Temperatura alta NB sensor p5k pro- AJUDA!!!

dmpg

Suspenso
Eu tinha normalmente o chipset a 36 graus. Sempre que ligo o pc vigio logo as temps e continuo a faze-lo ao longo do dia e hoje reparei que o chipset esta a aquecer como uma coisa doida. Está a 67 e nao mexi em configuraçoes na bios. Eu adaptei umas ventuinhas pequenas que cabem bem no cooler a uns tempos e as temps baixavam 1 ou 2 graus e hoje mesmo com as ventuinhas ele aquece muito. ja tirei as ventuinhas e a temp sobe ate quase os 70. o cooler esta bem encaixado que ja verifiquei e nao sei porque é que esta a aquecer tanto se nao que fiz nada. Quando fasso o teste do dedo nao me queimo e nao parece estar a aquela temperatura pois nao noto aumento de temperatura no teste do dedo. Noto que esta quentinho mas nao lhe dava mais de 45/50. Ja tenho a bios mais recente sem ser a beta porque essa da valores em todas as temps muito elevadas como por exemplo o cpu a 50 graus em idle(sem ser nos cores) com watercooling e eu meto la o dedo e aquilo esta super fresquinho, as vezes ate temps mais altas que nos cores.
Podem me explicar o que esta a acontecer e se é grave?
Obrigado desde ja.
 
Última edição:
Podes sempre experimentar a fazer um re-seat ao heatsink...

Ele parece estar bem fixo e com 2 fans a 7500rpm deixam aquilo mesmo muito fresquinho apesar da barulheira e agora so as tenho a tempo inteiro ligadas por causa do aquecimento. O sensor pode ter pirado?
 
que sensor? como estás a medir isso? a temperatura "MB" que é reportada no Asus PC probe penso que seja do SB ou de outro ponto da board que nao o NB(aqui anda sempre na casa dos 30ºC)

assim que a temperatura ambiente subia, notava que o dissipador do NB ficava bastante quente ao quente
agora nao sei ao certo como anda pq levou agua, mas da ultima vez que verifiquei a base do bloco estava fresca

se calhar ainda colo lá um sensor
 
Última edição:
que sensor? como estás a medir isso? a temperatura "MB" que é reportada no Asus PC probe penso que seja do SB ou de outro ponto da board que nao o NB(aqui anda sempre na casa dos 30ºC)

assim que a temperatura ambiente subia, notava que o dissipador do NB ficava bastante quente ao quente
agora nao sei ao certo como anda pq levou agua, mas da ultima vez que verifiquei a base do bloco estava fresca

se calhar ainda colo lá um sensor

Mesmo nao sendo do NB esta muito quente e aumentou muito a temperatura. Tambem andava pelos 30. Nao ha razao. Sera que avariou?
 
Pessoal, descobri qual é o chip que o sensor mostra a temperatura. Nao é o NB mas sim o controlador de energia parece-me em que nele esta escrito winbond e no manual da board diz que o chip é o SuperI/O. A que temperatura isto funciona normalmente? Esta temperatura de 60 graus é grave?
 
Pessoal, descobri qual é o chip que o sensor mostra a temperatura. Nao é o NB mas sim o controlador de energia parece-me em que nele esta escrito winbond e no manual da board diz que o chip é o SuperI/O. A que temperatura isto funciona normalmente? Esta temperatura de 60 graus é grave?

Bem me parecia.

O controlador de energia é o Voltage Regulation Module que referi (noutras marcas tem nomes como PWM).

Penso que tem teoria isso pode ir até aos 110ºC, mas isso obviamente pode causa é problemas não a esse componente mas a outros próximos. No caso da minha abit IP35, o PWM (esse controlador de energia) a temperatura também anda pelos 55ºC em full load, mas com um Quadcore, por exemplo, pode chegar aos 70ºC (isto se não for arrefecido de maneira nenhuma, obviamente). Isto se for, como disse, equivalente ao da minha abit.

A temperatura não é grave, mas não faz mal nenhum que a arrefeças um bocadinho com uma fan ou assim.
 
Bem me parecia.

O controlador de energia é o Voltage Regulation Module que referi (noutras marcas tem nomes como PWM).

Penso que tem teoria isso pode ir até aos 110ºC, mas isso obviamente pode causa é problemas não a esse componente mas a outros próximos. No caso da minha abit IP35, o PWM (esse controlador de energia) a temperatura também anda pelos 55ºC em full load, mas com um Quadcore, por exemplo, pode chegar aos 70ºC (isto se não for arrefecido de maneira nenhuma, obviamente). Isto se for, como disse, equivalente ao da minha abit.

A temperatura não é grave, mas não faz mal nenhum que a arrefeças um bocadinho com uma fan ou assim.

Mas ele antes andava pelos trintas. Que sera que aconteceu?
 
Mas ele antes andava pelos trintas. Que sera que aconteceu?

Mudaste o cooling do CPU ? O teu "My sistem" fala em water cooling. Se calhar antes não tinhas water cooling e o airflow do cpu cooler ajudava a arrefecer... agora já não. Só uma possibilidade.
 
Mudaste o cooling do CPU ? O teu "My sistem" fala em water cooling. Se calhar antes não tinhas water cooling e o airflow do cpu cooler ajudava a arrefecer... agora já não. Só uma possibilidade.

Ja mudei a algum tempo e as temps so subiram agora. So acrescentei uns dissipadores nas rams em cobre e uma ventuinha em cima delas mas isso fica no lado oposto da board. o airflow continua o mesmo com uma ventuinha a extrair ar da caixa e outra na frente a puxar para dentro da caixa com um radiador. Sera que os dissipadores da ram estao mal montados e a fazer contacto em alguma coisa que faz a temp daquilo subir?
 
O cooler dos mosfets (suponho que é disto que estamos a falar) podem ter saido, a pasta termica pode estar a ficar velha. Se o cooler é daqueles que segue a MB toda com um heatpipe esse HP pode estar danificado.
Tirando isto só vejo uma razão para estar mais quente: overclock/"overvoltage". Mas isto não pode ser porque dizes que não fizeste nada.

Estranho...


EDIT: não me parece que os coolers da ram estejam a tocar nos mosfets ou no VRM/PWM. Geralmente, ficam do outro lado.
Já vi que a tua tem heatpipes. Pode ter acontecido isso que disse embora continue a achar estranho...
 
Última edição:
O cooler dos mosfets (suponho que é disto que estamos a falar) podem ter saido, a pasta termica pode estar a ficar velha. Se o cooler é daqueles que segue a MB toda com um heatpipe esse HP pode estar danificado.
Tirando isto só vejo uma razão para estar mais quente: overclock/"overvoltage". Mas isto não pode ser porque dizes que não fizeste nada.

Estranho...


EDIT: não me parece que os coolers da ram estejam a tocar nos mosfets ou no VRM/PWM. Geralmente, ficam do outro lado.
Já vi que a tua tem heatpipes. Pode ter acontecido isso que disse embora continue a achar estranho...

Nao e dos mosfets porque estamos a falar de outra coisa e os coolers da ram nao estao a fazer contacto em nada que ja verifiquei. A minha board nao tem HP se vires bem pois é a versao p5k pro que nao tem HP e tem coolers muito bons nos mosfets todos e estao sempre frios.

A minha board é esta e o chip que estou a falar esta assinalado:
asusp5kpro1ca5bd25oz9gd9.jpg
 
Esse chip não é o que tá quente, de certeza. Quanto muito pode ser onde são coordenados os sensores, ou uma coisa desse género.

O VRM é aquele heatsink que fica por cima do slot do cpu nessa imagem.
 
Esse chip não é o que tá quente, de certeza. Quanto muito pode ser onde são coordenados os sensores, ou uma coisa desse género.

O VRM é aquele heatsink que fica por cima do slot do cpu nessa imagem.

É sim que eu fiz o teste do dedo e quase que me queimei e com ventuinhas. Tenho a certeza que aquele chip é que esta a aquecer. Quando meto uma ventuinha la perto a temp baixa. Os outros dissipadores estao fresquinhos.
 
É sim que eu fiz o teste do dedo e quase que me queimei e com ventuinhas. Tenho a certeza que aquele chip é que esta a aquecer. Quando meto uma ventuinha la perto a temp baixa. Os outros dissipadores estao fresquinhos.

Ok. Nesse caso não duvido.

Só posso dizer uma coisa nesse caso...


MAS QUE RAIO?! :n1qshok:
 
Ok. Nesse caso não duvido.

Só posso dizer uma coisa nesse caso...


MAS QUE RAIO?! :n1qshok:

Pois. Eu li informaçoes do chip e so encontrei a dizer que aqui é que sao controlados os sensores e ventuinhas. Preciso mesmo de ajuda para nao queimar esta m****a toda.

No cpu-z mostra o chip que estou a falar. Se forem a zona da mainboard, onde diz LPCIO tem la o nome do chip que estou a falar. Que isto é afinal? É grave?
 
Última edição pelo moderador:
É o da Winbond?

O meu está por cima das memórias e está morno. Já um que tenho nesse mesmo lugar (JMicron) arde também. Mas não me importa.
 
O winbond é onde estão as ventoinhas e sensores ligados. Se desconfiavas ser dos VRM/PWM era o mesmo que dizer mosfets ou aquilo que está debaixo dos heatsinks em cima e à direita do CPU. Mas não é disso que estamos a falar pois o winbond não tem nada a ver com isso.
O que eu acho estranho é isso aquecer assim tanto quanto isso e isso mesmo ter sensor de temperatura.
Não terás ventoinhas a mais ou alguma a ser forçada ou antiga, basicamente, não terás algum problema numa ventoinha que possa estar a atrofiar com isso?

Vou tentar tocar no meu winbond. Já digo qualquer coisa.

O meu winbond também está morno. Está acima da temperatura ambiente (18º). Talvez ande à volta dos 30º... O Jmicron é que está mesmo mais quente. Já se sente a queimar se lá ficarmos algum tempo. Mas está tão escondidinho que nem me preocupa ser arder (xD)
 
Última edição:
Back
Topo