1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Telemóvel vs Álcool

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Vandaick, 4 de Julho de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 1197)

1. Vandaick

Vandaick Power Member

Um estudo realizado pela universidade de Utah, nos Estados Unidos, revelou que falar ao telemóvel quando se conduz o automóvel é tão perigoso como conduzir bêbedo.
    O estudo testou pessoas a conduzir com kit de mãos-livres e comparou o resultado com o de pessoas que conduziram alcoolizadas. A pesquisa avaliou o grau de atenção, resposta a situações de emergência e reflexos de 40 pessoas que conduziram um simulador.

No primeiro teste, os motoristas foram convidados a fazer um circuito no simulador, falando a um telemóvel com “mãos-livres”. Num segundo momento, as mesmas pessoas conduziram o simulador depois de beberem doses de vodka que as deixaram com o grau etílico mínimo considerado ilegal pela legislação de trânsito dos Estados Unidos.
    Os resultados indicam que tanto o telemóvel quanto o álcool elevam em cinco vezes as hipóteses de uma pessoa se envolver num acidente. Das quarenta pessoas testadas, três bateram com o carro contra obstáculos do simulador ao falar ao telemóvel. O estudo revelou ainda que motoristas alcoolizados passam a conduzir mais lentamente, como se quisessem proteger-se. Quanto ao telemóvel, a sua utilização não diminui a confiança dos motoristas, embora faça cair o seu grau de atenção ao trânsito.

Por isso pessoal, pensem primeiro antes de agir.
    Como diz o lema:
    "Se beber não conduza" ou melhor "Se estiver a falar ao telemóvel não conduza".
    Algum comentário?
    Cumprimentos

Última edição: 4 de Julho de 2006
  2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

mas isso ja era esperado...

eu quando vou ao telemovel.. acabo por pedir que repitao algumas vezes o que disseram porque tento ir com mais atencao na estrada.. e por norma atendo so em via rapida.. dentro de localidades com estrdas estreitas e muitas curvas é um risco maior..

3. Alone I Break

Alone I Break 1st Folding then Sex

Esse estudo já é antigo , já tinha sido falado no mythbusters e eles fizeram os mesmo testes que os do estudo. Os resultados não foram lá muito famosos como já era de se esperar.

4. Glaucoma

Glaucoma Power Member

Eu posso fazer um percurso de 10km ao telemóvel, e a probabilidade de ter um acidente é, certamente, menor que de um bebedolas que vai fazer um percurso de 1km.
    Isto é a mesma coisa que ensinar a missa ao padre, mas pronto...
    Dos EUA aparecem sempre uns ''estudos'' jeitosos, já nada me admira.

5. NPinho

NPinho I folded Myself

bahh ta mal, tinham tb de comprar em estado normal... as tantas Telemovel vs Alcool vs Estado normal tinha o mesmo risco :x2:

6. freakdahouse

freakdahouse Power Member

Conduzir com um kit mãos livres é tao perigoso como ir bebado? lol, então ja agora vamos construir carros com 1 lugar apenas, é que pode ser perigoso também levar alguem ao lado. Enfim...estudos da treta.

Ah, antes que me esqueça, é melhor tirar os radios, gps, ecrãs dos carros, não vá um gajo morrer por olhar pra eles.

7. AbuTrE

AbuTrE Power Member

É por isso que quando bebo não falo ao telemóvel ao conduzir, e quando falo ao telemóvel a conduzir, não bebo. :D

8. Prodigy

Prodigy Suspenso

Eu acho que isto não tem muito sentido, só se a pessoa não conseguir estar a conduzir e falar ao mesmo tempo lol

9. kornacker

kornacker Power Member

Bem sei que secalhar e exagerado tar a comparar uma pessoa que conduza com alcool e uma pessoa que conduza a falar ao telemovel, mas eu pessoalmente fazem confusao tar a conduzir e a falar ao telemovel, já quando estou no trabalho em frente ao pc e tou ao telemovel, acabo sempre por me "dedicar" mais a uma coisa do que a outra... e as tantas ou nao sei o que estou a fazer no PC, ou nao sei o que estou a dizer ao TLM, e depois perguntou-me mas o que e que eu estou a dizer ou a fazer... enfim, eu tento sempre evitar falar ao TLM quando conduzo, pois sei que tomo sempre mais atençao a uma só coiza.mas claro há casos e casos...:)

10. estik

estik I folded Myself

É tudo muito relativo, depende de pessoa para pessoa, mas nenhum dos dois é bom.
    O telemovel distrai sempre, mesmo em mãos-livres. Uma pessoa tem de dar atenção à conversa e à estrada tb e o nosso cérebro em multi-tasking não é muito bom, pelo menos conscientemente.

É claro que se pode sempre parar a conversa ou desligar a chamada o que não acontece quando se está sobre o efeito do alcool, pelo menos eu não consigo desligar :D

Esses testes são sempre viciados (para qualquer lado), porque a pessoa sabe que está a ser testada e acaba sempre por ser viciado, mesmo não se querendo.

11. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Agora imagina a tragédia que seria se ele tivesse sido programado pela Microsoft :rolleyes:

É caso para dizer .... "mãe, posso ter um telemóvel?" - "Não, senão ainda tens um acidente de carro..." - "mas ainda só tenho oito anos!!!"
    (seca, eu sei... mas apeteceu-me :p)

E ainda estou para ver quantas décadas de cadeia vai apanhar o tipo que seja apanhado a conduzir bêbado e a falar ao telemóvel...... se sobreviver :p

Já não ligo nenhuma a esses estudos.... em vez de procurarem a vacina contra a SIDA, preferem gastar o dinheiro à toa.

Cumps [[[[[]]]]]
    angelofwisdom

12. zeca31

zeca31 Power Member

boas

e os cigarros tambem não distraem ?

eu fumo e as vezes falo ao telemovel a conduzir e tb ja andei alcoolicamente ilegal

nos acidentes em que me vi envolvido ia sobrio e sem falar ou telemovel nem a fumar

acho que não é por ai

sem mais,
    cumps

13. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

é diferente, para fumar não precisas pensar. para ter uma conversa decente é preciso ter um mínimo de encadeamento lógico relativamente ao que estás a dizer. e, pelo menos eu, não sou muito bom a fazer 2 coisas ao mesmo tempo decentemente. se estou a fazer qualquer coisa importante no PC e a falar com uma pessoa ou ao telemóvel ou ao meu lado, acabo por não fazer nada de jeito no PC nem dizer nada de jeito porque tento fazer as 2 ao mesmo tempo. simplesmente é uma coisa que o cérebro humano ainda tem muito que melhorar, pelo menos o meu, não sei como é o vosso...

14. estik

estik I folded Myself

Mas isso é muito relativo, se a pessoa for sozinha na estrada, pode ir distraída ou alcoolizada, que não há problema (em princípio ;)).
    Mas se lhe aparecer uma situação imprevista, se for distraída com alguma coisa ou sobre o efeito de alcool, o tempo de resposta já não é o mesmo e a própria resposta em si também pode não ser adequada.

Depende das situações ou do destino se preferires.

Dizes que o cigarro distrai? Claro que sim, tem essa potencialidade.
    Um rádio tb pode distrair, podemos estar à procura da estação/ trocar o cd, etc.
    A paisagem também pode distrair, os ocupantes do veículo, muita coisa mesmo.

Depende da consciencia de cada um em escolher as alturas apropriadas para fazer as coisas que 'tem' para fazer enquanto conduz.

Há muitas variáveis na condução, o que se pretende é eliminar umas quantas por meios legais e apelando à consciência e ao bom senso, coisa que falta a muita gente que conduz.

15. João Paulo Dias

João Paulo Dias Power Member

Esses estudos têm de facto muitos "ses"...
    É Lógico que há pessoas que se distraem com mais facilidade que outros...
    Mas gostava de ver estudos acerca de GPS, auto-rádios sofisticados, DVD`s no carro...

E "artistas" a escrever SMS`s ao volante??? Já viram??? Eu conheço um gajo que faz isso...
    Isso é que é perigosissimo!!!

16. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Eu duvido muito desses testes. São feitos com pessoas que já sabem à partida que vão ser testadas. Tudo bem que falar ao telemóvel (com kit mãos livres) distrai um pouco, mas daí a comparar com o estar bêbado?? Considero mais perigoso estar a mexer no rádio (por ter que olhar para o visor ou estar à procura do CD que quero pôr) do que estar com o auricular a falar com o telemóvel, onde se está com as duas mãos livres para a condução e a olhar para a estrada. E conduzir bêbado nem devia referir. Já apanharam aqueles tipos que vos ultrapassam aos zigue-zagues e que andam a 180 onde deviam andar a 50? Pois... I rest my case.

17. Portuman

Portuman Power Member

Nao me querendo intrometer (apesar do ja o estar a fazer) :p
    Se repararem bem la em cima diz: "...com o grau etílico mínimo considerado ilegal pela legislação de trânsito dos Estados Unidos."
    Ou seja, o minimo considerado ilegal é um estado em que penso que quase todos nos inda conseguimos conduzir conscientemente. Estamos um pouco desconcentrados mas nada de especial, o mesmo que falar ao telemovel...
    Conduzir bebado é uma historia completamente diferente, e pelo menos na minha opiniao, nao tem nada a ver.
    Eu tenho kit maos livres e consigo falar sem qq problema, normalmente nao me lembro por onde passei lol mas chego sempre onde quero e nunca tive acidentes. Tambem fumo e escrevo SMS a conduzir e como ja foi dito acima, o estranho é que nos 3 acidentes em que ja estive envolvido, nunca ia bebido, nem a falar ao telemovel, nem a fumar...

18. Alone I Break

Alone I Break 1st Folding then Sex

Em Lisboa vi um gajo a conduzir e a mexer no PDA , em hora de ponta.

Partilhar esta Página