1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tecnologias - Freelancer

Discussão em 'Programação' iniciada por Chown, 12 de Fevereiro de 2020. (Respostas: 25; Visualizações: 854)

  1. Chown

    Chown Power Member

    Dentro das tecnologias qual é a área com "mais" saída para freelancers? É a programação (que linguagem? Em que ambiente?)? É o desenho de projectos? Gestão de base-de-dados?

    Pergunto isto pois pretendo enveredar por um regime de auto-didacta apenas com recurso a conteúdos online e gostava de investir numa área que proporcionasse o envolvimento em projectos como freelancer (tenho já um vínculo laboral e pretendo-o mantê-lo).

    Gosto da área da programação apesar os parcos conhecimentos. No que toca a base-de-dados, desenvolvi algumas simples em Access e pouco mais que isso (talvez o SQL seja uma oportunidade). Mas estou assim um pouco como perdido e como é para iniciar a partir do zero, gostava de investir um pouco do meu tempo em algo que possa ser útil.

    Vou usar esta thread para ir colocando os conteúdos com vou consultando e como estou a evoluir, pode servir de incentivo a muitos outros que queiram adquirir novas valências, novas competências. O investimento financeiro é quase nulo (ou seja, os bootcamps que estão na moda são uma boa oportunidade, mas falta-me capacidade para realizar tamanho investimento), vou dedicar em média 2h diárias a este processo de aprendizagem, pelo menos numa fase inicial.

    Obrigado a quem gaste um pouco do seu tempo a responder!
     
  2. hferreira.80

    hferreira.80 Suspenso

    Quando dizer "freelancer", pressuponho ganhares dinheiro com o teu trabalho, certo ?
    Se não for para ganhares dinheiro, não se chama de freelancer mas sim um hobby (que não tem mal nehum).

    Eu diria que o mais importante é arranjares o teu primeiro cliente como freelancer e a partir dai, tendo em conta os teus conhecimentos e o que pretendes vir a adquirir, procurar as ferramentas certas.
    Existem boas soluções de desenvolvimentos para freelancers e pequenas empresas a custo 0.
     
  3. Chown

    Chown Power Member

    No longo prazo é ganhar dinheiro.

    Agora é apostar na linguagem, área, começar a aprender e a adquirir conhecimento. Com recurso ao que temos disponível online.
     
  4. hferreira.80

    hferreira.80 Suspenso

    A minha experiência diz que é com projetos que irás evoluir pois vão puxar por ti e vais trabalhar em coisas reais para necessidades e pessoas reais.

    Voltando à tua questão original, a maioria que vais obter é que precisam de um programa que faça isto e aquilo ou um novo website para a loja, não te vão pedir especificamente para gerires uma base de dados mas mais o chamado de full stack (uma palavra da moda).

    Algumas sugestões de tecnologias: wordpress para websites, visual studio + c# para desenvolvimento, sql server + mysql para base de dados.
    Qualquer uma destas opções podes usar sem gastar dinheiro.
     
  5. Chown

    Chown Power Member

    Há ja umas ideias para quando estiver com uma boa base de conhecimento, uns projectos lá no trabalho.

    Tenho que procurar sobre o que há de Full Stack Web Developer, já vi que há uma boa variedade de formações on-line que posso frequentar e com um custo muito baixo.

    Visual studio + C# e Sql server + MySql pode ser algo até interessante. Aprendo a trabalhar com o front end e com o Back end (acho que é isto). Faz sentido?

    Ou então uma linguagem mais universal, já vi que em algumas
    Faculdades começam pelo Python como ferramenta para iniciar a programação.
     
  6. ThePlague92

    ThePlague92 Power Member

    Atenção que desse stack não há aí nada de FE. FE é JavaScript, HTML e CSS, assim por alto. Depois tens as frameworks de JavaScript: React, Angular, VueJS, etc.

    Visual Studio é o IDE que se usa para C# e SQL Server e MySQL são BDs (não é costume usá-las ao mesmo tempo, pelo menos para projectos mais pequenos).
     
  7. Chown

    Chown Power Member

    Então qual é a tua sugestão? Começo primeiro por aprender o FE (JavaScript, por ex)? Ou é preferível começar por C#? Ou tanto faz?

    Há vinte anos atrás tive Pascal e C++ no secundário, mas já não me recordo de praticamente nada. É mesmo começar do zero na programação.
     
  8. Chown

    Chown Power Member

    Entretanto tenho estado a pesquisar sobre cursos online e perceber por onde posso começar.

    Introdução às ciências computacionais: https://www.edx.org/course/cs50s-introduction-to-computer-science talvez comece por aqui, o início dos inícios e ganhar bases sólidas.

    Pegando realmente nas linguagens de programação: https://www.edx.org/course/cs50s-web-programming-with-python-and-javascript curso para programar em ambiente web em python e javascript. Há este curso que é apenas javascript: https://www.edx.org/course/introduction-to-java-programming-starting-to-code . Ou então aprender C https://www.edx.org/course/c-programming-language-foundations .

    Talvez o melhor seja reformular a pergunta inicial.

    Como e onde posso aprender a programar?
     
  9. Totoro

    Totoro Folding Member

    Esse site é bastante bom, nas no final aconselho a pagar para ter o certificado.
     
  10. ThePlague92

    ThePlague92 Power Member

    Acho que é um bocado indiferente por onde começas primeiro. Convém mais saberes como fazer bom código do que se começas por FE ou BE.

    Pesquisa também por livros técnicos, são sempre importantes, e compra-os e tem-los sempre à mão para quando for preciso.

    Na minha opinião, C não te vai ser muito útil porque não é muito usada no Mundo real e então em trabalhos de freelance deve ter uma procura muito, muito baixa. Mais vale aprender Python como linguagem introdutória e depois passar para Java ou C#.

    Em relação à tua pergunta: o ideal seria mesmo fazeres um curso normal, por assim dizer, relacionado com a área e depois arranjares um trabalho na área. Não sendo essa uma alternativa, a Internet tem tudo o que precisas para aprenderes, tens é de ser muito determinado e conseguir estudar e praticar regularmente. Usa também o udemy para cursos de programação. Um amigo meu aprendeu React através desse site.
     
  11. Chown

    Chown Power Member

    Eu sei que o ideal seria frequentar um curso, seja daqueles intensos por três meses ou uma licenciatura. O problema é que não tenho tempo disponível para frequentar a Universidade e muito menos 6k para pagar um curso intenso. Logo, vou ter que ir pelo o que é pouco ortodoxo.

    Então, na tua opinião começo por aprender Python? Ou vou logo para o JavaScript ou C#?
     
  12. Big_Boss

    Big_Boss Power Member

  13. Chown

    Chown Power Member

    Interessante, sobretudo o Codeacademy. Posso escolher o Computer Science ou o Web Development (back e front end). É só mesmo decidir qual será o mais adequado para a minha iniciação.
     
  14. hferreira.80

    hferreira.80 Suspenso

    Vou te dar a minha experiência e espero que o meu contributo te possa incentivar :)

    Eu comecei por fazer Apps Mobile.
    Tive a sorte de que na altura estava tudo por fazer (foi nos tempos de ouro do iPhone 3G para teres uma ideia).
    Na altura e sem qualquer investimento em publicidade, fazias uma App, colocavas nas lojas de Android e Apple e era dinheiro em caixa garantido. No Natal então nem te conto.

    Hoje em dia mal tenho tempo para respirar e tenho um backlog para 3 ou 4 anos.

    Embora esteja mais dificil para começar, eu apostaria em Apps Mobile pois tens um canal de distribuição e neste momento não tens clientes.
    Algo que resolve-se um problema especifico e que fosse muito boa nessa resolução de problema.
    Não é fácil com tantos milhares de Apps por ai fora mas é uma forma de começares.
     
    Última edição: 13 de Fevereiro de 2020
  15. ThePlague92

    ThePlague92 Power Member

    Frequenta um curso online, como aquele que meteste num post anterior. É a melhor solução para o teu caso.

    Começa com Python e JavaScript. Mas lembra-te de também estudar os fundamentos para ser um bom programador e fazer bom código porque isto é agnóstico a qualquer linguagem.
     
  16. hferreira.80

    hferreira.80 Suspenso

    Ora ai está uma palavra "agnóstico" que eu por vezes utilizo.
    Quando usarem esta palavra e olharem para voçês como se fossem aliens de uma galaxia bem, bem longe, é porque não fazem a mínima do que andam a fazer e conseguem fazer corar a maior chafarica de padaria do bairro.
     
  17. Chown

    Chown Power Member

    Nunca ponderei aprender a programar para desenvolver aplicações móveis. Nem tão pouco sei da sua dificuldade. Estava e estou focado em aprender a programar para desenvolver projectos numa linguagem de front end e ligar a uma base de dados, por exemplo. Também porque a maioria dos cursos existentes vão nesse sentido e fui / vou nessa onda.

    Parece-me interessante e seria uma boa altura para começar a aprender, já que pretendo iniciar do zero.

    É muito difícil desenvolver aplicações? Tenho que aprender tanto para android, como para ios, certo? Estou mesmo a zero.

    Obrigado.
     
  18. Chown

    Chown Power Member

    A ideia será sempre fazer um trabalho de qualidade, respeitando os princípios da boa programação e também porque facilita a minha aprendizagem.

    Obrigado pelas ideias!
     
  19. Seeba

    Seeba Power Member

    Tens 2 opções:
    1. Nativo - Swift para IOS | Java para Android
    2. Híbrido - uma linguagem e tens aplicação para as duas plataformas (React Native, Flutter, Xamarin, Ionic etc.)

    Qual escolher, tens que escolher aquela que mais te atraí. Se tens um portátil da apple podes começar pela linguagem Swift. Caso contrario podes optar por Java - Android win.

    Se te agrada a ideia de aprender front end etc. "go for it".

    Não te esqueças que tanto mobile, web, app iras sempre lidar com base de dados, api's etc.

    Emprego hoje e de aqui > 10 anos haverá sempre lugar para mobile, app, web etc.
     
  20. Chown

    Chown Power Member

    Ainda estou a tentar perceber o que mais gosto, o que mais me atrai, daí estar a perguntar por opiniões de quem provavelmente já esteve nesta situação. Parece-me importante definir se vou para o Mobile ou se vou para Web Development. Depois então decidir dentro destas duas áreas qual a linguagem que devo investir o meu tempo. Numa primeira fase sem qualquer grande exigência na aprendizagem, depois no futuro se me sentir confortável e com bons conhecimentos, talvez até possa mudar de carreira profissional.

    Peço desculpa por esta definição e por parecer estar a desconsiderar as vossas opiniões. Bem pelo contrário, só me têm gerado mais dúvidas! O que é bom. Talvez o melhor seja começar por aprender uma linguagem e depois ir definindo melhor o meu caminho.