Temp do NB elevada?!

ohnigres

Power Member
Boas, tenho por norma em idle 45/46ºC no NB, e vai aos 55ºC em full...
não estou a medir pela Bios, pois esses valores são do Southbridge..

estou a medir neste momento com o controlador da Zalman MCF2...

O chipset é P965 e esta a 333Mhz (ver "My System")

será normal?

cumpz
 
pode ser a massa termica seca
a que vinha na minha board era uma treta, parecia cola, deu uma trabalheira a limpar
tenho mx-2

o meu ***** é diferente e nao tenho sensor de temperatura lá, no entanto quando faço o teste do dedo nunca passa de morno
 
eu alterei o NB cooler para um Zalman NBF47, e tem pasta ZM-STG1..

Ante parecia que aquecia mais o cooler de origem, este ta quente mas nao queima...
agora pergunto-me se será normal esta temperatura nestes chipset, pois ja ouvi dizer que aqueciam, um bocadito..

cumps
 
eu acho que se estiver morno ao toque nao deve haver prob
podes tb por uma ventoinha pequena a 5 ou 7v por cima do dissipador

agora nao me estou a lembrar qual o modelo, se for o mais rectangular dá, o em forma de leque é mais complicado

senao podes usar um daqueles coolers enormes de chipset da thermalright
era o que eu usava em nf4 e estava sempre fresco(em passivo)

nao o uso nesta board pq o cooler do NB tem heatpipes
 
Fans pequenas ajudam sempre. Estou a pensar usar a mesma solução, uma ou duas fans pequenas pra northbridge e pwm.
 
é o em flor, é assim, eu ja vi relatos de pessoal com 50/60ºC, mas isso é no brasil...

o P965 realemente aquece mesmo ou nem por isso?

outro cooler nao me parece solução, pois tenho um 9700led, que estorva um bocadito... lolol
O zalman que tenho no NB era o melhor que la cabia... cumpz
 
Eu meti uma fan de 4x4 por cima do NB.
Como não dava para encaixar os fixadores colei-a com um bocado de cola quente - Com cuidado claro, para não colar as pás da fan:003:

Em full baixou dos 52/54º para os 37/39º.

Mas na próxima abertura da caixa vou ver se mudo a pasta térmica
 
Última edição:
O grande problema é o facto do meu cooler de Nb ser este.. como vou colar?! ou por uma fan?! :(

cumpz

Ora bem.

Metes a fan de lado (do que fica de cima quando a board está na posição normal) e prendes com braçadeiras de plástico. ;)


Com um heatsink quase plano, a melhor forma é colar? Preferia uma solução mais reversível.
Havia de arranjar uma solução para o meu, tenho que tratar disso breve.
 
:( mas e espaço?

img016nt7.jpg


é que depois tenho logo a grafica.....

mas então é normal o P965 ter estas temeraturas né? volta e meia 60ºC....

cumpz
 
hum... não se cabe devido ao cooler de CPU ser enorma....

e o barulho?!?!

ok ok ok... tou a ser picuinhas, tenho que experimentar...... :D

cumpz
 
:( mas e espaço?



é que depois tenho logo a grafica.....

mas então é normal o P965 ter estas temeraturas né? volta e meia 60ºC....

cumpz

Parece que em Oc o P965 é quentinho...

Realmente o teu cooler do NB não dá lá muito jeito para meter uma fan. Experimenta para já mudar só a pasta. Se te descer para baixo de 50º acho que podes ficar mais descansado...ou se quiseres gastar dinheiro nisso muda o cooler do chipset.

De qualquer forma arranjas umas silenx 40x40 com apenas 1cm de espessura.
Vê se dá para aplicar.
 
Boas,

Coolers passivos para componentes que aquecem bastante não costumam ser boa solução...

Já tentaste uma coisa destas? http://www.titan-cd.com/eng/vga/cuv2abld2.htm

Tem um diâmetro de 55mm, altura de 14mm e vários encaixes para diversas furações entre outras coisas uteis incluidas. Eu uso estas cenitas em VGA's, Palacas de som, Chipsets e funcionam bem e duram muito.

Cumps.
 
Eu meti uma fan de 4x4 por cima do NB.
Como não dava para encaixar os fixadores colei-a com um bocado de cola quente - Com cuidado claro, para não colar as pás da fan:003:

Em full baixou dos 52/54º para os 37/39º.

Mas na próxima abertura da caixa vou ver se mudo a pasta térmica

desculpa la, mas isso nao é arriscado? ja vi um colega meu que fez o mesmo e o calor do dissipador fez a cola liquidificar e passar para o CPU/Chipset e quando o computador foi desligado ficou tudo colado! lol (o que eu nao me ri quando vi isso :P)
 
desculpa la, mas isso nao é arriscado? ja vi um colega meu que fez o mesmo e o calor do dissipador fez a cola liquidificar e passar para o CPU/Chipset e quando o computador foi desligado ficou tudo colado! lol (o que eu nao me ri quando vi isso :P)

O calor produzido pelo dissipador até pode tornar a cola maleável mas daí a derretê-la e torná-la líquida acho que é pouco provável...a temperatura teria que ser muito mais alta.

Como disse, segundo a leitura do everest em full não passa dos 39º, acho que insuficiente para derreter a cola.

Pelo menos aqui está tudo a funcionar bem assim.
 
Back
Topo