Teleconversores

Como é óbvio, se metes mais um elemento de vidro entre a lente e o sensor a qualidade de imagem vai-se deteriorar...

Além disso perdes abertura.. Pelo que o viewfinder passa a ficar mais escuro e algumas lentes deixam de funcionar com auto-focus, funcionando apenas a focagem manual.
 
Mas por exemplo, um teleconversor de 2x da canon, numa 70-200 F4, será que vai piorar muito a qualidade?

Para que valores vai a abertura? :confused:

O auto-focus continua neste caso a funcionar? :confused:

Abraço
 
Mas por exemplo, um teleconversor de 2x da canon, numa 70-200 F4, será que vai piorar muito a qualidade?

Para que valores vai a abertura? :confused:

O auto-focus continua neste caso a funcionar? :confused:

Abraço

Boas.
Usando o conversor da Canon de 1.4x perdes 1 STOP e usando o de 2x perdes 2 STOP!!
Como foi dito e bem vai-se perder qualidade de imagem, as fotos ficam "soft's" e as aberrações cromaticas vão ser mais evidentes. Tenho o conversor da Canon de 1.4x e mesmo usando na 300mm f/2.8 considerada a melhor prime do mercado, as perdas são evidentes!! quando mais c\ um de 2.0x...

cumps.
 
Boas.
Usando o conversor da Canon de 1.4x perdes 1 STOP e usando o de 2x perdes 2 STOP!!
Como foi dito e bem vai-se perder qualidade de imagem, as fotos ficam "soft's" e as aberrações cromaticas vão ser mais evidentes. Tenho o conversor da Canon de 1.4x e mesmo usando na 300mm f/2.8 considerada a melhor prime do mercado, as perdas são evidentes!! quando mais c\ um de 2.0x...

cumps.

Desculpa lá a ifnorancia, mas que queres dizer com o 1 Stop. Por exemplo no caso do F4, passa para que valores?
 
Correcto!! uma objectiva q seja f/4.0 passa a f/5.6 com o conversor de 1.4x e passa a f/8.0 no caso de ser um conversor de 2.0x

cumps.
 
Mas por exemplo, um teleconversor de 2x da canon, numa 70-200 F4, será que vai piorar muito a qualidade?

Para que valores vai a abertura? :confused:

O auto-focus continua neste caso a funcionar? :confused:

Abraço

É muito simples.. Se o conversor é de 2 vezes.. Multiplicas tudo por dois.. Se for de 1,4x multiplicas tudo por esse valor..

Ou seja, no final, no caso que apresentas ficas com uma 140 - 400 F/8


As máquinas normalmente definem como limite para o autofocus funcionar F/5.6.. Lembra-te também que a F/8 o viewfinder já fica bem escuro, pelo que focar à mão também não é facil..


PS: muito pessoalmente, acho que usar um conversor 2x só mesmo se for numa lente F/2.8..
 
Tou a ver q é um desperdicio de dinheiro uma coisa destas.

Uma das intenções deste dispositivo era na acoplagem de lentes evitar entrada de po para dentro da maquina e podendo contaminar o sensor.

Existe alguma protecção deste tipo?

OU a unica solução é mesmo, maximo cuidado?

É q no futuro quero comprar uma lente pa maquina e começo a pensar, será melhor uma lente td num e sacrificar alguma qualidade em virtude de nao andar sempre a trocar de lentes?
Leia-se q o meu problema nao é a preguiça de trocar mas a possibilidade de contaminar o interior da maquina com pó.
 
Não é um drama é real, ja vi maquinas com artefactos no sensor, e nao na net mas real eu a usar a maquina. E a razao foi mesmo de andarem a trocar de lentes.
 
So what? As SLR's digitais, em maior ou menor escala, sofrem todas desse problema e ainda ninguém morreu ;)

Se te queres assustar deixo-te um simples teste..

Experimenta meter a tua máquina em ISO 100, põe em modo Av e escolhe a abertura mais pequena da tua lente (F maior), mete a lente em focagem manual e aponta o foco para o infinito. Dá 1 ou 1,5 EV's de compensação positiva.. Aproxima a lente de uma folha branca e dispara.. Abana um pouco a lente enquanto a máquina estáa disparar para garantir que a folha fica mesmo toda desfocada..

Depois abre a imagem no Photoshop e aplica-lhe um AutoLevels...

Aposto que o teu sensor tem mais lixo do que imaginas ;)


Só para teres uma ideia do meu:

dsc4183mc3.jpg



Cada um dos pontinhos pretos é pó que está no sensor...
 
Última edição:
isso chega a ser perceptivel nas fotos? É q eu tou a falar de algo mesmo perceptivel.

De qq maneira s tu tivesses essa capa, acho q investirias para diminuir problemas, ou tou errado?
 
isso chega a ser perceptivel nas fotos? É q eu tou a falar de algo mesmo perceptivel.

De qq maneira s tu tivesses essa capa, acho q investirias para diminuir problemas, ou tou errado?

Estes não são visíveis... Mas já tive cenas bem maiores que logo a F/5.6 ou F/8 eram bem visíveis..

Olha aqui um exemplo...

dsc0450mw7.jpg


Repara nos dois pontos à direita da ventoinha... Quando esta foto foi tirada nunca tinha limpo o sensor..

Depois passado uns dias comprei um blower proprio para máquinas fotograficas. E quando começa a ficar muito sujo o sensor dou umas sopradelas lá para dentro e fica optimo.

Não é tão eficaz como as limpezas humidas que alguns fazem, mas esses metodos implicam sempre algum risco, porque ao tocar no sensor algo pode correr mal e ficar manchado ou com um risco.. E soprar com um blower proprio, não tem qualquer risco, e fica suficientemente limpo para que não haja qualquer sujidade perceptivel em fotos do dia a dia..


Quanto ao investir para reduzir o problema... Sinceramente, não me preocupa... Se tivesse uma capa seria a capa que se iria sujar e teria o mesmo problema.. Que é alias o que acontece, porque o que fica sujo é o filtro AA/IR Cutoff que está à frente do sensor e não o sensor em si.

Com um blower o problema fica resolvido. Basta-me perder 5 ou 10 minutos de 2 em 2, ou 3 em 3 meses e o sensor anda razoavelmente limpo de modo a não aparecer lixo nas fotos..
 
Última edição:
E sempre é mais barato substituir o filtro que o sensor. Acho que não há assim muitos riscos que se estragar o sensor, a menos que se seja muito desastrado.

Não gosto de fazer limpezas a SLRs, mesmo a minha peço a uma pessoa para limpar, mas já usei o kit "Green Clean" ou lá como se chama aquilo e gostei bastante. O Spray é bastante mais forte que os que costumo encontrar em grandes superfícies, ao ponto de na minha máquina ter que o afastar para ver se não estrago a cortina. No kit vêm também uns pincéis embebidos num liquido que ajudam a limpar o que não sai com o spray.
 
Back
Topo