Tecnologias de Informação e Comunicação (Ainda vale a pena)??(ou serei muito cota)??

Peteraven

Power Member
Olá a todos , gostava de alguns esclarecimentos relativamente a se valerá a pena fazer uma licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação, com a minha idade.

Tenho 27 anos , quase a fazer 28 anos. e estou a pensar tirar uma licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação, Na FCUL. A minha grande indecisão reside que: quando terminar a Licenciatura (isto se a completar no tempo devido), terei 31 anos (se não chumbar nenhum, ora uma pessoa com 31 anos há procura de um trabalho na área de informática como programador, analista, gestor de sistemas , etc. Já não estará obsoleto?
Ou seja já nenhuma empresa , arranjará trabalho a um recem licenciado de 31,32 anos??
Ou ainda terei ainda hipótese??
Não tenho actualmente nenhuma experiência profissional na área de informática.
Escolhi este curso pela área abragente de informática que julgo vasta e pq tem "pouca, matemática", que sempre foi uma dor de cabeça para mim. Mais informações sobre o curso link: http://www.di.fc.ul.pt/sobre/?ltic-sumarioexecutivo.
Gostava de Ler as vossas opiniões, se existe alguém nesta situação, idade , condições , a frequentar um curso de licenciatura na área de informática com 30 anos, etc. O que acham?, etc, etc...
Se existe para aí alguem que esteja neste curso e que é que acha dele?
?
Opiniões procuram-se, Agradecia respostas.
Peço Desculpa se pus o Post na área errada.
 
Última edição:
Acho que o mercado de trabalho está complicado para qualquer recem licenciado, e de facto com 31 anos ainda mais. Mas uma licenciatura é sempre uma licenciatura, e para estudar nao existe "ser-se muito cota" :)
 
Passei isto para a parte de internet redes visto ja haverem aqui alguma threads acerca de formação se bem que a thread deveria ir para o geral mas o criador da mesma deixava de ter acesso a ela.

@Peteraven

Se fizeres um search neste forum acerca do que é a vida de um "informatico" actualmente és capaz de ter uma desilusão.

Vou ser o mais sincero possivel, se estas a pensar em começar uma carreira em IT pensa bem, a informática foi chão que já deu uvas mas agora são 7 cães a um osso. O sector está numa palavra supersaturado (ja passou o sobresaturado) de pessoal mais e menos qualificado que muitas vezes em inicio de carreira quase que tem de pagar para trabalhar e polula de estagio em estagio onde com sorte recebe um passe social e subsidio de alimentação.

Pensar em começar qualquer carreira com 31 anos é quase como começares uma corrida de 400m 100m atras dos outros todos, infelizmente neste pais (e eu ja começo a sentir isso devido a ter esses 31 anos) parece que o inicio de carreira tem de ser no maximo ate aos 29 anos (cmo vejo em muitos pedidos de emprego) e aos 31 anos ou já tens os pes bem assentes no chão em termos de competências e experiência ou então so te vais safando nos talhos (vulgo empresas de outsorcing) que te vão por a trabalhar por amendoins com horarios absurdos em projectos do arco da velha.

Em relação à licenciatura, vai em frente. Um canudo é sempre uma mais valia seja em que situação fôr agora se for para entrar em IT convem começares o mais cedo possivel, se calhar se conseguires conciliar trabalhar com estudar vais assentando as fundações da carreira que depois da um salto quando acabares o curso.
 
Olá,

Eu estou no 1º ano de Engenharia Informática precisamente na FCUL. Também tenho 28 anos e entrei este ano lectivo pela lei "Maiores de 23". Acontece que era para me ter canditado a tecnologias de informação e comunicação e hoje estou arrependido. Pedi transferência para 2007. O curso que me encontro de Engenharia informática a vertente è programação, o que não é a área que mais me agrada. Enquanto que TIC é direccionado mais para redes, sistemas, infraestruturas e programação. Acho que é um bom curso uma vez que a pessoa aprende um pouco de tudo, e escolhe a vertente que mais gosta ou se adapta. Também não sei qual é a tua formação em informática, ou os teus conhecimentos, mas se te candidatares diz coisas, por se tudo correr bem este ano estarei em TIC.

Abraço.
 
Então pessoal só 3 replys?

Então ppl só 3 replys?
Vá vamos lá responder...

Para o user camara, opá se tudo correr bem este ano vou para TIC na FCUL, vamos lá ver , acho que vou tentar pelo exame nacional.
Relativamente a experiência profissional , não tenho nenhuma.
Relativamente a conhecimentos, de vez em quando faço umas páginas web só por diversão é claro que nunca as implemento.

Bem camara a gente vê-se no curso se tudo correr bem.
 
Acho que o mercado de trabalho está complicado para qualquer recem licenciado, e de facto com 31 anos ainda mais. Mas uma licenciatura é sempre uma licenciatura, e para estudar nao existe "ser-se muito cota" :)

Concordo plenamente.
Mas como deves imaginar, se realmente fores bom, e te destacares, acredita que a tua idade não vai ser Questionável!
Mesmo que como se sabe, hoje em dia, é "Safe-se quem puder" no mercado de Trabalho.

Mas eu pessoalmente, se tivesse na tua posição, seguia em frente!
 
Olá,

Eu estou no 1º ano de Engenharia Informática precisamente na FCUL. Também tenho 28 anos e entrei este ano lectivo pela lei "Maiores de 23". Acontece que era para me ter canditado a tecnologias de informação e comunicação e hoje estou arrependido. Pedi transferência para 2007. O curso que me encontro de Engenharia informática a vertente è programação, o que não é a área que mais me agrada. Enquanto que TIC é direccionado mais para redes, sistemas, infraestruturas e programação. Acho que é um bom curso uma vez que a pessoa aprende um pouco de tudo, e escolhe a vertente que mais gosta ou se adapta. Também não sei qual é a tua formação em informática, ou os teus conhecimentos, mas se te candidatares diz coisas, por se tudo correr bem este ano estarei em TIC.

Abraço.


boas camara

que tipo de exame de admissao ou prova de conhecimentos fizeste ?

esta estoria do processo bolonha e exames ad hoc permite que tires uma licenciatura mesmo sem teres o 12º completo não é ?

abraços
 
Exactamente.
Este processo tem 3 fases eliminatórias:

1 - Exame de Matemática (Ao nível do 12º ano)
2 - Avaliação curricular
3 - Entrevista

As inscrições são feitas na própria universidade. Mediante a nota que se vai tendo em cada fase, no fim faz-se a média das 3 fases, o que dá a nota final de acesso ao curso que nos canditámos. Isto é bom porque quem tem algum curriculo já na àrea (cursos de formação, experiência profissional, etc...), poderá sempre ter a vantagem de ter uma boa média. Mas as fases são eliminatórias, ou seja, quem não tirar 10 no exame, já não passa à fase seguinte. Normalmente é bom a pessoa inscrever-se em várias universidades, pelo menos 3, para poder entrar numa delas.

Abraços.
 
Eng Informática é só matemática

Olá,

Eu estou no 1º ano de Engenharia Informática precisamente na FCUL. Também tenho 28 anos e entrei este ano lectivo pela lei "Maiores de 23". Acontece que era para me ter canditado a tecnologias de informação e comunicação e hoje estou arrependido. Pedi transferência para 2007. O curso que me encontro de Engenharia informática a vertente è programação, o que não é a área que mais me agrada. Enquanto que TIC é direccionado mais para redes, sistemas, infraestruturas e programação. Acho que é um bom curso uma vez que a pessoa aprende um pouco de tudo, e escolhe a vertente que mais gosta ou se adapta. Também não sei qual é a tua formação em informática, ou os teus conhecimentos, mas se te candidatares diz coisas, por se tudo correr bem este ano estarei em TIC.

Abraço.

Hello Camara, mas olha lá , porque tás arrependido de Eng. Informática?
É só Programação? Tb não há um pouco de tudo? E Matemática deve ter muita não.
A Matemática a mim assusta-me bastante.:'(
E tu tens bastante experiência em Informática?

Abraço tb.
 
Bem nem que vás para o Estrangeiro!

Concordo plenamente.
Mas como deves imaginar, se realmente fores bom, e te destacares, acredita que a tua idade não vai ser Questionável!
Mesmo que como se sabe, hoje em dia, é "Safe-se quem puder" no mercado de Trabalho.

Mas eu pessoalmente, se tivesse na tua posição, seguia em frente!

Sim tens toda a razão, isto hoje em dia com o Mercado de Trabalho , anda muito mau.
Espero é que melhore, senão melhorar, ainda isto se vai tornar um péssimo país para se viver (talvez uma Republica como o Brasil :'(, se já não é.

Bem mas ainda há a opção de ir para A UE , não é?
 
Olá,

Eu estou no 1º ano de Engenharia Informática precisamente na FCUL. Também tenho 28 anos e entrei este ano lectivo pela lei "Maiores de 23". Acontece que era para me ter canditado a tecnologias de informação e comunicação e hoje estou arrependido. Pedi transferência para 2007. O curso que me encontro de Engenharia informática a vertente è programação, o que não é a área que mais me agrada. Enquanto que TIC é direccionado mais para redes, sistemas, infraestruturas e programação. Acho que é um bom curso uma vez que a pessoa aprende um pouco de tudo, e escolhe a vertente que mais gosta ou se adapta. Também não sei qual é a tua formação em informática, ou os teus conhecimentos, mas se te candidatares diz coisas, por se tudo correr bem este ano estarei em TIC.

Abraço.

Há males que vêm por bem ;)

Olha bem para os pedidos de emprego e vês que os pedidos de programadores são bem mais que os pedidos de pessoal para redes / sistemas / comunicações.

Pensa assim, para manteres uma rede é precisa uma equipa muito pequena bastam um par de gajos (que saibam) por tecnologia que esteja implementada, depois para helpdesk precisas mais ou menos de uma pessoa para cada 100 users que a empresa tenha (na maior parte das vezes chega um gajo) pelo que o emprego escasseia cada vez mais, alem disso as empresas de outsorcing estão a vender cada vez mais serviços a preços cada vez mais acessiveis pelo que muitas vezes as PME's acabam por nem ter ninguem assignado à parte de redes ou entao contratam UM gajo para bombeiro e está a andar de mota.

O tempo dos tecnicos residentes infelizmente acabou :(
 
Olha, pelo menos para mim este tópico veio a jeito... Seguindo o link dele dei de caras com os requisitos para o curso que diziam "OU Geometria Descritiva".

Mesmo com os 31 nas costas estou a pensar ir tirar finalmente o curso.

Pena que á 10 anitos atrás o meu 19 a GD só servisse para qqr coisa tipo arquitecto... Diz muito do ensino neste país. Um gajo que tinha média de 15 na componente vocacional (Informática) com 19 na parte de programação teve de ir trabalhar e aprender no "mundo real" porque não é particularmente dotado para Matemática. Que acabou por não me fazer muita falta em 10 anos IIRC... E 10 anos depois tem a hipótese de tentar outra vez tirar um curso usando a unica nota que tem decente, que não tem nada a ver com a parte vocacional e absolutamente nada a ver com Informática.

Jasus, depois querem que diga que este país não é um atraso de vida. Que se lixe, vou é procurar os esquadros e começar a desenhar.
 
É realmente triste ler a opinião de algumas pessoas, ao dizerem que um candidato com 31 anos de idade é já obsoleto à procura de uma nova profissão. É com mentalidades destas que este país não vai para frente.
Sim, eu com 33 anos já estou pronto para a reforma.
Em relação à questão, vais perfeitamente à tempo de tirares o curso que pretendes. Se fores um bom profissional, ou pelo menos com perspectiva de o seres, arranjas trabalho na boa.
 
Antes de mais, verifica se tens potencial intelectual para tirar um curso desses. Potencial é igual a: “tempo pata estudar” + “inteligência” + “espírito de sacrifício”. Tu até pode ser muito inteligente mas se não tiveres tempo não consegues…
 
Inda assim o ppl de ensino nocturno inda demostra alguma capacidade :P
Relembro que a idade não "é desculpa", eu ando no regime nocturno no ISEP, sou dos mais novos e vejo colegas nas idades que referem que fazem cadeiras e o curso. Claro que exige dedicação e 1 pco de sacrificio também, mas julgo que vale sempre a pena. E se não fizer em 3 anos, vai-se fazendo em 6, mas vai-se fazendo ;) So digo para aproveitarem enquanto podem :)
abraço
 
É realmente triste ler a opinião de algumas pessoas, ao dizerem que um candidato com 31 anos de idade é já obsoleto à procura de uma nova profissão. É com mentalidades destas que este país não vai para frente.
Sim, eu com 33 anos já estou pronto para a reforma.

Não abras sites de emprego entao.
É so olhares para perfis que dizem idade 20-29
 
Fazes bem!

Pá Se gostas de IT este curso deve ser bom.
Também tens Geometria Descritiva, como Prova Nacional.
Por este andar vai pa lá o ppl todo e eu não consigo entrar "queres ver".


Olha, pelo menos para mim este tópico veio a jeito... Seguindo o link dele dei de caras com os requisitos para o curso que diziam "OU Geometria Descritiva".

Mesmo com os 31 nas costas estou a pensar ir tirar finalmente o curso.

Pena que á 10 anitos atrás o meu 19 a GD só servisse para qqr coisa tipo arquitecto... Diz muito do ensino neste país. Um gajo que tinha média de 15 na componente vocacional (Informática) com 19 na parte de programação teve de ir trabalhar e aprender no "mundo real" porque não é particularmente dotado para Matemática. Que acabou por não me fazer muita falta em 10 anos IIRC... E 10 anos depois tem a hipótese de tentar outra vez tirar um curso usando a unica nota que tem decente, que não tem nada a ver com a parte vocacional e absolutamente nada a ver com Informática.

Jasus, depois querem que diga que este país não é um atraso de vida. Que se lixe, vou é procurar os esquadros e começar a desenhar.
 
Por falar nisso!

Antes de mais, verifica se tens potencial intelectual para tirar um curso desses. Potencial é igual a: “tempo pata estudar” + “inteligência” + “espírito de sacrifício”. Tu até pode ser muito inteligente mas se não tiveres tempo não consegues…


Olá,
Epá espirito de Sacrificio? Hum, acho que sim , vou estar motivado se for para lá , já é uma mais valia , não vou estar a pensar que tive dois anos (como um curso de Sociologia), e pensar que quando tiver o curso vou e continuarei num Call Center.
Assim com este, devo pelo menos estar motivado (aliado de tb gostar da área).
Este Curso é de Dia não sei se há muitas empresas que arranjam informáticos para trabalhar enquanto se estuda, mas se trabalhasse de dia (na área e estudasse há noite , isso é que era :002:), or outro lado tar a pagar resmas de dinheiro na Privada não faz muito o meu Género.
2º - Não tenho lá muito jeito para Matemática, nunca tive , nunca fui bom , mas lá está o Curso acho que não tem muita Matemática.>( Matemática = O que é isto??? Nao percebo muito , pois é. :'(
3º Já que falas em Aptidão Natural /Potencial, existe algum tipo de teste que eu possa fazer um pequeno teste, para ver mesmo se tenho jeito para informática?

:kfold:
 
Back
Topo