Teleconversores ou Tubos Extensíveis

SecurityRed

Power Member
Caros amigos,

Mais uma vez venho solicitar auxilio aos mais entendidos na matérias de Teleconversores e Tubos Extensíveis, tenho tido algumas informações, mas sinceramente não sei para onde me virar, o meu objectivo é tirar fotos em Macro, tipo das que se vem todos os pormenores dos insectos, tenho as seguintes Lentes :

Maquina:
Nikon D80

Lentes
SIGMA 18-50mm f2.8 EX DC Macro;
SIGMA 70-200mm f2.8 II APO EX DG Macro;
Ambas com Filtros Sigma DG UV.

Falaram-me no KIT de tubo extensor da kenko, mas também falaram nos teleconversores.
Qual devo obtar, tendo em conta o pretendido.
A que me poder aconselhar agradeço.

António Viegas
 
Tubos extensores para usar com lentes que não tenham anel de abertuta manual é para esquecer. Ou então se gostares de jogar na lotaria, força nisso ;)

Tens aqui as duas opções bem explicadas, em vez de estar aqui a gastar o meu latim :):

Teoria do uso de tubos de extensão (ET) Os ET é um acessório muito simples. Esse acessório, como o nome diz, não passa de um tubo que é colocado entre o corpo da câmera e a lente, aumentando a distância entre os mesmos, possibilitando assim uma maior aproximação do assunto a ser fotografado e com isso uma maior ampliação na fotografia.
O uso de ET em macrofotografia tem três grandes vantagens:

a possibilidade de grandes ampliações;
a possibilidade de uso de lentes simples e mais baratas;
não possui elementos óticos que possam prejudicar a qualidade da imagem. A ampliação alcançada com ET vai depender tanto da distância focal da lente a ser utilizada quanto da extensão utilizada, sendo que para o uso da lente em posição de foco 'infinito', segue a fórmula:
ampliação = extensão / distância_focal
Exemplo:
Com o uso de uma lente 50 mm e um ET de 25 mm chegamos a seguinte ampliação:
ampliação = 25/50 = 1/2
Ou seja, você consegue uma ampliação de 1/2, ou em outras palavras, de 1:2.
Exemplo:
Com o uso de uma lente 50 mm e um ET de 50 mm chegamos a seguinte ampliação:
ampliação = 50/50 = 1
Ou seja, você consegue uma ampliação de 1, ou em outras palavras, de 1:1 ou lifesize.
Com isso podemos concluir:
quanto menor a distância focal da lente mais facilmente se consegue uma grande ampliação
quanto maior a extensão maior a ampliação Como desvantagem está a perda de luz, proporcional ao ET usado e a distância de trabalho, onde dependendo do ET utilizado, fica nula, encostando o assunto no primeiro elemento da lente.
Teoria do uso de teleconversor (TC)
O TC, assim como os ET, são colocados entre o corpo da câmera e a lente a ser utilizada. Vendidos normalmente nas 'potências' de 1.4x e 2x (sendo encontrados às vezes 3x também), eles ampliam a distância focal da lente utilizada pelo seu fator.
O uso de TC em macrofotografia tem três grandes vantagens:

aumento da ampliação com o uso de uma lente macro;
maior distância de trabalho do assunto com uma mesma ampliação. Para se calcular a ampliação que será conseguida com uma lente macro e uso de TC é só multiplicar a ampliação da lente pelo fator de multiplicação do TC:
Exemplo:
Com o uso de uma lente 100 mm f2.8 macro que alcança 1:1 e com o uso de um TC2x chegamos a:
distância focal = 100 mm x 2 = 200 mm
ampliação 1:1 = 1x2 = 2:1
abertura 2.8 x 2 = 5.6
Sua lente passa a se comportar como uma 200 mm f5.6 alcançando uma ampliação de 2:1.
Depois há malucos que usam os dois, combinados, mas se usar um dos métodos já implica vários filmes, usar o dois só será mesmo possível em fotografia de estúdio, em ambiente muito controlado.
 
Última edição:
Sigma EX 2,0x DG APO Tele-Konverter Nikon AF-D

Será que este teleconversor é alguma coisa de jeito para SIGMA 70-200mm f2.8 II APO EX DG Macro?
Irei conseguir o resultado que pretendo??
 
Sigma EX 2,0x DG APO Tele-Konverter Nikon AF-D

Será que este teleconversor é alguma coisa de jeito para SIGMA 70-200mm f2.8 II APO EX DG Macro?
Irei conseguir o resultado que pretendo??

Para uma f/2.8 normalmente servem, porque não te esqueças que esse 2.8, com esse convertor, passa automaticamente a f/5.6. Isso para macro é um pouco irrelevante, mas para utilização normal torna o foco muito mais lento e obviamente não podes tirar partido dos excelentes f/2.8.

Para macro acho que sim, que serve perfeitamente, mas se lhe quiseres dar um uso "normal" (para tele foto) não esperes milagres ;)

Tenho um amigo com uma Nikkor 70-200 f/2.8 que comprou um tele convertor 2x para ter o dobro da distância focal para fotografar pássaros, e já o devolveu, porque torna o foco muito lento e muito pouco eficaz a grandes distâncias. Vai vender a 70-200 e comprar uma lente 400mm. Mas isso é outra conversa ;)
 
Última edição:
a 70-200 e pseudo-macro, foca a meio metro, se lhe metes um TC, tens mais amplicacao mas continuas a so conseguir focar a meio metro de distancia, o k podera ser demais para fotografar insectos... talvez um conjunto de ETs ou um bom close up filter seja melhor, mas por outro lado o TC serve nao so para macro, ficas com umas lente c/ 400mm de zoom :)

creio k nao estou a dizer nenhuma coisa errada, ainda estou a dar os primeiros passos em macro ;)
 
Back
Topo