Tablet Telemóvel ou tablet?

moonlight.chili

What is folding?
Boas.

Tenho como orçamento máximo dos máximos 85 euros e pra que conste não tenho nenhuns pontos em seja que operadora for (ou melhor, tenho 12 pontos na vodafone xD). Também não me apetece gastar mais nem poupar, primeiro porque não posso, segundo porque tenho mais que fazer ao dinheiro e terceiro quando são coisas para usar fora de casa prefiro coisas que sejam "fáceis" de comprar outravez caso aconteça algo...

Daí que estava a passar pela ***** quando vejo que existem tablets dentro do meu orçamento. Uma pesquisa rápida na internet da ptbluestore fez-me crer que existem 4 modelos de tablet dentro do preço. Tendo em conta que o ecrã é maior logo vê-se multimédia muito melhor, estou indeciso entre telemóvel e tablet.

As escolhas são:
Telemóveis:

• tmn Soft Stone (ZTE Racer | MSM7227 a 600Mhz core 1136 EJ-S, Adreno 200, Android 2.1, Ecrã 2.8", 128MB RAM) -> ~ 62.38€ c/desbloqueio. --------> Deste telefone só leio horrores, mas a verdade é que tive a experimentá-lo numa loja bluestore e não me pareceu muito mau. Limitado, sim, mas não muito mau. Existem CM's 7 pra ele, menos mal. O ecrã resistivo (leram bem, resistivo) não me pareceu muito mau...mas o atrativo é o preço. Fácilmente o dispositivo Android mais barato do mercado.

• Samsung Galaxy 550 (Galaxy Europa | MSM7227 600Mhz 1136 EJ-S, Adreno 200, Android 2.2, 2.8", 256MB RAM) -> 69.90€ --------> Segundo sites, possui a melhor câmara de 2MP da sua época (que foi apenas há 1,5 anos xD) o que compensa os outros todos terem 3.2MP. As fotos fazem pouco juizo de valor já que ao vivo é mais bonito. Em alguns sites vai aparecer 2.1 na versão Android, mas existe um update para 2.2 oficial. Quanto a CM's, não sei, mas talvez a 7.

• Huawei Y100 (U8185 | MSM7225a a 800Mhz Cortex A5, Adreno 200e, Android 2.3.6, Ecrã 2.8", 256MB RAM) -> 74.88€ c/desbloqueio. --------> Aqui entramos a sério, porque o cortex A5 é um core bem mais recente e mais perfomante que o caquético 1136, tendo 1,5x mais poder por clock que este último. É também o mais barato telefone android com vídeo VGA ainda que a 30fps. A gráfica é uma versão ligeiramente overclocked da 200 normal, nada de muito especial, mas que pode fazer a diferença. Roms, é dificil encontrar, mas já tem a 2.3.6 incluida, e a huawei é conhecida por meter androids quase vanilla (vs. Sony Ericsson, antes do ICS xD). Aspeto faz lembrar um cross entre o Vodafone 858 Smart e os smarts WM6.1 da HTC (nomeadamente o Touch Viva, Touch Dual etc...)

• LG Maximo L3 (E400 | MSM7225a a 800Mhz Cortex A5, Adreno 200e, Android 2.3.6, Ecrã 3.2", 384MB RAM) -> 79.90€ --------> Talvez o melhor destes telefones todos. Tem como pontos positivos ser de marca, e o seu design a fazer lembrar o modernismo. Pontos negativos: O ecrã é 4:3 (lol xD) não sei até que ponto isso é útil ou agradável. Resolução é a mesma que os de 2.8" (ou seja 240x320). Dot pitch é portanto baixo (125dpi). Quanto a roms, está a ser desenvolvida a CM9, logo deve haver CM7...

• Ainda há as opções da Vodafone Outlet: Huawei X3 a 69.90 | Samsung Galaxy Mini a 79.90 | Vodafone 858 a 49.90

Tablets 7":
  • Insys H2-7109CE (A10 a 1.0 Ghz Cortex A8 | 512 MB RAM | Android 4.0 | 4GB Internos) -> 69.90€ --------> Não tenho muito a dizer, só estou um bocado aquem porque é um insys e o meu último produto insys avariou 2 dias depois de acabar a garantia

• Allwinner A13 (A13 a 1.3 Ghz Cortex A8 | | Android 4.0 | 4GB Internos) -> 79.90€ --------> Não encontrei muita info, já que o tablet tem o mesmo nome do seu chipset portanto sou redireccionado para todos os tablets com chipset Allwinner A13 -.-

• Dino 701 (A13 a 1.2 Ghz Cortex A8 | | Android 4.0 | 4GB Internos) -> 79.90€ --------> Menos encontrei sobre este tablet. Uma pesquisa rápida sobre Dino 701 mostra o artigo da ***** (onde eu vi este tablet) e o resto são resultados aparentemente offtopic. As infos que sei são do site da *****

• Point Of View Protab 25 (RK2918 a 1.0Ghz Cortex A8 | 512 MB RAM | Android 4.1 | 4GB Internos) -> De todos estes, a Point Of View parece ser a marca mais conhecida do grupo.

Quanto a gráficas não encontrei muita info. Penso que pelomenos o POV e o Allwinner tenham uma Mali400 como vem no spec do chipset deste ultimo.

Depois deste testamento, o uso que vou dar aos dispositivos. Maioritáriamente, usar um emulador de megadrive, e consumir media (navegar, ouvir musica, ler comics, ver filmes e séries e até escrever alguma coisa se necessário. A presença de cãmara fotográfica não é imperativa mas dava jeito que tivesse.

O que acham que é melhor?

Cumps.

pá...isso para desbloquear fica a 120 euros ...

alem disso se calhar vou mais para o tablet. O conteudo que pretendo "digerir" não deve ser muito agradável num ecrã de 2.8" ou num 3.2" 4:3 com res igual aos 2.8".

O meu maior receio é que os tablets não sejam nem sequer capazes de tarefas básicas como aquelas que meti. Usei o Samsung Galaxy Mini da minha mãe durante uns tempos e portou-se lindamente, menos o emulador que necessitava de baixar a qualidade de som para 22050 *vlerg*. Com um CPU de 1.0 Ghz, e tendo em conta que eles vêm com no mínimo uma PowerVR SGX Series, deve ser bom...digo eu, volta e meia já não sei nada, isto de saber onde ir nos PC's e cair de paraquedas nos tablets......

Última edição:
não "li" que tinha que ser desbloqueado.. vi que falaste num tmn e pensei que pudesse ser. Acho que é melhor ponderares a coisa e ires até 100€ e veres um Bq Maxwell por exemplo, que se porta bastante bem. Passa pelo tópico e dá uma olhadela.

Entre esse e um Protab 25 ou Allwinner A13......diferenças? quer dizer consigo perceber que tem 8GB internos...

É que o objectivo é exatamente não ser algo muito caro...até porque vou aproveitar o subsídio de férias do meu pai, e como tenho aniversários pela frente tenho ainda que comprar isso tudo...não duvido que o Maxwell seja melhor, mas gostaria de entender as diferenças. Assim consigo avaliar os outros para perceber se são bons pra mim ou não (funcionar funcionam né?). É que chipsets destes, com Mali400 e o catano, isto pra mim é material de SGS3 xD só o CPU é que fica meio coiso...

Como já disse, o emulador de megadrive há de ser a coisa mais pesada que vou usar. Aliás posso facultar a lista de apps que posso vir a usar:

GenPlusDROID (emulador de mega drive)
Opera Mobile
A Comic Viewer (ACV)
jetAudio Basic
PicsArt
Facebook
Hotmail
Gmail
Beijing Air Quality (isto é para um projeto de investigação na minha escola).
BSplayer
e pouco mais.

Back