Telemóvel 350€ pixel 6a vs A54

Esse vídeo usou justamente os pontos fortes da câmera. Os pontos fracos que notei são fotos de luminosidade baixa e de pessoas. Ele não fotografou nada neste sentido.

Mas pronto, fico feliz em saber que o 6a é máquina, isso deve ter colocado as espectativas lá em cima.

Sim, o iPhone 13 custou o triplo quase, por isso disse que era uma comparação boba, mas que levo com isso todos os dias x)

Se alguém tiver um 6a pode por favor confirmar se é normal as fotos terem imenso ruído com luminosidade um pouco mais baixa*? Nem no meu poco X3 via isso :(

*Tipo 8 da manhã, 7 da noite, dentro de casa.

Sobre parecer um telemóvel com 4 anos não falo do processador, nesse aspecto é excelente. Falo do ecrã em termos de cor, qualidade e aproveitamento do tamanho, falo da bateria e da câmera, apesar de fazer um excelente uso dos 12mp, eu noto facilmente os downsides.
Eu tenho um Pixel 6a e posso garantir que é das melhores coisas que o telemóvel possui. Aliás, foi precisamente por isso que decidi apostar nele em detrimento de todos os outros (aliado ao Android puro e actualizações regulares, claro).

A pergunta pode parecer estúpida mas, estás a usar o modo noturno para tirar fotos com pouca luminosidade? É que faz toda a diferença.

Eu não tenho razões de queixa das fotos seja em que circunstâncias forem, continuo a achar que cumpre em todos os quesitos, exceptuando no zoom evidentemente.

Eu tenho um Pixel 6a e posso garantir que é das melhores coisas que o telemóvel possui. Aliás, foi precisamente por isso que decidi apostar nele em detrimento de todos os outros (aliado ao Android puro e actualizações regulares, claro).

A pergunta pode parecer estúpida mas, estás a usar o modo noturno para tirar fotos com pouca luminosidade? É que faz toda a diferença.

Eu não tenho razões de queixa das fotos seja em que circunstâncias forem, continuo a achar que cumpre em todos os quesitos, exceptuando no zoom evidentemente.

Olá,

A câmera no geral é boa, simplesmente esperava mais e as vezes reparo demasiado nas fraquezas da mesma.

Mas já estou mais adaptado ao telemóvel, já entendi o porquê de alguns problemas:

Excesso de ruído era justamente porque o modo noturno activava automaticamente sem necessidade, desliguei o modo automático e as fotos melhoraram significativamente.

A bateria tinha uma função activa chamada reconhecimento de música nas redondezas activa, desde que desliguei melhorou imenso. Não me lembro de ter ativado nem de ver isso nos relatórios do uso da bateria.

Enquanto software, muito boa experiência com o Google stock ROM, so acho menos moderno que o da Samsung por exemplo, mas a forma como as apps Google estão integradas em coisas simples é excelente.

Neste momento aponto apenas o ecrã como maior fraqueza.

Entre o A54 e 6a mantenho o veredito que dei:

Ecrã - A54
Velocidade - 6a
Tamanho - 6a
Foto - 6a na maioria dos cenários
Video - 6a na maioria dos cenários
Bateria - A54
Software - 6a

Apesar do 6a ser melhor, o a54 é mais moderno. Vai depender se o utilizador final da mais valor a um ecrã melhor para ver conteúdo, ler artigos e mais tempo de bateria ou se prefere um telemóvel mais compacto com uma câmera ligeiramente melhor e com um SO mais limpo e leve.

Por exemplo, apesar do 6a ter um processador melhor, a experiência de jogar no a54 deve ser melhor por ter um ecrã melhor, aquecer menos, ser maior e a bateria durar mais.

Edit: acabei por comprar também o A54 em preto, vou devolver. O ecrã é de facto excelente, a câmera de selfie é excelente, mas o pixel consegue ser melhor para as minhas necessidades.
Ps: sem dúvida a câmera do pixel ganha na maioria dos cenários, especialmente na velocidade de disparo, enquanto tiro 1 foto do a54 tiro 5 no pixel e certamente alguma melhor.

Em termos de design e não mão gostei muito do A54. Vai mesmo do gosto e necessidade de cada um.

Última edição:
Já estás a falar melhor :D

Como é que desactivaste o modo nocturno automático? Não sei se percebi bem essa parte.

A função de pesquisa de música vem activada por defeito.

Nas fotos, se tens filhos ou animais (ou qualquer coisa irrequieta) também irias notar que no a54 tiras 10 fotos e aproveitas 1 e no Pixel tiras 10 e aproveitas 11.
Já agora, não tenho 100% de certeza do que vou dizer mas a qualidade das fotos diminui se tiveres activada aquela coisa da "melhor foto" (onde tiras uma foto e ele faz um vídeo e te deixa escolher várias).

Olá

Sim, cometi a loucura de comprar ambos e escolher o melhor e o Pixel 6a para o meu uso é o claro vencedor.

Na câmera nas definições canto superior esquerdo, a primeira opção referente a mais luz, flash ou aquela lua automática. A Lua automática na minha opinião estava a aumentar imenso o ruído porque a mínima sensibilidade de falta de luz activava e enchia a foto de ruído, no entanto reparei que se tirar a foto devagar, o ruído vai desaparecendo porque o Tensor começa a trabalhar.

Ainda estou a aprender muito sobre o telefone.

Sim, tenho uma bebê e sim, foi com ela que testei essencialmente por ser a prioridade número 1 das fotos.

O 6A tem algo fantástico: mais rápido que o lucky luck a tirar fotos e isso vale ouro com a pequena, porque num segundo está a fazer algo pela primeira vez e só volta a fazer não sei quando.

Obrigado malta pela paciência e desculpem o meu cepticismo, como podem vir fui ao extremo de comprar ambos, não é defeito, é feitio.

Olá

Sim, cometi a loucura de comprar ambos e escolher o melhor e o Pixel 6a para o meu uso é o claro vencedor.

Na câmera nas definições canto superior esquerdo, a primeira opção referente a mais luz, flash ou aquela lua automática. A Lua automática na minha opinião estava a aumentar imenso o ruído porque a mínima sensibilidade de falta de luz activava e enchia a foto de ruído, no entanto reparei que se tirar a foto devagar, o ruído vai desaparecendo porque o Tensor começa a trabalhar.

Ainda estou a aprender muito sobre o telefone.

Sim, tenho uma bebê e sim, foi com ela que testei essencialmente por ser a prioridade número 1 das fotos.

O 6A tem algo fantástico: mais rápido que o lucky luck a tirar fotos e isso vale ouro com a pequena, porque num segundo está a fazer algo pela primeira vez e só volta a fazer não sei quando.

Obrigado malta pela paciência e desculpem o meu cepticismo, como podem vir fui ao extremo de comprar ambos, não é defeito, é feitio.
A nível de foto em geral (principalmente retratos) achas o 6a melhor?

Modo retrato? A léguas. 6a nesse campeonato ganha com humilhação. Inclusive a minha irmã tem um s23 ultra e fiz umas 10 fotos do mesmo ângulo e justamente retrato e o 6a teve umas 4 ou 5 melhores, mais que não seja, mais bonitas. O único mal que vejo é as vezes a definição, apesar das fotos serem lindas quando se aplica o zoom nota-se que são 12Mp na minha opinião, mas menos mau, prefiro fotos bonitas que com muita definição.

A selfie é que parece melhor no A54, qualidade é superior na câmera da selfie. No entanto , ainda assim, prefiro o 6a, nota-se menos as imperfeições

Última edição:
Aproveito o topico para perguntar, se mandares vir telemóveis da amazon temos algum problema com compatibilidade com os cartoes sim de operadores portugueses? o 5G funciona normalmente?

Aproveito o topico para perguntar, se mandares vir telemóveis da amazon temos algum problema com compatibilidade com os cartoes sim de operadores portugueses? o 5G funciona normalmente?
Eu não notei nada. O meu veio da Amazon, assim como outros anteriores e nunca ouvi falar de nada. O meu funciona tranquilo.

Os smartphones são produtos globais, seja comprado na Amazon ou lojas portuguesas.

Então e quanto aos 120hz?
Impressões quanto à grossura do pixel 6a, sim é mais pequeno mas 8,9mm não faz dele tijolo no bolso?
Ecrã - A54
Velocidade - 6a
Tamanho - 6a
Bateria - A54
Software - 6a
Edit: acabei por comprar também o A54 em preto, vou devolver. O ecrã é de facto excelente, a câmera de selfie é excelente, mas o pixel consegue ser melhor para as minhas necessidades.

120hz eu não logo a mínima, nunca liguei e não vejo, nem senti diferença. Julgo que isso seria o último fator de desempate, e não sei se 120hz não consome mais bateria, se for o caso eu nem utilizaria.

A grossura do 6a não achei perceptível. O facto das câmeras do a54 serem mais saídas dava a sensação de ser muito pior.

A diferença acaba por ser pequena no tamanho mas na mão o pixel é de uma mão e o a54 é de duas mãos, fiquei com esta sensação.

Engraçado, o gajo em cima do youtube está a comparar com o 7a em vez do 6a, a dizer que ambos tinham o mesmo preço, baixou o samsung então.
120hz reparo no texto, scrolling bem mais fluido, mas gasta bateria apesar de agora variarem a taxa.
Quanto à grossura, gostava mesmo é que voltassem a fazer um em que as lentes não saíssem fora nadinha.

Engraçado, o gajo em cima do youtube está a comparar com o 7a em vez do 6a, a dizer que ambos tinham o mesmo preço, baixou o samsung então.
120hz reparo no texto, scrolling bem mais fluido, mas gasta bateria apesar de agora variarem a taxa.
Quanto à grossura, gostava mesmo é que voltassem a fazer um em que as lentes não saíssem fora nadinha.
O pixel as lentes não saem. Quanto ao scrolling fluido, de facto quando se filma é mais perceptível do que quando se usa. Como filmar uma TV nos anos 90, dava para entender os MHz/frames, mas a olho nu nem por isso.

Mas eu como disse, em termos de ecrã e bateria o Samsung ganha, em termos de foto é sem chance o pixel (e no geral o resto todo)

360€ Amazn e NOS, a nos faz 24x sem juros. 340€ Vodafone clube viva.

Um desfecho final:
Ecrã - A54
Velocidade - 6a
Tamanho - 6a
Bateria - A54

Daqui para a frente é uma questão pessoal.

Diria que a câmera em termos de detalhe e zoom é melhor do A54 mas em termos de beleza e realismo é melhor no 6A. Em luz baixa o 6A desilude um pouco, o Samsung não sei, não encontrei nada concreto.

O A54 a 360€ na Nos? Agora a versão 128gb está a 409€, então em vez de descer o preço subiu?

Estou exatamente com o mesmo problema. Agora nem consigo em nenhuma loja "maior" a menos de 449...
O tlm tem vindo a aumentar de preço é isso ???

Por exemplo na Nos pelo que dizem 360 - 409 - 449 é isto ?

Podem andar a subir para nas promoções black friday, week, whatever anunciarem um bom desconto que se calhar mesmo assim ainda fica mais caro do que já esteve…

Está a ser mais ou menos transversal a todas as lojas, e só tenho percebido essa tendeência neste modelo.
No Pixel 7 e 7 Pro também aumentou 100 a 150 euros. O 7 estava a menos de 550 e está a 650. O Pro estava a 700 está praticamente nos 900. Em outubro sai o novo 8 e é previsível que a série anterior baixe qualquer coisa.

Cheguei a iniciar o processo de compra de um 7 mas depois pensei que era melhor esperar pela saída do 8. No final o 7 subiu mais de 100 euros :facepalm:

Back