Temperatura HD & Board

AlmaMater

Power Member
Olá,

.QuadCore 9300
.GIGABYTE GA-X38-DS4
.Corsair Kit 4GB (2x2GB) DDR2 1066 Dominator
.SAPHIRE ATI HD4870


Liguei hoje pela 1ª vez o novo PC... meti a gráfica HD4870 no PCI_E 2 uma vez que no 1º slot PCI_E não tenho espaço...

a minha questão é mesmo a temperatura da board e da gráfica... na Bios o Processador após uns minutos estava a 24/25º (o que é bom) mas a "System Temperature" foi até aos 60/62º.... :wow: pq será? a board até tem aqueles pipes todos à volta.. penso que n devia de aquecer assim... com a caixa aberta! depois de instalar o vista:

Board: 55/56º >(
Gráfica no ATI Catalyst dizia que estava a 79/80º >(

A caixa é uma Thermaltake Xaser III mas isto foi tudo com a lateral aberta.. queria testar fechá-la com as 7 ventoihas de 80mm ligadas mas deparei-me com um problema.. a tampa das ventoinhas lateral (esta) não consegue fechar devido ao Dissipador Thermalright 120 Extreme ser tão grande... :wow:

estou numa alhada..

a gráfica comprei-a ontem.. devo trocá-la? e adqurir uma que faça menos calor? não sei se as temperaturas da Gigabyte não estão assim devido à gráfica.. :s

P.S. existe tb um procedimento para aumentar a % de rotação da fan da gráfica.. ainda n testei..
 
Última edição:
Ninguem tem nenhuma dica acerca da temperatura da Board?

(a da gráfica já vi que é mesmo dela.. n sei se é a razão da temp. excessiva da board)
 
já foi falado que a ventoinha nao sai dos 20~30%, dai as temperaturas
espera por novos drivers, ou tenta subir no rivatuner(se for compativel)

a outra temperatura provavelmente é dos mosfets/circuito de alimentação do cpu
se for, é normal, pois eles aquecem bastante mesmo com o dissipador em cima
acho que sao rated ~105ºC, portanto nao deve haver problema
 
já foi falado que a ventoinha nao sai dos 20~30%, dai as temperaturas
espera por novos drivers, ou tenta subir no rivatuner(se for compativel)

a outra temperatura provavelmente é dos mosfets/circuito de alimentação do cpu
se for, é normal, pois eles aquecem bastante mesmo com o dissipador em cima
acho que sao rated ~105ºC, portanto nao deve haver problema

yeps.. thanks!

encontrei isto e funciona até novos drivers:

HD4850/4870 Fan Fix!



if you make a profile in catalyst after turning on Overdrive( make sure clock and memory settings are correct). You can then go to the file "C:\Users\Bretware(username)\AppData\Local\ATI\ACE \Bretw are. XML. the xml file will have the same name as the catalyst profile you saved. right click and hit edit.

<Feature name="FanSpeedAlgorithm_0">
<Property name="FanSpeedAlgorithm" value="Manual" />
</Feature>
<Feature name="FanSpeedRPMTarget_0">
<Property name="Want" value="0" />
</Feature>
<Feature name="FanSpeedPercentTarget_0">
<Property name="Want" value="65" />

Change the value to "manual" and Want value to "65"

Save the file then reload your profile in catalyst.

65% seemed perfect for me, 70% was loud but you may need it if your case has poor air flow.


You will have to select the profile everytime you start the computer, but it will work until there is a fix or better info so i can figure how to change the auto target temp.

Good Luck ,bretware


Com isto a gráfica passou a 48º e a board a 40º... o barulho é que parece o de um avião! xisa!


Mesmo assim, relativamente à board vou enviar um email a perguntar à Gigabyte para saber a temp. máx. aceitável :)
 
Última edição:
ouve, quanto a borad n sei, mas estas placas ati aguentam quase 100º na boa..

a minha 3870 varia entre os 65 e 85 sem problemas (com idle e full), a 4870 n sei.. mas pelo q tas a dizer tmbem faz o mesmo
 
Back
Topo