Telecom em Portugal, como funciona?

loutch

Membro
Boa noite a todos!
Sou novo no forum. Espero que o meu tópico esteja na secção certa.

Apresentação rapidinha:
Sou português mas desde pequeno estou vivendo na Suiça. Fiz estudos em telecomunicações aqui na Suiça, mas visto que só vou a Portugal quando é altura de férias, não sei como funcionam as coisas por aí.

A situação:
Com a volta do covid, ir a Portugal tem estado muito mais complicado, quase impossível. Por isso, decidi instalar um computador em modo "kiosk" em casa da minha avó para a familia que está longe poder vê-la por video chamada. Com a idade da minha avó, todo o que é tecnología é coisa complicada. Por isso venho aqui pedir ajuda. No ponto do computador, não é um problema, sei como tratar de isso. Mas no que diz respeito a instalação de uma ligação internet em casa da minha avó está complicado encontrar as informações que busco.

Fiz uma pesquisa no forum e pelo que encontrei as operadoras em Portugal são:
Vodafone - ADSL ou FTTH
MEO - ADSL ou FTTH ou DTH
NOS - HFC/DOCSIS ou FTTH ou DTH
Nowo - HFC/DOCSIS

Estas informações estão certas/actuais?

Segundo ponto, falando com a minha avó, fiquei percebendo que ela já tem o telefone de rede fixa e a televisão pela Nowo. Mas pesquisando no site da Nowo, não consegui encontrar opções para ter telefone e tv sem ter de escolher também uma opção internet.

Será que a minha avó já está pagando um accesso a internet mas sem o usar, ou eu é que não encontrei a informação devida no site da Nowo?

Terceiro ponto, visto que é minha decisão de instalar uma ligação a internet em casa da minha avó, gostaria ser quem paga a ligação. Por isso pensei em fazer um contrato separado em meu nome. Neste caso, que operadora me aconselham ?

Existe algum site em que eu tenha a possibilidade de ver que operadoras/tecnologia estão disponíveis em casa da minha avó? E será que é possível ter duas ligações (tv+tel no contrato A da Nowo, net no contrato B da Nowo ou outra operadora) na mesma casa? A minha avó encontra-se no Alentejo, no distrito de Évora.

Outro ponto, visto que estou vivendo na Suiça, não tenho conta em banco português. Mas ouvi dizer que qualquer conta na união europeia dava. Actualmente, já tenho uma conta Revolut (Inglaterra). Antes do brexit, talvez essa conta desse para fazer o pagamento. Mas agora ? Outra possibilidade, abrir uma conta no banco N26 na Alemanha. Alguém já usou contas estrangeiras para o pagamento de tarifários em Portugal?

Ultimo ponto, quanto tempo leva geralmente a instalação de uma nova ligação internet em Portugal? Qual é o processo? Se por exemplo eu encomendar hoje pela internet, quando posso contar usar a ligação? E é necessário ir um tecnico a casa da minha avó ou a operadora vai simplesmente enviar o modem/router e é o cliente que faz a ligação do aparelho?

Desde já agradeço a todos pela vossa ajuda e peço desculpa pelos erros ortográficos e gramaticais, o meu português está um pouco enferrujado...
 
Fiz uma pesquisa no forum e pelo que encontrei as operadoras em Portugal são:
Vodafone - ADSL ou FTTH
MEO - ADSL ou FTTH ou DTH
NOS - HFC/DOCSIS ou FTTH ou DTH
Nowo - HFC/DOCSIS

Estas informações estão certas/actuais?

Sim.

Segundo ponto, falando com a minha avó, fiquei percebendo que ela já tem o telefone de rede fixa e a televisão pela Nowo. Mas pesquisando no site da Nowo, não consegui encontrar opções para ter telefone e tv sem ter de escolher também uma opção internet.

Será que a minha avó já está pagando um accesso a internet mas sem o usar, ou eu é que não encontrei a informação devida no site da Nowo?

Talvez não... Antigamente a NOWO apenas tinha o serviço televisão e de telefone, depois é que começou a instalar internet na casa das pessoas, a sua avó pode nunca ter aderido e por isso ter apenas televisão e telefone.

Terceiro ponto, visto que é minha decisão de instalar uma ligação a internet em casa da minha avó, gostaria ser quem paga a ligação. Por isso pensei em fazer um contrato separado em meu nome. Neste caso, que operadora me aconselham ?

Qualquer uma, dando prioridade ao HFC e ao FTTH porque o ADSL é uma lastima e visto que tem a NOWO na zona poderia manter.

Existe algum site em que eu tenha a possibilidade de ver que operadoras/tecnologia estão disponíveis em casa da minha avó? E será que é possível ter duas ligações (tv+tel no contrato A da Nowo, net no contrato B da Nowo ou outra operadora) na mesma casa? A minha avó encontra-se no Alentejo, no distrito de Évora.

Podes ter vários contratos em varias operadoras, mas uma já da para tudo.

Outro ponto, visto que estou vivendo na Suiça, não tenho conta em banco português. Mas ouvi dizer que qualquer conta na união europeia dava. Actualmente, já tenho uma conta Revolut (Inglaterra). Antes do brexit, talvez essa conta desse para fazer o pagamento. Mas agora ? Outra possibilidade, abrir uma conta no banco N26 na Alemanha. Alguém já usou contas estrangeiras para o pagamento de tarifários em Portugal?

Isso não sei, mas acho que a operadora consegue te responder...

Ultimo ponto, quanto tempo leva geralmente a instalação de uma nova ligação internet em Portugal? Qual é o processo? Se por exemplo eu encomendar hoje pela internet, quando posso contar usar a ligação? E é necessário ir um tecnico a casa da minha avó ou a operadora vai simplesmente enviar o modem/router e é o cliente que faz a ligação do aparelho?

Tens de ter em atenção a fidelização... Se ela estiver sem fidelização podes apenas enviar um e-mail ou telefonar para pedir o cancelamento e terás que fazer com 30 dias de antecedência, ou seja, se solicitares hoje, o serviço só será desligado no dia 24/05. Durante esses 30 dias terás tempo de negociar com a nova operadora e fazer a portabilidade dos numeros, depois é só marcar uma data e um técnico irá à casa dela para realizar a instalação.

Qualquer coisa pergunta :)
 
Quanto aos pagamentos, na modalidade por débito directo, pode ser indicado qualquer iban que faça parte da área SEPA, inclusive Suíça.

Quanto ao resto só referir que a Vodafone já não comercializa ADSL. Nos acessos DTH a Internet é via rede móvel.
 
Quanto aos pagamentos, na modalidade por débito directo, pode ser indicado qualquer iban que faça parte da área SEPA, inclusive Suíça.

Quanto ao resto só referir que a Vodafone já não comercializa ADSL. Nos acessos DTH a Internet é via rede móvel.

Agora é que eu vi que disse treta, tens razão não tinha reparado :beerchug:
 
Fiz uma pesquisa no forum e pelo que encontrei as operadoras em Portugal são:
Vodafone - ADSL ou FTTH
MEO - ADSL ou FTTH ou DTH
NOS - HFC/DOCSIS ou FTTH ou DTH
Nowo - HFC/DOCSIS

A Vodafone ja nao comercializa ADSL, e Nowo tem FttH em zonas DST (DSTelecom instala fibra e as outras operadoras alugam a infraestrutura)

Será que a minha avó já está pagando um accesso a internet mas sem o usar, ou eu é que não encontrei a informação devida no site da Nowo?
Deve ter um pacote mais antigo, eles renovam esses pacotes para quem nao quer mesmo net

Terceiro ponto, visto que é minha decisão de instalar uma ligação a internet em casa da minha avó, gostaria ser quem paga a ligação. Por isso pensei em fazer um contrato separado em meu nome. Neste caso, que operadora me aconselham ?

Dá prioridade a qualquer uma que tenha FttH se possivel

Existe algum site em que eu tenha a possibilidade de ver que operadoras/tecnologia estão disponíveis em casa da minha avó? E será que é possível ter duas ligações (tv+tel no contrato A da Nowo, net no contrato B da Nowo ou outra operadora) na mesma casa? A minha avó encontra-se no Alentejo, no distrito de Évora.

Vai ao site de cada uma, procura uma pagina para "verificar a cobertura" e vê o resultado. Normalmente a mesma operadora recusa-se a instalar 2 serviços na mesma morada, de qualquer das maneiras recomendava apenas 1 contrato e dividires a conta com a tua avó

Outro ponto, visto que estou vivendo na Suiça, não tenho conta em banco português. Mas ouvi dizer que qualquer conta na união europeia dava. Actualmente, já tenho uma conta Revolut (Inglaterra). Antes do brexit, talvez essa conta desse para fazer o pagamento. Mas agora ? Outra possibilidade, abrir uma conta no banco N26 na Alemanha. Alguém já usou contas estrangeiras para o pagamento de tarifários em Portugal?

Debito direto deve funcionar em contas na zona SEPA. Pelo menos na Vodafone é possível pagar por cartão de crédito (logo com o cartao revolut/N26). Revolut "mudou-se" para a lituânia com o brexit. Se preferires abrir conta em Portugal, no actibobank/moey/outros não pagas taxas nenhumas para abrir/utilizar a conta e abrem na hora num balcão (ou podes fazer na aplicação)

Ultimo ponto, quanto tempo leva geralmente a instalação de uma nova ligação internet em Portugal? Qual é o processo? Se por exemplo eu encomendar hoje pela internet, quando posso contar usar a ligação? E é necessário ir um tecnico a casa da minha avó ou a operadora vai simplesmente enviar o modem/router e é o cliente que faz a ligação do aparelho?

Instalação será sempre feita por deslocação de técnicos à morada, passam a linha se necessário e instalam tudo (sem custos com fidelização de 24 meses) Depois de pedir a instalação, de houver disponibilidade das equipas na zona, agendam para o dia seguinte, ha alguns casos em que pode demorar mais (necessário expandir capacidade, passar cabos por postes de empresas terceiras, pedido de policiamento por necessidade de cortar estrada para passar a linha, etc) mas raramente acontecem
 
Última edição:
Muito obrigado a todos pelas vossas respostas rapidas e completas.

Qualquer uma, dando prioridade ao HFC e ao FTTH porque o ADSL é uma lastima e visto que tem a NOWO na zona poderia manter.
Vou tentar ligar a Nowo esta tarde. Não sei se é zona FTTH ou HFC/DOCSIS. Mas foi o que encontrei mais barato para uma subscripção só internet e é o que a minha avó já tem.

Quero lhes perguntar o que eles me dizem sobre o facto de ter uma segunda instalação em nome differente na mesma morada/casa. Assim poderia fazer o contrato para a internet sem ter de fazer modificação alguma na subscripção da minha avó.

Debito direto deve funcionar em contas na zona SEPA. Pelo menos na Vodafone é possível pagar por cartão de crédito (logo com o cartao revolut/N26).

Vou também ver com a Nowo se eles aceitam o debito direto na minha conta suiça (zona sepa) ou na revolut.

Se preferires abrir conta em Portugal, no actibobank/moey/outros não pagas taxas nenhumas para abrir/utilizar a conta e abrem na hora num balcão (ou podes fazer na aplicação)
A nivel de abrir conta em Portugal, prefiro fazer sem se for possível, fica mais fácil para mim a nivel de IRS sem ter conta em Portugal, visto que não vivo em Portugal.

Instalação será sempre feita por deslocação de técnicos à morada, passam a linha se necessário e instalam tudo (sem custos com fidelização de 24 meses) Depois de pedir a instalação, de houver disponibilidade das equipas na zona, agendam para o dia seguinte, ha alguns casos em que pode demorar mais (necessário expandir capacidade, passar cabos por postes de empresas terceiras, pedido de policiamento por necessidade de cortar estrada para passar a linha, etc) mas raramente acontecem
Visto que a minha avó já está com a Nowo, quer dizer que não deveria necessitar a passagem de uma nova linha. Por isso penso que deve poder ser feito rápidamente...
 
Não tinha pensado nisso, visto que deve ser HFC/DOCSIS, technicamente não é necessário uma nova linha. Mas pelos vistos do que eles me disseram ao telefone, não há possibilidade de usar a mesma linha para 2 contratos...
 
Back
Topo