Dúvida Temperatura GPU da gráfica

070tiag0

Power Member
Recentemente comprei um monitor novo, com resolução nativa de 1920x1080. A minha placa gráfica aguenta-se com a resolução, só que em jogos a temperatura do GPU chega a tocar nos 90 graus, isto se não passar.

A gráfica é uma xfx 8800gt 512mb.

O estranho para mim é porque é que o controlador da gráfica não aumenta a rotação da fan da gráfica. 90 graus já e uma temperatura de risco, certo?

Para controlar a situação agora tenho usado o river tunner a meter a ventoinha a 90% da sua rotação para manter temperaturas mais baixas. Mas não dá para gerir isto pelo controlador da gráfica?

Opiniões sobre o problema se faz favor.
 
90 graus está longe de ser risco

se conseguiste meter a fan a 90% pelo RivaTuner então não há problema. esta gráfica tem o cooler a 29/35% daí as temperaturas

mas desde que a gráfica não passe dos 80 graus não deves ter problemas

Mesmo a fan anda sempre pelos 30% e a temperatura sempre a subir.

Sem estar a jogar a 30% aguenta-se nos ~50º mas quando jogo ou ate vejo um filme 1080p é sempre a subir a temperatura.

Não se estragará a fan por estar sempre a 90% ou até a 100%?

Outras temperaturas,
semttulohum.jpg
 
SLI de 8800GT nao compensa, serie 8 nao presta para SLI
arranja uma GTX260 que andam bem baratas

cumps.

200€? Não queria gastar tantos €... Fica assim tão fraco o sistema com duas 8800gt 512mb?

É que depois já nem utilidade tenho para dar a esta gráfica que agora utilizo se comprar uma nova.
 
E quem vai querer comprar esta reliquia? Dei à mais ou menos 1 ano 250€ por ela, agora pouco ou nada vale...

Eu comprei uma usada em Janeiro por 90€ e vendi há duas semanas por 80€. E ainda bem, senão hoje não aguentava estar no quarto (calor).
 
Última edição:
Boa tarde, espero não estar a ir contra alguma regra, mas acho que não se justifica criar mais um tópico sobre o mesmo...

Adquiri à pouco tempo uma GPU - Gigabyte Geforce GTX 1660 Ti OC 6 GB Windforce, e reparei que ao contrário da minha placa anterior, esta só liga as fans a temperaturas um pouco mais altas do que o habitual.

A minha duvida é: que programa / ferramenta posso usar, para controlar manualmente o perfil de velocidade das fans ?
(Na nvidia control panel, não tenho a opção de "performance" que se vê noutros casos.)

Obrigado.
 
Boa tarde, espero não estar a ir contra alguma regra, mas acho que não se justifica criar mais um tópico sobre o mesmo...

Adquiri à pouco tempo uma GPU - Gigabyte Geforce GTX 1660 Ti OC 6 GB Windforce, e reparei que ao contrário da minha placa anterior, esta só liga as fans a temperaturas um pouco mais altas do que o habitual.

A minha duvida é: que programa / ferramenta posso usar, para controlar manualmente o perfil de velocidade das fans ?
(Na nvidia control panel, não tenho a opção de "performance" que se vê noutros casos.)

Obrigado.

Não sei se é uma regra mesmo, mas o tópico que desenterraste tem 10 anos :-D

Em relação à tua pergunta, isso é normal. A ventoinha só liga quando precisa. Não há necessidade de estar a rodar se não for preciso. No painel da nvidia por acaso não sei se há essa opção, mas penso que não. Podes sacar o MSI Afterburner e controlar lá, curvas, manual, etc.
 
Não sei se é uma regra mesmo, mas o tópico que desenterraste tem 10 anos :-D

Em relação à tua pergunta, isso é normal. A ventoinha só liga quando precisa. Não há necessidade de estar a rodar se não for preciso. No painel da nvidia por acaso não sei se há essa opção, mas penso que não. Podes sacar o MSI Afterburner e controlar lá, curvas, manual, etc.

Eiiia nem reparei - como costumo procurar pelo google " zwame + (tema pretendido) " vim dar a vários tópicos, entre os quais este que me pareceu relacionado e de facto isto foi um desenterranço. :-D

Então embora a placa seja Gigabyte, posso correr na boa esse software da MSI é isso ?
Obrigado.

edit

A questão é que ela funciona - o HW info diz isso, mas por vezes saio dos jogos e ela ainda a 46 ou 47 ºC já desligou as fans...
 
Eiiia nem reparei - como costumo procurar pelo google " zwame + (tema pretendido) " vim dar a vários tópicos, entre os quais este que me pareceu relacionado e de facto isto foi um desenterranço. :-D

Então embora a placa seja Gigabyte, posso correr na boa esse software da MSI é isso ?
Obrigado.

edit

A questão é que ela funciona - o HW info diz isso, mas por vezes saio dos jogos e ela ainda a 46 ou 47 ºC já desligou as fans...

A gigabyte também tem um software parecido, OC Guru se não me engano, mas o da MSI é muito superior, podes usar à vontade. Isso é normal, não te preocupes. As placas estão preparadas para funcionarem em temperaturas muito altas, por isso 47ºc não é nada! Eles fazem isso por uma questão de barulho e de longevidade das ventoinhas.
 
A gigabyte também tem um software parecido, OC Guru se não me engano, mas o da MSI é muito superior, podes usar à vontade. Isso é normal, não te preocupes. As placas estão preparadas para funcionarem em temperaturas muito altas, por isso 47ºc não é nada! Eles fazem isso por uma questão de barulho e de longevidade das ventoinhas.

Ok, então provavelmente, nem me vou dar ao trabalho de mexer naquilo.

As minhas gpu dos últimos 5 anos a fan só arranca a partir dos 60c por mim está óptimo.

Esses valores de 60 ºC a longo prazo não pode diminuir a vida util do produto ?
 
A temperatura de funcionamento dele é muito superior, pode mininuir? Pode, mas é uma ínfima parcela do desgaste que já tens, aliás o mais provável é a ventuinha falhar primeiro (coisa perfeitamente normal) e assim mais vale ter menos horas de serviço.
 
Esses valores de 60 ºC a longo prazo não pode diminuir a vida util do produto ?

A temperatura de chips só é crítica a partir dos 80ºC ou mais (e isto se for em funcionamento contínuo e prolongado, não durante um par de horas por dia), nomeadamente porque aí já podem fazer diminuir significativamente a vida útil de outros componentes à volta do chip (transístores de potência/MOSFETs, condensadores, etc.).

Resumindo: à partida, não haverá motivos para preocupação.
 
Diria que em teoria até pode aumentar o tempo de vida. O principal problema que faz desgaste dos materiais (além de tempertaturas excessivas, claro) é a variação térmica. O delta entre 30ºC até 80ºC é superior e coloca ligeiramente mais stress do que de 60ºC para 80ºC nos materiaias.
 
Diria que em teoria até pode aumentar o tempo de vida. O principal problema que faz desgaste dos materiais (além de tempertaturas excessivas, claro) é a variação térmica. O delta entre 30ºC até 80ºC é superior e coloca ligeiramente mais stress do que de 60ºC para 80ºC nos materiaias.

Isso era se as ventuinhas fossem de velocidade fixa, muitas gráficas tentam manter a temperatura fixa via ventuinha.

Mas como disse o desgaste maior é sempre da ventuinha.
 
Back
Topo