1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema tela azul e GTS450/GT9500

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por kukulkan, 16 de Junho de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 785)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Ola pessoal!

Em 2010, comprei minha atual mobo, uma ECS 8200, que foi "torrada" pouco tempo depois e parou de funcionar. Levei a mobo para conserto, e pelo que lembro, o cara trocou a bios ou outra coisa e ela voltou a funcionar. Estou usando ela agora mesmo!

Sempre usei o video onboard da ECS 8200, mas no começo desse ano, meu vizinho me emprestou uma GT 9500 (off board). Após 1 semana de uso, notei certos erros no sistema como: Firefox fechando do nada, tela azul, travamentos, texturas totalmente bagunçadas em alguns jogos (até um certo "granulado" estranho as vezes).

Como meu amigo disse que a plca dele estava perfeita no pc dele, resolvi testar meu próprio sistema usando o Memtest+. Como usava dois slots DDR 2 (1gb 667MHZ + 2gb 800 mhz) fiz vários testes que deram + ou - isso:

slot de 1gb + slot de 2gb + GT 9500 instalada = 2000 erros
    slot de 1gb + GT 9500 = nehnum erro
    slot de 2gb + GT 9500 = 500 erros
    slot de 1gb + slot de 2gb (sem a GT 9500 instalada) = nenhum erro
    slot de 1gb (sem a GT 9500) = nenhum erro
    slot de 2gb (sem a GT 9500) = nenhum erro

Apesar do barramento dos modulos ser diferente (há 2 anos uso os pentes de 667mhz e 800mhz trabalhando a 667), os erros só davam quando a GT9500 estava no pc junto com o modulo de 2gb. Daí tirei a GT9500 do Pc e todos os problemas se resolveram! sem mais tela azul nem nada.

Ontem comprei uma GTS450 e ela me dá os mesmos erros da gt9500: tela azul, texturas malucas, etc... Duvido q o problema esteja na GTS450, já que os problemas são iguais aos da gt9500, e hj duvido mesmo q a gt9500 tivesse algum problema!

Aí vem a questão: será na mobo o problema (algum problema da vez q ela torrou)? Incompatibilidade pura entre hardware? faço algo na bios?? Ou gasto mais grana numa mobo nova?

A minha atual configuração:

Processador Athlon II x4 620
    Placa Mãe ECS 8200a
    2 Pentes de Memória DDR 2: 1gb 667mhz Kingston + 2gb 800mhz Markvision
    HD 500GB SATA Samsung
    Fonte Corsair TX750
    Placa de Vídeo Zogis GTS 450 DDR5 1GB
    Versão do Driver: 301.42
    Windows XP Service Pack 3

2. Palito

Palito Power Member

Olá kukulkan.
    Testa fazer um update á bios aso exista alguma versão mais recente. Para além disso, certefique-se de que na bios o PCI-E está fixado a 100 Mhz, e de que o Bus da sua motherboard não está a passar os limites normais. Verifique no CPUz Quais são as velocidades / voltagens que cada um dos seus modulos de memoria usa, e coloque manualmente na Bios os valores do modulo MAIS LENTO de modo a prevenir problemas. Teste também desactivar a placa On Board na bios, procurando a respectiva definição (deve se chamar On Board Graphics ou IGPU na bios).

3. Olá Palito,

Sempre deixo a frequencia do PCI-E no padrão de fábrica (ontem mesmo dei um clear cmos). Agora não posso consultar, mas posto aki qnd puder.

AS 2 RAms trabalham na velocidade da mais baixa (a da DDR 667).

A voltagem acusada no CPU-z é igual em todos os modulos : 1.80 V

Tb desativei a GPU onboard.

Mas acho q o problema não é na mobo e sim no pente de 2gb da Markvision. Esse meu amigo me arrumou um novo modulo de 2gb da kingston ddr800.

Usei de novo o Memtest86+ e o pente da Markvision se mostrou incompativel com esse novo pente da kingston (2gb). Ai vai uma tabelinha dos testes q fiz (a GTS450 estava no pc):

2gb markvision + 1gb = + de 800 erros aos 2% (interrompi o teste)
    2gb markvision sozinha = nem ligar o pc ligava, quando consegui entrar deram + de 1000 erros ao 1% (tb interrompi)
    2gb markvision + 1 gb + 2gb kingston (todos os pentes)= + de 200 erros aos 3 % (parei ai tb)

1gb sozinha = nenhum erro
    2gb kingston = nehum erro
    2gb kingston + slot de 1gb = nenhum erro

PArece q o pente de 2gb da markvision não gostou das GPus e nem do outro slot de 2gb. Removi esse pente e as tela azuis, travamentos, etc pararam.

Vou ver mais algumas coisas, e se for esse o problema, aviso aqui.

Obrigado!

Esqueci de postar: a BIOS foi atualizada a um mês.

Última edição pelo moderador: 25 de Junho de 2012
  4. Era o pente da Markvision mesmo.

Tirei ele e deu tudo certo agora.

Pode trancar o tópico moderação.

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página