Televisor Novo » Desmitificar Mitos

Lucky_JL

Power Member
Boas :)


Após N meses de leituras aqui no forum, na internet em geral, conversas de café e afins, chegou finalmente o momento em que me decidi dedicar a fundo à comprar de um novo televisor, o problema lá está è a quantidade enorme de duvidas que tenho ...


Objectivamente quero um televisor para o seguinte contexto:


N1 - A distância entre os meus olhos no sofá e a superficie da tv será de 3m/3,5m, sendo que a sala possui 32m^2 e a luz natual não irá incidir frontalmente sobre a tv

N2 - Irei ter um media center ligado ao TV para consumir os seguintes conteudos:

» TV Analógica/Digital ( reproduzir, gravar, pause, programação, etc )
» Musica ( mp3, radio por fm e broadcasting )
» Video ( séries e filmes normalmente em HDTV irei experimentar 720p )
» Fotografia ( todo o espólio de fotografias da familia e afins em jpeg )
» Jogos ( apenas jogos arcade antigos, tipo metal slug, street fighter, samurai showdown)​

N3 - O media center terá em termos de software o combo WindowsXP/MediaPortal e em termos de hardware será em Mini-ITX com um placa de captura de TV que suporte codificação e descodificação de mpeg2/mpeg4 por hardware de forma a libertar cpu

N4 - Só ainda não percebi como é que consigo ligar uma BOX ZON/Meo/Clix a um computador pois só as vejo com saida SCART, alguem na mesma situação ?

N5 - Em relação aos jogos antigos eles irão correr através de um emulador com algum upscaling por software dada que a resolução original é bastante baixa




Passemos então á parte da desmitificação de mitos ( pelo menos para mim ), onde pretendo ajuda de todos para conseguir chegar a uma pequena lista de 2/4 modelos para depois ir escolher ao vivo entre eles ( desde já o meu obrigado a todos! )



HDReady Vs FullHD

Será que em Portugal compensa realmente comprar um televisor de 40/42 FullHD ?

A ideia que tenho é que os FullHD tem um custo substancialmente superior aos HDReady, e tendo um orçamento na ordem dos 750€/850€ para um 40/42 preferia claramente um HDReady 5* a um FullHD 3*;
Já vi ao vivo um HDReady e um FullHD lado a lado e não notei grande diferença, o facto de o FullHD fazer mais os 1080p que o HDReady não me convence muito, nos EUA a TV alta definição está a ser emitida a 720p e 1080i, sabendo que em PT vamos levar uns largos anitos para chegarmos a esse ponto, que nunca consumi DVDs ( que são 720p ) e que não me vejo a consumir BlueRay ( consumo séries e filmes em HDTV e 720p ) e que não irei ter consolas, questiono seriamente se valerá a pena estar a pagar uma FullHD para ter os 1080p quando não faço puto ideia se e quando irei consumir video nessa resolução ...

Neste momento a minha opção é por uma boa HDReady, mais economico, adequado ao meu perfil e daqui a uma porrada de anos se realmente se generalizar o 1080p nessa altura adquiro uma FullHD por um preço irrelevante comparado com os de hoje ( isto se a tecnologia de TV não for já outra )

O que me escapou neste raciocinio ? Ideias Criticas ?




LCD Vs Plasma

Serão hoje em dia os Plasma realmente um valor acrescentado sobre os LCD ?

A ideia que tenho é que os Plasma são mais adequados para TV de maiores dimensão ( o meu alvo de 40/42 representam os plasmas mais pequenos que vi ) precisam de rodagem e manutenção, enquanto que os LCD são mais adequados para quem usa a TV ligada ao computador que é o meu caso pois irei ter um media center lá ligado

Em termos de caracteristicas tecnicas a ideia com que fiquei é que para uma boa TV preciso de 100Mhz de frequência, um contraste de 30.000:1, bons pretos e um tempo de resposta de +/-5/6s para não ter arrastamento, pelo que dentro do orçamento previsto e devido a ligar um media center estou inclinado para LCD

O que me escapou neste raciocinio ? Ideias Criticas ?




Em termos de lojas fisicas e dado que sou da zona de Lisboa/Almada o meu roteiro irá incluir a Infidelidades, MediaMark, *****, sendo que dada a sensibilidade do equipamento em causa, dou bastante importância a entregarem em casa e a serem conhecidos por uma excelente assistencia. Visualmente é um requisito que o ecra seja todo preto e preferencialmente que a altura não exceda os 70cm ( Samsung ?? lol )

O Timing de compra tanto poderá ser em fins de Outubro/Novembro ( o antes do Natal ), no Natal como em Janeiro ( o depois de Natal ), a ideia que tenho é que comprar "Antes do Natal" é mais vantajoso, mito ?

Agradeço desde já toda a ajuda, penso que coloquei todo o contexto da minha compra bem com as ideias que tenho de momento, pelo que aguardo pelas respostas para poder criar uma short-list de alvos


Abraço,
 
Última edição:
Eu tenho um plasma de 37 e jogo wii, jogo ps2 e ligo o portatil por vga ao plasma todos os dias. Não tenho retenção, burn-in, nada... Desde que não deixes aquilo uma hora e meia sempre na mesma imagem não vais ter problemas num bom plasma. Eu deixo o meu no pause se precisar de ir ao wc ou fazer outra coisa e nunca tive problemas. Quanto à rodagem, a minha foi correr o plasma break in durante 24 horas e deixar no primeiro mês o contraste no meio. Apenas isso... não me parece nada de especial.

De vez em quando o que faço é deixar num canal não sintonizado (apenas chuva) durante uns dois minutos.

Até agora estou super contente com a minha compra, tenho uma imagem muito boa, e não tenho assim cuidados diferentes em relação a um lcd e tem corrido bem... portanto penso que desde que a pessoa faça uma utilização normal não tem problemas com o plasma. É mais mito do que outra coisa.
 
Se não tens intenção de ver blu-rays, uma tv que só faça 720p chega-te perfeitamente para muitos e bons anos. Os dvds não são 720p, no máximo fazem 576p.

Os plasmas continuam a ter melhor contraste (logo, também melhores pretos), e melhores tempos de resposta que os lcds.
 
Obrigada a todos pelas respostas,

Em relação ao "LCD vs Plasma" penso que terei mesmo que ir para um LCD dado que tendo um media center tenho cenarios de estar horas a ouvir musica onde a imagem apresentada no ecran tem partes estaticas, mostrar imagens à famelga tb ... enfim se não notar uma diferença brutal de qualidade vou para um LCD


A questão do "HDReady Vs FullHD" continuo sem chegar a conclusões, haverá alguem que tenha optado por um excelente HDReady e valide as minhas ideias ?


Cumprimentos,
 
Eu optei por HDready, mas isto num 32", onde fullHD não vale mesmo a pena. Se vais para mais de 40" FHD penso que já vale a pena,
 
Nao vou aqui começar a falar bem dos plasmas e mal dos lcds, mas tu vais estar a ouvir musica com a tv ligada e no canal do menu do media center?? ou seja metes um album e podes ou mudar de canal ou ainda melhor desligar a tv..digo eu...e eu jogo, vejo fotografias, mexo no windows e nunca tive problemas...e nao sei ate q ponto se deixar uma imagem parada se causa burn mas como nao tenho necessidade disso nao arrisco

Ja aqui disse e repito tou super satisfeito com o px80.

Em relação a hd e fhd a minha opinião é exactamente igual á tua se não pensas em breve ver bluray ou mesmo que vejas seja de forma esporádica, o fhd é dinheiro mal gasto...mas isso sou eu que digo.

Cumprimentos.
 
obrigada pela opiniao pge, a ultima coisa que desejo é flame-wars aqui nesta thread, tentei descrever o meu contexto de uso ao máximo precisamente porque acho que "LCD vs Plasma" e "HDReady Vs FullHD" depende do contexto de cada pessoa, ambos tem pontos forte e pontos fracos
:)


Em relação ao som pretendo usar as colunas da TV para ouvir musica, no ecra irá aparecer por exemplo o nome/duração/bla da musica que está a tocar, uma foto do album da musica, a informação de qual as 3 faixas mais populares etc ...

Sobre o HDReady um dos meu principais argumentos é mesmo esse da TV a 1080p, prefiro gastar agora bem menos e daki a uma porrada de anos se for preciso logo se compra algo a 1080p a outros preços claro está
 
"Em relação ao som pretendo usar as colunas da TV para ouvir musica, no ecra irá aparecer por exemplo o nome/duração/bla da musica que está a tocar, uma foto do album da musica, a informação de qual as 3 faixas mais populares etc ..."

Assim sendo nao sei se te aconselhava um plasma, atenção nao estou a dizer que não mas se calhar mais vale nao arriscares..Só mais uma coisa, tens um media center e não compras umas colunas para ligá-lo??? Cada um sabe de si mas eu nunca faria uma coisa dessas

"Sobre o HDReady um dos meu principais argumentos é mesmo esse da TV a 1080p, prefiro gastar agora bem menos e daki a uma porrada de anos se for preciso logo se compra algo a 1080p a outros preços claro está[/quote]"
Foi isso exactamente que eu pensei e digo-te uma coisa ainda nao vi nada a 720p tiarndo os jogos x360 quanto mais 1080p e dvds a qualidade é espectacular.

Cumprimentos.
 
Colunas é um "tema quente", não quero ter uns marrachos ao pé da TV e procurando por colunas wireless ( bastavam 4, 2 frontais e 2 à rectaguarda ) não encontrei nada de jeito especialmente porque não quero que operem na frequencia de 2.4GHz ...

Isto porque tenho na sala uma especie de tecto falso e consigo ocultar facilmente as 4 colunas desde que sejam wireless..
 
Após estas teorias todas a verdade é que vendo ao vivo a paixão foi logo para a Samsung LE40A656!

Alguem que possa partilhar experiências ? ou alternativas crediveis ?



Cumprimentos,
 
Interessa-te muito o SD? É que a Samsung agora não sei, mas não era grande coisa em upscale. Continuo a afirmar que estou parvo com o upscale do meu Philips :D
 
Colunas é um "tema quente", não quero ter uns marrachos ao pé da TV e procurando por colunas wireless ( bastavam 4, 2 frontais e 2 à rectaguarda ) não encontrei nada de jeito especialmente porque não quero que operem na frequencia de 2.4GHz ...
tenho um sistema 2.4ghz da sony ao lado de um router linksys e não tenho problemas de interferências... o teu receio é esse?
 
Interessa-te muito o SD? É que a Samsung agora não sei, mas não era grande coisa em upscale. Continuo a afirmar que estou parvo com o upscale do meu Philips

SD ??
O upscale que falas é aumentar a resolução por hardware ? tipo as resoluções nativas dos jogos de arcade emulados via MAME por exemplo rodam as 320x240 ... tou extremamente curioso para ver como isso fica no LCD :)


tenho um sistema 2.4ghz da sony ao lado de um router linksys e não tenho problemas de interferências... o teu receio é esse?

Sim o meu receito é de interferencias entre internet/som ...
Que colunas sony tens ? no meu caso o router está no escritorio, na sala só estará mesmo a placa de recepção wifi do mediacenter


Cumprimentos,
 
SD ??
O upscale que falas é aumentar a resolução por hardware ? tipo as resoluções nativas dos jogos de arcade emulados via MAME por exemplo rodam as 320x240 ... tou extremamente curioso para ver como isso fica no LCD :)

Eish, és dos meus :D

A razão porque não comprei FullHD foi por causa disso, MAME e outros emuladores. Mas atenção que eu estava a falar duma 32". Como vais para uma 40" penso que FHD já deve valer a pena, se bem que quanto maior (e também maior a resolução) mais aliasing.

Meu amigo, vê este upscale medonho (e ao vivo é bem melhor) :D

Sonic 1 a 60HZ com cabo RGB na Mega Drive.

http://img219.imageshack.us/my.php?image=dsc00905zu9.jpg

Como já referi, ao vivo é totalmente diferente. Se o upscale te interessa, ou vais para um plasma, ou em LCD's vais para um Philips, Sharp ou Panasonic.

Se ainda tivesse a minha samsung mostrava-te as diferenças :D
 
Não imaginas as 1001 perguntas que tenho para ti sobre o tema MAME/LCD!


Já tenho os jogos escolhidos ( street fighter, samurai showdown, x-men, metal slug, super pang etc ) e tb ja experimentei uns emuladores que fazem um upscaling para 1024x728 de onde espero que já não vá haver grande problema para a resolução FullHD do Samsung


Que mais me podes dizer/mostrar sobre a capacidade de upscaling da Samguns e a da Philips ?
Existem mais modelos que sejam especialmente bons no upscaling ?


Partilha lá as tuas experiencias ( sim porque não deve haver muito ppl hoje em dia que prefira uns bons classicos de arcade no MAME aos jogos xpto das consolas )


Abraço,
 
Ainda não experimentei a MAME, pois o hardware para o HTPC só chega amanha, mas experimentei Mega Drive que corre a 320*240, logo...

Mas falando desta experiência, o upscale é feito pelo LCD, imagino se for o emulador a fazer upscale + upscale do LCD :D

Quanto a Samsung, os topo de gama costumam ter upscale piores do que os de gama media das outras marcas que referi.
 
Quando tiveres então o MAME a rodar no HTPC conta como foi a experiencia
:)


Em relação à questão game média/alta o Samsung LE40A656 entra em que gama ?
E já agora tens referencias/links para poder ler sobre o facto de os Philips terem melhor upscale que os Samsung ?

O meu problema é que os Samsung são lindos por fora ... todos pretos e lindos ... enquanto que nas outras marcas tenho visto verdadeiros atentados visuais :(


Cumprimentos,
 
Não tenho links, mas penso que é do conhecimento geral, mas melhor do que palavras, só mesmo comporvando. Passar do Samsung para o Philips foi uma diferença abismal, isto falando de SD, como já referi noutro tópico, notei melhorias na X360, mas nada de extraordinário, já na Wii e noutras consolas retro... :D

Quanto ao HTPC recebo amanha, mas não sei quando estará pronto, as minahs aulas começam amanha também.

Quem sabe no fim de semana.

Pessoalmente também acho os philips lindos, mas penso que a Philips tem um bom design :)

http://www.consumer.philips.com/con...ER/Televisor-plano+32PFL7403D-12&compare=true
 
Back
Topo