Temperatura do CPU

Ophelia

Power Member
Oises

É assim - ultimamente tenho reparado que o meu CPU anda um bocadinho quente demais - tem andado com temperaturas entre os 45º e os 50º (se bem que ainda há bocado estava nos 52º).

O Akira já o desligou, desmontou, limpou-o todo completamente, mudou-lhe a massa térmica, trocou-lhe a fonte (a outra estava com a ventoinha sem funcionar) e montou-lhe mais 2 ventoinhas.

Mm assim, e ao fim de estar a funcionar há cerca de meia hora, o processador continua a oscilar entre os 45 e os 47...

A minha pergunta é simples - eu já procurei em imensos sítios e não encontro uma referência onde tenha quais as temperaturas aconselháveis, quais as críticas (quer altas, quer baixas - se bem que não tenho muito que me preocupar com as baixas, mas curtia ficar a saber).

Fica aqui o que o CPU-Z disse do meu bicho (espero que não tenha dito mt mal):

Cpu Name AMD Athlon XP (Palomino)
Specification AMD Athlon(tm) XP 1800+
Family / Model / Stepping 6 6 2
Extended Family / Model 7 6
Package Socket A
Core Stepping A5
Technology 0.18µ
Supported Instructions Sets MMX, Extended MMX, 3DNow!, Extended 3DNow!, SSE
CPU Clock Speed 1526.8 MHz
Clock multiplier x 11.5
Front Side Bus Frequency 132.8 MHz
Bus Speed 265.5 MHz
L1 Data Cache 64 KBytes, 2-way set associative, 64 Bytes line size
L1 Instruction Cache 64 KBytes, 2-way set associative, 64 Bytes line size
L2 Cache 256 KBytes, 16-way set associative, 64 Bytes line size
L2 Speed 1526.8 MHz (Full)
L2 Location On Chip
L2 Data Prefetch Logic yes
L2 Bus Width 64 bits

(eu sei que provavelmente não precisavam disto tudo, mas já agora aproveito para perguntar se o meu processador é alguma coisa de jeito ;) - é que eu tava convencida que era um AGOIA, mas qd o Akira o teve a limpar li bem e o que está lá escrito é mm AGOGA :'( :'( :'( :'( )

Alguém me sabe dizer a que temperaturas normais é que isto devia estar?

Desde já agradeço aos que vão ter a paciência para ler isto tudo.
 
Ele "morre" aos 85/90ºC.

Essas temperaturas são normais para um palomino. Não há lugar para qualquer tipo de preocupação. :)
 
Eu até nem me preocupava, mas quando as temperaturas chegam aos 50, eu fico sem som - e aos 52 o comp acaba por crashar :(

Se dizes então que estas temperaturas são normais, de onde é que pode estar a vir o problema?

É que eu nem tinha reparado nelas até isto começar a acontecer...
 
Bem no meu 2100+ (palomino) e no meu (2000+) tb palomino essas sao as temps que costumo obter (45 - 50) Inverno e (50 - 55) Verão.

Nao tenho qq tipo de problemas com o resto do hardware pela temp ir a esses valores.
 
O meu Palomino só crasha nos ~72º :D

O Verão passado foi lixado e esta 6 Cu foi 0wn3d! :D

Até ao verão vou apostar num cooler (ar) melhor e se possível menos ruidoso.

Quanto às tuas temps não vejo motivo para preocupação... o crashanço pode ser devido a outros motivos... experimenta um dissipador no chipset se é q já não o tens e abre a caixa toda.

Já agora manda-lhe a última bios pra cima... já agora tás a ler as temps na bios?
 
Bem - com nova mudança de fonte, desceu para os 38 /44 - e até agora ainda não crashou mais - vamos lá a ver no que dá :D

experimenta um dissipador no chipset se é q já não o tens e abre a caixa toda.

Bem - isto foram sempre valores com a caixa aberta - acho que só fechei a caixa para fazer a mudança de casa - o estado natural dela já é assim mm...

Quanto ao dissipador no chipset... ok... cá vai bola fora quase de certeza - a minha board tem nela um dissipador pequeno, mas que não tem ventoinha nenhuma - o que me estás a dizer é para por em cima dele uma ventoinha?

É que o Akira já disse que aquilo aquece um bocado e que devia levar uma ventoinha, mas que não está a ver forma de a prender...
 
Não é preciso nenhuma ventoínha no chipset, para uma utilização perfeitamente normal.

Basta ver como milhões de computadores são vendidos com stock cooling (dissipadores/fans banais e de fraca performance, sem arrefecimento no chipset, etc) e andam bem, sem problemas. :)
 
Back
Topo