Temperatura da MB Asus P5K/EPU muito elevadas ou razoavel ?

GIJOE

Membro
Boas a todos. Sou novo no forum e no mundo do hardware no entanto gostaria de tirar algumas conclusoes em relação à temperatura da minha motherboard que acho mesmo preocupantes. Tenho o computador à relativamente uma semana e desde então tenho visto que as temperaturas da motherboard chegam a estar em idle entre os 49/50ºC e em load nos 55ºC e 58ºC no máximo. Isto é um abuso de temperaturas pelo que eu acho.

Já fui a algumas lojas informáticas tentar esclarecer as minhas dúvidas quanto a isto. Numa dizem que entre os 45 e os 50ºC é perfeitamente normal mas ao exceder isso já se torna preocupante. Noutra dizem que os 55º não é nada alarmante pois as motherboards têm suporte para poder aguentar estas temperaturas. Mas continuo a achar que estas temperaturas são excessivas.

Enviei também um mail ao suporte técnico da Asus e responderam-me de imediato dizendo que as temperaturas normais variam entre os 40ºC dependendo as configurações da MB e os processos que estão a ser utilizados, dizem-me também para actualizar a BIOS, realmente não se fará diferença.

A minha caixa é uma NZXT Trinity e não tem lá uma grande ventilação pois só tem duas fans de 80mm na traseira e outra na lateral que são as que vieram de origem na caixa, mas irei brevemente colocar uma de 120mm na traseira, outra na frente e uma de 80mm na lateral por detrás da mb. E o registo de temperatura ambiente que a caixa me diz ronda os 30/35ºC.

De qualquer forma agradecia toda a ajuda possivel desta comunidade para que eu possa resolver este problema.

Deixo também uma screen das temps com três programas que usei para as registar.

my.php
semttulomu1.jpg


Cumprimentos.
 
È uma questão de stressares a máquina durante algum tempo, a ver se crasha.

Actualizar a BIOS muitas das vezes faz a diferença em termos de optimizações.

As fans estão correctamente a fazer outtake?
 
eu tenho 41ºC com uma caixa pequena com 2 fans de 80mm @ 1500 rpm a fazer intake na frente, mas tem a cage dos discos à frente, ou seja o airflow que chega à MB é minimo

a temperatura MB corresponde ao SB, o unico cuidado que tive antes de a montar foi mudar as massas termicas no NB e SB

a do SB nao era má de todo, mas era insuficiente na minha opiniao pois nao cobria todo o IHS
a do NB era uma treta autentica

dá um pouco de trabalho pois tem de se ter tudo desmontado, mas baixa uns graus
 
È uma questão de stressares a máquina durante algum tempo, a ver se crasha.

Actualizar a BIOS muitas das vezes faz a diferença em termos de optimizações.

As fans estão correctamente a fazer outtake?

As fans pelo que penso estão a fazer algum outtake. Tenho um asus silent square evo no cpu, que está posicionda para fazer air flow para a traseira da caixa. Não a consigo pôr posicionada para cima porque o heatskink da NB faz contacto com os tubos do cooler, impedindo-me de coloca-la. A traseira extrai o ar da caixa e a lateral suga ar fresco directo para o cpu e a motherboard. Estranho é que as temperaturas do CPU em geral regista temps de 20ºC e os Cores rondando 30/40ºC em repouso e os 45/55ºC em load, nunca ultrupassando isso. Umas fans a mais acho que também não diminuirá assim tanto ou estou errado ? Pelo menos uns 5ºC fará talvez, mas creio que é insuficiente já para as temperaturas que a MB atinge.

Já puxei a máquina durante uma horinha e pouco a correr Assassins Creed e uma vez que pus em pause para ir ao windows verificar as temps em que a mb tava a 59ºC. depois ao fazer Alt+Tab para regressar ao jogo o pc crashou, reniciando logo.

Tenho receio de actualizar a bios porque já ouvi muitos rumores que pode lixar a MB num piscar de olhos. Sendo assim nem arrisco.

eu tenho 41ºC com uma caixa pequena com 2 fans de 80mm @ 1500 rpm a fazer intake na frente, mas tem a cage dos discos à frente, ou seja o airflow que chega à MB é minimo

a temperatura MB corresponde ao SB, o unico cuidado que tive antes de a montar foi mudar as massas termicas no NB e SB

a do SB nao era má de todo, mas era insuficiente na minha opiniao pois nao cobria todo o IHS
a do NB era uma treta autentica

dá um pouco de trabalho pois tem de se ter tudo desmontado, mas baixa uns graus

Em relação às massas térmicas mudei apenas a do SB. Não exagerei na massa, mas também não coloquei o exagero de massa que vinha de fábrica que até parecia que tinham medo de desperdiçar. Na NB nem cheguei a tocar lá.
 
Tenho uma P5Q Pro e a temperatura da motherboard varia entre 40º e 46º-48º em load.

Esses 59º em load é que me parecem elevados.
 
Back
Topo