Peço-te desculpa se interpretaste mal o sentido que quis dar à resposta, pois não foi com esse sentido que quis responder ao teu post.
Apesar do meu contrato com a clix ter tido um seguimento um pouco diferente, posso na mesma responder ao teu post, mas primeiro vou explicar o que se passou comigo.
Quando subscrevi o serviço, a velocidade que contratei foi de 4Mbps e o serviço prestado correspondeu efectivamente ao contratado, depois o serviço evoluiu para 16Mbps e houve uma redução do tarifário e migraram-me automáticamente para o serviço até 16Mbps (só lucrei com esta alteração). Sim, porque inicialmente eles tinham 3 planos 2, 4 e 8 e só forneciam a velocidade contratada ao cliente, aquela que este conseguia ter em casa. Se este tivesse pedido 8 e só conseguia 4, o serviço activo seria o de 4.
Só a partir da oferta da velocidade de 16 Megas, é que veio a palavra até, pois sabiam perfeitamente que nem toda a gente consegui atingir essa velocidade. Claro que para efeitos de marketing reforçam a ideia da velocidade, mas quem é a empresa que não reforça e dá destaque ao aspecto mais positivo do seu produto?
Mas apesar disto a expressão até, não aparece em letras pequeninas para passar despercebida; aparecem sim de forma bem visível.
Agora cobrar o valor em função da velocidade, diz qual o ISP que faz isso?
Aliás o Clix com a expressão até mostra bastante transparência na oferta de serviço e pior do que isso é o que se passa com outros ISP em que as pessoas contratam determinadas velocidades e depois na realidade isso não se verifica. Nem depois compensam o cliente por este facto.
Quanto a provas de existir alguém que atinja tais velocidades, há aqui uma thread em que já foi discutido isso e foi mostrado por alguns com printscreens que conseguiram essas velocidades.
Eu não sou um cliente que fico contente com pouco, por acaso sou bastante exigente. Não assumo a culpa de viver longe da central, mas tenho o bom senso de verificar que não é por má fé do ISP que não atinjo essa velocidade, mas sim porque a tecnologia em que assenta o serviço ter limitações, não permitindo ter melhores velocidades; a isto chama-se ter consciência das limitações técnicas do serviço, porque se tivesse uma melhor proposta de outro ISP mudava e sempre tive ao corrente deste facto e que se não tivesse concordado tinha rescindido o contrato. O problema é que há muita gente que não lê tudo que é dito na publicidade e não obtem todas as informações sobre o produto que vão contratar e depois acham que foram ludibriadas (não sei se passa o mesmo contigo). Mas neste momento não há nenhum ISP que tenha melhor oferta de serviço para a àrea que resido.
Aliás se fosse a pensar da tua forma, quando fosse comprar fruta, exigia só pagar a parte edível pois a outra parte que vai para o lixo entra para o cálculo do peso e consequentemente pagas mais por isso. Transportando para os ISP, então são todos mentirosos pois aqueles que apregoam velocidades, por exemplo 2 megas são todos mentirosos. Porque nunca a pessoa atingirá essa velocidade devido ao overhead e sendo assim a velocidade oferecida para compensar este facto deveria ser ligeiramente superior, mas o que acontece é que oferecem 2 megas e é este valor máx. que disponibilizam, não 2,2 (por exemplo), para que a pessoa possa atingir o valor contratado e publicitado.
Aliás aquando da migração mantiveram-me as Happy Hours gratuitas, e tenho tráfego ilimitado, não podia estar melhor.
Vou editar o post por respeito à tua queixa e só para salientar que não trabalho ou tenho qualquer benefício em estar aqui a defender a Clix, mas é a forma como vejo este assunto.