Telescópios e derivados

stuzender

Power Member
Bem... não é bem a secção correcta, mas visto não haver nenhum sitio onde isto se encaixe melhor, e onde a fotografia também esteja no meio do assunto, decidi colocar esta questão aqui.

Gostava de me iniciar em astronomia amadora, mas nada por aí além... apenas gostava de comprar um telescópio on-a-budget para me iniciar, para poder começar a "procurar" estrelas, constelações, planetas e esse tipo de coisas :P :joker:

Portanto aos que tiverem telescópios e estiverem +- dentro do assunto, gostaria que me dessem conselhos sobre o que comprar, e já agora onde comprar, lembrando novamente que sou um completo iniciante e nunca tive um telescópio na vida, nem sequer mexi num :(

A única loja que conheço que vende telescópios é a *****, mas há lá uns de 15 a 20 e poucos contos, e isso soa-me sinceramente a algo muito fraquinho - penso eu de que... Portanto precisava mesmo da opinião e conselhos de alguém mais entendido que eu na matéria.


Obrigado e um abraço!!



P.S. - a parte da fotografia encaixa-se no sentido de também poder querer tirar algumas fotos com a minha dSLR "ligada" ao telescópio :P
 
Por acaso também é um tema que me interessa, mas tenho ideia de que é uma brincadeira demasiado dispendiosa, mas se há quem possa força nisso!

Essa parte de ligar a dSLR ao telescópio como é que fazes? É que posso vir a ter oportunidade de usar um telescópio com a minha 350D por perto e gostava de experimentar algo.
 
Por acaso também é um tema que me interessa, mas tenho ideia de que é uma brincadeira demasiado dispendiosa, mas se há quem possa força nisso!

Essa parte de ligar a dSLR ao telescópio como é que fazes? É que posso vir a ter oportunidade de usar um telescópio com a minha 350D por perto e gostava de experimentar algo.


Pois, isso é também uma das coisas que quero aprender, mas parece que não é muito dificil!

Nada como esperar que os connoisseurs aqui do fórum se cheguem à frente para comentar :lol:


Esta ideia do telescópio veio-me à cabeça no fim-de-semana passado. Eu trabalho no Porto, onde nem sequer se vê uma única estrela, e quando fui a casa dos meus pais, numa cidade bastante mais pequena que o Porto, pude ver milhões, biliões de estrelas a brilhar como se estivessem ali ao lado!! Fiquei burro... portanto nada como ver um pouco mais além do que o nosso olho a vista desarmada vê :)
 
n percebo mt disso, mas julgo que este deverá ser suficiente. tb ouvi falar bem dos konus

relativamente à slr se fores de lisboa vai até à astrofoto perto do rato www.astrofoto.com.pt que encontras aquilo que procuras. aquilo é complicado de achar, num predio antigo no ultimo andar, mas o homem é 5*
 
só conheço o ED que um amigo meu tem, fica em pouco mais de 400€ com portes (vem da Alemanha).
ele tira com cada a pássaros, upa upa. :)

se quiseres posso-lhe pedir o nome completo do modelo do telescópio.
 
Já passei por essa fase :)
Tive um Meade ETX-70AT. Não tinha muito diametro de lente (70mm) mas era motorizado com um "computador" de mão para o apontar electronicamente, o que é conveniente quando já sabemos o que queremos ver. Antes disso convem aprender a reconhecer as constelações através de uns bons livros (portugueses) que podes encontrar na *****.

Com ele conseguia ver pormenores interessantes da lua, ainda consegui ver Jupiter e algumas das suas principais luas (e até a projecção da sombra de uma das luas na superficie do planeta). Em relação a saturno (o dos aneis) que se encontra ainda mais afastado, dava para bem discernir os aneis do próprio planeta.

Como loja em portugal, a de maior referência é a Galactica, aqui podes encontrar montes de telescópios diferentes. Convém também conhecer as diferenças entre estes tipos de telescópio para ver o que melhor se adapta aos teus objectivos.
Existem os Reflectores (ou também conhecido por tipo Newton), Refractores e Catadióptricos.

A pior parte disto tudo é a parte financeira, mas também tem de se ter em conta que é preciso uma enorme disponibilidade (e força de vontade) para se andar a viajar de noite para sítios longe das luzes, montar, calibrar, deixar o material arrefecer etc... No verão é porreiro mas agora no inverno, ui ui.
 
Eu trabalho no Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, pelo que me parece até agora ser a pessoa mais indicada para te dar algumas dicas.

Não é para te desanimar, mas antes de mais nada, compra uns binóculos!

Se não conheces o céu, não te sabes guiar por uma carta celeste e nunca mexeste num telescópio antes, comprar telescópio é deitar dinheiro ao lixo. Sai-te caro, tentas usá-lo uma ou duas vezes sem sucesso e encostas a um canto.

Uns bons binóculos saem-te muito baratos (então se fores ao LIDL comprar uns Bresser, fica-te praí a 20 euros) quando comparado com o preço do telescópio, além de que tens a vantagem de os poderes usar para outros fins. É que um telescópio astronómico inverte a imagem, pelo que não dá para observar pássaros (ou a vizinha da frente). E o que vês com uns bons binóculos é praticamente igual ao que vês com um mau telescópio.

Espera por uma promoção do LIDL, compra uns Bresser ou uns Orion (iguais aos meus) por 20 euros, ou outros que tenham 12x50 (o primeiro numero é a ampliação, o segundo o campo de visão dos binóculos). O ideal é um campo grande (na ordem dos 50) e uma ampliação não muito exagerada, porque senão não o consegues usar sem um tripé.

Depois dos binóculos, arranjas na Net uma carta celeste e começas a conhecer o céu. O Porto até é um vom sítio para isso, porque com a poluição luminosa só vês as constelações mais brilhantes e torna-se mais fácil identificá-las. Depois de conheceres bem o céu da cidade, vais então para um bom local de observação e tentas fazer o mesmo lá.

Só depois disto tudo é que deves pensar em investir num telescópio. Se o teu objectivo é fazer astrofotografia, então terás de despender uma nota preta e comprar um com motor. Isto porque (sem ser a Lua) quase todos os objectos astronómicos que podes fotografar exigem exposições, e com o movimento aparente do céu tens de ter um telescópio que faça acompanhamento, ou ficas com as fotos todas desfocadas.

Quando o fizeres, tens as lojas da especialidade, como a Galáctica M51, a Brightstar ou a Perseu. Não te metas a comprar na ***** porque os tipos nem sabem o que estão a vender, nem te sabem recomendar o melhor dentro do teu orçamento. Nestas lojas dizes "Eu quero um telescópio para fazer isto ou aquilo e tenho este orçamento" e eles recomendam-te o melhor. Em alguns casos até te oferecem uma ocular extra, por exemplo.

Ou então, (novamente) esperas por uma promoção do LIDL. Comprei lá o meu Meade LXD75 por 500 euros, o que foi uma bagatela (cerca de metade do preço).

NÃO compres um Meade ETX. A experiência que temos é que o barato sai caro e muitos destes modelos tiveram problemas, com o espelho principal a descolar e os motores a dar-lhes para mexerem sozinhos.

Além de Meade, boas marcas a considerar são a Celestron, a Orion ou a Skywatcher.


Por fim, se quiseres espreitar por um telescópio para veres o que realmente se vê, passa pelo Planetário do Porto, na segunda 5ª-feira de cada mês, a partir das 21h, para as nossas sessões mensais de observação astronómica. O acesso é livre e gratuito, sem marcação prévia, pelo que basta apareceres.


E depois deste testamento, vou dar descanso aos dedos... :-D
 
Última edição:
...
NÃO compres um Meade ETX. A experiência que temos é que o barato sai caro e muitos destes modelos tiveram problemas, com o espelho principal a descolar e os motores a dar-lhes para mexerem sozinhos....

Não cheguei a ter problemas com o meu ETX mas verdade seja dita, a disponibilidade para o usar de forma a que justificasse a sua compra não foi muita.
Tive-o por 4 anos mas usei-o poucas vezes acabando por vendê-lo por pouco mais de metade do preço a que o comprei (promoção na altura).

Por isso lê bem o que diz o ricreis antes de te pores a comprar um telescópio.
 
Não cheguei a ter problemas com o meu ETX mas verdade seja dita, a disponibilidade para o usar de forma a que justificasse a sua compra não foi muita.
Tive-o por 4 anos mas usei-o poucas vezes acabando por vendê-lo por pouco mais de metade do preço a que o comprei (promoção na altura).

Repara que se o tiveres parado num canto (que parece ter sido o teu caso), quase de certeza que ele fica impecável. Os problemas que nós tivemos com o nosso e que um amigo meu teve com o dele surgiram ao fim de muito uso. Mas eles foram para ser usados, por isso não deviam dar problemas nenhuns.

Temos 2 telescópios Celestron à quase 10 anos, quase que andaram na guerra, e nunca tivemos problemas de maior com eles. O ocasional parafuso que se partiu e foi substituido, mas nada de especial.
 
Viva,
eu também vou iniciar-me brevemente na astronomia pelo que sou um leigo quase por completo. Decidi investigar na net não só quais os tipos de telescópios que o pessoal opta (reflectores, refractores....), como também a que tipo de observação se dedicam, efectuar busca de mapas estelares, etc, etc.

Constatei que existem muitas opiniões em relação ao telescópio que deve ser o 'primeiro', portanto para iniciar (astronómico), optando quase a generalidade por apontar para uma escolha num reflector de 6" (150mm diametro) tipo newtoniano, havendo também quem diga que o dobsoniano é mais fácil de manobrar para um iniciado.

Como não quero ficar apenas pela iniciação, decidi aumentar um pouco a parada, recaindo então a minha escolha para um reflector de 8", de marca Sky-Watcher, montagem equatorial HEQ5 com possibilidade de expansão e astrofotografia, o que é proíbido a um dobsoniano.

Já agora, como reparei que nomearam algumas lojas, posso indicar que optei pela Astrofoto (junto ao rato) que, em questão de preços está equiparada às restantes, mas ainda deu para fazer um ligeiro desconto e a pessoa é de facto 5*.

Espero ter contribuído de alguma forma e desejo a todos um céu cheio de estrelas.
 
a ***** anda a vender uns a 69€, acho que para se iniciar são boas escolhas.

está é a ser complicado arranjar um site nacional com info sobre a materia, uma pessoa não se pode meter ali a olhar para o ceu, é grande demais...convinha arranjar um sitio que a explicar como ler as cenas, para nos "guiar" basicamente.
 
Não desfazendo do comentário anterior, a regra geral é que telescópios a 69 Eur ou próximo disso servem mais para desmotivar quem se inicia do que o contrário.
 
está é a ser complicado arranjar um site nacional com info sobre a materia, uma pessoa não se pode meter ali a olhar para o ceu, é grande demais...convinha arranjar um sitio que a explicar como ler as cenas, para nos "guiar" basicamente.

talvez http://www.portaldoastronomo.pt/, é um sítio com alguma informação sobre o tema mas não sei se será adequado para quem se inicia. É que é realmente difícil encontrar sites Portugueses sobre este assunto.

Talvez uns forums como o da Gem51 ou o Astrofórum
 
Back
Topo