Temperatura discos rígidos

Toni Mau

Membro
Olá,

Há cerca de 10 dias, decidi desligar a fan frontal do PC que mandava ar directamente para os discos porque era mesmo muito ruidosa, sem ela fico com um PC silencioso (até a gráfica não tem fan... só tenho fonte e cooler cpu).

Isto faz com que a zona dos discos seja praticamente uma zona morta de airflow na case.

Eu tinha os discos organizados na caixa de uma certa maneira, e dava-me as seguintes temps:

Samsung SP1634N (master) : 40ºC idle / 50ºC full load durante uma hora
Samsung HD300LD (slave) : 38ºC idle (este disco só tem ficheiros avulsos e por isso não vai muito a full load)

O fabricante aconselha 5-55ºC para o master e 5-60ºC para o slave.

Não estava satisfeito com os 50ºC em full load do master, obviamente. Então pensei que o ar quente sobe, e os discos estavam desnecessariamente montados muito acima. Então passei o master para o mais abaixo possível, e o slave dois espaços acima, ficando ainda três espaços vazios acima deste.

Agora os valores são:

Samsung SP1634N : 38ºC idle / 46ºC full load
Samsung HD300LD: 39ºC idle


A minha questão é: estas temperaturas são demasiado altas? Posso manter a fan desligada sem por em perigo os discos? Com a fan as temperaturas descem uns 7 graus...


EDIT: Esqueci-me de dizer que a temperatura ambiente do quarto está a 26-27 graus. No máximo chega aos 29 no pico do verão mas no resto do ano costuma estar abaixo dos 26.
 
Última edição:
Desde que tenhas uma fan a fazer out-take na parte da traseira e como essas temperaturas estão dentro do recomendado, não vejo a necessidade de voltares a ligar a fan dos discos, já que o ruído é muito.
Cumprimentos ;)
 
O barulho não é desculpa. Por 4€ colocas uma fan silenciosa.
Em tempos li um artigo que referia que esses 5/8ºC a mais faziam diminuir o MTBF para metade. Se é verdade ou não.....
 
Em tempos li um artigo que referia que esses 5/8ºC a mais faziam diminuir o MTBF para metade. Se é verdade ou não.....

Falso. :Winkani:

Google is your friend.

O Google fez à tempos um relatório detalhado sobre as falhas de discos rígidos. Mesmo muito detalhado. Procurem no google por "google hdd failure" e encontram o relatório completo.

Mas de maneira a resumir, fica aqui um gráfico apenas retirado desse relatório.

semttuloju0.jpg
 
Back
Topo