1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Temos todos o mesmo IP quando acedemos na faculdade?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por RahMan, 24 de Junho de 2009. (Respostas: 27; Visualizações: 2353)

1. RahMan

RahMan Banido

Boas, tudo bem?

A minha pergunta é: Com o nosso computador pessoal ligado a wireless da faculdade, eu tenho o mesmo IP de um colega meu e de toda a faculdade !? aliás.. de toda a universidade !??

Eu penso que não, mas estão a dizer-me que sim :wow:

Cumps

2. mr_zener

mr_zener Power Member

Olá,

A resposta pode-se dizer sim e não.
    Sim, quando falamos do IP externo, ou seja aquele que te dá acesso á internet. Todos as pessoas da tua faculdade/universidade acedem com o mesmo IP.
    Na rede interna, aí tens um IP diferente dos teus colegas, visto ser usado o endereçamento privado (192.168.x.x exemplo).
    Na prática não é possível atribuir um ip público a cada pc da faculdade :)

3. RahMan

RahMan Banido

mas eu quando vou ao myip por exemplo, o meu computador tem um IP diferente dos computadores dos meus colegas.. como é isso possível entao ?

4. Atila88

Atila88 Power Member

Mas os teus colegas e tu estam ligados via wireless da Universidade?

5. TuxBoss

TuxBoss Power Member

O NAT quando utilizado para um número grande de máquinas é feito através de uma pool de endereços, não de um endereço único.

6. spyderboy

spyderboy Power Member

A tua faculdade pode ter mais do que uma ligação à internet e ter sistemas informáticos capazes de distribuir os utilizadores a cada ligação da melhor maneira.

7. Presumo que fales da UP, portanto se for a FCUP, é como o TuxBoss referiu. Os ip's na rede interna diferem sempre, apesar de poderes ter dois computadores com o mesmo externo, no entanto, também o externo pode ser diferente, dependendo do número de ligações e ip's disponíveis. Como é que a gestão é feita é que não sei.

8. gupi

gupi Power Member

faz ipconfig e os ip's sao diferentes. Mas quando saem para o exterior da rede eduroam aparece um ip publico convertido pelo NAT

9. RahMan

RahMan Banido

certo. Mas as aplicações na internet de ver o nosso IP, porque razão apresentam o ip 192.168.0.x ?

Um site consegue identificar os computadores da rede eduroam ? ou pensa que são todos a mesma pessoa ?

10. mr_zener

mr_zener Power Member

depende da maneira como a rede tá organizada, se o acesso á net for efectuado através de uma proxy transparente ele consegue detectar a que pc se destinam os pacotes

11. RahMan

RahMan Banido

hmm vou perguntar então.

Eu só não percebo porque é que nos sites de ver o nosso IP, aparece o nosso IP (diferente dos meus colegas) e não o suposto IP Externo ( igual para todos.. )

12. Kain

Kain Power Member

Porque o site pode muito bem estar a ver o ip que tens no momento no pc.

Tipo as assinaturas que a malta as vezes têm com o IP e com o SO.

13. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Nas restantes não sei, na UC e mais propriamente no meu departamento é assim:

Eduroam - IP's públicos sempre. Neste momento dois, um IPv4 e outro Ipv6.

Rede Interna - IP's privados com um sistema redundante de gateways que difere conforme a LAN ou VLAN em utilização. Em alguns casos, caso se tratem de máquinas com necessidade de IP Externo, é disponibilizado um IP Externo e o NAT é configurado para fazer esse mapeamento.

14. mr_zener

mr_zener Power Member

Entao mas isso, seria quase impossível atribuir um ip público a cada user que tá na rede!
    !uando muito haverá um IP privado para rede interna e depois é feita a ligação via proxy/router/etc á net.
    Muito certamente a eduroam tem uma VLAN em separado das outras, pelo que em qualquer ponto do campus obténs ip sempre da mesma gama e privado

15. gupi

gupi Power Member

Claro.
    Ou queria um ip publico para cada estudante do ensino superior !
    Grande festa.
    Qual é o problema em concreto. É para fazer trafulhices?

16. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Possível ou impossível, acredita que é assim. Não sei como é noutros locais, se é só para realms de cá, mas não me é atribuído nenhum IP privado na eduroam, é-me atribuído apenas um público. Posso mostrar-te se quiseres.

17. mr_zener

mr_zener Power Member

Eu só acho estranho, porque duvido muito que algum administrador nesta altura do campeonato, atribua um IP publico a cada pc, porque uma poll de ips além de ser escassa não é barata.
    Se puderes efectua um print deste site tipo sff.

eu estudo no isec e aparece-me assim:

Como estamos por detrás de uma proxy transparente, é feito um redirecionamento dos dados.

Última edição: 26 de Junho de 2009
  18. gupi

gupi Power Member

???
    mete lá um print do ipconfig!

19. RahMan

RahMan Banido

qual é o site ? Eu tb estudo na universidade de coimbra, e tb tenho a idea de ser um IP para cada utilizador ligado a eduroam.. gostaria de puder confirmar !

ps: nao se trata de "trafulhas" , é uma aposta :P eu disse que sim, o meu colega disse que não.

By rahman_com at 2009-06-26

Não tenho proxy :O significa que tenho um IP único certo ?

Última edição: 26 de Junho de 2009
  20. RahMan

RahMan Banido

Eu estudo em Coimbra, e tb tinha essa idea.. mas se pudermos confirmar todos em conjunto seria o ideal :D ficou a render uns copos :P

Partilhar esta Página