SNES Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time

jabun

Power Member
teenage_mutant_ninja_turtles_iv_turtles_in_time_frontcover_large_FMdfCBF4kSpdx8s.jpg

Esta série fez parte do quotidiano de inúmeras crianças dos anos 80 e 90

Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time é um jogo de arcade produzida pela Konami, baseado na famosa série animada, sendo um dos jogos de luta em scrolling horizontal mais aclamados da sua época.

O enorme sucesso do jogo nas arcades levou a que a Konami lançasse uma versão para a Super Nintendo Entertainment System em 1992, satisfazendo o sonho de muitos jogadores: ter em casa o melhor jogos das Tartarugas Ninja do mercado.

tmnt_iv-turtles_in_time_scr_14.png


Tal como a maioria dos jogos do género, Turtles in Time podia ser jogado em modo cooperativo com um amigo, podendo o jogador assumir o controlo de Leonardo, Donatello, Michaelangelo e Raphael. Cada personagem tem a sua arma e pontos fortes e fraquezas especificas, dando ao jogador razões para terminar o jogo várias vezes, de forma a poder utilizar todas as tartarugas.

A jogabilidade é muito simples, recorrendo apenas a 2 botões: um para saltar e outro para atacar, embora as variedades de ataques que cada tartaruga sabe utilizar seja bastante variada, através das várias combinações possíveis através do dpad. Cada nível de jogo representa uma determinada época histórica, com os inimigos a fazerem referência aos episódios da série animada e do filme Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze.

tumblr_m23btsE6B61rqjnxgo1_500.gif


A banda sonora do jogo foi composta por Mutsuhiko Izumi um veterano TMNT, que também compôs a música para o jogo de arcade. Tal como a versão NES do primeiro jogo de arcade, a versão SNES de Turtles in Time não é um port direto do original, tendo algumas diferenças no grafismo e jogabilidade.

imagem4.JPG

Animações excelentes e com humor à mistura

Enquanto na SNES faltam algumas animações e efeitos gráficos da versão arcade, a Konami compensou recorrendo ao mode 7, que permitiu dar tons de pele exclusivos para cada tartaruga e permitiu criar o movimento mais memorável deste género de jogos, em que a nossa tartaruga arremessa o inimigo para o ecrã, com este a embater no mesmo. A primeira luta com Shredder no nível Technodrome foi alterada para mostrar o modo 7 efeito, tendo o jogador como objetivo de acertar no inimigo com este novo movimento. Na versão SNES o título tema, "Pizza Power" da versão de arcade, foi substituído por uma versão instrumental da música característica do desenho animado.

teenage_mutant_ninja_turtles_iv_turtles_in_time_profilelarge.jpg

Turtles in Time tornou-se no título arcade mais vendido da Konami. A versão SNES foi elogiada pelos seus níveis adicionais e modos de jogo. No computo geral, foi o jogo mais aclamado pela legião de fãs de TMNT, devido ao visual excelente e detalhado, que recria bastante bem todo o imaginário da serie, excelente banda sonora e níveis divertidos. Embora alguns critiquem a repetitividade da jogabilidade, a verdade é que TMNT: Turtles in Time é quase unanimemente considerado com o mais perfeito jogo desta licença, sendo ainda hoje recordado com saudade pelos fãs das tartarugas e deste género de jogo, infelizmente cada vez mais moribundo.



 
Última edição:
Passei por aqui e dei me conta que este topico não mereceu um post desde que foi aberto. Shame! Para quem como eu nasceu em 83 ou por volta disso, digam lá se ainda não sentem um arrepiosinho ao ouvir o sonoro das Turtles.
Isto fez tanto parte da cultura POP dos ínicios dos anos 90 (especialmente os cartoons com as suas animações vibrantes) como os smartphones nos anos 2000. Deixando um pouco de parte a animação e o cinema, joguei a versão Hyperstone Heist na MD, uma espécie de Rip off da versão Arcade de 89 e numa era de ouro dos beat em ups. Foi marcante na sua era, um remaster 2D seria bem vindo com certeza
 
@iRule a versão Mega Drive também era um jogão. Mas das duas preferia mesmo a da SNES. Ainda hoje bufei no cartucho para passar uns níveis com o Donatello!

Um remaster seria mel...

Quanto ao impacto destas tartarugas na cultura pop do início dos anos 90 é ler este artigo
 
Que vicio. Que jogão. à uns anos joguei um remake (penso eu) para Windows.
O bom velho estilo dos Final Fight, Cadillacs & Dinossaurs.
Bom post.
 
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Video Review


Coin-Up Capers nº12: Teenage Mutant Ninja Turtles, Retro Gamer nº 98


ziT7AHr.jpg

jJ0SRPF.jpg

DvJ4bh1.jpg

9hYbwo5.jpg

j7mepEl.jpg

q0xOWVn.jpg
 
Boas! Entretanto já adquiri uma cópia deste jogo para a SNES mas ainda não joguei... Lol não há tempo!

De qq forma alerto que a dotemu voltou a atacar e vai trazer, após o fantástico SOR4, o

TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: SHREDDER’S REVENGE


Promete :009:
 
Back
Topo