Temperatura na Gigabyte 6600

BigJazz

Power Member
Boas

Tenho uma Gigabyte 6600 tubo force que de origem vem com @400/500.
Alterei a bios para 450/600, e activei o sensor de temperatura, e os valores do 3dmark2003 ficaram em 7050 contra 5750 com os clocks de origem.
Fiquei foi um pouco preocupado com a temperatura em idle 58 - 60ºC e em full chega aos 80ºC.
Voltei a por os clocks em 400/500 (via windows), mas a bicha não reduz muito a temperatura (em vez de 80 fica pelos 78).
Voces o que é que acham? É temperatura a mais?
Mas o que me intrigou mais foi que o alarme nas propriedades avançadas de video esta por defeito em 145ºC. (bem quando tiver por ai da para estrelar um ovo em cima da placa).
Alguem sabe quais os valores maximos aceitaveis para a temperatura das gf 6600?

Obrigado
 
È exactamente similar á minha.
A minha é uma xfx6600gt a 510/550 (ou 548 algo do tipo). Idle de 55 a 60º. Em full vai aos 80º e com o verão ai estou a ve-la ir aos 85º.
O threshold é tambem de 145º, embora com toda a certeza que se ela passar dos 100º-120º a placa começa a desacelerar.

Não te preocupes com as temps pois é normal, eu pessoalmente n a kero acima dos 80/85º mas isso sou eu. Tambem ela so atinge estas tempos apos 1dia a jogar sem parar.

E sim tenho a caixa ventilada, 1fan in, 1 fan out mm ao lado do cpu, fan da fonte de 120mm a tirar ar quente do cpu.
 
pelo pouco que sei as 6600 são muito quentes mesmo, são as temperaturas NORMAIS delas :lol: , se não passr dos 90 pds tar descansado ;) lol
PS: se passar dos 90 aproveita e frita uns ovos lol (na brinca)
cumpts
 
God_Lx disse:
Ambos não ponham um cooler decente na placa que vão ver se ela dura muito mais tempo ;)
Se torrar então vai para a garantia, não a overclocko, está tudo de origem garantia com ela. Se eles se cortarem logicamente XFX nunca mais, queixa ao representante em PT e fax á casa a mãe com copia da factura de uma grafica de marca concorrente a dizer que fiquei com pessima impressão da marca não a recomendo etc etc etc e que para novo pc ja comprei outra marca.
Claro está isto em PT é capaz de n ser nada lá fora quem le secalhar até tenta resolver a situação, para mais examinando a placa. (devem saber as difs entre queimar normalmente e "vitima de OC")

Depois antes de entramos em exageros, será que o simples facto de ter um treshold de 145º não quer dizer nada acerca da placa? Não que seja saudavel ela bulir acima de 100-120... mas se o threshold está a 145º não será certamente vindo do ceu, e tambem n será o facto de tar a 80 que a mata.

Com um cooler decente, tipo zalman e afins, passa de 55-60 idle e 75-80 full para qdo? 45-50 e 60-70? será que vale a pena para quem não overcloka?
Até pk ao meter um cooler diferente estou a perder a garantia, mesmo que volte a meter o stock existe um probabilidade de verificarem que aquele cooler foi "removido".
 
Shark1 disse:
Com um cooler decente, tipo zalman e afins, passa de 55-60 idle e 75-80 full para qdo? 45-50 e 60-70? será que vale a pena para quem não overcloka?
Até pk ao meter um cooler diferente estou a perder a garantia, mesmo que volte a meter o stock existe um probabilidade de verificarem que aquele cooler foi "removido".

Passa para 55 em full... Chega ? Btw, tens o teu cooler a 100% ? É k esses coolers dão para regulares, como não fazes overclock suponho k tb n tenhas visto a que velocidade está o cooler... As gráficas são quentes sim, mas a garantia são dois anos, e dois anos a 80º elas duram, não duram é muito mais... Não perdes a garantia por trocar o cooler desde que não danifiques a placa no processo... Mas como é lógico se ela avariar tens de a apresentar como a compraste...

E não não há maneira de ver se a placa queimou por defeito ou por overclock...

Btw, eu tenho uma 6600GT da LeadTek e de stock cooler (A 100%) não passa dos 54º...

Quanto ao threshold a minha gráfica tem um threshold de 100º mais coisa menos coisa e lá pros 66º desliga-se...

BigJazz as tuas temperaturas já são mais normais, porque a tua placa é passiva... Se quiseres melhorar isso mete-lhe uma fan em cima do dissipador original ou melhora o airflow na caixa mas a fan é a melhor solução...
 
Última edição:
BigJazz: então não tens nada com que te preocupar, a minha tem temps superiores á tua e tem cooler activo, Logo não te preocupes. Se não te sentes confortavel com as temps basta meteres uma fan em cima do dissipador que deve melhorar razoavelmente, nem é preciso ser ultra-potente, basta só criar um pequeno fluxo de ar.

God_Lx: 55º em full, a mim parece-me demais pelo menos no meu caso, não estou a ver um cooler tirar 20-25º assim do nada, mas claro que tambem depende muito da caixa, ventilação e afins. O meu pc é um P4-530, como eu quero silencio relativo tenho as fans todas em auto, logo a temp do cpu é sempre de 37º a 55/58º (idle full) e da board de uns 35º logo aquece a caixa toda tambem e por ai fora.
O meu cooler está a 100% em modo 3D e a 95% em modo 2D, os 95% podem parecer estupidos mas são 5% de diferença que se notam razoavelmente no barulho da ventoinha. Ah desci tambem a velocidade do core em 2D de 300Mhz para 270Mhz.

Que drivers utilizas? È que tenho um colega com uma Gainward GLH AGP (540 de core!) e as temps de funcionamento e o threshold são bastante similares.
 
Shark1 tenho os ultimos drivers da Nvidia WHQL... 84.21... A LeadTek k tenho é a Extreme... PCI-E, mas deixa ver k já encontro o link pro modelo...

Não acreditas k um Zalman tire 25/30º ? Tens de ver mais reviews dos Zalman então...

Olha aki vários users com temps ainda melhores do k eu esperava...

http://www.*****.net/showthread.php?t=5689&page=2

http://www.pricegrabber.com/rating_getprodrev.php/product_id=6433937/id_type=M

No ultimo link então tens MONTES de users a dizerem k baixaram mais de 20º...

E aki tens a review dele toda, precisamente numa Gigabyte 6600GT...

http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Reviews/vf700alcu/4.html

Convencido agora ?
 
Última edição:
Realmente 20º é bastante mas mantenho-me um bocado reticente. Para todo o caso não é dizer mal do zalman, é dizer BASTANTE mal do stock cooling.

Tenho de ver isso com mais atenção.

EDIT: okey convencido :)
 
Shark1 é verdade, eu gosto muito da XFX mas tenho de admitir k o cooling das 6600GT foi muito mau :( Acabaram por compensar nas 6800GS :D Eu tinha o stock cooler na minha e tinha 65º em full load, mudei para um Zalman VF700 e tenho 64º em full load... LOL ! Fiquei danado por ter gasto dinheiro mas contente por ter visto k o cooling era bom...
 
Será apenas devido á (falta de /qualidade) pasta termica? È que por potencia da ventoinha n me parece já k akilo bufa nas horas... e nos decibeis tb! O material do cooler n deve ser assim tao diferente dos outros, embora provavelmente seja inferior ao cobre do zalman.

È se se é por pasta termica isso resolvia-se e saia barato
 
Nah, axo k é mesmo do material... o da 6800GS já é em cobre... Mas podes mudar a massa térmica k sempre ajuda, pode ser k baixe uns 4 ou 5º...
 
Não há nada melhor que um bloco de àgua para acalmar isso. Na minha 6600gt tinha temps de 25º idle~28ºfull :wow: . Com um grande oc ( 665 ) e 3d01 ia-me aos 3xº. Pena as memórias não terem mais dissipação mesmo com wc. Poderei meter adesivop térmico entre as emms e o bloco que ajudará a dissipar melhor o calor? è que chegam aos 1200 e berram! Dava jeito mais uns pozitos :lol: . Cumps
 
Paulo Jorge e chegam aos 1200 ? Nada mau :P Muitas nem isso fazem... Sim se meteres qq coisa k conduza o calor das memórias até ao bloco isso vai melhorar, n esperes é ganhar mais uns pózitos :P
 
Para 1200 já devem ser as de 1.2ns, mas penso k 1.2 deve tar no limite da propria mem. Já agora qto em 3dmark?

A ver se arrefeço mais a minha, talvez mudar-lhe o cooler mas em 1º mão é mudar/colocar pasta termica.

Já agora entre zalman-cu e Arctic Cooling NV Silencer 6 ?? é que sou mto conservador e não kero sistemas WC. (até mesmo devido a mobilidade)
 
Última edição:
Shark1 disse:
Para 1200 já devem ser as de 1.2ns, mas penso k 1.2 deve tar no limite da propria mem. Já agora qto em 3dmark?

A ver se arrefeço mais a minha, talvez mudar-lhe o cooler mas em 1º mão é mudar/colocar pasta termica.

Já agora entre zalman-cu e Arctic Cooling NV Silencer 6 ?? é que sou mto conservador e não kero sistemas WC. (até mesmo devido a mobilidade)

Zalman VF-900Cu (muito bom :D) por 36~39€, VF-700Cu por 25€, VF-700AlCu 23€ portanto do AlCu para Cu acho que vale mais dar uns euritos e ficar com 100% cobre ;)

O NVSilencer...Bem não sei :S mas deve ser mais para arrefecer e expelir imediatamente o ar silenciosamente do que propriamente para baixar consideravelmente as temperaturas.
 
Shark1 disse:
Para 1200 já devem ser as de 1.2ns, mas penso k 1.2 deve tar no limite da propria mem. Já agora qto em 3dmark?

3d01-> 26xxx mas ainda não tinha testado isto muito bem, pq o 144 foi à vida e depois foi a gráfica :lol: . Este ano acho que não faço mais OC. Cumps
 
Back
Topo