica a teoria k aprenderam.

Agora em informatica, ser engenheiro e pouco mais k um titulo (k caso m saibam da desconto no seguro do carro ;))
 
Eu na minha opiniao tem todos razao em certos aspectos desde o inicio da conversa eu Tirei um curso tecnico Profissional e tenho uma ambição muito grande que não me vou ficar so pelo curso! acreditem eu acho que tambem existe licenciados que trabalham bem e gostam da area o que se referem são aqueles licensiados que são meninos da mama que quando entram na faculdade ja são ENG, e que so la tão porque o Pai e a Mama o querem e tem de ser alguem na vida. Eu acho que como o tecnico e o licenciado são coisas que não se comparam porque ambos tem objectivos diferentes na informatica um programar e um reparar/manutenção! e mesma coisa que um mecanico de carros e um designer de carros "Axo EU".
mas na informática é diferente existe espaço para todos apreende-se tudo mas acho que as diferenças de ordenados são infernais. eu trabalho na oni e quando dirigo a locais para fazer reparações muitas das vezes da-me vontade de rir porque as vezes me desloco para fazer meia duzia de cliques pa configurar email aos meninos "ENG da Mama" não ofendendo aqueles que gostam do que fazem espero que entendam e muitos outras cenas de rir. Mas acho e respeito aqueles licenciados que gostam do que fazem e se esforçam para isso... "axo eu" LOOOL

CUMPS PEOPLE
 
Assim cm ser membro da confraria do Caldo Verde te abre portas para ir jantar a restaurantes mais finos da especialdade, ser membro da ordem abre-te portas para trabalhar em certos cargos. *cof* cunhas cof*

Tiras um curso de 5 anos, numa universade acreditada e administrada pelo estado, es avaliado por professores acreditados pelo estado.

Mesmo passando por esse processo td, para seres engenheiro tens de pagar cotas. Como se pagar cotas aumentassem o teu nivel de inteligencia e conhecimentos/experiencia adquiridos.

Tds sabemos k mt gente tira cursos teoricos, mas dps na pratica nao chegam a perceber mt do assunto, admito por isso que para certas profissoes uma ordem faca falta, p.e. medicos, construtores civis, profissoes em k a vida de outros esta em jogo. Ai faz sentido k apos tirar o curso, tenham de passar algum tempo a trabalhar e a mostrar k conseguem por em pratica a teoria k aprenderam.

Agora em informatica, ser engenheiro e pouco mais k um titulo (k caso m saibam da desconto no seguro do carro ;))
Acho que nem para tachos o cartão da ordem serve...
 
Ena pá... alguém que me compreende!

Estas conversas fazem-me lembrar aquelas situações de conversas da namorada/mulher com as amigas:
- "Ah o meu marido/namorado é Engº Informático"
- "Ai é? Entao se calhar podia arranjar-me o computador lá de casa que está com um problema!"

?=&(/#$!"%


Ia comentar agr este topico mas depois de ler isto nao tenho nada a acrescentar. subscrevo a estas palavras.

E já agora, um licenciado tem coisas mais importantes pra fazer no trabalho do que instalar uma impressora! (nao querendo inferiorizar ou ofender quem nao o é)


PS:
um edit rápido - escreve-se licenciado e não licensidado!!!!!
 
Última edição:
Engenheiros Informáticos - com o que nos ensinam na universidade actualmente - focam no desenvolvimento de software, apesar de aprendermos um bocado de tudo.

Tenho amigos que são técnicos informáticos e o que eles fazem (geralmente) é gestão e manutenção de redes, dando mais ênfase ao hardware.

Como alguns dizem, o técnico informático normalmente é quem faz o "trabalho pesado" (montar computadores e configurar minimamente os routers, impressoras etc.). Se algo correr mal, o técnico é que é chamado e não o engenheiro.

É como a enfermeira e o médico. Normalmente não vêem médicos a limpar vómitos dos doentes, preparar as salas de cirurgia ou arrumar os quartos. As enfermeiras é que se encarregam disso.
 
Hum POST, "power on self test" ou algo assim parecido, curiosamente dei isso tanto no curso profissional como na faculdade em arquitectura de computadores. :P

Olha tou a tirar eng. informatica e quando falaram em Post a única coisa que me veio a cabeça foram as java server pages (JSP). Post e o Get do HTTP :p
http://en.wikipedia.org/wiki/HTTP

Mas nao percebo como é que dizem que tirar uma licenciatura +mestrado é so decorar livros e mais nada.

Eu desde há 4 anos que 70% das minhas disciplinas a componente pratica vale mais que o exame final. Ha disciplinas ate sem exame.
Toda a parte pratica tem mínimos de 35% em varias componente, isto é, se não fazes um dado projecto entre varios da cadeira nem vale a pena ires a exame pq tas chumbado.

A todos estes projectos práticos que são constantes em todas as cadeiras durante todos os semestres juntam-se ainda a parte teórica que é bastante extensa.

O que tenho neste semestre:
Integração de sistemas- 12 valores distribuidos por 4 projectos, todos com mínimos de 35%.

Design multimedia- 7 valores para 4 trabalhos práticos + 7 valores projecto final. Minimos 35% em ambas as componentes.

Base Dados- 3 testes de 3 valores cada com mínimos 35%. Projecto de 4 valores, minimos 35%.

Sistemas Operativos- 1 teste 3 valores. Trabalho pratico 6 valores com mínimos 35%. 7 fichas semanais no total valem 2 valores.

Gestão Sistemas Informação- Fazer uma artigo de um caso real que proponhamos um melhoramento no sistema de informação de uma empresa real. Se for bom tamos dispensados de exame, senao conta 50% para o exame.

Se isto é sair do curso sem prática :eek:
Sem falar na teórica que é necessário conhecer + quantidade de áreas/temáticas que são abordadas ao longo do curso.
 
Última edição:
eu ja vi um licenciado que nao sabia o que era um cabo de rede.
Tal como eu já vi um "técnico" que pensava que podia acrescentar RAM à 9600pro dele, que dizia ser a melhor placa gráfica no mercado.
Há bons e maus exemplos dos dois lados :)

No meu curso (LEI+MEI na Universidade de Évora) há muita mas muita prática. No mestrado os profs já nem "obrigam" a utilizar uma dada linguagem de programação. Os alunos escolhem, dentro do razoável, a linguagem e as ferramentas que se melhor adequarem, na sua prespectiva.
Sei bem que quando sair daqui vou ter de aprender muita coisa. Mas a elasticidade mental já a desenvolvi, no curso. E é isso que é mais importante, na minha humilde opinião :)
Acredito sinceramente que não vou ser um desses tais licenciados "maravilha" que tanto falam :D
 
Espero que não queiras com isso dizer que todos os "técnicos formados" são bons, ao passo que nem todos os licenciados o são...
Acho que não há nenhum curso à prova de cábulas/preguiçosos/etc...

Sim, mas se pegas em 10 tipos que mal acabaram o 9º e em 10 que passaram por um curso tecnológico e um CET (nível III e nível IV) acho que a media de conhecimentos do ultimo grupo vai ser superior à do primeiro...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo