Dúvidas Temos todos o mesmo IP quando acedemos na faculdade?

que raio.. sim tem lógica porque parte do ipv6 é baseado no mac address do pc :p. ou seja, é perfeitamente possivel.

já agora, para quando ipv6 no XP ? fkb
 
Eu só acho estranho, porque duvido muito que algum administrador nesta altura do campeonato, atribua um IP publico a cada pc, porque uma poll de ips além de ser escassa não é barata.

Isso depende da faculdade :P
A tal poll de ips pode ter sido comprada/atribuida à bastante tempo na altura em que não eram escaços.
Por exemplo a minha faculdade quando lhe foram atribuidos IPs foi uma classe B, ou seja, tem 65534 IPs para distribuir. Chega e sobra para dar um a cada pc.
No entanto, não é feito por questões de segurança e organização, mas algum administrador de sistemas mais marado da cabeça podia fazê-lo :-D
 
Com IPv6 é suposto todos os dispositivos terem uma IP única, mesmo dentro das redes privadas. Agora em IPv4 é absurdo, com a falta de IP's que há.

Por outro lado deve simplificar a identificação de cada user, principalmente se o IP estiver associado a um utilizador do eduroam e não for dinâmico. É muito mais fácil apanharem qualquer gajo que esteja a fazer algo ilegal usando a rede da faculdade.
 
as gamas de ip's ao serem atribuídas ficam "usadas", independentemente de usarem ou não os ip's.

ter 65534 e não os usar, aí sim é desperdício.

se não é preciso 65534 devolvam-nos :-)
 
na Uminho há pelo menos 4 ips atribuidos para proxy http. Há tb o socks que provavelmente é diferente
no adressamento interno os ips são todos diferentes
 
Última edição:
Back
Topo