Temperatura Processador Intel core I7 3770k

FabyuAraujo

Power Member
boas eu tenho um processador i7 3770k com o cooler corsair h100 mas isto das temperaturas nunca me apercebi muito bem quais e que sao as normais visto ser um bocado noob nisto a pasta termica que tenho e arctic cooling mx-4...

tenho oc a 4.9 Ghz queria saber que temperaturas e que isto é normal ter em idle tenho 36º e em full stress fica nos 74º isto sao temperaturas normais???

e tambem se me souberem dizer a que voltagem e que isto e recomendado em 4.9 Ghz??? neste momento tenho 1.405 V

Obrigado !!!!
 
Para o overclock que é, sim é normal ir aos 74ºC. Mas por full stress referes-te a quê? Jogar "Crysis" ou "battlefield", ou um stress test a sério, como o IBT ou Prime95? Reparei que o CPU é um Ivy Bridge. Corrijam-me se estiver enganado, mas 1.4V não é abusar para 22nm? Eu nos Sandy Bridge já evito passar de 1.35V para cima, mas isto sou eu, há muito boa gente a abusar com 1.4V, e até mesmo 1.5V neles. Tudo depende da longevidade que esperas do CPU. Queres que dure mais, usa menos voltagem ;)

Já agora, dependendo de onde vives, as tuas temps idle são normais. Onde vivo, as temperaturas ambiente tendem a estar de dia 32 ~ 34ºC de verão, pelo que tenho o CPU a 38 ~ 40 graus em idle (i7 2600K), quanto a essa parte está descansado.

EDIT:
Aida64 não cança sequer o CPU. Testa com IBT (intel burn test) ou Prime95, esses sim testam a estabilidade do CPU ;)
 
a voltagem varia de CPU para CPU mas a 4.9ghz a voltagem aprece-me razoavel.

a que velocidade tens a fan do H100?

@palito com aquelas temps eu nem tocava no prime95.

alem disso o proprio JJ da asus aconselha o aida64 para testar a estabilidade do sistema nestes novos CPU's.
 
Última edição:
Prime 95 dá uma ideia geral de que temperaturas chegará o CPU em condições de uso mais pesado, tais como edição de video, ou jogos mais pesados. Mas sim concordo, se a 74ºC já chega aquilo, quanto mais com prime. E como é que o Aida64 consegue ser melhor que IBT ou Prime95 a testar? O Aida64 não é uma sequela do Evarest?
 
testei com o ibt e ia para os 84º com o aidas tinha o nivel 1 mas o ibt ja meti no 3 loool


visto tambem ter overclock de 4.9 :S mas isto sao testes porque vou tirar o oc
 
Última edição:
eu não sei é se a pasta termica ficou mal posta visto que fui eu que a troquei e nunca tinha feito isso antes eu meti um bocado em cima do processador e espalhei com o dedo de forma a ficar uma camada uniforme :S
 
Se não precisas de muita potência, faz um OC simples para 4 Ghz. Ficas com temperaturas baixas, e com um CPU que papa tudo o que lhe deres. Eu tenho na bios 2 perfis guardados, um de 4.6 Ghz a 1.29V, com HT ligado claro, e o que normalmente uso, 4 Ghz com, já não me lembro, mas é baixo lol. A 4 Ghz o PC aquece bem menos, e continua a não dar qualquer bottleneck em seja o que for. Para mim sinceramente, overclocks muito grandes é mesmo só para quem realmente precisa de muito poder informatico, ou para quem não tem problemas em denegrir o equipamento mais rápido.
 
maisuma questao eu estou a usar o gpu do processador aquilo está a 1300 que voltagem ponho alguem me sabe dizer???

a voltagem que tem standard é 0.945

obrigado
 
Com a IGPU não te consigo ajudar. Existe pouca informação, e muito pouca gente que faz overclock. Mas o principio é o mesmo: Vais subindo a frequência, e quando não estiver estável, sobes mais a voltagem ;) Sei que pelo menos a iGPU HD3000 há algumas pessoas que conseguiram rodar super estável a 2 Ghz.
 
Prime 95 dá uma ideia geral de que temperaturas chegará o CPU em condições de uso mais pesado, tais como edição de video, ou jogos mais pesados. Mas sim concordo, se a 74ºC já chega aquilo, quanto mais com prime. E como é que o Aida64 consegue ser melhor que IBT ou Prime95 a testar? O Aida64 não é uma sequela do Evarest?

sim, e o sucessor do everest.

o aida64 utiliza instruçoes como AES, SSE, AVX, ao contrario do prime.

e por isso, para um CPU ivy bridge, o aida64 e mais seguro que o prime quando se fala de stress test, pois o aida64 compreende um ivy bridge melhor que qualquer outro stress test. prime95 simplesmente vai fazer o CPU aquecer mais, mas isso nao significa que seja mais eficaz, antes pelo contrario.
 
Só que usar essas instruções, não significa que faça o CPU realmente falhar na execução das mesmas. Irei testar e ler mais sobre o aida64 depois sim poderei opinar, até pode ser melhor, quem sabe. Sei que quando saiu o IBT, muitos computadores que supostamente estavam estáveis, começaram todos a falhar rondas no IBT, provando a sua instabilidade. Irei testar o aida64 então ;) Mas para mim, o melhor indicador de temperaturas que um CPU chega em execução diária é sem duvida o prime95. Para testar não serve hoje em dia, não quando temos o IBT que leva deixa o CPU de joelhos em menos de 20 minutos. Testar a sério é o IBT com AVX, mas já sabemos que este faz a temperatura subir um bom bocado mais ;)

Já agora ao OP, usa o Furmark para testar a estabilidade da tua GPU Onboard! É um programa que mete um "donot peludo" no ecrã, que puxa bastante pela placa ;)
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo